Pistolas e Submetralhadoras para o EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2858 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6319 vezes
- Agradeceram: 6668 vezes
- Contato:
Re: Pistolas para o EB
No Brasil não, Hammerhead...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- cabeça de martelo
- Sênior
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Ah, sempre tem quem receba mas daí a dizer que é para a tropa toda fica brabo, foi a isso que me referi...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- cabeça de martelo
- Sênior
Eu estava a reposnder a esta questão Túlio. Em nenhum Exército todos os militares andam de pistola, ou em nenhum Exército do mundo digno desse nome as pistolas são de uso exclusivo dos Oficiais. Há funções que exigem que simples soldados tenham na sua posse e sabem usar as pistolas. Nos Páras Portugueses todos os militares aprendem a trabalhar com as pistolas, todos! É claro que na prática são poucos os que vão andar com pistolas.irlan escreveu:Sim, me falaram essa história de pistola apenas para oficiais, em caso de conflito o soldados sai apenas de fuzil?
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
É sim Túlio, o que vocês estão querendo dizer é sem fundamento. O que existe é um negócio chamado armamento de dotação e o qual deve ser seguido nos exercícios de imitação do combate, treinamentos etc. O uso do armamento é regulamentado, o militar não pode sair usando o que ele quer; é funcional e não pessoal ou por patente. Se fosse à vontade do pessoal, todos iriam querer sair de FAL, de MAG ou de pistola. Não, na escolha prevalece a missão e a função de cada um. É regulamentado.Túlio escreveu:No Brasil não, Hammerhead...
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
jauro escreveu:É sim Túlio, o que vocês estão querendo dizer é sem fundamento. O que existe é um negócio chamado armamento de dotação e o qual deve ser seguido nos exercícios de imitação do combate, treinamentos etc. O uso do armamento é regulamentado, o militar não pode sair usando o que ele quer; é funcional e não pessoal ou por patente. Se fosse à vontade do pessoal, todos iriam querer sair de FAL, de MAG ou de pistola. Não, na escolha prevalece a missão e a função de cada um. É regulamentado.Túlio escreveu:No Brasil não, Hammerhead...
Não me referi a isso, Coronel Jauro, se dei a impressão, minhas desculpas. Falava sobre uma segunda arma do Fuzileiro, uma coisa que na SegPub chamamos de backup gun - aqui no RS é "segunda arma" ou, mais comumente, "reserva" - para quando a situação realmente desanda. Tenho visto fotos e assistido a filmes enfocando FFAA em combate real e o coldre de perna com a arma curta parece comum, aparecendo muita gente portando, além do fz...
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Bem, minhas desculpas , também.Túlio escreveu:jauro escreveu: É sim Túlio, o que vocês estão querendo dizer é sem fundamento. O que existe é um negócio chamado armamento de dotação e o qual deve ser seguido nos exercícios de imitação do combate, treinamentos etc. O uso do armamento é regulamentado, o militar não pode sair usando o que ele quer; é funcional e não pessoal ou por patente. Se fosse à vontade do pessoal, todos iriam querer sair de FAL, de MAG ou de pistola. Não, na escolha prevalece a missão e a função de cada um. É regulamentado.
Não me referi a isso, Coronel Jauro, se dei a impressão, minhas desculpas. Falava sobre uma segunda arma do Fuzileiro, uma coisa que na SegPub chamamos de backup gun - aqui no RS é "segunda arma" ou, mais comumente, "reserva" - para quando a situação realmente desanda. Tenho visto fotos e assistido a filmes enfocando FFAA em combate real e o coldre de perna com a arma curta parece comum, aparecendo muita gente portando, além do fz...
Agora de posse de outra visão vou colocar uma questão.
Um militar armado com um IA2 e uma pistola está progredindo em combate em direção ao inimigo. Que chance ele teria de usar a pistola? Caso tivesse, o que faria com o Fuz?
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Depende da bandoleira: no MEU caso fui treinado com 3 pontos mas nunca gostei, preferindo a de 1 ponto. Assim, progrediria em fogo e, ficando sem munição ou julgando não dar tempo - BEM de perto - largaria o fz/smg/car que ficaria pendendo à minha frente (sem problemas, estaria progredindo curvado mesmo e no "passo do macaco") e sacaria a pst, passando a atuar com ela até achar cobertura. Só então iria recarregar o fz para prosseguir.
Que fique claro, isso é doutrina de SegPub, não quero dar palpite na Militar.
Que fique claro, isso é doutrina de SegPub, não quero dar palpite na Militar.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
DETALHE: da maneira que falei parece mais fogo supressivo. E é. Manter a FA de cabeça baixa para poder avançar.
- capsantanna
- Intermediário
- Agradeceu: 13 vezes
- Agradeceram: 1 vez
As pistolas são usadas por sargentos e oficiais, além dos motoristas das viaturas.cabeça de martelo escreveu:Eu estava a reposnder a esta questão Túlio. Em nenhum Exército todos os militares andam de pistola, ou em nenhum Exército do mundo digno desse nome as pistolas são de uso exclusivo dos Oficiais. Há funções que exigem que simples soldados tenham na sua posse e sabem usar as pistolas. Nos Páras Portugueses todos os militares aprendem a trabalhar com as pistolas, todos! É claro que na prática são poucos os que vão andar com pistolas.irlan escreveu:Sim, me falaram essa história de pistola apenas para oficiais, em caso de conflito o soldados sai apenas de fuzil?
O problema é que não se tem pistolas para todos os oficiais e sargentos. Na verdade nem para os oficiais.
Essa é a real situação.