caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: caminhões em uso pelo EB

#421 Mensagem por helio » Qua Jul 20, 2011 10:40 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Bolovo escreveu:A Agrale herdou o desenho do Engesa Fase 2 e criou o Marrua, um jipe muito bom que o Exército está comprando agora junto com as Land Rover. Há alguma chance deles criarem um caminhão militarizado de 2,5 tonelada, como foi por exemplo o Engesa EE-25? Alias, o EE-25 foi baseado no REO M35? Lembra bastante.
O projetista do Marruá foi o engenheiro Odilon Lobo de Andrade Neto, ultimo diretor técnico da ENGESA.

Bacchi
que aliás ainda possui para uso privado o protótipo do JPX

Abraços
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Re: caminhões em uso pelo EB

#422 Mensagem por eligioep » Qua Jul 20, 2011 10:51 pm

Bourne escreveu:
Vejam como o chassis trabalha (torce) atrás da cabine ao 1m53s...




P. K. Liulba

Re: caminhões em uso pelo EB

#423 Mensagem por P. K. Liulba » Qua Jul 20, 2011 10:52 pm

jauro escreveu:
Quando a gente esta de fora, enverga dessa forma mesmo. Gostamos de comparar nosso exército ao exército de países muito mais ricos, que gastam muito mais e com muito mais tradição militar que o nosso. Porem quando começamos a olhar de dentro, vemos que o que realmente o EB precisa é bom, barato e que, principalmente, funcione.

Gostei. Muito pertinente essa sua consideração.
Países muito mais ricos? Quem?
Temos mais generais que o Exército de Sua Majestade, um orçamento maior que o da Espanha em termos de Defesa, mas, não conseguimos sequer manter o rancho nos quartéis!
Má gestão.
Jobim está gerindo o segundo orçamento da União, menor apenas ao da Previdência Social.
Não consegue sequer comprar os M-109 alemães, que foram para a Grécia. Portanto meus caros amigos do Fórum DB, o discurso de apelo ao que se tem à mão, não cabe. Parece-me mais uma cortina de fumaça para ocultar incompetência.

O Exército está cheio daquilo que é bom, barato e que funciona:
Fuzil FAL;
Obuseiro M-114;
CC Leopard 1A5;
AP M-108...

E irá continuar assim, enquanto mantiver a mentalidade; já a Marinha...

O Brasil não é pobre, e não merece ter um Exército em frangalhos.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#424 Mensagem por eligioep » Qua Jul 20, 2011 10:54 pm

Bolovo escreveu: ......................
Há alguma chance deles criarem um caminhão militarizado de 2,5 tonelada, como foi por exemplo o Engesa EE-25? Alias, o EE-25 foi baseado no REO M35? Lembra bastante.
Já lançaram o Marruá AM30 na LAAD, de 1,5 ton QT, para substituir, teoricamente, o EE15 e os Unimog de Guerra Eletrônica.

O de 2,5 ton QT está sendo finalizado.... Breve!




P. K. Liulba

Re: caminhões em uso pelo EB

#425 Mensagem por P. K. Liulba » Qua Jul 20, 2011 11:01 pm

eligioep escreveu:
Bolovo escreveu: ......................
Há alguma chance deles criarem um caminhão militarizado de 2,5 tonelada, como foi por exemplo o Engesa EE-25? Alias, o EE-25 foi baseado no REO M35? Lembra bastante.
Já lançaram o Marruá AM30 na LAAD, de 1,5 ton QT, para substituir, teoricamente, o EE15 e os Unimog de Guerra Eletrônica.

O de 2,5 ton QT está sendo finalizado.... Breve!
Deixe-me digerir a informação: a Agrale desenvolve um caminhão militar de 2,5 Ton?
É isso?




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Re: caminhões em uso pelo EB

#426 Mensagem por helio » Qua Jul 20, 2011 11:08 pm

P. K. Liulba escreveu: Países muito mais ricos? Quem?
Temos mais generais que o Exército de Sua Majestade, um orçamento maior que o da Espanha em termos de Defesa, mas, não conseguimos sequer manter o rancho nos quartéis!
Má gestão.
Jobim está gerindo o segundo orçamento da União, menor apenas ao da Previdência Social.
Não consegue sequer comprar os M-109 alemães, que foram para a Grécia. Portanto meus caros amigos do Fórum DB, o discurso de apelo ao que se tem à mão, não cabe. Parece-me mais uma cortina de fumaça para ocultar incompetência.

O Exército está cheio daquilo que é bom, barato e que funciona:
Fuzil FAL;
Obuseiro M-114;
CC Leopard 1A5;
AP M-108...

E irá continuar assim, enquanto mantiver a mentalidade; já a Marinha...

O Brasil não é pobre, e não merece ter um Exército em frangalhos.
Sinceramente no que a MB está melhor?
Temos um mar territorial imenso, pouquissimos navios, 3 caças dos anos 50 voando que conseguiram depois de 10 anos de operação a grande proeza de conseguir disparar seus canhões(nem isso tinham capacidade), um punhado de veiculos blindados todos concentrados em apenas uma OM, e um sub nuclear que ficara pronto na metade do século....
Estão todos com os mesmos desafios, proporcionais com o tamanho de cada contingente.

Hélio




P. K. Liulba

Re: caminhões em uso pelo EB

#427 Mensagem por P. K. Liulba » Qua Jul 20, 2011 11:11 pm

A MB tem hoje 5 IKL-209-1900.
6 Vosper Mk-10 modificadas e a Barroso.
O resto é sucata, é verdade, mas...

Terá 4 submarinos SBR e um SBR-N.
Ela planeja o futuro.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#428 Mensagem por helio » Qua Jul 20, 2011 11:15 pm

P. K. Liulba escreveu:A MB tem hoje 5 IKL-209-1900.
6 Vosper Mk-10 modificadas e a Barroso.
O resto é sucata, é verdade, mas...

Terá 4 submarinos SBR e um SBR-N.
Ela planeja o futuro.
O EB também, planeja fabricar 2000 VBTP Guarani que ficarão operacionais bem antes dos 4 subs ficarem prontos.
Resumindo: os desfios das 3 FA são grandes.

Hélio




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Re: caminhões em uso pelo EB

#429 Mensagem por Paulo Bastos » Qua Jul 20, 2011 11:18 pm

P. K. Liulba escreveu: Eu o vi, certa vez, em Formosa (GO), onde estive à convite. O veículo tracionava um obuseiro M-114.
Em tempo: Nossas forças armadas são tão premidas pela falta de recursos, que veículos dedicados são preteridos por exibirem um custo maior para serem manutenidos. Não podemos nos equiparar e nem nos equipar como os "Exércitos dos Países Ricos".
No entanto, apenas a Previdência Social apresenta uma rúbrica mais generosa do que a do Ministério da Defesa, além de exibirmos um orçamento maior do que a Espanha no que tange à Defesa. Pois, como se sabe somos muito mais fortes que os íberos...

No Brasil, apesar do ministro ser civil, a gestão das armas nacionais se dá pelos especialistas. Dá-se que se gasta mal, então, há má gestão. Se a má gestão se faz presente... Não há o que reclamar (mas agir).

Sou daqueles que pensam que não há substituto para a qualidade. E não há argumentos que me convençam de que um projeto adaptado será superior a um dedicado desde o nascimento. Todo sistema adaptado resulta em problemas, esta é a lei mais antiga que conheço no campo da Engenharia de Software, e que sempre resultou em verdades análogas nos outros campos a cada vez que a oportunidade se apresentou, e a pude observar.

Sr. Paulo Bastos,
A vossa pessoa nutre um extremo rancor para com um editor de matérias de defesa, que salvo engano, nem faz parte deste fórum. Ora, pois, melhor será que dirija a tal pessoa as suas postulações, já que os éditos deste ser, possuem o bravo poder de irritá-lo.
Quanto a mim, eu já disse: Não vale o Isordil.
Caro Sr. Liulba.

Não é questão de nutrir rancor ou outro sentimento do tipo, apenas não gosto de ver a ignorância, a parcialidade e a inverdade ser propalada como verdade absoluta e servindo de referencia para os mais incautos, como no caso do citado “pesquisador” e no seu também quando questiona a capacidade da indústria nacional de produzir um veículo obsoleto, que os caminhões militarizados são incapazes de andar nas terras brasileiras com chuva (ou com lama de neve!) mesmo sem conhecer tais veículos, ou ainda achar que o nosso exército esta em frangalhos e que nós possuímos uma marinha poderosíssima, mesmo sem conhecer a vida na caserna!

Realmente, guarde seu ISORDIL, pois se continuar com essa posição, com certeza, precisará dele depois.


Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
P. K. Liulba

Re: caminhões em uso pelo EB

#430 Mensagem por P. K. Liulba » Qua Jul 20, 2011 11:31 pm

Paulo Bastos escreveu:
P. K. Liulba escreveu: Eu o vi, certa vez, em Formosa (GO), onde estive à convite. O veículo tracionava um obuseiro M-114.
Em tempo: Nossas forças armadas são tão premidas pela falta de recursos, que veículos dedicados são preteridos por exibirem um custo maior para serem manutenidos. Não podemos nos equiparar e nem nos equipar como os "Exércitos dos Países Ricos".
No entanto, apenas a Previdência Social apresenta uma rúbrica mais generosa do que a do Ministério da Defesa, além de exibirmos um orçamento maior do que a Espanha no que tange à Defesa. Pois, como se sabe somos muito mais fortes que os íberos...

No Brasil, apesar do ministro ser civil, a gestão das armas nacionais se dá pelos especialistas. Dá-se que se gasta mal, então, há má gestão. Se a má gestão se faz presente... Não há o que reclamar (mas agir).

Sou daqueles que pensam que não há substituto para a qualidade. E não há argumentos que me convençam de que um projeto adaptado será superior a um dedicado desde o nascimento. Todo sistema adaptado resulta em problemas, esta é a lei mais antiga que conheço no campo da Engenharia de Software, e que sempre resultou em verdades análogas nos outros campos a cada vez que a oportunidade se apresentou, e a pude observar.

Sr. Paulo Bastos,
A vossa pessoa nutre um extremo rancor para com um editor de matérias de defesa, que salvo engano, nem faz parte deste fórum. Ora, pois, melhor será que dirija a tal pessoa as suas postulações, já que os éditos deste ser, possuem o bravo poder de irritá-lo.
Quanto a mim, eu já disse: Não vale o Isordil.
Caro Sr. Liulba.

Não é questão de nutrir rancor ou outro sentimento do tipo, apenas não gosto de ver a ignorância, a parcialidade e a inverdade ser propalada como verdade absoluta e servindo de referencia para os mais incautos, como no caso do citado “pesquisador” e no seu também quando questiona a capacidade da indústria nacional de produzir um veículo obsoleto, que os caminhões militarizados são incapazes de andar nas terras brasileiras com chuva (ou com lama de neve!) mesmo sem conhecer tais veículos, ou ainda achar que o nosso exército esta em frangalhos e que nós possuímos uma marinha poderosíssima, mesmo sem conhecer a vida na caserna!

Realmente, guarde seu ISORDIL, pois se continuar com essa posição, com certeza, precisará dele depois.


Paulo Bastos
Eu vi o Trator do meu tio engatar e puxar um MB militarizado pela Biselli, na estrada vicinal de Barretos em São Paulo, na época das chuvas. Sei o que vi.

Quanto ao senhor, fique maravilhado com o bom, bonito e barato, cujos os resultados a história demonstra, nas guerras e no futebol.

Em tempo: Todos os usuários brasileiros (motoristas), que fizeram uso dos Urais, foram unânimes em dizer que os veículos eram superiores em desempenho aos militarizados. Volte no tópico e verás.
Pois bem. Considerando que o Ural é um projeto bem antigo, não deixa de ser interessante ver que não há interesse das nossas empresas em fabricar algo que se equipare, mesmo estando nós no século XXI. Enquanto isso, franceses, russos, americanos, alemães, italianos, tchecos, chineses e suecos fabricam e vendem caminhões militares "puro-sangue".

Falta de dinheiro não é desculpa. Basta ver o orçamento da União.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#431 Mensagem por Paulo Bastos » Qua Jul 20, 2011 11:52 pm

P. K. Liulba escreveu:Eu vi o Trator do meu tio engatar e puxar um MB militarizado pela Biselli, na estrada vicinal de Barretos em São Paulo, na época das chuvas. Sei o que vi.
Realmente ver um trator desatolar um MB 1113/42, fabricado nos anos 70, dá irrefutáveis garantias para se propalar aos 4 ventos que TODOS os caminhões militarizados do Brasil são uma porcaria e por isso nosso exercito esta em frangalhos. Dedução brilhante!

Todos os motoristas de URAL’s falam tão bem desses caminhões quanto os motoristas dos REO’s, agora pergunte aos mecânicos desses veículos o que eles acham.




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Hader

Re: caminhões em uso pelo EB

#432 Mensagem por Hader » Qui Jul 21, 2011 8:13 am

eligioep escreveu:
Bolovo escreveu: ......................
Há alguma chance deles criarem um caminhão militarizado de 2,5 tonelada, como foi por exemplo o Engesa EE-25? Alias, o EE-25 foi baseado no REO M35? Lembra bastante.
Já lançaram o Marruá AM30 na LAAD, de 1,5 ton QT, para substituir, teoricamente, o EE15 e os Unimog de Guerra Eletrônica.

O de 2,5 ton QT está sendo finalizado.... Breve!
Falta bem pouco para ele ser finalizado. Mas a Agrale está enfrentando uma resistência dura por parte de alguns militares (em especial do CFN) com relação ao Marruá e família. Eles querem Lands.

[]'s




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Re: caminhões em uso pelo EB

#433 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Jul 21, 2011 9:30 am

helio escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: O projetista do Marruá foi o engenheiro Odilon Lobo de Andrade Neto, ultimo diretor técnico da ENGESA.

Bacchi
que aliás ainda possui para uso privado o protótipo do JPX

Abraços
Hélio
Só uma pequena correção amigo Helio, o Odilon possui o protótipo numero UM do Marruá e não do JPX :roll:

O Marruá seria uma evolução do Engesa EE-4/EE-12, que bem como disse o Bacchi, era um projeto do Odilon, que foi apresentado no inicio de 2003 pelas empresas Columbus e CEPPE, detentoras do projeto, e, no ano seguinte, o projeto foi vendido para a Agrale que o modificou para por em produção.

Abraços,
Paulo Bastos




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Re: caminhões em uso pelo EB

#434 Mensagem por eligioep » Qui Jul 21, 2011 9:50 am

Hader escreveu: Falta bem pouco para ele ser finalizado. Mas a Agrale está enfrentando uma resistência dura por parte de alguns militares (em especial do CFN) com relação ao Marruá e família. Eles querem Lands.

[]'s
Hader,
me parece que eles estão com a linha de produção em capacidade máxima.
Se eles conseguirem colocar o Marruá (e família) para o CFN ou alguma encomenda significativa do exterior, eles modificam/modernizam a atual linha ou fazem mais uma....

Quanto à resistência do CFN aos Marruá em prol do LRover, aconteceu o mesmo aqui no EB, até os motoristas e mecânicos se convencerem da superioridade do brasileiro. Hoje, temos 7 Marruá e 6 LRover e adivinhem qual a viatura que os motoristas preferem.....
Mas ainda assim, os oficiais e alguns sargentos preferem sair com a Land. Motivo: transmite mais segurança, pois balança menos..... Mas em termos de desempenho, tanto on- quanto off-road ele é imbatível. E tem mais espaço interno...




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Re: caminhões em uso pelo EB

#435 Mensagem por Alcantara » Qui Jul 21, 2011 9:55 am

Marruá da Força Terrestre do Equador

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"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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