UPP - Unidades de Polícia Pacificadora

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ZeRo4
Sênior
Sênior

Re: UPP - Unidades de Polícia Pacificadora

#421 Mensagem por ZeRo4 » Qua Nov 24, 2010 1:34 pm

luiz paulo

"absurdo! eu sou morador do bairro do santo cristo e acho que a upp na providencia não esta surtindo efeito prq o trafico e a circulação de usuarios e bandidos pelas ruas acontece todas as noites e ninguem toma uma decisão de acabar com esses vagabundos."

Mari Torres

"UPP......UNIDADE DE POLÍTICA PACIFICADORA. Ponto e basta !!"

Claudio

"Esse negócio de UPP é só para Inglês ver!!!! "

Mais do mesmo em: PMERJ - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=353031

Mais do que nunca os Policiais precisam do apoio da População! Vocês precisam deixar de serem enganados, precisam contribuir com a segurança pública pois é uma realidade de todos!!! os fatos estão ai... pesquisem! agora, quem quiser continuar passando atestado de otário... é opção própria!

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
gabriel
Novato
Novato

#422 Mensagem por gabriel » Qua Nov 24, 2010 1:45 pm

Moradores da Penha aplaudem policiais do Bope

Rio - Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram aplaudidos, na tarde desta quarta-feira, na Avenida Brás de Pina, na Penha, por moradores, padestres e comerciantes que pedem paz. Os policiais farão nesta tarde uma operação no Complexo da Penha, incluindo a Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio.
fonte: o dia
http://odia.terra.com.br/portal/rio/htm ... 26614.html

marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#423 Mensagem por marcelo bahia » Qua Nov 24, 2010 1:55 pm

ZeRo4 escreveu:
Guerra escreveu: Zero4, com o seus dois post eu estou começando a entender e a concordar com vc.
Fico feliz de saber que alguns amigos estão aos poucos entendendo a realidade!
Guerra escreveu: Mas vamos ver se eu entendi.
O que esta faltando nas UPPs é um planejamento muito mais eleborando incluindo ações de inteligencia, busca e apreensão (não sei o termo na polícia é esse), ações na area de comunicação social etc .... enfim, ações táticas com menos objetivos políticos e mais objetivos operacionais. Parece que a política esta definindo as ações táticas mais simples, ao invés de simplesmente estabelecer os objetivos políticos e deixar a tática policial com a polícia.
E ai começa os problemas, porque trabalho de inteligência não aparece, e acredito eu, é fundamental para qualquer tipo de operação (sobre bons salários e condições de trabalho nem vou comentar o obvio).
São dois problemas distintos, Guerra. As UPPs não tem planejamento algum! algumas UPPs foram inauguradas (notavelmente as da área da tijuca) sem estrutura física alguma, outras com estrutura física onde não havia nada a não ser um container com uma mesa e uma cadeira, sem até mesmo água potável... com isso você percebe que não houve planejamento algum, mas sim uma correria a fim de se ocupar uma área onde o eleitorado tendia a votar no candidato concorrente.

Adiantando a sua pergunta, faltam sim ações de inteligência, de busca... até porque o desGovernador avisa aos bandidos com no mínimo 03 semanas de antecedência que vai ocupar a comunidade.
Muitos daqueles traficantes que deixam as favelas controladas pelas UPPs no RJ estão migrando para as favelas de Salvador. Eu só espero que o RJ não transfira o problema pra a gente aqui da Bahia. Já basta a brilhante idéia que tiveram os senhores Claudio Lembo e José Serra de transferirem alguns líderes do PCC para Salvador. O mais burro foi o nosso secretário que aceitou!! Resultado: trouxeram a cartilha do PCC para a Lemos de Brito. Agora o crime aqui está mais organizado do que nunca e com ele veio o crack, que era quase uma exclusividade de SP.

Sds.

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#424 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Nov 24, 2010 2:33 pm

A minha opinião não sei se ficou clara. Eu digo que a UPP é um bom programa sim e que também é lógico que os traficantes estão fazendo essas ações para causar terror, por desespero, etc. O problema, ao meu ver, é que isto já era previsto e não foi tratado a contento. Na minha opinião, deveria ter havido um aumento também do efetivo nas ruas. Isso provavelmente diminuiria a velocidade de implantação de UPPs, mas seria algo mais estrutural. Houve basicamente apenas reposição dos que saem todos os anos dos batalhões.

O que se tem agora são cerca de 2 mil policiais em UPPs, enquanto a PM só conseguiu reforçar em apenas mil homens com as ordens de que policiais de serviços administrativos fossem para as ruas. Até homens da BANDA da polícia foram para as ruas. Efetivamente, qual é o preparo desses mil homens que estão longe das ruas há tempos? É preciso treinamento constante. Acaba sendo uma temeridade usar gente que sequer deve atirar com frequência para patrulhamento em um momento tão complicado.

É isso que questiono. Não questiono as UPPs nem que os ataques são em razão de um eventual sucesso do programa e sim que, paralelamente, a preocupação com as consequências não parece ter sido adequada. Para toda ação tem uma reação. Quem achou que os caras perderiam território e ficaria por isso mesmo?

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#425 Mensagem por ZeRo4 » Qua Nov 24, 2010 2:49 pm

Vinicius Pimenta escreveu:A minha opinião não sei se ficou clara. Eu digo que a UPP é um bom programa sim e que também é lógico que os traficantes estão fazendo essas ações para causar terror, por desespero, etc. O problema, ao meu ver, é que isto já era previsto e não foi tratado a contento. Na minha opinião, deveria ter havido um aumento também do efetivo nas ruas. Isso provavelmente diminuiria a velocidade de implantação de UPPs, mas seria algo mais estrutural. Houve basicamente apenas reposição dos que saem todos os anos dos batalhões.

O que se tem agora são cerca de 2 mil policiais em UPPs, enquanto a PM só conseguiu reforçar em apenas mil homens com as ordens de que policiais de serviços administrativos fossem para as ruas. Até homens da BANDA da polícia foram para as ruas. Efetivamente, qual é o preparo desses mil homens que estão longe das ruas há tempos? É preciso treinamento constante. Acaba sendo uma temeridade usar gente que sequer deve atirar com frequência para patrulhamento em um momento tão complicado.

É isso que questiono. Não questiono as UPPs nem que os ataques são em razão de um eventual sucesso do programa e sim que, paralelamente, a preocupação com as consequências não parece ter sido adequada. Para toda ação tem uma reação. Quem achou que os caras perderiam território e ficaria por isso mesmo?
Perfeito, Vinícius! Plenemanete de acordo! essa é a minha visão das coisas também! Nunca questionei ou levantei bandeira contra as UPPs, o que eu sempre fiz foi questionar a maneira atabalhoada, sem planejamento, que elas estavam sendo implantadas, fato que se intensificou a medida que as eleições foram chegando.

O problema aqui é puramente matemático, não é preciso ser muito inteligente para perceber. Ao colocar em prática essa medida de forma atabalhoada, esqueceu que não dispunha de efetivo suficiente para garantir a ordem nas áreas para onde migrariam os marginais.

Uma vez que as ocupações das áreas onde se instalaram as UPPs se deram de forma pacífica (sem bandidos ou armas apreendidos), o certo é que os mesmos se refugiassem em outras comunidades da mesma facção. O resto não é preciso falar, basta ler jornal ou assistir TV.

Interessante o ponto tocado por você, onde mais uma vez o desGoverno do Rio de Janeiro tenta resolver a situação de forma paleativa, trazendo para as ruas homens e mulheres que não estão acostumados com o serviço, que não fazem uso de arma de fogo a muito tempo, e digo mais: até quando vão conseguir manter esse pessoal nas ruas? até quando vão conseguir manter os Policiais trabalhando ininterruptamente, sem folgas?

Quando teremos uma política de segurança pública séria? que privilegie o servidor, a polícia, a estrutura, inteligência e etc?

Com esse Governo que está ai... nunca! Aliás, nosso desGovernador foi fazer pressão para não aprovação da PEC 300 que é de suma importância para os Policiais:

http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 4121,0.htm

É por isso que eu digo... a População precisa ser mais malandra, cair de cabeça no negócio se não as coisas vão de mal a pior! inaugurar UPP sem dar tiro é MOLE! isso até escoteiro faz (palavras do CEL Príncipe), quero ver é ter política de segurança pública de verdade!

Forte Abç!

ZeRo4
Sênior
Sênior

#426 Mensagem por ZeRo4 » Qua Nov 24, 2010 2:53 pm

Concentração de Vagabundos na Vila Cruzeiro, Complexo da Penha!

Imagem

Imagens mostram reunião de grupo armado em favela no subúrbio do Rio

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noti ... o-rio.html

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#427 Mensagem por henriquejr » Qua Nov 24, 2010 2:55 pm

Zero, acho que sua visão sobre as UPPs está sendo muito radical, por isso que seus comentários são altamente tendenciosos.
Todos nos sabemos que as UPPs tem seus problemas, não deve jamais ser visto como uma solução milagrosa. A idéia das UPPs, na minha humilde opinião, é a que melhor se adequa a realidade do Rio. Anos de combates entre policiais e bandidos mostraram que é pura perda de tempo, e de recusos (sejam humanos ou materiais), passar dias combatendo traficantes no mosso e depois do final da operação tudo voltar a ser como era antes. Não adianta matar traficantes e seus chefes, sempre existirão uma fila de excluídos socialmente esperando uma oportunidade para assumir o lugar destes!
A idéia de ocupação é, ao meu ver, a única forma de realmente combater a situação, mesmo que acabe apenas com a ostentação de armas como fuzis por parte dos traficantes, como voce vive dizendo. Lógico que ainda continuarão existindo traficantes e o comércio de drogas, isso ocorre até em New York!!!! O que não pode é um bando de criminosos DOMINAREM toda uma região, onde o poder público não pode nem chegar perto!

Outra coisa, A PMERJ está fazendo a parte dela com a implantação das UPPs, mas para que todo o projeto funcione a contento deve existir todo um aparato público em seguida (após a pacificação), com instalação de postos de saúde, escolas de boa qualidade, espaços destinados a lazer e urbanização! Infelizmente, até onde fiquei sabendo, essa parte complementar a ação policial não vem sendo feito como deveria! Outra coisa, junto com as UPPs deveriam ser instaladas Delegacias para investigar os crimes que continuarem a ser cometidos, bem como caçar, através de serviços de inteligência, os traficantes que ainda estejam atuando na área das UPPs!

Com relação aos efeitos colaterais que vem ocorrendo com a instalação das UPPs, considero a coisa mais normal do mundo, e só prova que os traficantes estão sendo atingidos pelo projeto, a ponto de se deslocarem para outras áreas! O poder público não pode se deixar intimidar com os contra-ataques dos criminosos, que já aprenderam que o terror contra a população é a melhor arma que eles dispoem para atingir o poder público!

.
ZeRo4
Sênior
Sênior

#428 Mensagem por ZeRo4 » Qua Nov 24, 2010 3:08 pm

henriquejr escreveu:Zero, acho que sua visão sobre as UPPs está sendo muito radical, por isso que seus comentários são altamente tendenciosos.
A minha opinião não é nada radical, até porque, pela enésima vez repetirei: nunca fui e nunca serei contras as UPPs, muito pelo contrário... só contra a forma atabalhoada com que elas foram e continuam sendo instaladas...

Forma atabalhoada que coloca 400 PMs na Cidade de Deus e deixa o CVE (Comando de Vias Especiais) do BPRv, que patrulha as principais vias do Rio de Janeiro com pouco mais de 200 homens... Não é à toa que todo dia tem arrastão nas Linhas Vermelha e Amarela e na Av. BRasil...
henriquejr escreveu:Todos nos sabemos que as UPPs tem seus problemas, não deve jamais ser visto como uma solução milagrosa. A idéia das UPPs, na minha humilde opinião, é a que melhor se adequa a realidade do Rio. Anos de combates entre policiais e bandidos mostraram que é pura perda de tempo, e de recusos (sejam humanos ou materiais), passar dias combatendo traficantes no mosso e depois do final da operação tudo voltar a ser como era antes. Não adianta matar traficantes e seus chefes, sempre existirão uma fila de excluídos socialmente esperando uma oportunidade para assumir o lugar destes!
Não devem ser vistas como uma solução milagrosa, mas é essa imagem que o desGoverno do Estado tenta passar e é essa idéia que muitos estavam comprando, graças a Deus alguns conseguiram sair da Matrix.

Eu acho que a idéia da UPP deve ser levada em conta em algumas favelas chaves e que tem uma importância geográfica e estratégica na cidade do Rio de Janeiro. Essas comunidades deveriam sim contar com as UPPs, já as outras... bem é aquilo! não tem como ocupar 1.000 comunidades, ou tem?
henriquejr escreveu:A idéia de ocupação é, ao meu ver, a única forma de realmente combater a situação, mesmo que acabe apenas com a ostentação de armas como fuzis por parte dos traficantes, como voce vive dizendo. Lógico que ainda continuarão existindo traficantes e o comércio de drogas, isso ocorre até em New York!!!! O que não pode é um bando de criminosos DOMINAREM toda uma região, onde o poder público não pode nem chegar perto!
Blz, e qual a sua proposta para ocupar 1.000 comunidades? Se levarmos em consideração uma média de 200 PMs por UPPs, isso da 200.000.00 PMs somente para as UPPs, é viável?
henriquejr escreveu:Outra coisa, A PMERJ está fazendo a parte dela com a implantação das UPPs, mas para que todo o projeto funcione a contento deve existir todo um aparato público em seguida (após a pacificação), com instalação de postos de saúde, escolas de boa qualidade, espaços destinados a lazer e urbanização! Infelizmente, até onde fiquei sabendo, essa parte complementar a ação policial não vem sendo feito como deveria! Outra coisa, junto com as UPPs deveriam ser instaladas Delegacias para investigar os crimes que continuarem a ser cometidos, bem como caçar, através de serviços de inteligência, os traficantes que ainda estejam atuando na área das UPPs!
Isso ai eu nem comento... como sempre! Somente a Polícia faz a parte dela, cadê o resto? isso mostra que da forma como está sendo implantado, o projeto está bemmm longe de ter como meta ser perpetrado.
henriquejr escreveu:Com relação aos efeitos colaterais que vem ocorrendo com a instalação das UPPs, considero a coisa mais normal do mundo, e só prova que os traficantes estão sendo atingidos pelo projeto, a ponto de se deslocarem para outras áreas! O poder público não pode se deixar intimidar com os contra-ataques dos criminosos, que já aprenderam que o terror contra a população é a melhor arma que eles dispoem para atingir o poder público!
A questão, mais uma vez, não é que isso seja novidade e nem algo parecido... a questão é: Por que a Polícia do Rio de Janeiro não estava preparada e foi pega de surpresa? isso prova mais uma vez que esse programa tem sido implantado de forma atabalhoada, sem planejamento, do jeito que der na telha... vão acabar matando um programa no mínimo interessante pela forma com que vem sendo implantado, com fins mais políticos do que técnico!

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#429 Mensagem por henriquejr » Qua Nov 24, 2010 3:29 pm

Concordo com suas observações, Zero. Mas se analisar bem, a culpa não é do projeto das UPPs e sim da incompetência do governo em implantar da forma mais correta! O projeto das UPPs, ao meu ver, é a melhor solução que apareceu para tentar enfrentar esse problema crônico de violência nos morros cariocas.

.
marcelo bahia
Sênior
Sênior

#430 Mensagem por marcelo bahia » Qua Nov 24, 2010 3:32 pm

Vinicius Pimenta escreveu:A minha opinião não sei se ficou clara. Eu digo que a UPP é um bom programa sim e que também é lógico que os traficantes estão fazendo essas ações para causar terror, por desespero, etc. O problema, ao meu ver, é que isto já era previsto e não foi tratado a contento. Na minha opinião, deveria ter havido um aumento também do efetivo nas ruas. Isso provavelmente diminuiria a velocidade de implantação de UPPs, mas seria algo mais estrutural. Houve basicamente apenas reposição dos que saem todos os anos dos batalhões.

Aí sou obrigado a concordar com você!! :wink:

Sds.

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#431 Mensagem por Skyway » Qua Nov 24, 2010 5:15 pm

Eu disse aqui ja tem um tempo, e todos que entendem mesmo esse programa já sabiam. Os vagabundos desesperados iam começar a tocar o terror no asfalto, e que isso, assim como arrastões e concentrações de vagabundos em favelas específicas, eram consequencias mais que esperadas, até óbvias, da UPP, e fazem parte de todo o planejamento.

A prova de que a UPP ta dando certo é o bilhete deixado perto do ônibus incendiado hj em Vicente de Carvalho.
"Com UPP, não vai ter Olimpíadas!"

Ou seja, estamos no caminho certo contra essa corja.

Um abraço a todos!

AD ASTRA PER ASPERA
marcelo bahia
Sênior
Sênior

#432 Mensagem por marcelo bahia » Qua Nov 24, 2010 5:52 pm

Concordo!! :wink:

Meu raciocínio foi na mesma linha!!

Sds.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#433 Mensagem por ZeRo4 » Qua Nov 24, 2010 6:20 pm

Não é à toa que a situação chegou a tal ponto! Eu venho dizendo sempre que a população precisar entrar de corpo e alma no negócio... alguns preferem continuar sendo enganados...

Se houve planejamento, por que diabos o comando da PMERJ teve que colocar policiais da banda e outros que há tempos faziam serviço apenas burocrático nas ruas??? Como disse o Vinicius, isso é inclusive uma temeridade, qual o condicionamento em relação a arma de fogo desses Policiais? é esse planejamento que é pregado?

Deus tenha piedade de nós! :)

ZeRo4
Sênior
Sênior

#434 Mensagem por ZeRo4 » Qua Nov 24, 2010 6:24 pm

Reflexo do EXCELENTE Planejamento do Governo Estadual e da SESEG... que já sabiam, de ante-mão, que isso aconteceria:

NOTA OFICIAL DA ASSINAP.

A ASSINAP (Associação dos Ativos e Inativos da Polícia e Bombeiros Militares) sempre defendeu o retorno às ruas de policiais em desvio de função e a terceirização de pessoal para atuar no rancho e em atividades burocráticas, liberando mais policiais para sua atividade-fim.Só que a forma como os policiais estão sendo postos nas ruas por conta dos recentes atentados criminosos não é bem planejada. É temeroso colocar policiais há muito sem treinamento, portanto, sem reflexos e sem a prática desejada. O profissional policial precisa de treinamento constante. Colocar policiais despreparados nas ruas é deixá-los deliberadamente em desvantagem em relação aos criminosos, colocando em risco sua própria vida e a de inocentes.

Além disso, estamos recebendo informações de que esses policiais retirados no susto de suas atividades habituais não estão recebendo armamentos, nem equipamentos de segurança adequados. O agente policial não é peça de reposição nem super-herói. Para combater a criminalidade, ele precisa de preparo físico e psicológico, além de habilidades que só são criadas com treinamento específico e freqüente, o que claramente não é o caso dos profissionais retirados bruscamente de atividades burocráticas.

Editado pela última vez por ZeRo4 em Qua Nov 24, 2010 6:32 pm, em um total de 1 vez.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#435 Mensagem por ZeRo4 » Qua Nov 24, 2010 6:28 pm

E a mídia começa a abrir os olhos da população...

REVISTA VEJA

A falta que fazem as Unidades da Polícia Prendedora

Essas imagens são da Vila Cruzeiro, uma favela que fica na Penha, no Rio. Aquele vuco-vuco que se vê ali é a bandidagem, de fuzil na mão. Reparem que há, claramente, um serviço de transporte organizado para conduzir os patriotas. Eu tenho idéias tradicionalistas e um tanto aborrecidas sobre segurança pública. Uma delas é prender bandido, que é justamente o que a moderna e revolucionária política de Sérgio Cabral não vinha fazendo. As Unidades de Polícia Pacificadora vinham pacificando sobretudo as ONGs bandidófilas e alguns “inteliquituais” que estão seguros de que o criminoso escolhe delinqüir por culpa da “exclusão social” — o que quer dizer “culpa de vocês (nossa!!!)”. As imagens também parecem desmentir uma outra fantasia, esta certamente gerada pelo sucesso de “Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é outro”: seria coisa das milícias. Sem dúvida, os milicianos também são marginais, mas cumpre saber qual “vagabundo”, como diria o Capitão Nascimento mesmo em sua fase PSOL, está sendo combatido.

A política de segurança pública do Rio é uma crônica de erros. Cabral achou que, seduzindo os decolados de bata branca e a “mídia Imagine” (nothing to kill or die for…), estava tudo certo. Ok continuar com as UPPs. Mas será preciso pôr nas ruas as UPPs do B: as Unidades da Polícia Prendedora. Essa conversinha de que o caos é sinônimo de eficiência começa a deixar a população apreensiva. Vai que Cabral seja ainda mais eficiente do que está sendo… Aí será mais seguro morar em Cabul.

Responder