TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4201 Mensagem por orestespf » Ter Jun 17, 2008 9:53 pm

Paisano escreveu:
orestespf escreveu:
Desculpa-me amigo Paisano, hoje o fórum está atacado, não pára de sumir posts aqui, inclusive os meus, neste tópico sumiu um em resposta ao Soultrain. Vi mais alguns outros que queria responder, mas sumiram, cheguei a responder ao Lobo Guará em outro, mas apareceu um texto dizendo que a "mensagem não existia", respondi no vazio. Tô surtando de novo... :lol: :lol: :lol:


Forte abraço,

Orestes
Os posts estão realmente sumindo? :?
Sim, é sério, vi pelo menos uns 8 sumirem hoje a noite, sendo dois meus.


Abração,

Orestes




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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4202 Mensagem por Beronha » Ter Jun 17, 2008 9:59 pm

Carlos Mathias escreveu:Ah pessoal, lembrei de uma coisa. A nossa participação na Red Flag já é um sinal da compra dos F-18E. Essa eu tinha que falar antes, né? Afinal, tá surgindo cada uma melhor do que a outra. :roll: :)

cara, eu nem quero saber dessa red flag. Se tivermos bom desempenho, teremos textos e mais textos elogiando o 5m , agora se formos mal, saberemos tanto quanto a a outra vez que participamos. è um pé no saco se achar o fodedozão da America do Sul :evil:




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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4203 Mensagem por Beronha » Ter Jun 17, 2008 10:05 pm

Sim, é sério, vi pelo menos uns 8 sumirem hoje a noite, sendo dois meus.


Abração,

Orestes
sumiram posts meus também...
alguem deu falta :lol: :lol: :lol:

o do irmão orestes e os meus posts nao podem faltar...
eu estava a postando sobre os piranha vs alkali venezuelanos pows :lol:




Editado pela última vez por Beronha em Ter Jun 17, 2008 10:06 pm, em um total de 1 vez.
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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4204 Mensagem por Sintra » Ter Jun 17, 2008 10:05 pm

Brasileiro escreveu:
*O F-35 está mais para ponte já para o 5ª Geração(F-22), mas ainda é um 4ª geração.
Estais louco amigo???? :shock: :shock: :shock:

A característica principal dos caças de 5ª geração é o fato de serem ‘stealthy’. O RCS do F-35 é de cerca de 0.005 m2.
(apesar de 50 vezes maior do que o do F-22, é cerca de 150 vezes menor do que um caça de 4ª geração comum, ou seja, grande diferença não acha?)

5ª Grande avanço nos avionicos e sistemas de armas, fusão de sensores, alta manobrabilidade, capacidade super cruise, all glass cockpit, mira no capacete, materiais e desenho furtivo etc e tal.
Dessa lista, a única coisa que fica faltando no F-35 é o super-cruise e a supermanobrabilidade. De resto (materiais, aviônica, design, etc) ele é 100% 5ªG.




abraços[
Brasileiro

Sem querer ser chato, mas de onde é que vieram esses nºs de RCS? É que esse tipo de informação está para lá de "Top secret"... :wink:




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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4205 Mensagem por Paisano » Ter Jun 17, 2008 10:06 pm

orestespf escreveu:
Paisano escreveu:Os posts estão realmente sumindo? :?
Sim, é sério, vi pelo menos uns 8 sumirem hoje a noite, sendo dois meus.


Abração,

Orestes
Vou verificar isso com o restante da Moderação. Ok?




Carlos Mathias

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4206 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 17, 2008 10:06 pm

E o do Tiiffie????




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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4207 Mensagem por Sintra » Ter Jun 17, 2008 10:07 pm

Carlos Mathias escreveu:E o do Tiiffie????
Estamos a falar do quê?




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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4208 Mensagem por knigh7 » Ter Jun 17, 2008 10:22 pm

Sintra escreveu:
Carlos Mathias escreveu:E o do Tiiffie????
Estamos a falar do quê?
O CM "está a falar" de RCS...
Para ser considerada uma aeronvae Stealth, uma aeronave teria de ter um RCS inferior a 0,001m2. Embora RCS seja Top Secret, o F35 é considerado Stealth. Não há na literatura, uma classificação dele como L. O.(Low Observable), como acontece com alguns caças da geração 4+, mas sim V. L. O., pertencente ao grupo do F22, B2 e F117..

Ou seja, tem um RCS bem abaixo dos 4ª Geração...


Att

Knight7




Editado pela última vez por knigh7 em Ter Jun 17, 2008 10:27 pm, em um total de 1 vez.
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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4209 Mensagem por orestespf » Ter Jun 17, 2008 10:26 pm

Paisano escreveu:
orestespf escreveu: Sim, é sério, vi pelo menos uns 8 sumirem hoje a noite, sendo dois meus.


Abração,

Orestes
Vou verificar isso com o restante da Moderação. Ok?
Obrigado, Paisano. Não foi uma reclamação, foi uma brincadeira mesmo. Por outro lado, este aparente "excesso" pode ter outro significado, mas aí é com vocês. Valeu!

Grande abraço,

Orestes




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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4210 Mensagem por Sintra » Ter Jun 17, 2008 10:57 pm

knight7 escreveu:
Sintra escreveu: Estamos a falar do quê?
O CM "está a falar" de RCS...
Para ser considerada uma aeronvae Stealth, uma aeronave teria de ter um RCS inferior a 0,001m2. Embora RCS seja Top Secret, o F35 é considerado Stealth. Não há na literatura, uma classificação dele como L. O.(Low Observable), como acontece com alguns caças da geração 4+, mas sim V. L. O., pertencente ao grupo do F22, B2 e F117..

Ou seja, tem um RCS bem abaixo dos 4ª Geração...


Att

Knight7
Ah, isso.

knight, a minha opinião acerca da história das "gerações" é... que isso é uma grande treta de marketing manipulada da forma mais conveniente a quem faz a manipulação (estou a falar das empresas que constroem e vendem aviões de combate). Pensem na famosissima "Geração 4++++++++++++++++++++++++++" Russa ou no conceito de "Supercruise" apresentado pela Lock Mart que vai variando consoante lhe dá mais jeito.
Compare-se nº a nº, capacidade a capacidade e não conceitos como "Geração".
Em relação ao Tiffie, longe de mim indicar nºs precisos de RCS, posso compilar uma longa lista de tecnologias aplicadas de forma a reduzir o "retorno radar" neste aparelho e posso fazer a mesma coisa com outros aviões, posso até, por comparação, ter uma ideia de qual em teoria terá um maior ou menor RCS em determinada área, até posso dizer que recolhi o nº XPTO Db´s ou m2 em fonte tal, mas normalmente indicar nºs precisos não é comigo, principalmente porque faço uma boa ideia de como é que estes nºs aparecem na internet e como é que são feitas estas tabelas... "Foi dito por XPTO no dia 500 do ano mil antes do nascimento de são Crispim que o RCS do SU-35BM é de 0,2m2 e o do F-22 é de 678 m2 ou vice versa"...
É claro que quem andar por estas "andanças" durante varios anos e for reunindo uma biblioteca, for falando com malta do meio, etc, vai avaliando quem é que diz constantemente nºs que são desmentidos pela realidade uns meses depois e de quem é que é fiável ano após ano, muitas vezes a mesmissima pessoa pode ser muitissimo confiável num determinado assunto e um pouco menos noutro, mas isto é a olhômetro.

Abraços




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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4211 Mensagem por G-LOC » Ter Jun 17, 2008 11:19 pm

Skyway escreveu: Começa pelo projeto em si, um avião desenhado nos anos 70 tem claras desvantagens de um desenhado apenas uma década depois.
Só aí você já tem um bom argumento par que não seja conversinha de fórum. :wink:
isso é o cúmulo do óbvio que um projeto mais recente tem melhorias.

Mas voltando a conversinha de fórum, o que um caça de 4a faz que um caça de 3a/4a não faz.... Eu não perguntei qual a diferença de um para o outro.

Skyway escreveu: Geração compreende tudo, não adianta peneirar. Justamente o ato de se nomear de uma geração acima assume que ocorreram melhorias em tudo, se não é um produto da geração anterior modernizado.
Pelo menos pra mim, eu Skyway, é a única coisa que faz sentido quando se analisa da maneira mais imparcial possível.
Mas ai voltamos a conversinha de fórum, o que um faz melhor ou faz a mais que o outro não faz ou faz pior...

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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4212 Mensagem por G-LOC » Ter Jun 17, 2008 11:28 pm

soultrain escreveu:Skyway,

1ª Caça a jato, os primeiros como o Me 262, Meteor...

2ª Introdução do radar para adquirir alvos e utilização de misseis.
F-8, F-104, Draken, Electric Lightning, Mig 19,21 ...

3ª Amadurecimento da 2ª geração, grandes melhorias nos avionicos, grande capacidade de combate, inicio do multi função, verdadeiro BVR. MIII, F-5, F-4, Mig-25, Viggen.

4ª FbW, estabilidade artificial, verdadeiro multi-role, alll weather é a electronica a começar a entrar na industria em força. M-2000, F-16, F/A-18, Tornado, Mig 23,29,31, SU-27...

5ª Grande avanço nos avionicos e sistemas de armas, fusão de sensores, alta manobrabilidade, capacidade super cruise, all glass cockpit, mira no capacete, materiais e desenho furtivo etc e tal.
[[]]'s
A classificação de caças (não é de ataque) que eu conheço é um pouco diferente:

1 gen - primeiros jatos subsonicos
2 gen - jatos supersonicos (Mig-23 fica aqui e Tornado entra na classificação de geração de aeronaves de ataque)
3 gen - jatos com boa manobrabilidade a partir do F-16, com relação peso potência e alguns sistemas diferenciados como HUD, radar multimodo, HOTAS etc.
4 gen - o mesmo da 3a mais aviônicos aperfeiçoados. Está mais relacionada com avanços dos computadores que nos motores e células
5 gen - furtivo e aviônicos mais avançados ainda. A manobrabilidade ficou secundária. O F-22 usa o conceit 3S - supercruise, stealth e sensor fusion.

Avionicos e sistemas de armas, fusão de sensores, capacidade super cruise, all glass cockpit, mira no capacete pode ser instalado até em caças de 2 gen.

Furtivo ou é ou não é. Tem que ser em todas as direções, com armas internas, facetamento etc. O que os 4 gen tem é redução do RCS para frente. Isso não é furtividade.

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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4213 Mensagem por brisa » Ter Jun 17, 2008 11:29 pm

Mnnnnn...... sera que a Abin ou o Jobin :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: estarao voltando aos setenta????? :lol: :lol:




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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4214 Mensagem por G-LOC » Ter Jun 17, 2008 11:36 pm

Skyway escreveu:
Não concordo com esse tipo de cassificação.
é a tática prickiana de mudar as leis para se adaptar as próprias necessidades.

Skyway escreveu: Para mim, caça de 4ª geração são Gripen, Typhoon, Rafale, F-35* e talvez F/A-18E.
São caças com o conceito de baixo RCS já aplicados no projeto desde o início.

FBW coloca o AMX como 4ª geração pela tua análise...
Como o AMX também tem baixo RCS, ele se encaixa mais ainda.
para eu colocar conceito de RCS no Super Tucano baste eu pintar ele com uma tinta abosorvente de radar.
Skyway escreveu: Para mim, 4ª geração são caças que foram projetados, desde o início para nascerem modernos nos dias de hoje, e hoje em dia para ser modeno tem que ter RCS baixo, sistemas top e capacidade para muitas modernizações.
Então caças de 3a geração são os que foram projetados desde o início para nascerem atrasados nos dias de hoje, com altíssimo RCS, sistemas low e sem capacidade de modernização.

Esta última questão lembra uma discussão que eu vi citando que o Gripen tem maior potencial de crescimento que o F-16. Eu até concordo visto que o Gripen ainda vai ter o que o F-16 já tem: motor mais potente, CFT, radar AESA, baixo RCS, etc.
Skyway escreveu: *O F-35 está mais para ponte já para o 5ª Geração(F-22), mas ainda é um 4ª geração.
As tecnologias do F-22 é que foram ponte para o F-35 que nasceu depois. Temos o radar, formato, motor, aviônicos, etc.

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Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4215 Mensagem por Plinio Jr » Ter Jun 17, 2008 11:54 pm

Continuo a observar... :wink:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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