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Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 5:55 pm
por gabriel219
Então porque não o Gripen Naval?

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 6:01 pm
por Carlos Lima
gabriel219 escreveu:Então porque não o Gripen Naval?
Muito dinheiro gasto para poucas aeronaves compradas e um projeto que não nasceu naval.

[]s
CB_Lima

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 6:03 pm
por J.Ricardo
Acabamos de decidir agora um 4ªG depois de anos de lengalenga... acreditar que o GF vai pensar em 5ªG agora é otimismo demais...

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 6:14 pm
por Boss
Pensar ele pensa.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 6:28 pm
por Maximos669
Alguns foristas ainda acham que vivem na época do FHC, governo tocando PROSUP, FX, Guarini, Fuzil, Morteiro, Misseis, Turbinas, Heli e pensando nas escoltas, NA e demais meios, podemos fazer diversas criticas ao governo, mas dizer que não escuta e pelo menos analisa as demandas das FA é mentira

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 6:43 pm
por gabriel219
Então ótimo, ficaremos sem caça em nosso próximo NAe.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 6:46 pm
por Pedro Gilberto
gabriel219 escreveu:Então ótimo, ficaremos sem caça em nosso próximo NAe.
Ou então a MB terá a liberdade de escolher seu vetor dentre os existentes no mercado à época.

[]´s

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 6:54 pm
por gabriel219
Se vamos escolher um caça de 4,5ª Geração do mercado, porque não desenvolver uma versão do Gripen? Será que 48 unidades não cobrem os custos?

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 7:31 pm
por Pedro Gilberto
gabriel219 escreveu:Se vamos escolher um caça de 4,5ª Geração do mercado, porque não desenvolver uma versão do Gripen? Será que 48 unidades não cobrem os custos?
Independente do tamanho do lote, os custos de desenvolvimento desta versão terá que ser bancada pelo MD / MB.

Não é a quantidade de aeronaves que vai determinar ou não o desenvolvimento de uma versão naval do Gripern NG. Cito o exemplo do KC390, que o MD está bancando seu desenvolvimento independente de contratos assinados vide noticia abaixo.

O que precisa ser avaliado é o tamanho da fatura para desenvolvimento que será apresentada + o preço do contrato do lote desejado de aeronaves. Aumentar o número de aeronaves apenas aumentará o custo total de aquisição, mesmo que matematicamente possa ser dito que o preço "médio" é menor.
Comandante da Aeronáutica assina contrato para desenvolvimento do KC-390
Publicado: 22/04/2009 17:14h Twitter Facebook Tumblr

Além de renovar a frota da FAB, o novo equipamento terá grande potencial de exportação, substituindo os Hércules que sairão de linha nas próximas décadas em diversos países

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, assinou na terça-feira (dia 14) contrato com a EMBRAER para o desenvolvimento do avião cargueiro KC-390, que substituirá os C-130 Hércules.

A cerimônia aconteceu no dia da abertura da Latin America Aero & Defense – LAAD 2009, no Rio de Janeiro, e foi presidida pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o presidente da EMBRAER, Frederico Fleury Curado.

O presidente da EMBRAER ressaltou que o projeto do KC-390 prevê o desenvolvimento da aeronave, conforme as especificações da Força Aérea Brasileira (FAB), e a construção de dois protótipos, no prazo de sete anos, ao custo estimado de R$ 3 bilhões.

Ele disse ainda que, além de renovar a frota da FAB, o novo equipamento terá grande potencial de exportação, substituindo os Hércules que sairão de linha nas próximas décadas em diversos países.

O Ministro da Defesa enfatizou que os novos cargueiros, além de aumentar a capacidade de apoio logístico da Aeronáutica ao Exército, ampliando a capacidade de deslocamento de uma brigada leve para qualquer região do Brasil, também aumentarão a capacidade brasileira de participar de missões humanitárias. Cada aeronave terá capacidade para transportar até 80 soldados, com carga total de 19 toneladas.

http://fab.mil.br/noticias/mostra/2711/ ... -do-KC-390
[]´s

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 8:01 pm
por gabriel219
Então, é isso mesmo que eu digo.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 8:11 pm
por Carlos Lima
O Gripen nao e um projeto brasileiro. O KC-390 e' e esse e' um fator super importante a ser considerado.

[]s
CB

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 8:19 pm
por gabriel219
O Gripen BR será, se desenvolveremos boa parte de nossa aeronave, inclusive o código-fonte e teremos os direitos intelectuais de nossa versão.

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 8:44 pm
por Carlos Lima
gabriel219 escreveu:O Gripen BR será, se desenvolveremos boa parte de nossa aeronave, inclusive o código-fonte e teremos os direitos intelectuais de nossa versão.
Teremos coisas brasileiras lá sim, sem dúvida.

Mas não é um projeto nosso. Que código fonte você espera ser desenvolvido no Brasil? O projeto já está com o protótipo sendo construído, o FBW é sueco com colaboração da LM se eu não me engano, o radar é feito em cooperação com Itália/Inglaterra, os computadores de bordo são uma mistura entre um montão de empresas européias e EUA, a Suiça já abocanhou um montão de contratos de desenvolvimento e outro dia a SAAB já divulgou que os primeiros aviões irão para a Suiça e Suécia em 2018 e o Brasil só em 2020 e olhe lá.

Sim... certamente terá alguns pedaços nossos aqui e ali, mas vamos tentar ser um pouco mais realistas. Trará empregos para nós e saberemos mais a real escala disso quando os contratos forem assinados, mas é um projeto sueco no fim das contas.

[]s
CB_Lima

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 8:50 pm
por Luís Henrique
Alguns aqui valorizam demais a transformação de um caça em caça naval.

Sei que alguns fazem o contrário e acham que é apenas reforçar o trem de pouso e instalar um gancho de parada.

Mas eu diria, nem 8 nem 80.

O Sea Gripen é perfeitamente viável.
A Índia solicitou uma proposta.

A SAAB não está brincando. Montou escritório na Inglaterra e já está há anos estudando as alterações.

Não vejo tanta dificuldade assim, nem tanto custo.
O caça vai utilizar o mesmo motor, o mesmo radar, os mesmos aviônicos e quase a mesma estrutura.
Terá apenas modificações pontuais. O Gripen NG está sendo desenvolvido. O dinheiro para seu desenvolvimento já está garantido.

Estas modificações pontuais não podem e não vão custar o mesmo que o desenvolvimento do NG.
Isto não precisa de dados, é lógico. Claro que como o Gripen NG ainda não está finalizado, muitas alterações já devem estar atreladas com a versão naval.

Se o desenvolvimento do Gripen NG foi viável para a SAAB com uma encomenda de apenas 82 aeronaves, diria que se o Brasil adquirir 24 unidades já será mais que suficiente.
E da mesma forma que o Gripen NG custará para o Brasil e para a Suíça MENOS do que outros concorrentes, o mesmo vai ocorrer com o Sea Gripen. Será um caça mais barato que Rafale, Super Hornet, etc.

Esta pressão toda sobre dificuldades técnicas e custos do Sea Gripen ta parecendo torcida contra. Parece que alguns não ficaram contentes com a opção da FAB e querem os seus favoritos para a MB.
Não tem lógica nenhuma. A MB vai de Sea Gripen ou de 5a geração (se este projeto for tocado em um ritmo bem diferente do FX2).

Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil

Enviado: Seg Jan 06, 2014 9:05 pm
por Carlos Lima
O problema é que a Índia não tem interesse em Gripen Naval.

O problema não é comprar... e sim manter... comprar 24 caças navais únicos e bancar por todo o seu desenvolvimento é claro que é possível, mas é caro $$$$$$$$$$$$ ao longo do tempo.

Por favor, não vamos partir para essa história de só porque tem gente que questiona essa idéia é "do contra". Senão o debate deixa de ser debate e perde o valor.

O Gripen não é uma aeronave Naval. O seu DNA é de uma aeronave relativamente leve que foi feita para operar em estradas que são melhores do que muitos aeroportos no Brasil ;) .

Para fazer uma aeronave naval duas coisas imediamente acontecem... o peso da aeronave aumenta por conta de reforços estruturais, e isso compromete o alcance da aeronave.

Além disso existem equipamentos que tem que ser instalados que são exclusivos desse uso, existem um número enorme de modificações no FBW e isso consequentemente pode afetar o desempenho da aeronave, existe toda a parte da segurança que é enorme para aeronaves embarcadas, pois os seus pousos são basicamente quedas controladas.

Isso sem contar toda a parte de adaptação da célula para uso marítimo e tratamento anti-corrosão, o que normalmente não ocorre com aeronaves convencionais, pois não lidam com água do mar espirrando nas aeronaves o dia todo. Isso tudo afeta peso que afeta desempenho.

Além disso tem a demanda que a longo prazo afeta estoques que afeta custos de operação ao longo do tempo.

Hoje, somente a MB seria cliente de tal aeronave e não vejo a MB comprando mais de 30 aeronaves e olhe lá.

...

A MB para o seu futuro PA tem opções sim... Mig-29/SHornet/Rafale ou F-35C (caso tenhamos $$ para 5 geração).

Eu acho essa história de Sea Gripen uma Aventura que pode sair muito cara a médio/longo prazo.

Sim, eu sou contra, mas é uma opinião que até que provém ao contrário é tão boa quanto opiniões a favor. ;)

Vamos parar de rotular as pessoas e nos concentrar no debate em si. :D

[]s
CB_Lima