Rafale e Su-35 na FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Pepê Rezende
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Projetos de curto e médio prazo

#406 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Dez 21, 2006 4:24 pm

Mísseis antiaéreos e armas antitanques para o Exército e helicópteros para a FAB e para a Marinha.

Pepê




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Adriano
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#407 Mensagem por Adriano » Qui Dez 21, 2006 4:32 pm

Beraldi,

Concordo plenamente com vc.

Eu não consigo compreender uma FAB que quer padronizar cockpit de A-29, F-5 e A1 pra economizar na logística e manutenção e depois vem com conversas da tanga do tipo comprar e/ou manter em vôo figuras tipo Mi-171+Super Puma+UH1+Mi35+SH70+F5+A1+Xavante +Impala
+M2000C+A-29+C295+C212++++etc++++etc...
(quantos tipos de aviões a FAB tem e quer ter?)
Que merd%&@ de frota é essa? Que conversa é essa de economizar nos aviônicos dos caças? Quantas FAB´s existem dentro da FAB?
Espantam-se as moscas e engole-se o camelo.... :(

Abraços,

Adriano.




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Brasileiro
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#408 Mensagem por Brasileiro » Qui Dez 21, 2006 4:32 pm

Entra na lista os Leopard do Exército e o submarino.

abraços]




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#409 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 21, 2006 4:35 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
Bolovo escreveu:
projeto escreveu:
edson_spbr escreveu:
MCD-SM escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Carcará escreveu:Este fórum esta parecendo fórum de xaradas!!
:x
O Walter tá fazendo escola :evil: :evil: :evil: :evil:


Vc nem imagina o que vem por aí...

Walter


aiaiaiai


Temos que ter a estrutura necessária para operar qualquer aeronave, pois não podemos perder a liderança na América do Sul e é isso que o Lula deve estar pensando tb!! Que venha o melhor, que venha o SU!!


Claro, se vier um Su-35 a FAB vai ter que se adequar para operá-lo.

[]'s

O grande desafio é: como fazer isso?

Nem com os A-1 terminamos isso, e olha que a desgraça tá voando aqui desde 1989...


Bolovo eu vejo você "sentando a pua" no pessoal, mas não para pensar que a FAB passou por isso pois foi um período pós- ditadura em que todos estavam "no limbo", aprendendo o novo convívio, e teve muita gente que aproveitou para "tirar o atraso", desafogar a amargura e ir à forra, sacaneando mesmo. Somado a isso você tinha 12 a 16 Mirage III já com 15 anos de uso e sugando uma $$$ violenta em manutenção, umalinha de produção de A-1 com quase dez anos de atraso sendo fabricados por uma empresa em processo de privatização e que aproveitou para inflacionar os "custos" de modo a poder financiar seus projetos civis, além de mais de 40 F-5 "detonados",boa arte dos quais tendo que ser praticamente "refeitos" por aqui, dado o estado de desgaste que seus quase 20 anos de uso demonstrava. Sem contar o que os mais de 100Xavantes consumiam em termos de manutenção,sendo usados "sem dó" principalmente nos esquadrões do NE. Os recursos da FAB foram pelo ralo nisso: na manutenção e produção de uma frota de mais de 200 caças. E é isso que detona agora o orçamento: 46 F-5 em processode reforma e, antes disso, sugando uma grana violenta dado o estadode desgaste avançado das células e componentes que já não estavam mais em linha de produção. O mesmo para os 12 Mirage III. Além de mais de 50 A-1 de três lotes diferentes produzindo situações similares. Agora se você pegar estas 108 aeronaves, algumas delas com mais de 30 anos de uso, e substituir por, digamos, 48 aeronaves NOVAS e mais capazes que, mesmo em menor número, tem mais poder de combate, aí você vai ver como pode se fazer a economia. Principalmente se montado um centro de manutenção local, com acompanamento, desde a primeira hora de vôo, de toda a vida da célula e dos componentes, aplicando manutenção programada e sem "sustos" do tipo "quebrou isso e eu não estava esperando", bem comum em células mais velhas e sem o histórico total. Não vou nem falar do menor número de pilotos necessários,menor número de pessoal especializado de manutenção, menos custos de treinamento, e de como 50 horas de vôo por ano em 108 aeronaves podem virar 100 horas de vôo em 48 aeronaves mais novas e com menos manutenção, mas o raciocínio é esse...

Sim, eu concordo com isso.

Eu defendo uma FAB com uns 60 Gripens e só.

Um Gripen já faz mais do que qualquer aeronave da FAB.

QUALQUER.




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#410 Mensagem por Sideshow » Qui Dez 21, 2006 4:41 pm

Agora se você pegar estas 108 aeronaves, algumas delas com mais de 30 anos de uso, e substituir por, digamos, 48 aeronaves NOVAS e mais capazes que


Beraldi o problema eque não serão apenas esses 48 Flankers, a FAB ainda nem recebeu todos os Mirage 2000C, temos os F-5M e os AMX. Agora imagine manter isso tudo.


Mísseis antiaéreos e armas antitanques para o Exército e


Mais Ingla? E como fica o MSS 1.2?




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#411 Mensagem por Carcará » Qui Dez 21, 2006 4:43 pm

Brasileiro escreveu:Entra na lista os Leopard do Exército e o submarino.

abraços]


Aí já são compras anunciadas :D :D :D :D
Eu quero conhecer o lado negro da força... :D :D




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#412 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 21, 2006 4:44 pm

Adriano escreveu:Beraldi,

Concordo plenamente com vc.

Eu não consigo compreender uma FAB que quer padronizar cockpit de A-29, F-5 e A1 pra economizar na logística e manutenção e depois vem com conversas da tanga do tipo comprar e/ou manter em vôo figuras tipo Mi-171+Super Puma+UH1+Mi35+SH70+F5+A1+Xavante +Impala
+M2000C+A-29+C295+C212++++etc++++etc...
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Que merd%&@ de frota é essa? Que conversa é essa de economizar nos aviônicos dos caças? Quantas FAB´s existem dentro da FAB?
Espantam-se as moscas e engole-se o camelo.... :(

Abraços,

Adriano.

Adriano, dentro da FAB existem,

A Força Aérea da Marinha do Brasil, que utiliza os P-95 e P-3 para patrulha ASuW, ASW. O fato engraçado é que em praticamente qualquer país decente, até perto de nós, tipo Chile e Argentina, esses aviões são da Marinha.

Existe também a Aviação Rotativa da Força Aérea do Exército Brasileiro, que acham que ainda estamos em 1960, combatendo os Guerrilheiros do Araguaia, epoca em que EB não tinha meios aéreos, por causa de uma lei que só deixava o pessoal da FAB brincar de Helicoptero.

Existem também a Força Aérea da FUNAI, do IBAMA e da Integração Social, que pretende nos próximos 10 anos, ter uma força de transporte do tamanho da USAF. Uma centena de Casa 212? Aceitamos, pode trazer!

Enquanto isso, a verdadeira Força Aérea Brasileira, aquela que em 1942 até 1945 fez a Alemanha e Itália correr lá na Segunda Guerra, bem, essa tá sendo desvalorizada. Começou com os ótimos P-47, praticamente os F-15 Eagle da época, foram para os Gloster Meteor, ótimos aviões, porém sofriam de fadiga estrutura, então fomos para os F-80 remediando a situação, até chegar os EXCELENTES Mirage III e F-5 na decáda de 70. O complicado é que 30 anos depois, continuamos com os F-5, compramos um caça francês de 20 anos atrás e a aviação de caça vai indo... de mal a pior.

Nossa aviação de bombardeiros era composta de centena de B-25 e B-26, uma força respeitaval, foram desativados e ficou assim até 1989, quando chegaram os A-1 que não são a 8º maravilha do mundo, mas que tá segurando as pontas até hoje.

O foda é falar que não tem dinheiro para tal e lá lá lá. Dinheiro pra comprar 100 aviões INUTEIS de transporte, 40 helicopteros DESNECESSARIOS, 2 Legacy 600 para o Generalato eles tem. O que não tem é alguns milhozinhos para comprar alguns misseis a porra de doze caças. Pro inferno esse alto comando da FAB! :roll:




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Re: Projetos de curto e médio prazo

#413 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 21, 2006 4:47 pm

Pepê Rezende escreveu:Mísseis antiaéreos e armas antitanques para o Exército e helicópteros para a FAB e para a Marinha.

Pepê

Com misseis antiaéreos e armas antitanque eu concordo.

Tomara que abarrotem o EB de TOR M1, BUK, S-300, Iglas, Kornets e o escambau.

O mesmo para a MB e um tempo depois para a FAB, principalmente os SAMs, para proteger as bases.

Agora helicopteros não faz sentido. :roll:




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#414 Mensagem por A.K. for T-7 » Qui Dez 21, 2006 4:53 pm

Sideshow escreveu:
Agora se você pegar estas 108 aeronaves, algumas delas com mais de 30 anos de uso, e substituir por, digamos, 48 aeronaves NOVAS e mais capazes que


Beraldi o problema eque não serão apenas esses 48 Flankers, a FAB ainda nem recebeu todos os Mirage 2000C, temos os F-5M e os AMX. Agora imagine manter isso tudo.




Pode esperar uma mudança radical na eventual aquisição de Flanker. Do tipo "pára tudo e vamos reorganizar": pense que nos Mirage sendo repassados sem quase nenhum fabiano colocar a b... no assento, no F-5 segurando a onda em novas bases no norte e oeste até o substituição total pela nova aeronave, o que inclui as funções do A-1.

Agora pense num centro de manutenção de alto nível local, montagem local com produção parcial de componentes (composites) e venda para hermanos da AL que estão só "na miúda"....

Depois de imaginar isso tudo você vai ter uma noção do quadro que está se formando. Esqueça o que foi dito em palestras anteriores, mesmo as feitas há pouco tempo, antes de termos recebido uma certa "proposta indecente" e de uma viagem escondida... :wink:




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
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#415 Mensagem por Adriano » Qui Dez 21, 2006 4:54 pm

Perfeito, Bolovo!

Abraço,

Adriano.
Ah! Temos ainda a Força Aérea de Transporte Executivo e Legislativo monida de Brasílias, ERJ´s, Lear´s, bandeirantes, Airbus, etc... :(
Sabe como é, os parlamentares ganham pouco...




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#416 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 21, 2006 5:00 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
Sideshow escreveu:
Agora se você pegar estas 108 aeronaves, algumas delas com mais de 30 anos de uso, e substituir por, digamos, 48 aeronaves NOVAS e mais capazes que


Beraldi o problema eque não serão apenas esses 48 Flankers, a FAB ainda nem recebeu todos os Mirage 2000C, temos os F-5M e os AMX. Agora imagine manter isso tudo.




Pode esperar uma mudança radical na eventual aquisição de Flanker. Do tipo "pára tudo e vamos reorganizar": pense que nos Mirage sendo repassados sem quase nenhum fabiano colocar a b... no assento, no F-5 segurando a onda em novas bases no norte e oeste até o substituição total pela nova aeronave, o que inclui as funções do A-1.

Agora pense num centro de manutenção de alto nível local, montagem local com produção parcial de componentes (composites) e venda para hermanos da AL que estão só "na miúda"....

Depois de imaginar isso tudo você vai ter uma noção do quadro que está se formando. Esqueça o que foi dito em palestras anteriores, mesmo as feitas há pouco tempo, antes de termos recebido uma certa "proposta indecente" e de uma viagem escondida... :wink:

Beraldi, você não acha isso um POUCO dificil de acontecer? São contratos, todos eles já foram assinados e pagos, como voltar atrás?

Agora serão 12 M2000C, 46 F-5M, 53 A-1, 99 A-29 e 48 caças super caros? Se fossem só esses 48 novos caças, eu até concordaria, mas eu sei, você sabe, e talvez até o meu pote de sorvete de flocos sabe que não será assim.

Eu estou temendo até a chegada mais um lote de Mirage 2000C. :|
Adriano escreveu:Perfeito, Bolovo!

Abraço,

Adriano.
Ah! Temos ainda a Força Aérea de Transporte Executivo e Legislativo monida de Brasílias, ERJ´s, Lear´s, bandeirantes, Airbus, etc... :(
Sabe como é, os parlamentares ganham pouco...

Ah, é verdade, esqueci desse braço aéreo TÃO importante da FAB. :mrgreen:

Essa aí pretende ter nos próximos 5 anos a frota da American Airliners e da Air France juntos. :roll: :lol: :lol:




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#417 Mensagem por Carcará » Qui Dez 21, 2006 5:05 pm

A última grande emoção que tive com nossa FAB, foi ver o primeiro vôo do R-99A AEW.
Talvez os mais novos não dêem tanto valor a isso. Mas eu que já estava desestimulado a acompanhar as FA brasileiras, pelo estado que se encontravam/encontra e a omissão do nosso país para com eles, quando vi um avião AEW nas cores da FAB, e mais importante, fabricado no país...não tenho vergonha de falar, me emocionei (da mesma forma quando foi lançado o primeiro submarino construído no Brasil).
Senhores, o Brasil operando e fabricando uma aeronave que até então podia se contar nos dedos as nações que tinham disponíveis. E um bela e moderna aeronave.

Depois daquele dia, não me surpreendo (penso eu) mais com nada...




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#418 Mensagem por A.K. for T-7 » Qui Dez 21, 2006 5:12 pm

Os Mirage 2000C permitem o repasse e, mesmo assim, isso só ocorreria em 2010/2011, com a chegada dos primeiros CAÇAS NOVOS...

Os F-5M serão terminados e permanecerão na ativa durante o período previsto, ou seja até cerca de 2015, que é o tempo necessário para entregar todos os CAÇAS NOVOS, inclusive com a entrega concomitante de CAÇAS NOVOS a hermanos...

O A-1 "está no limbo", não foi iniciado e previa inicialmente a conclusão no ano que vem para permitir operação do A-1 até 2020, quando tambémseria substiyuído pelo CAÇA NOVO, que, por esta data, já somaria de 96 a 108 unidades na FAB. Agora o A-1 nem começou... e dependendo do que for escrito e assinado no segundo semestre do ano que vem, pode ser que ele nem vá em frente...




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#419 Mensagem por Carcará » Qui Dez 21, 2006 5:17 pm

Alexandre Beraldi escreveu:Os Mirage 2000C permitem o repasse e, mesmo assim, isso só ocorreria em 2010/2011, com a chegada dos primeiros CAÇAS NOVOS...

Os F-5M serão terminados e permanecerão na ativa durante o período previsto, ou seja até cerca de 2015, que é o tempo necessário para entregar todos os CAÇAS NOVOS, inclusive com a entrega concomitante de CAÇAS NOVOS a hermanos...

O A-1 "está no limbo", não foi iniciado e previa inicialmente a conclusão no ano que vem para permitir operação do A-1 até 2020, quando tambémseria substiyuído pelo CAÇA NOVO, que, por esta data, já somaria de 96 a 108 unidades na FAB. Agora o A-1 nem começou... e dependendo do que for escrito e assinado no segundo semestre do ano que vem, pode ser que ele nem vá em frente...


Beraldi,

Quais forças poderiam se beneficiar com esta visita???




Pepê Rezende
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Mixórdia

#420 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Dez 21, 2006 5:20 pm

Em outros fóruns eu defendo uma reformulação completa da FAB.

1. Em minha humilde opinião, precisaríamos de DOIS esquadrões de C-295 e de QUATRO esquadrões de Hercules C-130 (ou A-400 ou Il76) para suprir nossas necessidades de transporte e suporte ao Exército na Amazônia.

2. Eu centralizaria o trabalho dos ETA em apenas dois esquadrões de Caravan em Brasília.

3. Substituiria todos os A-1 e F-5 por apenas um vetor (pode ser -- em ordem alfabética para os bandos não se estressarem -- Gripen, Rafale ou Su-35). Só esses dois programas de nmodernização vão empregar mais de US$ 700 milhas.




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