Então...falei sem sobrealimentação, com sobrealimentação evidentemente as limitações dos motores a pistão ficam mais restringidas, mas ainda assim, os motores a reação dão um baile neles nesse aspecto.Túlio escreveu:Juniorbombeiro escreveu:(...) o que vocês consideram voar baixo, para um Super Tucano, em torno de uns 10000 ft, para um motor a pistão já pode ser considerado perto do limite da aplicabilidade, isso sem sobrealimentação. Injeção eletrônica na concepção utilizada pela indústria automotiva não atende aos parâmetros de confiabilidade exigidas pela indústria aeronáutica, não me perguntem pq, eu não tenho a menor ideia.
Me perdoes, cupincha, mas caças e bombardeiros com motores a pistão não se limitavam a FL100, já na 2GM alcançavam o triplo em condições normais (tipo qualquer aeronave pressurizada) e até FL400 com superalimentação, chegando a mais de FL500 em versões especiais de reconhecimento (maior área alar, principalmente) fotográfico.
Super Tucano News
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Re: Super Tucano News
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Re: Super Tucano News
Juniorbombeiro escreveu:
Então...falei sem sobrealimentação, com sobrealimentação evidentemente as limitações dos motores a pistão ficam mais restringidas, mas ainda assim, os motores a reação dão um baile neles nesse aspecto.
Cupincha, estava comparando pistão com turboprop, não jato puro...
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Re: Super Tucano News
Ok, mas é quase a mesma coisa, o jato puro obviamente tem uma vantagem maior, mas o turboprop ainda é mais eficiente que o pistão, também em grandes altitudes, os TU-95 estão aí para provar.Túlio escreveu:Juniorbombeiro escreveu:
Então...falei sem sobrealimentação, com sobrealimentação evidentemente as limitações dos motores a pistão ficam mais restringidas, mas ainda assim, os motores a reação dão um baile neles nesse aspecto.
Cupincha, estava comparando pistão com turboprop, não jato puro...
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Re: Super Tucano News
Desde que respeitando que a ponta da hélice não pode ter velocidade supersonica. Por isso os turbiprop com hélice contrarotativasJuniorbombeiro escreveu:Ok, mas é quase a mesma coisa, o jato puro obviamente tem uma vantagem maior, mas o turboprop ainda é mais eficiente que o pistão, também em grandes altitudes, os TU-95 estão aí para provar.Túlio escreveu:
Cupincha, estava comparando pistão com turboprop, não jato puro...
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Super Tucano News
Sim, mas daí já é outra história que extrapola a questão do rendimento dos motores, pois ambos sofrem do mesmo mal. Aliás os turboprops estão ficando cada vez mais restritivos também por questões de limitações de hélices, muitas rotas comerciais que antes eram vantajosas para os turboprops, foram engolidas pelos ERJ da Embraer. A Bombardier, que tinha um expertise tremendo em turboprops grandes demorou muito para cair a ficha, ponto para a Embraer.joao fernando escreveu:Desde que respeitando que a ponta da hélice não pode ter velocidade supersonica. Por isso os turbiprop com hélice contrarotativasJuniorbombeiro escreveu: Ok, mas é quase a mesma coisa, o jato puro obviamente tem uma vantagem maior, mas o turboprop ainda é mais eficiente que o pistão, também em grandes altitudes, os TU-95 estão aí para provar.
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Re: Super Tucano News
Sim, mas com turbinas de mais de 10 mil HP cada uma; este tem sido o principal limitador, pistão com mais de 3 mil HP sempre deu problema (isso com a tecnologia do final dos anos 40, claro).Juniorbombeiro escreveu:Ok, mas é quase a mesma coisa, o jato puro obviamente tem uma vantagem maior, mas o turboprop ainda é mais eficiente que o pistão, também em grandes altitudes, os TU-95 estão aí para provar.Túlio escreveu:
Cupincha, estava comparando pistão com turboprop, não jato puro...
Para mim isso de turbina = moderno e pistão = obsoleto me parece mais é um meio de restringir o número de fabricantes tanto de projetos completos quanto de componentes. Notar que, enquanto as turbinas não param de ser desenvolvidas/aperfeiçoadas, o pistão pouco mudou desde a 2GM (e o princípio que norteia a turbina é mais antigo que o do motor a pistão)...
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Re: Super Tucano News
Nem digo isso, mas o aumento da eficiencia dos motores atuais (que na vdd tem um fan que é um turbohelice gay rsss) que faz o turboprop a hélice perder mercado. Resumind: o turboprop parou no tempo, o motor a reação não.Juniorbombeiro escreveu:Sim, mas daí já é outra história que extrapola a questão do rendimento dos motores, pois ambos sofrem do mesmo mal. Aliás os turboprops estão ficando cada vez mais restritivos também por questões de limitações de hélices, muitas rotas comerciais que antes eram vantajosas para os turboprops, foram engolidas pelos ERJ da Embraer. A Bombardier, que tinha um expertise tremendo em turboprops grandes demorou muito para cair a ficha, ponto para a Embraer.joao fernando escreveu: Desde que respeitando que a ponta da hélice não pode ter velocidade supersonica. Por isso os turbiprop com hélice contrarotativas
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Re: Super Tucano News
Não penso assim Túlio, é uma questão de rendimento mesmo, existem limitações nos motores a pistão, tanto teóricas quanto práticas. Se fores pesquisar no Google a quantidade de fabricantes de motores aeronáuticos a pistão para aplicações de pequeno porte, vais te surpreender, são dezenas de empresas. Até um certo tamanho/potência o pistão ainda é imbatível, acima disso a relação se inverte. Eu penso justamente ao contrário de você, vejo países suando sangue para conseguirem desenvolver sozinhos tecnologia para bons motores a reação, pois quem domina não fornece nem a pau. Turbinas pequenas ficam restritas a aplicações muito específicas, onde peso ou desempenho são mandatórios, como mísseis de cruzeiro por exemplo, fora disso é jogar dinheiro fora.Túlio escreveu:Sim, mas com turbinas de mais de 10 mil HP cada uma; este tem sido o principal limitador, pistão com mais de 3 mil HP sempre deu problema (isso com a tecnologia do final dos anos 40, claro).Juniorbombeiro escreveu: Ok, mas é quase a mesma coisa, o jato puro obviamente tem uma vantagem maior, mas o turboprop ainda é mais eficiente que o pistão, também em grandes altitudes, os TU-95 estão aí para provar.
Para mim isso de turbina = moderno e pistão = obsoleto me parece mais é um meio de restringir o número de fabricantes tanto de projetos completos quanto de componentes. Notar que, enquanto as turbinas não param de ser desenvolvidas/aperfeiçoadas, o pistão pouco mudou desde a 2GM (e o princípio que norteia a turbina é mais antigo que o do motor a pistão)...
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Re: Super Tucano News
A-29 Super Tucano Crashes Outside Moody, Pilots Eject
An A-29A Super Tucano attack aircraft slated for the Afghan air force crashed in a residential area outside Moody Air Force Base on Monday, but neither the pilots nor residents on the ground were injured, the U.S. Air Force said.
...
http://www.military.com/daily-news/2017 ... eject.html
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Re: Super Tucano News
Só uma dúvida: o A-29A não é monoplace?
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Re: Super Tucano News
Sim senhor. Mas é erro de denominação deles. Na verdade o BR é o único país que opera o ST monoplace.Túlio escreveu:Só uma dúvida: o A-29A não é monoplace?
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Re: Super Tucano News
Até pq aqui avião precisa de alcance. Pera...Tikuna escreveu:Sim senhor. Mas é erro de denominação deles. Na verdade o BR é o único país que opera o ST monoplace.Túlio escreveu:Só uma dúvida: o A-29A não é monoplace?
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Re: Super Tucano News
Sim, mas isso aqui no Brasil. Talvez nos EUA eles tenham outra designação, chamem tudo de A-29A, o que não precisa ser necessariamente igual a nossa.Túlio escreveu:Só uma dúvida: o A-29A não é monoplace?
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