Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

Re: Super Tucano News

#4216 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Fev 24, 2017 3:36 pm

Túlio escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:(...) o que vocês consideram voar baixo, para um Super Tucano, em torno de uns 10000 ft, para um motor a pistão já pode ser considerado perto do limite da aplicabilidade, isso sem sobrealimentação. Injeção eletrônica na concepção utilizada pela indústria automotiva não atende aos parâmetros de confiabilidade exigidas pela indústria aeronáutica, não me perguntem pq, eu não tenho a menor ideia.

Me perdoes, cupincha, mas caças e bombardeiros com motores a pistão não se limitavam a FL100, já na 2GM alcançavam o triplo em condições normais (tipo qualquer aeronave pressurizada) e até FL400 com superalimentação, chegando a mais de FL500 em versões especiais de reconhecimento (maior área alar, principalmente) fotográfico.
Então...falei sem sobrealimentação, com sobrealimentação evidentemente as limitações dos motores a pistão ficam mais restringidas, mas ainda assim, os motores a reação dão um baile neles nesse aspecto.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62765
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6759 vezes
Agradeceram: 7065 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#4217 Mensagem por Túlio » Sex Fev 24, 2017 3:38 pm

Juniorbombeiro escreveu:
Então...falei sem sobrealimentação, com sobrealimentação evidentemente as limitações dos motores a pistão ficam mais restringidas, mas ainda assim, os motores a reação dão um baile neles nesse aspecto.

Cupincha, estava comparando pistão com turboprop, não jato puro...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

Re: Super Tucano News

#4218 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Fev 24, 2017 3:41 pm

Túlio escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:
Então...falei sem sobrealimentação, com sobrealimentação evidentemente as limitações dos motores a pistão ficam mais restringidas, mas ainda assim, os motores a reação dão um baile neles nesse aspecto.

Cupincha, estava comparando pistão com turboprop, não jato puro...
Ok, mas é quase a mesma coisa, o jato puro obviamente tem uma vantagem maior, mas o turboprop ainda é mais eficiente que o pistão, também em grandes altitudes, os TU-95 estão aí para provar.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Super Tucano News

#4219 Mensagem por joao fernando » Sex Fev 24, 2017 3:47 pm

Juniorbombeiro escreveu:
Túlio escreveu:
Cupincha, estava comparando pistão com turboprop, não jato puro...
Ok, mas é quase a mesma coisa, o jato puro obviamente tem uma vantagem maior, mas o turboprop ainda é mais eficiente que o pistão, também em grandes altitudes, os TU-95 estão aí para provar.
Desde que respeitando que a ponta da hélice não pode ter velocidade supersonica. Por isso os turbiprop com hélice contrarotativas




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

Re: Super Tucano News

#4220 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Fev 24, 2017 3:56 pm

joao fernando escreveu:
Juniorbombeiro escreveu: Ok, mas é quase a mesma coisa, o jato puro obviamente tem uma vantagem maior, mas o turboprop ainda é mais eficiente que o pistão, também em grandes altitudes, os TU-95 estão aí para provar.
Desde que respeitando que a ponta da hélice não pode ter velocidade supersonica. Por isso os turbiprop com hélice contrarotativas
Sim, mas daí já é outra história que extrapola a questão do rendimento dos motores, pois ambos sofrem do mesmo mal. Aliás os turboprops estão ficando cada vez mais restritivos também por questões de limitações de hélices, muitas rotas comerciais que antes eram vantajosas para os turboprops, foram engolidas pelos ERJ da Embraer. A Bombardier, que tinha um expertise tremendo em turboprops grandes demorou muito para cair a ficha, ponto para a Embraer.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62765
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6759 vezes
Agradeceram: 7065 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#4221 Mensagem por Túlio » Sex Fev 24, 2017 3:59 pm

Juniorbombeiro escreveu:
Túlio escreveu:
Cupincha, estava comparando pistão com turboprop, não jato puro...
Ok, mas é quase a mesma coisa, o jato puro obviamente tem uma vantagem maior, mas o turboprop ainda é mais eficiente que o pistão, também em grandes altitudes, os TU-95 estão aí para provar.
Sim, mas com turbinas de mais de 10 mil HP cada uma; este tem sido o principal limitador, pistão com mais de 3 mil HP sempre deu problema (isso com a tecnologia do final dos anos 40, claro).

Para mim isso de turbina = moderno e pistão = obsoleto me parece mais é um meio de restringir o número de fabricantes tanto de projetos completos quanto de componentes. Notar que, enquanto as turbinas não param de ser desenvolvidas/aperfeiçoadas, o pistão pouco mudou desde a 2GM (e o princípio que norteia a turbina é mais antigo que o do motor a pistão)...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Super Tucano News

#4222 Mensagem por joao fernando » Sex Fev 24, 2017 4:02 pm

Juniorbombeiro escreveu:
joao fernando escreveu: Desde que respeitando que a ponta da hélice não pode ter velocidade supersonica. Por isso os turbiprop com hélice contrarotativas
Sim, mas daí já é outra história que extrapola a questão do rendimento dos motores, pois ambos sofrem do mesmo mal. Aliás os turboprops estão ficando cada vez mais restritivos também por questões de limitações de hélices, muitas rotas comerciais que antes eram vantajosas para os turboprops, foram engolidas pelos ERJ da Embraer. A Bombardier, que tinha um expertise tremendo em turboprops grandes demorou muito para cair a ficha, ponto para a Embraer.
Nem digo isso, mas o aumento da eficiencia dos motores atuais (que na vdd tem um fan que é um turbohelice gay rsss) que faz o turboprop a hélice perder mercado. Resumind: o turboprop parou no tempo, o motor a reação não.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

Re: Super Tucano News

#4223 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Fev 24, 2017 4:11 pm

Túlio escreveu:
Juniorbombeiro escreveu: Ok, mas é quase a mesma coisa, o jato puro obviamente tem uma vantagem maior, mas o turboprop ainda é mais eficiente que o pistão, também em grandes altitudes, os TU-95 estão aí para provar.
Sim, mas com turbinas de mais de 10 mil HP cada uma; este tem sido o principal limitador, pistão com mais de 3 mil HP sempre deu problema (isso com a tecnologia do final dos anos 40, claro).

Para mim isso de turbina = moderno e pistão = obsoleto me parece mais é um meio de restringir o número de fabricantes tanto de projetos completos quanto de componentes. Notar que, enquanto as turbinas não param de ser desenvolvidas/aperfeiçoadas, o pistão pouco mudou desde a 2GM (e o princípio que norteia a turbina é mais antigo que o do motor a pistão)...
Não penso assim Túlio, é uma questão de rendimento mesmo, existem limitações nos motores a pistão, tanto teóricas quanto práticas. Se fores pesquisar no Google a quantidade de fabricantes de motores aeronáuticos a pistão para aplicações de pequeno porte, vais te surpreender, são dezenas de empresas. Até um certo tamanho/potência o pistão ainda é imbatível, acima disso a relação se inverte. Eu penso justamente ao contrário de você, vejo países suando sangue para conseguirem desenvolver sozinhos tecnologia para bons motores a reação, pois quem domina não fornece nem a pau. Turbinas pequenas ficam restritas a aplicações muito específicas, onde peso ou desempenho são mandatórios, como mísseis de cruzeiro por exemplo, fora disso é jogar dinheiro fora.




toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Super Tucano News

#4224 Mensagem por toncat » Ter Mar 07, 2017 1:20 pm

A-29 Super Tucano Crashes Outside Moody, Pilots Eject

An A-29A Super Tucano attack aircraft slated for the Afghan air force crashed in a residential area outside Moody Air Force Base on Monday, but neither the pilots nor residents on the ground were injured, the U.S. Air Force said.

...

http://www.military.com/daily-news/2017 ... eject.html




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 39809
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6223 vezes
Agradeceram: 3501 vezes

Re: Super Tucano News

#4225 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 07, 2017 7:50 pm

Só cai se voar. Nada demais. Que bom que ninguém se feriu.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62765
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6759 vezes
Agradeceram: 7065 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#4226 Mensagem por Túlio » Qui Mar 09, 2017 6:45 pm

Só uma dúvida: o A-29A não é monoplace?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

Re: Super Tucano News

#4227 Mensagem por Tikuna » Qui Mar 09, 2017 9:26 pm

Túlio escreveu:Só uma dúvida: o A-29A não é monoplace?
Sim senhor. Mas é erro de denominação deles. Na verdade o BR é o único país que opera o ST monoplace.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Super Tucano News

#4228 Mensagem por joao fernando » Sex Mar 10, 2017 10:24 am

Tikuna escreveu:
Túlio escreveu:Só uma dúvida: o A-29A não é monoplace?
Sim senhor. Mas é erro de denominação deles. Na verdade o BR é o único país que opera o ST monoplace.
Até pq aqui avião precisa de alcance. Pera...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28558
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Super Tucano News

#4229 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 10, 2017 4:43 pm

Túlio escreveu:Só uma dúvida: o A-29A não é monoplace?
Sim, mas isso aqui no Brasil. Talvez nos EUA eles tenham outra designação, chamem tudo de A-29A, o que não precisa ser necessariamente igual a nossa.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

Re: Super Tucano News

#4230 Mensagem por wagnerm25 » Ter Mar 14, 2017 8:43 am

Mais 4 a caminho do Afeganistão

Imagem




Responder