FCarvalho escreveu: ↑Dom Ago 07, 2022 2:12 pm
Muito curioso em saber se os chineses tem Y-20 e Il-76 suficientes para lançar um assalto aéreo em nível divisional sobre Taiwan.
Os Y-8 e Y-9 embora também possam ser utilizados nesta tarefa, o fazem com menor capacidade e desempenho, visto a proximidade da ilha e o tempo de reação das forças taiwanesas sobre uma eventual tentativa de desembarque paraquedista em seu território.
A ver.
Condições sim, capacidade não.
O corpo aerotransportado do ELP já demonstrou ser capaz de realizar o desembarque a nível divisional no passado, mas isso quando a força era totalmente infantaria leve, hoje, ainda mais após as reformas de 2017, sob o regime de armas combinadas e principalmente com o aumento da capacidade via mecanização, a PLAAF ainda não demonstrou ter capacidades de salto a nível de batalhão, todos os exercícios que vimos até o momento são no máximo a nível regimental. É possível que eles tenham essa capacidade de desembarque a nível de batalhão hoje quando diferentes saltos acontecem em diferentes momentos na China, mas sob uma capacidade integrada de unidade, isso ainda é uma incógnita.
A PLAAF conta atualmente com :
50-60 aviões de transporte estratégico Y-20;
24 aviões de transporte estratégico IL-76MD;
25-30 aviões de transporte tático Y-9;
75-81 aviões de transporte tático Y-8;
Totalizando isso seria de pelo menos 74 aviões de transporte aéreo estratégico e pelo menos 100 aviões de transporte aéreo tático atualmente em serviço com a PLAAF.
O motivo de ter condições e não ter capacidades é que a frota de Y-9 está sendo expandida, anteriormente era em menor número, o Y-20 teve o primeiro lançamento aerotransportado em 2018, 3 aninhos atrás, por isso a capacidade ainda é uma demonstração que ainda não foi efetivamente comprovada.
Como comparativo, vale a pena demonstrar a diferença entre EUA e China.
Para comparar, o tamanho da frota de transporte aéreo estratégico da PLAAF é de cerca de 24% da USAF, enquanto o tamanho da frota de transporte aéreo tático da PLAAF é de cerca de 34% da USAF.
Como a China não tem um avião de transporte equivalente ao C-5M, portanto, eu usaria apenas o equivalente aproximado de 1 C-5M = 2 C-17A, já que um C-5M pode transportar 2 M1A1 enquanto um C-17A pode carregar apenas 1 M1A1.
A USAF tem atualmente:
52 C-5M Super Galaxy (2x C-17A para fins de comparação) = 104 aeronaves de transporte estratégico "C-17A";
227 C-17A Globemaster avião de transporte estratégico;
190 C-130 Hércules de transporte aéreo tático; e
136 C-130J Super Hercules avião de transporte tático.
O total seria de 331 aviões de transporte aéreo estratégicos e 326 aviões de transporte aéreo táticos atualmente em serviço com a USAF.