soultrain escreveu:Skyway,
1ª Caça a jato, os primeiros como o Me 262, Meteor...
2ª Introdução do radar para adquirir alvos e utilização de misseis.
F-8, F-104, Draken, Electric Lightning, Mig 19,21 ...
3ª Amadurecimento da 2ª geração, grandes melhorias nos avionicos, grande capacidade de combate, inicio do multi função, verdadeiro BVR. MIII, F-5, F-4, Mig-25, Viggen.
4ª FbW, estabilidade artificial, verdadeiro multi-role, alll weather é a electronica a começar a entrar na industria em força. M-2000, F-16, F/A-18, Tornado, Mig 23,29,31, SU-27...
5ª Grande avanço nos avionicos e sistemas de armas, fusão de sensores, alta manobrabilidade, capacidade super cruise, all glass cockpit, mira no capacete, materiais e desenho furtivo etc e tal.
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A classificação de caças (não é de ataque) que eu conheço é um pouco diferente:
1 gen - primeiros jatos subsonicos
2 gen - jatos supersonicos (Mig-23 fica aqui e Tornado entra na classificação de geração de aeronaves de ataque)
3 gen - jatos com boa manobrabilidade a partir do F-16, com relação peso potência e alguns sistemas diferenciados como HUD, radar multimodo, HOTAS etc.
4 gen - o mesmo da 3a mais aviônicos aperfeiçoados. Está mais relacionada com avanços dos computadores que nos motores e células
5 gen - furtivo e aviônicos mais avançados ainda. A manobrabilidade ficou secundária. O F-22 usa o conceit 3S - supercruise, stealth e sensor fusion.
Avionicos e sistemas de armas, fusão de sensores, capacidade super cruise, all glass cockpit, mira no capacete pode ser instalado até em caças de 2 gen.
Furtivo ou é ou não é. Tem que ser em todas as direções, com armas internas, facetamento etc. O que os 4 gen tem é redução do RCS para frente. Isso não é furtividade.
G-LOC