Carro a diesel pode voltar ao Brasil em 2014
Petrobras e montadoras têm interesse na ação, que ainda depende de aval do senado
Carros a diesel não são oferecidos no Brasil há 35 anos
Faz tanto tempo que não se vende automóveis de passeio com motor a diesel no Brasil que o público praticamente já se esqueceu deles. Fora de cena desde 1976, este tipo de carro foi excluído do mercado nacional devido a crise do petróleo da década de 1970, quando o governo passou a subsidiar o combustível somente para veículos comerciais, em especial caminhões. Mas essa realidade está para mudar.
Em debate no Fórum Diesel 2011 realizado pela SAE Brasil na última semana, montadoras, sistemistas e a Petrobras demonstraram interesse em retomar a tecnologia no país, que na Europa e em outros países da América do Sul é utilizada de forma extensiva. A data para o retorno: 2014. Mas isso ainda depende de uma série de ações.
A primeira delas é a permissão do senado brasileiro, que vem barrando nos últimos anos a volta do carro a diesel ao mercado por questões de interesses políticos e também por conta do fornecimento adequado do combustível. Este também precisa mudar muito para enfim voltar a ser aplicado. O diesel brasileiro na comparação com o europeu ainda é considerado muito “sujo” devido ao seu alto teor de enxofre em sua composição.
Segundo representantes da Petrobras, o processo de melhoria do diesel brasileiro já está em andamento, mas este não é o único empecilho para viabilização dessa alternativa. Segundo a estatal, é preciso rever a demanda para esse tipo de veículo, que pode ter forte penetração em frotas comerciais e táxis, além da oferta do combustível, já que o Brasil ainda importa parte do diesel que consome.
FONTE
Eu pessoalmente duvido que o Brasil venha algum dia a utilizar o diesel nos ligeiros de passeio. Primeiro que é necessário um diesel de boa qualidade, o que custa mais a produzir, e segundo porque, com a metodologia seguida a risca de pensar somente no dia de hoje e nunca no amanhã, carros a diesel trariam prejuízos para os revendedores de combustível e para o governo, uma vez que possuem uma autonomia muito superior à gasolina, reduziriam-se lucros e impostos.
Aqui, o Diesel tem um incentivo ao seu uso, pois os governos querem poupar o máximo de gasolina na utilização veicular, além de poluírem menos.
Depois, há quem estranhe ao ver carros novos à diesel, pela 1ª vez, mas hoje em dia, os carros tem boa insonorização, tanto na cabina, quanto no cofre do motor, que mal escuta-se a diferença, quando circula-se normalmente. E além disto, há o prazer inerente a conduzir um carro diesel, por conta do Turbo, que lhe confere um binário (torque) muitíssimo superior ao seu equivalente à gasolina, e totalmente disponível muito mais cedo, o que se traduz em mais conforto na condução citadina.
Vejam estes exemplos:
2009 Volkswagen Golf Variant 1.6 (Gasolina)
How long? 4534 mm
How heavy? 1272 kg
What size engine? 1.6 litre, 1595 cm3 Gasoline
How many cylinders? 4, Straight
How much power? 101 bhp / 75.3 kW @ 5600 rpm
How much torque? 15.1 kgm @ 3800 rpm
How quick? 0-100 km/h: 12.20 s
How fast? 189 km/h, 117 mph
What fuel economy? 9.8/5.7/7.2 l/100km urban/extra-urban/combined
What CO2 emissions? 168 CO2 g/km
2009 Volkswagen Golf Variant 1.6 TDI (Diesel)
How long? 4534 mm
How heavy? 1370 kg
What size engine? 1.6 litre, 1598 cm3 Diesel
How many cylinders? 4, Straight
How much power? 103.5 bhp / 77.2 kW @ 4400 rpm
How much torque? 25.5 kgm @ 1500-2500 rpm
How quick? 0-100 km/h: 11.90 s
How fast? 190 km/h, 118 mph
What fuel economy? 5.7/3.9/4.5 l/100km urban/extra-urban/combined
What CO2 emissions? 119 CO2 g/km
Ou seja, o Diesel, mesmo sendo mais pesado, é muito mais económico (17.5km/l x 10.2km/l na cidade) e possui um torque bem maior, e disponível mais cedo (22.5kgm @ 1500RPM x 15.1kgm @ 3800RPM), e ambos possuem a mesma velocidade final, com uma ligeira vantagem na aceleração para o Diesel.
Já um modelo mais novo, mantém a diferença:
2011 Volkswagen Golf 1.2 TSI BlueMotion (Gasolina)
How long? 4199 mm
How heavy? 1234 kg
What size engine? 1.2 litre, 1197 cm3
How many cylinders? 4, Straight
How much power? 103.5 bhp / 77.2 kW @ 5000 rpm
How much torque? 17.8 kgm @ 1550-4100 rpm
How quick? 0-100 km/h: 10.50 s
How fast? 190 km/h, 118 mph
What fuel economy? 6.5/4.5/5.2 l/100km urban/extra-urban/combined
What CO2 emissions? 121 CO2 g/km
2011 Volkswagen Golf 1.6 TDI Bluemotion
How long? 4199 mm
How heavy? 1318 kg
What size engine? 1.6 litre, 1598 cm3
How many cylinders? 4, Straight
How much power? 104.9 PS / 103.5 bhp / 77.2 kW @ 4400 rpm
How much torque? 25.5 kgm @ 1500-2500 rpm
How quick? 0-100 km/h: 11.30 s
How fast? 190 km/h, 118 mph
What fuel economy? 5.2/3.5/4.1 l/100km urban/extra-urban/combined
What CO2 emissions? 107 CO2 g/km
Novamente temos vantagem para o Diesel, pois mesmo sendo mais pesado, possui melhor autonomia (19.2km/l x 15.3km/l na cidade) e um torque muito maior (25.5kgm x 17.8kgm), ficando ligeiramente para trás na aceleração até os 100km/h, mas com velocidade máxima igual.
E o que é comum a ambos? Os motores à diesel possuem emissões de CO2 bem inferiores.
Enfim, os Brasileiros só teriam a ganhar, falta saber quem deve ser o maior beneficiado nesta questão, para o Governo.