Santiago escreveu:Juliano Lisboa escreveu:
Ta certo que andei sumido, sem postar muito. Mas estou sendo ignorado ou é impressão minha???
Prezado Juliano,
Combustível é um componente. Talvez nem seja o mais caro.
Na conta entra combustível, lubrificantes, fluidos, peças e componentes, mão-de-obra, serviços especializados, etc.
[]s
Caro Juliano,
Depende de cada tipo de cálculo usado em cada país/operador de aeronaves. Há cálculos de custo de hora-vôo que incluem somente :
- combustível;
- combustível, lubrificantes, etc que se consomem durante o vôo;
- tudo acima e amortização do custo dos sobressalentes que são trocados em período de N anos voando X horas-vôo por ano;
- tudo acima incluindo mão-de-obra do "pessoal da graxa" (que hoje na verdade mete muito a mão na eletrônica);
- tudo acima incluindo o custo de toda a base aérea dividido pelo número de aeronaves e horas-vôo delas por ano;
- etc, etc;
- custo de toda a força aérea dividido pelo número de aeronaves.
Se fizermos isso para carros (custo de gasolina, por km do seguro, depreciação do mesmo, IPVA, revisão, consertos, etc), muita gente vai parar de andar de carro para ir na padaria, eheheh !
Abraços,
Roberto