NAe São Paulo - A12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Luiz Padilha

#421 Mensagem por Luiz Padilha » Sex Abr 14, 2006 7:55 pm

talharim escreveu:Perfeito Padilha.


Mas porque um avatar de uma marinha sem glória alguma ?

Sugiro o do HMS Fearless ou HMS Ocean.


hahahahaha!

Por que fui lá, fui bem recebido e todos me disseram que o PH não tinha bolacha. Eu tanto insisti que consegui. De quebra ainda veio um DVD um chaveiro lindão e a chance de fazer mais um video para vocês.
Que tal? Por isso coloquei ela aqui.
Liga não, em breve eu troco.
[]'s

Padilha




Editado pela última vez por Luiz Padilha em Sex Abr 14, 2006 7:58 pm, em um total de 1 vez.
The Baaz
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#422 Mensagem por The Baaz » Sex Abr 14, 2006 7:55 pm

talharim escreveu:Mas porque um avatar de uma marinha sem glória alguma ?

Sugiro o do HMS Fearless ou HMS Ocean.


Só porque você odeia os franceses todo mundo deve fazer o mesmo agora? :roll:




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Rui Elias Maltez
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#423 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Abr 19, 2006 6:03 am

Bom...

Agora que finalmente o A-12 está modernizado e pronto a navegar em breve, em que tipo de missões o pensam integrar?

Com uma MB sem escoltas de defesa aérea, e sem que o NAE possua sequer CIWS, como o poderão defender em cenários de conflito?

Integrá-lo em força-tarefa multi-nacionais parece-me ser o único caminho seguro para não o colocar em risco.

Como a politica externa brasileira se tem pautado por uma certa neutralidade/não intrevencionismo, e procura de uma politica de paz da paz, não me parece que o NAE seja de grande mais valia, se comparado com modernos LPD's ou LHD's, muito mais polivalentes que que permitiriam maior flexibilização na capacidade de projecção das FA's do país.

Mas agora que as opções foram por aí, como se posicionará a doutrina e tempo de usos de uma plataforma como um NAE convencional, com respectiva aviação embarcada?




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#424 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Abr 19, 2006 8:41 am

Só po padilha pode nos salvar do limbo!!
Ah... e o Vinícius também, para mim esses dois sempre sabem de algo que não sabemos!!

Enquanto issu ficamos aqui anciosos para velo operando, ou pelo menos eu tô, não vejo a hora de ver os A-4 no convoo do SP




_______________________________________________.
Luiz Padilha

#425 Mensagem por Luiz Padilha » Qua Abr 19, 2006 9:00 am

Rui Elias Maltez escreveu:Bom...

Agora que finalmente o A-12 está modernizado e pronto a navegar em breve, em que tipo de missões o pensam integrar?

Com uma MB sem escoltas de defesa aérea, e sem que o NAE possua sequer CIWS, como o poderão defender em cenários de conflito?

Integrá-lo em força-tarefa multi-nacionais parece-me ser o único caminho seguro para não o colocar em risco.

Como a politica externa brasileira se tem pautado por uma certa neutralidade/não intrevencionismo, e procura de uma politica de paz da paz, não me parece que o NAE seja de grande mais valia, se comparado com modernos LPD's ou LHD's, muito mais polivalentes que que permitiriam maior flexibilização na capacidade de projecção das FA's do país.

Mas agora que as opções foram por aí, como se posicionará a doutrina e tempo de usos de uma plataforma como um NAE convencional, com respectiva aviação embarcada?


Meu prezado Rui.

É fato e nenhuma novidade que o Nae SP não está modernizado. Aonde ele será empregado?
Só o almirantado sabe. Desculpe mas eu não tenho condições de te ajudar.
Posso apenas e tão somente te dizer, mais uma vez, que a MB não está preocupada neste momento em engajar o nosso Nae em operações fora de nossa costa. Na verdade, mais uma vez, ela irá utiliza-lo para treinamento de nossos pilotos, treinamento de sua tripulação orgânica e quando os resultados forem satisfatórios, então ele será modernizado.

Cabe ressaltar que, mesmo na ativa, o Nae poderá receber equipamentos que estão sendo avaliados pelos setores competentes da MB para sua devida modernização, ou seja, mesmo operando , entre uma parada o e outra ele poderá receber equipamentos mais leves.
Quando for decidido qual será seu CIWS, então ele irá parar mais tempo para a instalação.
Isso, meu amigo Rui, não precisa de muita lógica né?
Basta conhecer um pouco mais de perto como é a realidade de uma OM e ver que as coisas não são tão simples como parecem e que só uma marinha neste planeta, pode se dar ao luxo de testar, testar, treinar, treinar, entrar em guerra , sem que sua população passe fome.
Esta, com certeza, sabe operar em qualquer situação, pois possui meios, muitos meios, doutrinas bastante aperfeiçoadas e é a melhor.
Nós brasileiros, somos bem pacificos e temos tempo para nos aperfeiçoar.
Voltando aos seus questionamentos, eu diria que tudo o que vc deseja e nós tb, sairá, no tempo certo de nossa marinha.
Mesmo que não agrade a muitos. :lol:

Abraços,

Padilha




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#426 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Abr 19, 2006 9:55 am

Tá bom, Padilha.

Mas se ele não foi modernizado, a que se deveu essa paragem tão prologada no estaleiro?

E o que terão os almirantes e o Min. da Defesa em mente ao terem a operar um PA convencional, com tudo o isso que implica em termos de equipamentos, aviação embarcada, tripulação e manutenção, só para treinamento?




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Luiz Padilha

#427 Mensagem por Luiz Padilha » Qua Abr 19, 2006 10:51 am

Rui Elias Maltez escreveu:Tá bom, Padilha.

Mas se ele não foi modernizado, a que se deveu essa paragem tão prologada no estaleiro?

E o que terão os almirantes e o Min. da Defesa em mente ao terem a operar um PA convencional, com tudo o isso que implica em termos de equipamentos, aviação embarcada, tripulação e manutenção, só para treinamento?


Ele parou por que precisava ser feito um PMG. Todo navio de qualquer marinha faz um PMG de tempos em tempos. O do Nae SP estava programado e esta acontecendo. São revisados todos os equipamentos, trocado o que esta ruim, as turbinas são revisadas, o sistema de vapor é revisado e no caso do Nae SP, ele foi totalmente refeito e por ai vai. A modernização que vc quer ocorrerá em outra etapa.

De que adianta eu ter um navio moderno que não anda pq as maquinas não sofreram revisão?
Entendeu?

Quanto ao seu ultimo paragrafo, eu acho que vc ainda não percebeu a complexidade de se operar um Nae. Não será só para treinamento. Este seu comentário é bem simplista.
O que eu disse e volto, mais uma vez a dizer é: A MB irá primeiro se adestrar, conhecer o equipamento, desenvolver sua doutrina de utilizaçlão, para então depois colocar ele em ponto de bala.

Aqui no Brasil existe um termo que se aplica bem aqui:

"Não se deve colocar a carroça na frente dos bois", ou seja, tudo a seu tempo e a hora.
Vai acontecer, mas não do jeito que vc imagina ou acha que deveria ser.
Existe outro ditado tb que diz assim:

" O buraco é mais embaixo", que quer dizer, que as coisas não são tão simples como nós entusiastas, gostariamos que fossem.

É isso! Simples assim!

Abraços,

Padilha




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#428 Mensagem por A-29 » Qua Abr 19, 2006 11:11 am

Luiz Padilha escreveu:Antes que eu esqueça, nenhuma escolta da MB pode operar com o SH-60, portanto, mesmo que o SH-3 seja trocado, as operação anti-submarinos ainda serão feitas a partir do Nae e dos NDD's.


Considerando que nehuma fragatra será trocada ainda por uns bons anos, só esse fato, sozinho, já justifica a presença (e a necessidade) no São Paulo na MB.

Todo o resto acerca de formação de doutrina e treinamento é um bônus.




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Citacao.

#429 Mensagem por Luiz Bastos » Qua Abr 19, 2006 2:25 pm

Grande general Patton

Gostaria que o senhor explicasse a citação de suas mensagens, pois boiei geral.(gíria= Fiquei surpreso e não entendi direito) :?:

Outra coisa: o senhor é brasileiro, filho, português, americano, pois tem sotaque até no escrever. Eu acho um barato. :D

Conte-nos sucintamente como o senhor conseguiu pular do 2o andar daquele prédio na Itália para atirar com suas pistolas prateadas no ME 109 Gustav se não me engano ou Stuka. Foi realmente épico. :P

Finalizando: É um grande prazer trocar mensagens com um herói da arma de cavalaria motorizada, que com seus tanques Sherman ajudou a dar termo à 2a guerra mundial. :lol:

Meus sinceros agradecimentos pela oportunidade.
Luiz




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#430 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Abr 19, 2006 7:27 pm

Hoje eu estive por lá mais uma vez e vi o São Paulo de novo. O convôo já está todo coberto com aquela camada de "não-sei-o-quê", aquele negócio preto que parece asfalto mas acho que não é bem asfalto. Lembram que faltava a proa? Não falta mais. Trabalhos o tempo todo, o dia inteiro. Está ficando tinindo. Tirei algumas fotos e estou só esperando o Padilha me passar para postar aqui. :D


Só complementando, para quê o São Paulo vai servir hoje? Basicamente treinar. Ah, mas só treinar? Não. O São Paulo está integrado à Força Naval mas vocês têm que entender que comprar um equipamento militar, qualquer um que seja, formar equipes, formar doutrinas de operação e toda a infinidade de coisas que a gente nem imagina, leva tempo e custa dinheiro. Não é a mesma coisa que comprar pão na esquina. Não é a mesma coisa de que ir a uma concessionária e comprar um carro.

Um navio-aeródromo vai muito além de apenas seu componente aéreo e seus pilotos. Existe todo um "staff" que também tem que ser treinado, doutrinado e efetivamente preparado para atuar nas mais diversas funções tanto do navio enquanto meio naval, quanto do meio em operação aeronaval.

Isso não se cria da noite pro dia! Leva tempo. E conosco vai levar mais tempo que levaria na Us Navy sim! É claro. É óbvio. Não temos os mesmos níveis de recursos para treinamento que eles têm. E não só para o NAe e sim para tudo.

Então tenham um pouco de paciência porque não tem nenhum babaca na MB. Vocês podem pensar que não, mas eles sabem muito bem das suas limitações e trabalham em cima disso para superá-las. Quando se fala de poucos recursos, para nós são notícias, para eles, a realidade. Eles convivem com ela e mais do que ninguém sabem lidar com isso. Quando a MB diz que precisa de um NAe, é porque ela entende que precisa. E se ela quer operar um, é porque ela pode operar um.

Por mais que nós entusiastas achemos que temos um grande conhecimento no assunto, vão por mim, a gente não sabe NADA. Nós quando muito sabemos de fichas técnicas de equipamentos que são SEMPRE diferentes da realidade. A gente não tem idéia macro das coisas até ter contato real com elas.

Nós podemos questionar, nós podemos propor soluções, mas nós não podemos assumir uma posição arrogante de querer achar que nós sabemos muito e que "é um absurdo" que não tenham visto isso antes. Tenham em mente que a realidade é bem diferente da propaganda.




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#431 Mensagem por César » Qua Abr 19, 2006 7:33 pm

Excelente comentário Vinicius. É exatamente isso que eu acho. :wink:

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
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#432 Mensagem por Luiz Padilha » Qua Abr 19, 2006 8:54 pm

César escreveu:Excelente comentário Vinicius. É exatamente isso que eu acho. :wink:

Abraços

César


Agora, que mal pergunte: Quem é General Patton? :lol: :lol:




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#433 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Abr 20, 2006 12:08 am

Por enquanto vai essa:

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Clique aqui para ampliar

Quanta anteninha. E tem gente trabalhando. :D

Sexta eu coloco as outras.




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#434 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Abr 20, 2006 7:22 am

Mas agora fiquei com uma dúvida:

Dado que esta paragem do A-12 se deveu a manutenção e não modernização, isso significa que ele desde que foi comprado à França e desde que chegou ao RJ nunca chegou a estar na activa?

Ou chegou ainda a navegar por uns tempos?

___________

Vinícius:

É óbvio que quem está nos quarteis sabe mais que nós.

Pelo menos nos aspectos técnicos, e sobretudo têm contacto directo com as limitações orçamentais, com as contingências políticas que às vezes não libertam as verbas para acelerar os programas, com problemas de última hora que sempre surgem.

Provavelmente, se dependesse dos militares brasileiros, a Barroso já teria sido incorporada e até já teriam começado a construir mais unidades.

Por exemplo, os nosso NPO's a serem construidos em Viana, e dos quais 2 já flutuam, demoram mais tempo a serem incorprados na Armada que a construção e incorporação de um cruzador AB americano.

E olhe que os nossos NPO's não são nada de inovador ou revolucionário, nem em termos de plataformas, nem em termos de sistemas electrónicios ou de armas.

E para mais, agora que os 2 primeiros estavam prontos a serem entregues, parece que surgiu um problema nos motores italianos, o que vai atrasar em um ano ( :!: ) a entrega dos 2 primeiros NPO's à nossa Marinha.

Mas todos esses problemas não impedem que nestes foruns não se discuta, não se interrogue, não se questione.

Porque se tudo se se limitasse ao absolutamente factual, então em vez de fóruns, haveria um simples site, onde se reproduziriam os comunicados oficiais dos ramos das FA's e o Diário do Governo, e nada mais.

Porque isso é que são os factos.

Os Fóruns são para discutir.

Uns concordam com o A-12, outros nem tanto, uns gostariam que o Brasil se dotasse já de fragatas de defesa aérea, ou se dotasse o A-12 já com pelo menos 2 CIWS, outros acham que não, e outros ainda nem sabem qual será o futuro da marinha daqui a 15 anos.

Para isso existem os fóruns, para que se discuta, se divulgue, se interrogue.

Mas nenhum de nós é militar, pelo menos em posição de decidir.

De resto, e em última análise, nem são os militares que decidem, mas quem dá as verbas, que é o poder político em Brasília no vosso caso, ou no nosso caso, em Lisboa.

O que me parece, e daí as minhas reservas relativamente ao S. Paulo é que a sua existência compromete outros programas que para mim trariam ao Brasil outras capacidades.

Mas essa é só a minha opinião, e eu respeito quem ache que o Brasil terá mais a ganhar com a posse de um PA convencional.




Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Qui Abr 20, 2006 11:49 am, em um total de 1 vez.
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#435 Mensagem por Brasileiro » Qui Abr 20, 2006 11:45 am

Quanta anteninha. E tem gente trabalhando.


Noooosssa véio!!! Tá cheio das anteninha hehehehehehe!!! :shock:


abraços]




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