Em vez de comprar, FAB vai construir caça

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#406 Mensagem por orestespf » Qui Mai 22, 2008 4:19 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu:
Concordo, PRick, mas desenvolvimento local fica extremamente caro (não temos condições hoje, temos que partir do zero), sem falar na demora (natural). Assim, isso parece totalmente descartado, o que existe agora é parceria, ou seja, buscar ajuda externa para queimarmos etapas. Esta escolha ainda é bem mais barata, apesar de ser bem cara também. A outra escolha e mais barata, é a compra de prateleira, totalmente descartada.

O que se fala é em compra de prateleira de caças de 4ªG e investimentos (parcerias) em um caça de 5ªG, mas esta opção ainda enfreta restrições (pois as compras podem parar nos caças de 4ªG e mais adiante haver interrupção das verbas para o caça de 5ªG). A coisa precisa estar amarrada, uma das formas é garantir os valores devidos no orçamento da FAB para os próximos anos, mas o Planejamento não quer isso, então... Comprar por comprar, o NJ não aceita, aí ele insiste na tese de transferência de tecnologia de caças de 4ªG, mas não tem apoio da FAB e nem do MU, está isolado neste discurso.

A Embraer topa tudo, acredite, ela só exige garantias dos repasses devidos. Ela está certa, o interesse é da FAB/Governo, logo eles precisam bancar mesmo. Não existe restrição da Embraer sobre a "origem", o que existe é preferência, algo muito diferente.

O caso do P-3 BR é outro, não vou alongar, mas quem pisou na bola foi a Embraer, gostemos ou não, ela queria impor sua vontade, da mesma forma ocorrida com o M-2000 BR. A coisa foi tão séria que um tal de Maurício Botelho foi colocado para escanteio, pois atrapalhou mais do que ajudou (a empresa). Então, você está certo, a FAB contava que a Embraer pudesse produzir o P-3 BR, mas o vetor escolhido por ela e não o imposto pela empresa (nesta parte você não está correto, a conclusão).

O resto do seu post é uma opinião pessoal, respeito, mas há divergências por aí, deixemos quieto.

Abraços,

Orestes
Orestes,

Teremos que ter desenvolvimento local, nem que seja para colocarmos nossos datalinks e mísseis, afinal, estamos desenvolvendo ambos para serem usados. Agora, é caro, por sinal nada na área bélica é barato, mesmo em parceria.

O que você me confirmou, já havia dito o que temos de real é o caça de 4ª geração, o resto é planos para um futuro incerto, e em nenhum planejamento estratégico, vinculo o presente a um futuro incerto, sonhos e planos são belos, mas não reais.

O problema é que quanto mais a Embraer julgar inviável a parte comercial, mais ela irá querer, assim, o que é barato na unidade do caça, o preço de balcão, fica mais caro no final.

Com já deixei claro no outro tópico, o P-3 é uma escolha errada, tecnicamente errada, portanto, a Embraer estava mais do que certe em recusar em reparar aquela peça de museu, vejam os problemas com os F-5, alterar células antigas e muito usadas é um abacaxi.

[ ]´s
Concordo totalmente com seu primeiro parágrafo, PRick, mas não com o segundo. Um caça de 5ªG para o Brasil é tão real quanto para a Itália, Espanha, etc. Cabe a nós decidirmos se queremos o americano ou entrar no PAK-FA, mais real do que isso impossível. Concordo que um caça de 4ªG é mais fácil, existem mais opções, mas estão longe de serem mais baratos.

Outra discordância, entrar em um programa de 5ªG é realmente pensar e agir de forma estratégica, estratégia é coisa de longo prazo, curto e médio prazo é improviso. O certo é comprar algumas unidades de caças de 4ªG para deixar a FAB/País em uma situação mais confortável que a atual, paralelamente se entra em um programa de caça de 5ªG. Não vejo possibilidade de transferência de tecnologia com desenvolvimento local de certos equipamentos comprando caças de 4ªG, o que vemos por aí é balela de vendedor e de comprador "interessado". Acho que devemos fazer como foi no programa AMX (não falo do caça em si, mas da parceria), neste caso um caça de 5ªG, através de parceria, traz todas as possibilidades e dentro do nosso orçamento disponível (como foi no caso do AMX, quando a participação brasileira foi minoritária).

Não sei de onde o povo do DB tirou que a Embraer afirma ser inviável uma parceria com os russos ou seja lá com quem for. Isso é delirius tremulis! Se alguém apresentar uma notinha na imprensa afirmando isso, eu volto atrás e discuto o assunto (nota de um ano pra cá, claro).

Discordo de tudo que você diz sobre o P-3 BR, sinto por isso, mas não vou me alongar para não atrapalhar o tópico, vários amigos já argumentaram e bem, estou com eles, mas respeito e muito sua opinião.

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#407 Mensagem por orestespf » Qui Mai 22, 2008 4:27 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu: PRick, serei simplista para não alongar muito, mas acredito que sua tese sobre único fornecedor está mais do que furada. Explico, historicamente as nossas Forças pensam o contrário, continuam pensando assim e não querem mudar. Não pode existir tanta gente ruim assim, considerando que estamos falando de gerações e gerações de pessoas, seria incrível tanta gente errar assim. Ainda prefiro acreditar que está errado aquela única pessoa que marcha fora do rítmo e não o resto das pessoas que desfilam.

Sinto muito, sua visão estratégica da coisa me parece muito limitada. Acredito que você esteja pensando na França, que é praticamente o seu único fornecedor. Não temos esta condição, logo temos que importar mesmo, e que seja através de mais de um fornecedor.

Abraços,

Orestes
Não me interessa se eles pensam assim ou assado, não estou aqui para defender tradições arcaicas e velhas em nossas FA´s, aqui no fórum digo o que penso, o que acredito. Por isso, não tenho fontes, porque não quero compromissos que me tolham a capacidade de crítica.

E a ÚNICA independência é construir localmente, todo o resto é dependência, essa é a dicotomia. Tanto faz depender de 05 ou de apenas 01, quando você precisar e for negado, afinal, sob o ponto de vista do produtor, ele é sempre único. Mas o que você falou entra em contradição, com sua tese de ter 02 caças da Rússia, ora vamos ficar com apenas um fornecedor para a FAB, ou você, acha que ter uma Força dependente de apenas um fornecedor pode?

Minha visão estratégica está baseada nos fatos, somente, a Rússia e a França podem e tem interesse de nos oferecer algo, só vamos assinar um Acordo de Aliança Estratégica Militar, será com a França, esses são os fatos que temos. E as alianças possíveis para nós. Eu diria que podemos ter mais parceiros, porém ninguém casa com mais de uma pessoa. Quem muito quer vantagens, mas oferece pouco, acaba ficando sem nada.

E isso está se concretizando em fatos, porque quem vem para cá é o Sr. Sarkozy, aonde vamos comprar a maioria das armas é na França. Não adianta ter somente bom preço de venda, tem que ter grana para investir e financiar tudo com juros baixos. E depois tem o principal, a operação.

[ ]´s
A sua opinião neste universo, PRick, vale tanto quanto a minha, ou seja, nada! Seja mais humilde, procure pensar apenas sobre o que passa na cabeça dos que vão decidir alguma coisa, já é um difícil exercício. Ficar gritando opiniões pessoais aos quatro cantos do mundo me parece uma ingenuidade. Primeiro devemos consolidar nossas opiniões através de conceitos e fundamentos sólidos, depois devemos procurar meios de fazê-las chegar a quem é de direito, depois torcer para que os tais se convençam. Desculpe-me, mas o seu caminho parece ir na contra-mão do mundo, repito, me desculpe por pensar assim, mas é porque acho que não chegará a nenhum lugar, nem mesmo convencer alguns DBistas agindo desta forma.

Abração,

Orestes

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#408 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Mai 22, 2008 4:48 pm

orestespf escreveu:

A sua opinião neste universo, PRick, vale tanto quanto a minha, ou seja, nada! Seja mais humilde, procure pensar apenas sobre o que passa na cabeça dos que vão decidir alguma coisa, já é um difícil exercício. Ficar gritando opiniões pessoais aos quatro cantos do mundo me parece uma ingenuidade. Primeiro devemos consolidar nossas opiniões através de conceitos e fundamentos sólidos, depois devemos procurar meios de fazê-las chegar a quem é de direito, depois torcer para que os tais se convençam. Desculpe-me, mas o seu caminho parece ir na contra-mão do mundo, repito, me desculpe por pensar assim, mas é porque acho que não chegará a nenhum lugar, nem mesmo convencer alguns DBistas agindo desta forma.

Abração,

Orestes

Professor, o problema é que o caça que o Prick defende, não convenceu em nenhuma concorrência, portanto... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Vector
Intermediário
Intermediário

#409 Mensagem por Vector » Qui Mai 22, 2008 5:50 pm

Orestes,

Vc deixou entender que o Botelho foi afastado por causa de sua portura nas questões da aviação militar?

É isso? Foi esse o motivo?

Ah, tá então. Beleza.

QUanto ao P-3BR / P-99, eu participei intensamente deste assunto, tendo estado, inclusive, por duas vezes em BSB participando de reuniões com o pessoal da FAB. Esse mal estar entre FAB x Embraer na questão do P-99 eu nunca vi ocorrer. Tudo foi muito "normal"... Mas certas pessoas, indignadas com a questão Embraer x Dassault, deram sim uma bela valorizada na questão.

Muita mais fumaça do que fogo.

Mas é isso então... continuem as especulação do FX...

Lá pela página 5679 deste tópico talvez o avião tenha sido selecionado.

Minha preocupação agora é com os Lineage da FAB, e com o s Legacy. Santo GTE, o dinheirinho chega direitinho, ao contrário da verba dos F-5 e AMX... Ahhh, até que o A-29 tb vai indo bem agora.

Sds,
Vector

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#410 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 22, 2008 5:58 pm

Wolfgang escreveu:Eu ficaria com o Gripen NG. Seria uma ótima escolha. 8-] 24 unidades agora, 24 em 2015.
Em 2020 eles passariam para low, juntando aos 48, mais 24, somando 72 aeronaves. E 48 PAK´s. 8-]
Meu Deus.

Eu estou pensando em + 200 Paks e tem gente pensando pequeno aqui no DB... :mrgreen:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#411 Mensagem por Corsário01 » Qui Mai 22, 2008 6:00 pm

Tigershark escreveu:
Battleaxe escreveu:
O PAK-FA já está assinado, só falta anunciar, logo, 5ª geração será com Rússia e Índia.

O MG e o NJ estão trabalhando para que o Brasil não fique dependente de um único fornecedor, neste caso a França não poderá levar tudo - Caças, subs e Escoltas - e sendo assim, creio que o caminho será o que eu coloquei acima e repita abaixo:

Caças SU-30 ou 35 - Russia

Subs Scorpene - França
Helicópteros de transporte Cougar made in Brasil - França

Escoltas Indefinidos ainda - Navantia talvez? - Espanha

2 ou 3 fornecedores diferentes é um número que cai bem, assim não nos tornamos reféns de ninguém.

O que voce acha Orestes?

Desculpem o off-topic,mas você acredita na possibilidade do projeto das Alvaro de Bazan aqui no Brasl,Padilha?
Veja bem.

Acredito que seja possível até o impossível, desde que o AMRJ seja modernizado.
As AB que poderiam ser construídas aqui não seriam AEGIS, OK? Poderiamos usar o Heracles por exemplo.
Nós precisamos de um NT urgente e não temos aonde adquirir, pois, nenhuma marinha quer vender ( COM CASCO DUPLO ), pois só assim interessa para nós. Questão ambiental.

A MB está estudando como resolver esta questão, pois o SP precisa de um NT e no momento, o Marajó está com sua vida útil curta. Mas aonde poderiamos encomendar? Aqui no Brasil, tudo está em torno da Petrobras. Só se o antigo Ishikavagima( Sermetal), que hoje está apenas realizando manutenção em navios de grande porte, se comprometesse a realizar esta construção - NT - sob a batuta da MB(AMRJ). Mas isso é decisão complicada de se tomar.

É aguardar e ver os acontecimentos!

Abraços,

Padilha
Carlos Mathias

#412 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 22, 2008 6:02 pm

O Prick tá igual carretel todo enrolado. Malabarismo digno de "circo de soléiu"(escrito errado mesmo).
só vamos assinar um Acordo de Aliança Estratégica Militar, será com a França, esses são os fatos que temos
Esse acordo aqui? Assinado publicamente e com cobertura da imprensa?

Imagem
Mas o que você falou entra em contradição, com sua tese de ter 02 caças da Rússia, ora vamos ficar com apenas um fornecedor para a FAB, ou você, acha que ter uma Força dependente de apenas um fornecedor pode?
A diferença é que você quer um único fornecedor até pro papel higiênico das escoltas.
E isso está se concretizando em fatos, porque quem vem para cá é o Sr. Sarkozy, aonde vamos comprar a maioria das armas é na França. Não adianta ter somente bom preço de venda, tem que ter grana para investir e financiar tudo com juros baixos. E depois tem o principal, a operação.
Sarkozy vem aqui rastejar prá vender o Rafale, que aliás perdeu absolutamente TODAs as concorrências que participou.
Não adianta ter somente bom preço de venda, tem que ter grana para investir e financiar tudo com juros baixos. E depois tem o principal, a operação.
Bem, até agora essas super-vantagens francesas não convenceram ninguém o mundo. Mas veja que até nós podemos fazer isso, veja o sucesso de vendas do A-29, aliás muito melhor que o Rafale nesse quesito.
Por isso, não tenho fontes, porque não quero compromissos que me tolham a capacidade de crítica.
E precisa? :roll:

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#413 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 22, 2008 6:24 pm

Olá Srs,

Estou aqui sentado na minha confortável cadeira aguardando o desenrolar dessa história... e pensando... 8-]

Faz 10 anos que não conseguimos nem ter competência para comprar '1' e agora estamos pensando em '2'... :|

Fantástico mesmo![100]... isso se estiver bem estruturado, esclarecido e planejado. Essa contradição entre ministros, ministérios e visões (a "4 meses" antes da divulgação do plano de Defesa!!) realmente não me deixa lá com muita esperança.

Como bem citado por um dos amigos, os países mais sérios divulgam planos anuais sobre essas coisas, encaram de frente (doa a quem doer) esse tipo de debate e mesmo com lobbies e coisas afim lutam pelo que há de melhor.

Na minha percepção tanto a MB quanto o EB me parecem (na medida em que o orçamento permite - não é culpa deles) mais sérios nessas questões... já a FAB... pode até ser, mas não é essa a imagem que passa.

Tomara que pelo menos compremos um 'tampão 2.0" para a FAB (seja lá quem for, porque para mim esses concorrentes são no fim das contas mais ou menos a mesma coisa)

Enquanto isso no mundo real, continuam os programas F-5Br e Amx-M com problemas de $$$$$...

É isso que em incomoda... não temos muita grana para o "hoje" (AM-X, F-5BR, substituir Helis, etc), ficamos nesse chove e não molha com relação ao "amanhã" (F-X 2.0 - 4 Geração) e agora criamos a idéias para o "depois de amanhã" ( 5 Geração OVNI) que envolvem fabricação, desenvolvimento e tantas outras coisas...

Só gostaria que paremos para pensar que aeronaves de 5 Geração que estão sendo planejadas e em serviço (só existem 3 no momento) estão sendo pensadas a mais de 10 anos... sendo assim... mesmo para esse tipo de planejamento que ainda ocorrerá depois do de 4 geração (F-X 2.0) já estamos "beeeeeemmmm" atrasados.

Sei lá... já passou do momento da filosofia KISS ser aplicada... mas para que né? :cry:

[005] , pois [005] é só o que nos resta nesse momento!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#414 Mensagem por PRick » Qui Mai 22, 2008 6:35 pm

Carlos Mathias escreveu:O Prick tá igual carretel todo enrolado. Malabarismo digno de "circo de soléiu"(escrito errado mesmo).
só vamos assinar um Acordo de Aliança Estratégica Militar, será com a França, esses são os fatos que temos
Esse acordo aqui? Assinado publicamente e com cobertura da imprensa?
Mas o que você falou entra em contradição, com sua tese de ter 02 caças da Rússia, ora vamos ficar com apenas um fornecedor para a FAB, ou você, acha que ter uma Força dependente de apenas um fornecedor pode?
A diferença é que você quer um único fornecedor até pro papel higiênico das escoltas.
Sarkozy vem aqui rastejar prá vender o Rafale, que aliás perdeu absolutamente TODAs as concorrências que participou.
Não adianta ter somente bom preço de venda, tem que ter grana para investir e financiar tudo com juros baixos. E depois tem o principal, a operação.
Bem, até agora essas super-vantagens francesas não convenceram ninguém o mundo. Mas veja que até nós podemos fazer isso, veja o sucesso de vendas do A-29, aliás muito melhor que o Rafale nesse quesito.
Por isso, não tenho fontes, porque não quero compromissos que me tolham a capacidade de crítica.
E precisa? :roll:

Olha esse seu post é o mais enrrolado que já vi. :lol: :lol: Eu não quero fornecedor nenhum, a não ser que seja o Brasil, isso para mim é independência. :wink:

Esse protocolo com os russos é para a possível entrada do Brasil num, possível programa de construção de um possível caça de quinta geração, nós não sabemos, nem como ele será, nem quem vai construir ele aqui. Mas tem gente dando como certo tudo isso, e que sairia num prazo de 10 anos. :roll: :roll:

O Tratado Brasil-França será assinado, uma de aliança estratégica e militar em 22 de dezembro de 2008. E o Sr. Sarkozy virá ao Brasil no dia 07 de setembro, numa visita reciprocidade, da mesma forma que o Sr. Lula foi recebido em 14 julho de 2005 na França. Do mesmo modo que o Brasil teve seu ano na França, 2009 será o ano da França no Brasil, num amplo acordo de relações econômicas e culturais.

Por sinal, não será a primeira "missão francesa ao Brasil", a primeira chegou pouco depois da família real portuguesa ter fugido de Napolião. A que criou e difundiu o hábito de comermos o Pão Francês(ou o pão feito pelos franceses). Nela vieram gente como Jean Baptiste Debret, Nicolas Antoine Taunay e Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny. Na verdade, foi grande o número de profissionais das mais diversas áreas, que instituiram as primeiras escolas de ensino técnico no país, sendo uma delas a padaria.

Em 21 de Março de 1906, chega a São Paulo, a Primeira Missão Francesa de Instrução Militar, contratada no governo de Jorge Tibiriçá, Presidente do Estado de São Paulo, sob o comando de Coronel do Exército Francês PAUL BALAGNY, tendo como incumbência instruir a Força Pública, remodelando sua organização antiquada.

Ao término da primeira guerra, o Brasil contratou, para o Exército e sua Aviação nascente, a Missão Militar Francesa, que desenvolveu seu trabalho aqui de 1920-39.

DB também é cultura. :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#415 Mensagem por Penguin » Qui Mai 22, 2008 6:46 pm

orestespf escreveu:
jacquessantiago escreveu: Prezado Orestes,

Digamos que sou um tanto cetico com os posicionamentos estrategicos daqui, devido a falta de transparencia, de debate, de informacao. E devido ao nosso historico.

Ate agora nao houve muita possibilidade de parceria estrategica com os russos.
No Governo atual os russos passam a ser considerados potenciais parceiros estrategicos.
E no proximo Governo? E no seguinte? Entende o que quero dizer? Ha um entendimento nacional supra-partidario quanto a esta questao ou eh algo restrito a um grupo? Veremos se o Plano Nacional de Defesa define alguns vetores estrategicos.

Um caca de 4a geracao plus, bimotor custa caro no sentido amplo, life cyle cost. Para opera-los plenamente serao necessarios muitos investimentos em sistemas, armas, treinamento, etc. Espero que o Ministerio do Planejamento de folego a FAB. Su-35 e PAK / Rafale e PAK sao cacas bimotores pesados. A FAB nunca antes operou um caca bimotor pesado. Que dira dois distintos.

[]'s
Amigo Jacques, em relação aos russos você não tem se mostrado cético, tem parecido preconceituoso mesmo. Mas tudo bem, respeito isso.

???? :?: Pq? substitua "russo" por "americano" ou "frances" no que escrevi e continuara tendo o mesmo significado.
Muito claramente. Se ha realmente uma grande preocupacao em minimizar riscos, depender de um unico pais e de um unico fornecedor nao me parece um caminho dos mais acertados.

Veja bem, você afirma que não houve até agora muita possibilidade de parcerias com os russos. Baseado em que você diz isso? Tudo que se refere a assuntos militares é pra lá de fechado, não se divulga isso assim do nada. Claro que não acredito que você esperaria ouvir tais coisas na mídia, não é??

Baseado no fato de que ate agora o unico armamento russo em operacao no Brasil ser o manpad SA-7 Strela.

Rigorosamente falando, o que sai na mídia sobre os russos é a mesmíssima coisa que sai sobre os franceses. A diferença, talvez, é o enfoque dado pelo ministro Jobim, só isso. Na entrevista que o NJ concedeu no Estadão no domingo passado vimos em seguida o imediato desmentido da FAB através de sua nota oficial. Isto demonstra claramente que o aparente excesso de informação pró-franceses é mesmo coisa do senhor ministro Nelson Jobim. Portanto, melhor considerar que tudo se encontra "empatado". O mesmo se aplica sobre as pesadas críticas que o NJ faz sobre os equipamentos e políticas dos americanos (coisa dele).

Outro ponto, assinamos um acordo com os franceses e em seguida um MOU com os russos. Isso é "empate técnico" nas negociações. Daí falar que não existe nada sobre os russos de concreto é forçar muito a barra.

Nao disse que nao existe. Disse que ate agora nao houve cooperacao mais intensa com os russos. Pelo menos nao publicamente. Quantos exercicios realizamos com eles? Quantos militares brasileiros e russos participam de intercambios nas respectivas FAs? Compartimos doutrinas? Tudo isso influencia na escolha dos equipamentos.

Em relação ao acordo com os russos ser coisa deste governo, se engana, a coisa começou e forte com o governo passado (FHC), só não foi adiante por outros motivos (campanha eleitoral, amizade do FHC com o Clinton, etc.). Veja também a situação da política econômica do País, a aplicada pelo governo Lula é a mesma do governo FHC, ou seja, se transformou em uma política de Estado e não mais de governo. Por que a situação militar não seria a mesma? Não acreditar que podemos ter uma estratégia de Estado ao invés de uma estratégia de Governo é partir de algo pequeno, supor que realmente somos um "paiseco". Pra mim este país tomou um rumo, mas as ideologias incrustada na mente das pessoas, principalmente sobre os contrários ao atual governo, impede que se perceba as mudanças. As mudanças no geral que acontecem são tão expressivas que nem a oposição dá conta de se estabelecer, não possuem uma proposta nova, não possuem nem mais discursos pra fazer, até sobre as CPI´s andam fazendo "lenha", pois os rabos-presos no passado os comprometem. E por aí vai... Em suma, não existe nada que demonstre ou insinue que um acordo com os russos seja coisa deste governo e que não existirá mais nos futuros, absolutamente nada.

Vc mesmo mencionou o fato da amizade de FHC com Clinton como freio nesta cooperacao. E se o proximo presidente for mais chegado a Obama ou a McCain? E se for mais chegado ainda a Sarkozi?

Minha opiniao: o Brasil deve ter muita cautela para se atrelar militarmente a uma outra potencia. Deve buscar uma boa convivencia e cooperacao com todos e tirar o maximo proveito disso.

Quanto ao seu último parágrafo, me perdoe, não faz o menor sentido. Primeiro porque não é o fato de ser ou não um caça pesado que introduz problemas, logo ter dois pesados ou dois leves, não muda em nada o cenários. Segundo porque o caça de 5ªG é coisa para daqui a 10 anos ou mais. Portanto teríamos alguns caças de 4ªG lá para 2015 e entraríamos no desenvolvimento de um caça de 5ªG que ficaria operacional lá para 2020. Qual a contradição nisso? Nenhuma! A partir de 2020 a FAB estaria praticamente sem F-5M e A-1M, os tais caças de 4ªG teriam 10 anos ou mais de uso, logo é mais do que natural estar começando a receber caças de 5ªG. Esta cronologia seria o ideal pra FAB. Em suma, não existe este papo de dois caças pesados sendo operado simultaneamente, quando o caça de 5ªG estiver entrando em operação o caça de 4ªG já estará velho, carecendo de modernização.

Vamos supor um cenario plausivel:
- 12 a 24 caca de 4a geracao bimotores entrem a servico da FAB em 2015, com uma vida estimada em 30 anos (2045).
- X cacas de 5a geracao entrem em servico entre 2020 e 2025 com uma vida util estimada de 30 anos (2050-2055).
- A FAB teria entao dois cacas bimotores pesados no seu inventario entre 2020 e 2045.

Questoes:
- A FAB nunca modernizou um vetor depois de 10 anos da sua introducao.
- Ter dois cacas bimotores pesados em uma frota de combate de limitado tamanho? Cacas bimotores pesados sao de manutencao e operacao mais custosa. Se vai haver grana para arcar com esta operacao tudo ok. Caso contrario... :?
- E se ambos vetores forem do mesmo fabricante, com uma unica empresa que concentra o suporte? Ante de me tachar de anti-Rosoboronoexport, o mesmo vale p/ uma dupla F-16/F-35.

[]'s

Jacques

Abração,

Orestes

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#416 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 22, 2008 7:13 pm

O quê? O jaques anti-Rússia? Nãããããããã...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Falar nisso Jaques, tô percebendo que as notinhas sobre as mazelas russas estão rareando... :roll: :o :lol:

Carlos Mathias

#417 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 22, 2008 7:18 pm

É bom o Sarkozy correr e garantir pelo menos os subs e as escoltas, senão...
Fonte: Defesanet

Durante a visita Rússia e Brasil firmaram um acordo de cooperação técnico-militar que permitirá a este país sul-americano obter acesso a tecnologias russas modernas no campo aeroespacial, concretamente, as relacionadas com a fabricação de caças de quinta geração.

Os planos do Brasil de incorporar à sua Armada submarinos com propulsão nuclear também supõe interesse nas respectivas tecnologias, como pode apreciar-se no exemplo da cooperação com a Índia. A Rússia pode compartilhar com o Brasil este tipo de informação. Além disso, a Rússia planeja fornecer ao Brasil modernos caças russos de quarta geração 4++, como os Su-35.

Os fatores que movem estes países na cooperação com a Rússia têm implicações políticas, sendo mais exatos, se alinham na aspiração de atenuar a influência monopolista dos Estados Unidos na América Latina.

Ag. RIA Novosti, por Ilia Kramnik
Tá de acordo com o discurso público do MU.

Tigershark
Sênior
Sênior

#418 Mensagem por Tigershark » Qui Mai 22, 2008 7:24 pm

cb_lima escreveu:Olá Srs,

Estou aqui sentado na minha confortável cadeira aguardando o desenrolar dessa história... e pensando... 8-]

Faz 10 anos que não conseguimos nem ter competência para comprar '1' e agora estamos pensando em '2'... :|

Fantástico mesmo![100]... isso se estiver bem estruturado, esclarecido e planejado. Essa contradição entre ministros, ministérios e visões (a "4 meses" antes da divulgação do plano de Defesa!!) realmente não me deixa lá com muita esperança.

Como bem citado por um dos amigos, os países mais sérios divulgam planos anuais sobre essas coisas, encaram de frente (doa a quem doer) esse tipo de debate e mesmo com lobbies e coisas afim lutam pelo que há de melhor.

Na minha percepção tanto a MB quanto o EB me parecem (na medida em que o orçamento permite - não é culpa deles) mais sérios nessas questões... já a FAB... pode até ser, mas não é essa a imagem que passa.

Tomara que pelo menos compremos um 'tampão 2.0" para a FAB (seja lá quem for, porque para mim esses concorrentes são no fim das contas mais ou menos a mesma coisa)

Enquanto isso no mundo real, continuam os programas F-5Br e Amx-M com problemas de $$$$$...

É isso que em incomoda... não temos muita grana para o "hoje" (AM-X, F-5BR, substituir Helis, etc), ficamos nesse chove e não molha com relação ao "amanhã" (F-X 2.0 - 4 Geração) e agora criamos a idéias para o "depois de amanhã" ( 5 Geração OVNI) que envolvem fabricação, desenvolvimento e tantas outras coisas...

Só gostaria que paremos para pensar que aeronaves de 5 Geração que estão sendo planejadas e em serviço (só existem 3 no momento) estão sendo pensadas a mais de 10 anos... sendo assim... mesmo para esse tipo de planejamento que ainda ocorrerá depois do de 4 geração (F-X 2.0) já estamos "beeeeeemmmm" atrasados.

Sei lá... já passou do momento da filosofia KISS ser aplicada... mas para que né? :cry:

[005] , pois [005] é só o que nos resta nesse momento!

[]s
CB_Lima

Perfeito,Lima,como sempre seus posts são um exemplo de racionalidade e moderação!Parabéns!

[009]

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#419 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 22, 2008 8:09 pm

Luís Henrique escreveu:
Wolfgang escreveu:Eu ficaria com o Gripen NG. Seria uma ótima escolha. 8-] 24 unidades agora, 24 em 2015.
Em 2020 eles passariam para low, juntando aos 48, mais 24, somando 72 aeronaves. E 48 PAK´s. 8-]
Meu Deus.

Eu estou pensando em + 200 Paks e tem gente pensando pequeno aqui no DB... :mrgreen:
Pensar é fácil.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PRick

#420 Mensagem por PRick » Qui Mai 22, 2008 8:12 pm

Carlos Mathias escreveu:É bom o Sarkozy correr e garantir pelo menos os subs e as escoltas, senão...
Fonte: Defesanet

Durante a visita Rússia e Brasil firmaram um acordo de cooperação técnico-militar que permitirá a este país sul-americano obter acesso a tecnologias russas modernas no campo aeroespacial, concretamente, as relacionadas com a fabricação de caças de quinta geração.

Os planos do Brasil de incorporar à sua Armada submarinos com propulsão nuclear também supõe interesse nas respectivas tecnologias, como pode apreciar-se no exemplo da cooperação com a Índia. A Rússia pode compartilhar com o Brasil este tipo de informação. Além disso, a Rússia planeja fornecer ao Brasil modernos caças russos de quarta geração 4++, como os Su-35.

Os fatores que movem estes países na cooperação com a Rússia têm implicações políticas, sendo mais exatos, se alinham na aspiração de atenuar a influência monopolista dos Estados Unidos na América Latina.

Ag. RIA Novosti, por Ilia Kramnik
Tá de acordo com o discurso público do MU.
:lol: :lol: :lol: Estou vendo que os russos aprenderam a por notinhas em jornais. Mas como disse, Tio Sarkozy vem aí, e não vai ficar com MG, nem com o NJ, vai ficar do lado de quem manda, e trocar figurinhas com ele. :twisted: :twisted:

[ ]´s

Responder