PRick escreveu:Brasileiro escreveu:Um outro ponto que chama a atenção é que o MAA-1B terá também um novo motor. Segundo o Sistemas de Armas, esse novo motor vai queimar por 6s ao invés de 2s do MAA-1A.
Eu acho que a Koslova já falou tudo o que precisávamos ler sobre isso. Está lá.
Uma outra coisa que ela diz em uma mensagem (não sei onde está) é quanto ao projeto do MAA-1A que tem um detalhe que permaneceu ao longo de todos estes anos. O diâmetro do míssil. Permanece o mesmo do final da década de 70.
O diâmetro dele é 1 polegada maior que os mísseis de 4ª geração, e até mesmo os de 3ª, é responsável por um grande arrasto aerodinâmico que impactua diretamente no alcance e na velocidade do MAA-1A. Lembrando que para que um míssil obtenha maiores manobrabildades a maiores alcances ele precisa manter velocidade constante pelo maior tempo possível, e uma configuração aerodinâmica "gorda" diminui esse tempo em que o míssil permanece na velocidade máxima, e obviamente diminui também o alcance e a manobrabilidade.
Essa é uma característica tão marcante que é muito difícil se ser resolvida. Não se pode colocar mais combustível no míssil (para compensar a aerodinâmica) por que isso o tornaria mais pesado, dessa forma, o MAA-1 é mais largo, mais pesado e o seu motor no máximo tão potente quanto seus similares.
De fato, acredito que o MAA-1B não se concretize como míssil de 4ª geração, mas algo próximo disso. A nova configuração aerodinâmica, o novo motor e o novo sensor o fazem melhor, mas não o suficiente para ser de uma outra geração, pois no fundo ele continuará com o "espírito" do MAA-1A incorporado em si.
abraços]
O Diâmetro do MAA-1A é o mesmo dos projeto de Israel, ou seja, P-III, P-IV e P-V, 152mm ou 06 polegadas, o míssil que usa 127 mm ou 05 polegadas é o AIM-9, todos os subtipos se não me falha a memória.
O problema aerodinâmica do MAA-1A é que o sekeer tem quase o mesmo diâmetro do corpo do míssil, isto reduz o alcance total do míssil, mas como podemos observa no mock-up do MAA-1B, este problema foi equacionado ou minorado.
[ ]´s
Exatamente o que eu iria comentar: o MAA-1 tem 150mm de diâmetro, sendo, de fato, mais gordo que o AIM-9, que tem 127mm. Mas ele é 10mm mais magro que os Python 3, 4 e 5, que têm 160mm de diâmetro, além de ser 20mm mais magro que o R-73 Archer, que tem 170mm de diâmetro... Como é que os Python e o Archer são mais gordos e, na proporção de sua "gordura", tem respectivamente mais alcance?
Olhe a cabeça de um Python 4 e me diga: onde ela é mais aerodinâmica que a de um MAA-1? E a do R-73 Archer, então, com todos aqueles penduricalhos no nariz, sem contar aquelas canaletas largas pela lateral do corpo e as aletas traseiras com mais de meio metro de corda? Santo arrasto aerodinâmico, Batman !!! Quanto à do AIM-9 L/M e X não discuto, mas os outros...
Agora uma coisa eu digo: a cabeça do MAA-1B é mais afilada que a de um MAA-1A. É um requisito do projeto e uma possibilidade trazida pelo novo sensor...