G-LOC escreveu:Skyway escreveu:
Começa pelo projeto em si, um avião desenhado nos anos 70 tem claras desvantagens de um desenhado apenas uma década depois.
Só aí você já tem um bom argumento par que não seja conversinha de fórum.

isso é o cúmulo do óbvio que um projeto mais recente tem melhorias.
Mas voltando a conversinha de fórum, o que um caça de 4a faz que um caça de 3a/4a não faz.... Eu não perguntei qual a diferença de um para o outro.
Skyway escreveu:
Geração compreende tudo, não adianta peneirar. Justamente o ato de se nomear de uma geração acima assume que ocorreram melhorias em tudo, se não é um produto da geração anterior modernizado.
Pelo menos pra mim, eu Skyway, é a única coisa que faz sentido quando se analisa da maneira mais imparcial possível.
Mas ai voltamos a conversinha de fórum, o que um faz melhor ou faz a mais que o outro não faz ou faz pior...
G-LOC
Desculpe, mas a resposta para essa sua pergunta é que representa o cúmulo do óbvio.
Ora, se um projeto mais novo é melhor que um mais antigo, lógico que faz mais que o outro, seja em matéria de capacidade, ou desempenho dos sistemas ou desempenho aérodinâmico.
Mas se quiser respondo exatamente o que quer.
Primeiro, "3ª/4ª" geração não existe na minha opinião, ou é um ou é outro. Pode ser um 3º modernizado a ponto de se aproximar(nunca se igualar) a um de geração superior, justamente pelo fato do outro ser de geração superior desde o projeto.
Segundo, um 4ª geração tem um cuidado muito maior com a furtividade que um 3ª geração, e isso, desculpe os mais fanáticos, não pode ser alterado a contento.
Vão dizer que o uso de materiais tal ou xpto pode melhorar e igualar e tal...isso não é bem assim.
Você pode melhorar o RCS de uma aeronave, mas nunca igualar a um projeto que nasceu com essa preocupação. Você pode apresentar dados e números, mas eles são muito específicos. Por exemplo, podem exibir dados do RCS de um 3ª geração modernizado, e mostrar que de frente, ele tem o mesmo RCS que um 4ª geração...Parabens quanto a isso, mas ninguem vai pegar o avião só de frente. Será que a aerodinâmica obsoleta do projeto dele permite que, por exemplo, de lado, ele tenha a mesma "furtividade" que um de 4ª geração?Hum...difícilmente.
E de barriga? ou do alto?...É preciso pensar out of the box para discutir sériamente isso.
E quanto ao desempenho aerodinâmico...ele vai ter o mesmo que um avião projetado por computadores mais novos, por diretrizes modernas? Difícilmente...não digo impossível pois projetistas podem ter acertado blilhantemente no designe do avião quando projetaram ele decadas atras, tornando o projeto válido até hoje, mas isso acaba enrriquecendo muito um lado e empobrecendo muito outros, que me leva ao exemplo a seguir.
Capacidade...A capacidade de um projeto moderno é atualizada com as novas necessidades, estratégias e diretrizes de combate em uso. Ninguem faz mais um avião exclusivo para atacar um tipo de alvo, e isso por que nasceram os Multi-Role. Mas, aeronaves com esse conceito já são fabricadas a décadas, mas não em seu estado de arte. Elas são multi-role, mas ainda não de uma forma completa, ainda possuem suas limitações, limitações essas que podem e foram superadas com modernizações, mas que para um projeto de 4ª geração, elas já foram sanadas de projeto, ele já foi feito para ser multi-role da melhor maneira possível, se possivel como apresentava uma antiga propaganda da SAAB, com o apertar de um botão.
Ou seja, a característica nata de multi-role nasceu mesmo só com os 4ª geração.
E agora a última característica, os sistemas...você pode ter um caça de 3ª geração com sistemas de um de 4ª, mas não é por isso que ele passou a ser um de 4ª, por motívos óbvios que eu já comentei acima(aerodinâmica, RCS...), e mesmo assim, vai chegar em um momento que você não vai poder mais atualizar seu modelo de 3ª e o de 4ª vai ter a vida toda para ser modernizado. Um avião de 3ª geração não nasce como um de 4ª no tocante a sistemas, os espaços dedicados são outros, a maneira que se tem acesso a eles são outras, as ligações, e até o posicionamento mais seguro pra eles são outros. Vai chegar uma hora que um determinado sistema não vai poder entrar em um avião de 3ª por simples incapacidade do projeto, e aí ele deixa de ter paridade com uma aeronave de 4ª, paridade essa só nos sistemas, pois nos outros quesitos ele já não era páreo.
Portanto, está aqui a minha análise a respeito da diferença entre um 3ª e um 4ª geração, como pode ver, um 4ª geração pode mais, faz mais e faz melhor que um 3ª, por mais que esse seja modernizado até o talo.
Conversinha de Fórum?...hum, pra mim conversinha de fórum é criar desculpas pra dar base para argumentos em defesa desse ou aquele caça.
Como eu disse antes aqui no fórum, pra mim caça não é time de futebol, não torco pra nenhum, mas tem gente querendo botar o tabajara futebol clube pra jogar com Milan.
Um abraço a todos.