Jobim: viagem Paris-Rússia. Jogada de mestre!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#421 Mensagem por talharim » Sex Fev 08, 2008 4:48 pm

O Putin poderia enviar alguns Bear para passear por aki tipo sobre o Projac fazer um rasante em cima da casa do Big Brother..........."olha aquilo ali ! tem uma estrela vermelha ! Noooossa deve ser da FAB !............. :mrgreen: ..........mandar um Bear fazer uma cobra de Pugachev no palácio do planalto..........e otras cositas más................mudar a órbita de reentrada de um satélite morto para que ele caia no sambódromo esse tipo de coisa

É a forma russa de dizer : "Não gostei do seus termos"




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#422 Mensagem por Plinio Jr » Sex Fev 08, 2008 4:54 pm

Pois é.....os caras não querem nada...e nós é que somos culpados.... :roll: :roll:

A fila anda....que procurem alguem que o faça.... :idea: :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#423 Mensagem por Beronha » Sex Fev 08, 2008 5:02 pm

talharim escreveu:O Putin poderia enviar alguns Bear para passear por aki tipo sobre o Projac fazer um rasante em cima da casa do Big Brother..........."olha aquilo ali ! tem uma estrela vermelha ! Noooossa deve ser da FAB !............. :mrgreen: ..........mandar um Bear fazer uma cobra de Pugachev no palácio do planalto..........e otras cositas más................mudar a órbita de reentrada de um satélite morto para que ele caia no sambódromo esse tipo de coisa

É a forma russa de dizer : "Não gostei do seus termos"


Gostaria de ver um bear fazer uma manobra cobra talharim :shock: :lol:




Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

#424 Mensagem por Beronha » Sex Fev 08, 2008 5:03 pm

Tou tentando aprender

le buzanfan de la patrie




PRick

#425 Mensagem por PRick » Sex Fev 08, 2008 5:05 pm

Beronha escreveu:Tou tentando aprender

le buzanfan de la patrie


Bebendo estrelas você aprende mais rápido! :twisted: :twisted:

[ ]´s




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#426 Mensagem por talharim » Sex Fev 08, 2008 5:08 pm

Se até o porcaria do F-16 consegue pq um Bear não ?




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60815
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6419 vezes
Contato:

#427 Mensagem por Túlio » Sex Fev 08, 2008 5:36 pm

Tem dias em que ADORO o Talha véio... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

#428 Mensagem por LeandroGCard » Sex Fev 08, 2008 5:49 pm

Barao Vermelho escreveu:Caros Amigos,
Oque acho que o Jobim esta fazendo é, pedindo o maximo pra poder barganhar alguma coisa, pq é certo que não vão nos ceder tudo, mas se lucrar-mos alguma coisa na area de tranferencia já esta bom.


Pois é, Barão, não duvido que seja mesmo por aí que nossos potentados estão pensando, mas veja como fica este raciocínio em outras palavras:

- "Olha aí gente, eu quero transferência de tecnologia, mas nem me importo muito com que tecnologia e do quê. Vocês tem alguma sugestão?"

Soa mal, não soa?

É claro que não foi exatamente assim, só estou ilustrando o conceito, mas nem um modelo preferido para o FX eles tem (e veja que isto significa que eles não sabem direito que força aérea querem), um contrato sobre sub`s com a Alemanha é anunciado com toda pompa e pouco depois fecha-se o negócio com a França (na verdade nem foi fechado ainda), fala-se em transferência de tecnologia mas compra-se torpedos e sistemas de quem se sabe não libera nada neste aspecto, anuncia-se na televisão um programa Cruzeiro do Sul e depois diz-se que vamos ficar só com o VLS mesmo e olhe lá, etc, etc, etc... . Considerando este histórico, não dá pra imaginar que o conteúdo das conversas na Europa tenham sido muito diferentes do que está na caricatura acima.

Conclusão pessoal minha: Enquanto não sair um plano nacional de defesa bem estruturado e com diretivas claras, atrelado a verbas definidas e não contingenciáveis, qualquer papo de transferência de tecnologia não só é inútil como contraproducente. Compras emergenciais de prateleira apenas para evitar verdadeiras catástrofes (vide M-IIIE/M-2000C) até va lá, em último caso, mas só pelo mínimo preço e sem muita discursão. De resto vamos poupar o dinheiro até sabermos o que queremos e o que realmente podemos ter e só depois vamos às compras.

E se não for assim nem vale a pena discutir, a situação que vimos nas últimas décadas será exatamente a que teremos nas próximas.


Leandro G. Card




Editado pela última vez por LeandroGCard em Sex Fev 08, 2008 5:58 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#429 Mensagem por Morcego » Sex Fev 08, 2008 5:51 pm

o melhor de ver os russófilos dizendo que o BRASIL pisou na bola, é que pelo menos eles não estão enchendo o saco dizendo que é culpa dos IMPERIALISTAS etc etc etc.

Eu morro e não vejo tudo.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#430 Mensagem por Luís Henrique » Sex Fev 08, 2008 6:35 pm

hemerson escreveu:Pessoal, uma coisa me chamou atenção nestas notas da imprensa a respeito da improdutividade da visita do Jobim à Russia: falou-se que não houve acordo no caso dos submarinos, dos helicópteros e de transferência de tecnologia.... Mas em nenhum momento foi falado da negociação do SU-351....Por que será??? Será que já está definido???


Os caças ficaram para depois. Não foi discutido 'abertamente' na Rússia mas também não foi discutido na França. :wink:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#431 Mensagem por Luís Henrique » Sex Fev 08, 2008 6:38 pm

morcego escreveu:o melhor de ver os russófilos dizendo que o BRASIL pisou na bola, é que pelo menos eles não estão enchendo o saco dizendo que é culpa dos IMPERIALISTAS etc etc etc.

Eu morro e não vejo tudo.


Olha, eu acho que o pessoal esta se precipitando.

Não é porque a imprensa deixou a 'sensação' que os franceses são os amiguinhos e os russos não, que tudo ja esta definido.

Muita coisa vai rolar ainda. Os russos transferem tecnologias, isto é fato.

Quais tecnologias??? :? ai fica dificil responder.

Da mesma forma os franceses dizem que estão dispostos a transferir tecnologias. Ótimo.

Quais tecnologias??? :? alguém sabe a resposta?

Nem o sub ainda foi definido, apesar de ja estar 90% definido.

Agora os caças a briga é bem mais competitiva. :wink:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
PRick

#432 Mensagem por PRick » Sex Fev 08, 2008 6:39 pm

Luís Henrique escreveu:
hemerson escreveu:Pessoal, uma coisa me chamou atenção nestas notas da imprensa a respeito da improdutividade da visita do Jobim à Russia: falou-se que não houve acordo no caso dos submarinos, dos helicópteros e de transferência de tecnologia.... Mas em nenhum momento foi falado da negociação do SU-351....Por que será??? Será que já está definido???


Os caças ficaram para depois. Não foi discutido 'abertamente' na Rússia mas também não foi discutido na França. :wink:


Isso não é uma dedução sensata, o NJ não iria jantar na Dassault, e ver exibição de SU-35, e não ter discutido sobre os caças, é evidente que tudo foi falado, e muito falado. Agora, a viagem não era para assinatura de contratos, só os russos entenderam diferente pelo jeito. 8-]

[ ]´s




Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

#433 Mensagem por Edu Lopes » Sex Fev 08, 2008 7:05 pm

PRick escreveu:Isso não é uma dedução sensata, o NJ não iria jantar na Dassault, e ver exibição de SU-35, e não ter discutido sobre os caças, é evidente que tudo foi falado, e muito falado. Agora, a viagem não era para assinatura de contratos, só os russos entenderam diferente pelo jeito. 8-]

[ ]´s

Mas será que os russos entenderam errado mesmo ou já teria havido alguma conversa preliminar onde foi passada a impressão que o Brasil estaria fechado com eles?

Acredito que não haja bobo nesse ramo e os negociadores russos devem ser tão experientes quantos franceses e americanos, afinal de contas não começaram a vender armamento ontem, né.

De repente a proposta francesa foi muito boa e a comitiva do NJ deu pra trás em Moscou. Sei lá, mas não acho que tenha havido engano por parte dos russos.




ImagemImagem
PRick

#434 Mensagem por PRick » Sex Fev 08, 2008 7:21 pm

Edu Lopes escreveu:
PRick escreveu:Isso não é uma dedução sensata, o NJ não iria jantar na Dassault, e ver exibição de SU-35, e não ter discutido sobre os caças, é evidente que tudo foi falado, e muito falado. Agora, a viagem não era para assinatura de contratos, só os russos entenderam diferente pelo jeito. 8-]

[ ]´s

Mas será que os russos entenderam errado mesmo ou já teria havido alguma conversa preliminar onde foi passada a impressão que o Brasil estaria fechado com eles?

Acredito que não haja bobo nesse ramo e os negociadores russos devem ser tão experientes quantos franceses e americanos, afinal de contas não começaram a vender armamento ontem, né.

De repente a proposta francesa foi muito boa e a comitiva do NJ deu pra trás em Moscou. Sei lá, mas não acho que tenha havido engano por parte dos russos.


Bem, tudo é possível, no entanto, acho mais provável uma descompasso por conta das culturas diferentes. Os russos devem ter pensado, o Ministro vem aí, quer dizer que conseguimos uma venda. No entanto, no Brasil existe um Ministro da Defesa que não tem poder para decidir sobre compra de armas. :wink:

[ ]´s




Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

#435 Mensagem por Edu Lopes » Sex Fev 08, 2008 7:22 pm

Não sei se já postaram

Viagem de Jobim à Rússia acaba sem acordo

Os ministros Nelson Jobim (Defesa) e Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) encerraram ontem a viagem à Rússia sem fechar acordos com o governo local para a construção de um submarino nuclear brasileiro, a compra de caças para a Aeronáutica e a instalação de uma fábrica de blindados no Sul do Brasil, informa nesta quinta-feira reportagem de Rubens Valente, enviado especial da Folha a Moscou (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

No final de semana, em São Petersburgo, Jobim havia dito à Folha que as negociações do Brasil sobre o submarino estavam mais avançadas com a França, e que os russos teriam ficado "assustados" sobre a hipótese de uma transferência de tecnologia.

Segundo a reportagem, em Moscou não foi assinado nenhum acordo bilateral Brasil-Rússia. No entanto, há expectativa de que no futuro se firme um termo simples de cooperação militar que envolva reduzir as exigências da burocracia no controle da circulação de pessoal militar nos dois países.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 0246.shtml


Jobim diz que dificuldade com idioma prejudica acordo com a Rússia

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

A ordem para cortar R$ 20 bilhões da proposta orçamentária de 2008 não deve atingir os projetos tecnológicos das Forças Armadas. O ministro Nelson Jobim (Defesa) sinalizou nesta sexta-feira que as negociações em busca de parcerias e avanços em tecnologia serão mantidos. Para o programa de propulsão nuclear, por exemplo, o ministério reservou R$ 130 milhões apenas para este ano.

Jobim disse que o contrato para o uso de tecnologia francesa para a produção dos casos e do "recheio cibernético" avançou na sua última viagem. Nas negociações com os franceses, o ministro também tratou sobre a instalação de um "parque tecnológico com captação autônoma".

De acordo com Jobim, a "parceria estratégica" entre Brasil e França deverá ser tema de conversa do encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarcozy, na próxima semana --na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa, onde ambos lançarão uma pedra fundamental sobre uma ponte construída no local.

No entanto, Jobim reconheceu que as negociações com o governo russo em busca de acordos para uma parceria que seria revertida em uma série de projetos pouco avançaram. De acordo com ele, o principal empecilho foi a "língua". O ministro disse que há uma "dificuldade em falar e escrever" o russo.

Com os russos, o governo brasileiro esperava fechar acordos para a construção de um submarino nuclear, a compra de caças para a Aeronáutica e a instalação de blindados no Sul do Brasil. Jobim e o ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) foram à Rússia para tratar desses assuntos.

Apesar de a viagem à Rússia não ter rendido acordos bilaterais, Jobim afirmou que está confiante. Durante cerimônia no Ministério da Defesa, o ministro destacou a necessidade de elaborar projetos e buscar metas "grandes". "Precisamos pensar grande. Como dizia o dr. Ulysses [Guimarães, ex-presidente PMDB]: 'quem pensa pequeno, fica pequeno", afirmou ele.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 0694.shtml




ImagemImagem
Responder