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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Jun 27, 2010 10:39 am
por alb
Segundo o Pepê, o Rafale ópera a 40% de sua capacidade no SP, qual seria a capacidade max de operação embarcada? E qual seria a configuração do caça a 4O%?
Alguém se arrisca?
Abraço
Albernaz
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Jun 27, 2010 10:44 am
por alb
Pepê , melhoras pra vc, sei o quanto diabetes e uma doença chata, mas com um tratamento rigoroso, e uma atv Física regular da pra reduzir bem os riscos...
Se cuida!!!!
Abraço
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Jun 27, 2010 11:00 am
por Hader
Melhoras Pepê! Cuidado pois diabetes é um quadro muito sério e traiçoeiro.
[]'s
Re: Rafale no Sampa...
Enviado: Dom Jun 27, 2010 11:07 am
por gaitero
Pepê Rezende escreveu:Em função de denúncias que chegaram ao meu conhecimento, fui a campo verificar se houvera modificações nos laudos emitidos pela Marinha a respeito da operação do Rafale no Sampa. Na segunda-feira passada, amigos da MB e da FAB deram-me acesso ao material entregue ao Ministro da Defesa e mantidos na Exposição de Motivos que será entregue ao presidente Lula.
A assinatura dos comandantes das duas forças atestam que são originais. Alguns pontos:
1. O Rafale operaria do Sampa com apenas 40% de sua capacidade, o que poderia ser minimizado com o reabastecimento em vôo após a decolagem;
2. O F/A-18E/F Super Hornet não tem condições de operar em nosso porta-aviões. Seu peso vazio supera a capacidade de cabeamento, o comprimento é maior que os elevadores e a catapulta não teria condições de lançá-lo;
3. Mesmo o Gripen Naval, que só existe em teoria, operaria apenas com 80% da capacidade.
O documento preparado pela MB e MANTIDO TEXTUALMENTE na Exposição de Motivos afirma que os três operariam sem problemas na futura classe de navios aeródromos que será operada pela MB, de 50 mil toneladas. O material preparado pela COPAC e revisado pelo Alto Comando da Aeronáutica FOI MANTIDO. O que mudou foram os pesos atribuídos a cada item. Um bom exemplo: nos parâmetros originais, PREPARADOS EM 1995, a transferência de tecnologia tinha peso 9 em 100. Em compensação, preço e custo de manutenção receberam pesos 30 e 40. Não é para menos que o F/A-18E/F foi o vencedor do processo. Os brigadeiros fizeram os engenheiros aceitarem o que eles mesmos haviam estabelecido como regra! O Jobim devolveu porque não atendia aos novos pressupostos da END.
Dentro dos novos critérios, ESTABELECIDOS PELA ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA, o pacote tecnológico passou a valer 40%. É bom ressaltar que o recálculo das pontuações foi preparado pela COPAC. Nesse processo, terminado há 75 dias, o Rafale apareceu como vencedor porque obteve notas regulares em todos os itens, como o "timinho" do Fluminense que foi campeão carioca na década de 50 porque vencia regularmente de 1 x 0, enquanto os concorrentes, como o meu Mengão, aplicavam goleadas, mas perdiam mais pontos por se arriscarem desnecessariamente. Os concorrentes ganharam notas excelentes em alguns pontos, mas apresentaram um desempenho latimável em outros.
O Super Hornet foi extremamente penalizado pela legislação dos Estados Unidos, que impede ao governo estabelecer offsets com outros Estados. Cabe apenas ao fabricante, que não pode bancar a aquisição de aviões para as FFAA de Tio Sam, só para dar um exemplo. O Gripen, por sua vez, apresentou altos riscos, segundo a própria COPAC. Os suecos nem conseguiram apresentar uma planilha de custos do F-414, porque trata-se de material proprietário da US Navy. Só para dar uma idéia, o volume de páginas nesse quesito equivale à soma das páginas usadas para descrever os riscos dos DOIS concorrentes.
Há dúvidas sobre o desempenho do radar, sobre a durabilidade da célula, sobre o cumprimento do programa e algumas certezas devastadoras, como o fato de que, por ter pouco espaço interno e menor capacidade de geração de energia, o Gripen oferece menor capacidade de desenvolvimento que os concorrentes. Meninos, eu vi: escrito pela própria COPAC! A propósito, teve uma nota um pouco melhor que a do Rafale no quesito transferência de tecnologia, mas não o suficiente para superar seus pontos fracos nem a contrapartida comercial da França, que garante a compra de 12 KC-390 e a participação da Dassault no programa da Embraer.
Quanto à Exposição de Motivos, ela é um primor sob o ponto de vista metodológico. Cada frase remete a um documento anexo, inclusive para a Exposição de Motivos enviada em dezembro pelo Comando da Aeronáutica, que usa um código de cores para destacar pontos fortes, fracos e medianos de cada aparelho...
Por motivos de saúde, afastei-me dos fóruns. Minha diabetes, descoberta há um ano, entrou em nova fase. Para piorar, estava com uma gripe incubada há quase dois meses (deflagrou neste fim de semana). Espero ter sido útil às discussões.
A propósito: a MB quer operar 48 aviões de suas duas unidades futuras.
Abraços
Pepê
Ainda bem que o Pepê escreveu isto, porque eu já estou a 1 ano gritando aqui e ninguem me escuta...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Jun 27, 2010 11:13 am
por AlbertoRJ
Eu acho que as demais informações são muito mais interessantes:
- O teor da análise técnica é o mesmo.
- O Gripen NG é considerado por todos um programa de altíssimo risco, até pela COPAC. Dúvidas e dúvidas.
- O Super Hornet foi o escolhido de acordo com os critérios anteriores à END, não o Gripen.
- Os suecos dependem de autorização dos EUA até para apresentarem informações sobre os componentes do Gripen (lembro que também postei sobre os servos do FCS).
- A legislação norte-americana realmente é um empecilho para ToT.
- Sob o ponto de vista do GF, o caça deverá servir também para a MB, seja agora ou no futuro.
[]'s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Jun 27, 2010 11:32 am
por Penguin
alb escreveu:Segundo o Pepê, o Rafale ópera a 40% de sua capacidade no SP, qual seria a capacidade max de operação embarcada? E qual seria a configuração do caça a 4O%?
Alguém se arrisca?
Abraço
Albernaz
cb_lima escreveu:
Obrigado Lynx
Eu estava tentando dizer isso da minha maneira maluca...
Vamos usar bem a nossa 'realidade' (A-4) e criar requisitos aonde o 'futuro' (Rafale) possa ser usado da melhor maneira possível...
E esse é o meu ponto
... Eu sei que sou chato com essa história, mas quando estive "por lá" ano passado
passei umas 3 horas conversando e debatendo (e batendo) sobre esse assunto e infelizmente não posso falar de exatamente tudo o que vi (O Gerson tenta no MSN
) , mas posso falar das minhas conclusões do meu COPAC "pessoal" e ele diz que, adoraria o Rafale na MB, mas não no SP...
[]s
CB_Lima
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Jun 27, 2010 12:17 pm
por DELTA22
(...)
laudos emitidos pela Marinha a respeito da operação do Rafale no Sampa. Na segunda-feira passada, amigos da MB e da FAB deram-me acesso ao
material entregue ao Ministro da Defesa e mantidos na Exposição de Motivos que será entregue ao presidente Lula.
A
assinatura dos comandantes das duas forças atestam que são originais. Alguns pontos:
1. O Rafale operaria do Sampa com apenas 40% de sua capacidade, o que poderia ser minimizado com o reabastecimento em vôo após a decolagem;
(...)
=======
Será que li algo errado???
[]'s a todos.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Jun 27, 2010 12:23 pm
por Wellington
Srs de tudo que li nos ultimos posts ficou em mim uma dúvida que sei que talvez não poderá ser dirimida facilmente, mas vendo as pretenções da END com relação a FAB e MB , me vem uma questão , existe a
a possibilidade, vejam que coloco como possibilidade,já que para o FX-2 são apenas 36 aeronaves num primeiro momento, e como falam que a transferencia de tecnologia so seria maior apos 72 aeronaves, poderiam como deferencial por incluir os navais adiantar as TOts?? Agradeço se puderem comentar
Re: Rafale no Sampa...
Enviado: Dom Jun 27, 2010 12:35 pm
por Danielo
Pepê Rezende escreveu:Em função de denúncias que chegaram ao meu conhecimento, fui a campo verificar se houvera modificações nos laudos emitidos pela Marinha a respeito da operação do Rafale no Sampa. Na segunda-feira passada, amigos da MB e da FAB deram-me acesso ao material entregue ao Ministro da Defesa e mantidos na Exposição de Motivos que será entregue ao presidente Lula.
A assinatura dos comandantes das duas forças atestam que são originais. Alguns pontos:
1. O Rafale operaria do Sampa com apenas 40% de sua capacidade, o que poderia ser minimizado com o reabastecimento em vôo após a decolagem;
2. O F/A-18E/F Super Hornet não tem condições de operar em nosso porta-aviões. Seu peso vazio supera a capacidade de cabeamento, o comprimento é maior que os elevadores e a catapulta não teria condições de lançá-lo;
3. Mesmo o Gripen Naval, que só existe em teoria, operaria apenas com 80% da capacidade.
O documento preparado pela MB e MANTIDO TEXTUALMENTE na Exposição de Motivos afirma que os três operariam sem problemas na futura classe de navios aeródromos que será operada pela MB, de 50 mil toneladas. O material preparado pela COPAC e revisado pelo Alto Comando da Aeronáutica FOI MANTIDO. O que mudou foram os pesos atribuídos a cada item. Um bom exemplo: nos parâmetros originais, PREPARADOS EM 1995, a transferência de tecnologia tinha peso 9 em 100. Em compensação, preço e custo de manutenção receberam pesos 30 e 40. Não é para menos que o F/A-18E/F foi o vencedor do processo. Os brigadeiros fizeram os engenheiros aceitarem o que eles mesmos haviam estabelecido como regra! O Jobim devolveu porque não atendia aos novos pressupostos da END.
Dentro dos novos critérios, ESTABELECIDOS PELA ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA, o pacote tecnológico passou a valer 40%. É bom ressaltar que o recálculo das pontuações foi preparado pela COPAC. Nesse processo, terminado há 75 dias, o Rafale apareceu como vencedor porque obteve notas regulares em todos os itens, como o "timinho" do Fluminense que foi campeão carioca na década de 50 porque vencia regularmente de 1 x 0, enquanto os concorrentes, como o meu Mengão, aplicavam goleadas, mas perdiam mais pontos por se arriscarem desnecessariamente. Os concorrentes ganharam notas excelentes em alguns pontos, mas apresentaram um desempenho latimável em outros.
O Super Hornet foi extremamente penalizado pela legislação dos Estados Unidos, que impede ao governo estabelecer offsets com outros Estados. Cabe apenas ao fabricante, que não pode bancar a aquisição de aviões para as FFAA de Tio Sam, só para dar um exemplo. O Gripen, por sua vez, apresentou altos riscos, segundo a própria COPAC. Os suecos nem conseguiram apresentar uma planilha de custos do F-414, porque trata-se de material proprietário da US Navy. Só para dar uma idéia, o volume de páginas nesse quesito equivale à soma das páginas usadas para descrever os riscos dos DOIS concorrentes.
Há dúvidas sobre o desempenho do radar, sobre a durabilidade da célula, sobre o cumprimento do programa e algumas certezas devastadoras, como o fato de que, por ter pouco espaço interno e menor capacidade de geração de energia, o Gripen oferece menor capacidade de desenvolvimento que os concorrentes. Meninos, eu vi: escrito pela própria COPAC! A propósito, teve uma nota um pouco melhor que a do Rafale no quesito transferência de tecnologia, mas não o suficiente para superar seus pontos fracos nem a contrapartida comercial da França, que garante a compra de 12 KC-390 e a participação da Dassault no programa da Embraer.
Quanto à Exposição de Motivos, ela é um primor sob o ponto de vista metodológico. Cada frase remete a um documento anexo, inclusive para a Exposição de Motivos enviada em dezembro pelo Comando da Aeronáutica, que usa um código de cores para destacar pontos fortes, fracos e medianos de cada aparelho...
Por motivos de saúde, afastei-me dos fóruns. Minha diabetes, descoberta há um ano, entrou em nova fase. Para piorar, estava com uma gripe incubada há quase dois meses (deflagrou neste fim de semana). Espero ter sido útil às discussões.
A propósito: a MB quer operar 48 aviões de suas duas unidades futuras.
Abraços
Pepê
Obrigado por este post, ele confirma o que foi dito recentemente Administratores.com.br (Inforel)
Fiz uma tradução para
www.air-defense.net.
e acima de tudo, saudáveis!!!
abraço
Deixando mais claro ainda
Enviado: Dom Jun 27, 2010 1:09 pm
por Pepê Rezende
Não há intenção imediata de compra de Rafale para a Marinha, mas ela virá no futuro.
Abraços
Pepê
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Jun 27, 2010 1:11 pm
por Marino
Pepê, vc postou este texto no BM?
Caso afirmativo, como estão as trevas e o ranger de dentes?
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Jun 27, 2010 1:15 pm
por Carlos Lima
Gerson Victorio escreveu:Pepê,
muito esclarecedoras suas informações...obrigado por compartilha-las conosco!!!
Desejo-lhe melhoras e que volte a postar mais!!!
Grande abraço
Gerson
x2!
Valeu Pepe e melhoras cara... cuida a'i dessa saude direito porque nao 'e brincadeira nao!
[]s
CB_Lima
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Jun 27, 2010 2:02 pm
por binfa
Te cuida Pepe, melhoras!
Um forte abraço cordial
binfa
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Jun 27, 2010 2:10 pm
por Carlos Mathias
Pepê, antes de mais nada, te desejo tudo de bom no tratamento da sua doença, que como bem disse um amigo ainda agora, se bem tratada e acompanhada , dá prá levar na boa.
Mas tem que cuidar, viu? Não pode deixar rolar solto porque a diabetes é traiçoeira.
Quanto as infos que postastes, excelentes e ajudam muito a acabar com cetros mitos e repetições intermináveis neste e noutro fórum, como se algo não verdadeiro repetido incansavelmente fosse virar realidade ou mudar uma vírgula sequer do processo FX-2.
Na verdade só conseguem encher o saco de quem quer realmente entender a coisa num nível mais aprofundado do que a opinião do prefeito.
Te cuida cara, e tudo de bom prá você!!!!!!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Dom Jun 27, 2010 2:11 pm
por Túlio