Helicópteros de Ataque e Transporte
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- Luís Henrique
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- Carlos Lima
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O problema é que estamos falando de 2 helis de categorias diferentes.
Tenho dúvidas se o EH-101 estaria na mesma categoria do MI-17.
Afinal de contas um é "Tri" turbina e o outro é "Bi". E por aí vai.
Já vi demonstração dos 2 e realmente o EH-101 impressiona pela agilidade em função do tamanho.
Conversei com uns ingleses e Italianos em Le Bourget sobre ele e todo mundo era bem apaixonado pelo Heli (a versão mostrada na feira tinha sonda de REVO, mas de acordo com o tripulante nunca tinha sido utilizada).
Claro que os 2 serviriam, mas se é que eu estou entendendo dessa história, a FAB precisa de um "burro de carga" (não uso esse termo para diminuir a importancia do Heli! ) e nesse aspecto acho que custo/benefício o MI-17 me parece uma excelente opção.
Mas essa é minha opnião
[]s
CB_Lima
Tenho dúvidas se o EH-101 estaria na mesma categoria do MI-17.
Afinal de contas um é "Tri" turbina e o outro é "Bi". E por aí vai.
Já vi demonstração dos 2 e realmente o EH-101 impressiona pela agilidade em função do tamanho.
Conversei com uns ingleses e Italianos em Le Bourget sobre ele e todo mundo era bem apaixonado pelo Heli (a versão mostrada na feira tinha sonda de REVO, mas de acordo com o tripulante nunca tinha sido utilizada).
Claro que os 2 serviriam, mas se é que eu estou entendendo dessa história, a FAB precisa de um "burro de carga" (não uso esse termo para diminuir a importancia do Heli! ) e nesse aspecto acho que custo/benefício o MI-17 me parece uma excelente opção.
Mas essa é minha opnião
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
cb_lima escreveu:O problema é que estamos falando de 2 helis de categorias diferentes.
Tenho dúvidas se o EH-101 estaria na mesma categoria do MI-17.
Afinal de contas um é "Tri" turbina e o outro é "Bi". E por aí vai.
Já vi demonstração dos 2 e realmente o EH-101 impressiona pela agilidade em função do tamanho.
Conversei com uns ingleses e Italianos em Le Bourget sobre ele e todo mundo era bem apaixonado pelo Heli (a versão mostrada na feira tinha sonda de REVO, mas de acordo com o tripulante nunca tinha sido utilizada).
Claro que os 2 serviriam, mas se é que eu estou entendendo dessa história, a FAB precisa de um "burro de carga" (não uso esse termo para diminuir a importancia do Heli! ) e nesse aspecto acho que custo/benefício o MI-17 me parece uma excelente opção.
Mas essa é minha opnião
[]s
CB_Lima
Grande CB_ Lima!
Falou e mostro tudo de forma clara e simples as diferenças entre os helis, se avacalhar o produto e forum.
E o pior é que certas pessoas vivem falando que a FAB quebra... se escolher tal produto e não da prioridade ao FX. Vamos comprar o helis que o pessoal sonha... e comprar um caça mais barato.
... Não porque o caça menor vai gastar mesnos combustivel e mais barato de operação e teremos em maior numero fora as bizonhadas e balelas...
Vai ficar um blz!
Vlws Abraços
cb_lima escreveu:O problema é que estamos falando de 2 helis de categorias diferentes.
Tenho dúvidas se o EH-101 estaria na mesma categoria do MI-17.
Afinal de contas um é "Tri" turbina e o outro é "Bi". E por aí vai.
Já vi demonstração dos 2 e realmente o EH-101 impressiona pela agilidade em função do tamanho.
Conversei com uns ingleses e Italianos em Le Bourget sobre ele e todo mundo era bem apaixonado pelo Heli (a versão mostrada na feira tinha sonda de REVO, mas de acordo com o tripulante nunca tinha sido utilizada).
Claro que os 2 serviriam, mas se é que eu estou entendendo dessa história, a FAB precisa de um "burro de carga" (não uso esse termo para diminuir a importancia do Heli! ) e nesse aspecto acho que custo/benefício o MI-17 me parece uma excelente opção.
Mas essa é minha opnião
[]s
CB_Lima
Mas é aí que as coisa vão para o brejo, se vão abrir uma "concorrência", na qual o preço é o fundamental, então, não precisa de processo de escolha. Basta comprar os Helos Russos, porque todo mundo sabe que são mais baratos de comprar, como os produtos chineses, não dá para concorrer com os preços deles.
Agora, abrem um processo de escolha, e aceitam um Helo de categoria diferente como o Merlin! Isto parece o F-X em que foram aceitos Gripen e Su-35 juntos! Depois queriam conduzir um processo de escolha coerente. Se o assunto é preço, façam uma compra direta e pronto. E depois assumam os riscos do negócio. Se vai haver uma avaliação das propostas, façam uma edital ou requisição de informções coerentes, aceitano apenas helos da mesma categoria.
[]´s
PRick escreveu:cb_lima escreveu:O problema é que estamos falando de 2 helis de categorias diferentes.
Tenho dúvidas se o EH-101 estaria na mesma categoria do MI-17.
Afinal de contas um é "Tri" turbina e o outro é "Bi". E por aí vai.
Já vi demonstração dos 2 e realmente o EH-101 impressiona pela agilidade em função do tamanho.
Conversei com uns ingleses e Italianos em Le Bourget sobre ele e todo mundo era bem apaixonado pelo Heli (a versão mostrada na feira tinha sonda de REVO, mas de acordo com o tripulante nunca tinha sido utilizada).
Claro que os 2 serviriam, mas se é que eu estou entendendo dessa história, a FAB precisa de um "burro de carga" (não uso esse termo para diminuir a importancia do Heli! ) e nesse aspecto acho que custo/benefício o MI-17 me parece uma excelente opção.
Mas essa é minha opnião
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CB_Lima
Mas é aí que as coisa vão para o brejo, se vão abrir uma "concorrência", na qual o preço é o fundamental, então, não precisa de processo de escolha. Basta comprar os Helos Russos, porque todo mundo sabe que são mais baratos de comprar, como os produtos chineses, não dá para concorrer com os preços deles.
Agora, abrem um processo de escolha, e aceitam um Helo de categoria diferente como o Merlin! Isto parece o F-X em que foram aceitos Gripen e Su-35 juntos! Depois queriam conduzir um processo de escolha coerente. Se o assunto é preço, façam uma compra direta e pronto. E depois assumam os riscos do negócio. Se vai haver uma avaliação das propostas, façam uma edital ou requisição de informções coerentes, aceitano apenas helos da mesma categoria.
[]´s
Mas ai que ta Prick, nada impede que no FUTURO se compre um modelo como o Merlin. Eu adoraria voar nu merlin Full com Flir, NVG, GE... mas seria para uma missão mais complexo. Uns 12 deles junto com os BH e Cougar apoiando os grandes comandos, junto com os MI-17V5 e MI-35 e quem sabe MI-28 tambem num FUTURO.
Comprendes ombre l Si no lo comprendes
Vlws Abarços
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Sd volcom escreveu:PRick escreveu:cb_lima escreveu:O problema é que estamos falando de 2 helis de categorias diferentes.
Tenho dúvidas se o EH-101 estaria na mesma categoria do MI-17.
Afinal de contas um é "Tri" turbina e o outro é "Bi". E por aí vai.
Já vi demonstração dos 2 e realmente o EH-101 impressiona pela agilidade em função do tamanho.
Conversei com uns ingleses e Italianos em Le Bourget sobre ele e todo mundo era bem apaixonado pelo Heli (a versão mostrada na feira tinha sonda de REVO, mas de acordo com o tripulante nunca tinha sido utilizada).
Claro que os 2 serviriam, mas se é que eu estou entendendo dessa história, a FAB precisa de um "burro de carga" (não uso esse termo para diminuir a importancia do Heli! ) e nesse aspecto acho que custo/benefício o MI-17 me parece uma excelente opção.
Mas essa é minha opnião
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CB_Lima
Mas é aí que as coisa vão para o brejo, se vão abrir uma "concorrência", na qual o preço é o fundamental, então, não precisa de processo de escolha. Basta comprar os Helos Russos, porque todo mundo sabe que são mais baratos de comprar, como os produtos chineses, não dá para concorrer com os preços deles.
Agora, abrem um processo de escolha, e aceitam um Helo de categoria diferente como o Merlin! Isto parece o F-X em que foram aceitos Gripen e Su-35 juntos! Depois queriam conduzir um processo de escolha coerente. Se o assunto é preço, façam uma compra direta e pronto. E depois assumam os riscos do negócio. Se vai haver uma avaliação das propostas, façam uma edital ou requisição de informções coerentes, aceitano apenas helos da mesma categoria.
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Mas ai que ta Prick, nada impede que no FUTURO se compre um modelo como o Merlin. Eu adoraria voar nu merlin Full com Flir, NVG, GE... mas seria para uma missão mais complexo. Uns 12 deles junto com os BH e Cougar apoiando os grandes comandos, junto com os MI-17V5 e MI-35 e quem sabe MI-28 tambem num FUTURO.
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Vlws Abarços
Báh! Nesse ponto concordo contigo bagual!
O Merlin seria o "ideal-Maravilhoso" para o esquadrão pelicano(mas parece que a FAB vai catar uns 8 BH Pave Hawk), oresto da FAB poderia ficar numa boa com os MI-17 fomando a massa edando o merecido descanso nos H-1H
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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- Luís Henrique
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Sd volcom escreveu:PRick escreveu:cb_lima escreveu:O problema é que estamos falando de 2 helis de categorias diferentes.
Tenho dúvidas se o EH-101 estaria na mesma categoria do MI-17.
Afinal de contas um é "Tri" turbina e o outro é "Bi". E por aí vai.
Já vi demonstração dos 2 e realmente o EH-101 impressiona pela agilidade em função do tamanho.
Conversei com uns ingleses e Italianos em Le Bourget sobre ele e todo mundo era bem apaixonado pelo Heli (a versão mostrada na feira tinha sonda de REVO, mas de acordo com o tripulante nunca tinha sido utilizada).
Claro que os 2 serviriam, mas se é que eu estou entendendo dessa história, a FAB precisa de um "burro de carga" (não uso esse termo para diminuir a importancia do Heli! ) e nesse aspecto acho que custo/benefício o MI-17 me parece uma excelente opção.
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Mas é aí que as coisa vão para o brejo, se vão abrir uma "concorrência", na qual o preço é o fundamental, então, não precisa de processo de escolha. Basta comprar os Helos Russos, porque todo mundo sabe que são mais baratos de comprar, como os produtos chineses, não dá para concorrer com os preços deles.
Agora, abrem um processo de escolha, e aceitam um Helo de categoria diferente como o Merlin! Isto parece o F-X em que foram aceitos Gripen e Su-35 juntos! Depois queriam conduzir um processo de escolha coerente. Se o assunto é preço, façam uma compra direta e pronto. E depois assumam os riscos do negócio. Se vai haver uma avaliação das propostas, façam uma edital ou requisição de informções coerentes, aceitano apenas helos da mesma categoria.
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Mas ai que ta Prick, nada impede que no FUTURO se compre um modelo como o Merlin. Eu adoraria voar nu merlin Full com Flir, NVG, GE... mas seria para uma missão mais complexo. Uns 12 deles junto com os BH e Cougar apoiando os grandes comandos, junto com os MI-17V5 e MI-35 e quem sabe MI-28 tambem num FUTURO.
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Vlws Abarços
Compreendo, vc quer uma grande SALADA...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Carlos Lima
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cicloneprojekt escreveu:Sd volcom escreveu:PRick escreveu:cb_lima escreveu:O problema é que estamos falando de 2 helis de categorias diferentes.
Tenho dúvidas se o EH-101 estaria na mesma categoria do MI-17.
Afinal de contas um é "Tri" turbina e o outro é "Bi". E por aí vai.
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Claro que os 2 serviriam, mas se é que eu estou entendendo dessa história, a FAB precisa de um "burro de carga" (não uso esse termo para diminuir a importancia do Heli! ) e nesse aspecto acho que custo/benefício o MI-17 me parece uma excelente opção.
Mas essa é minha opnião
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Mas é aí que as coisa vão para o brejo, se vão abrir uma "concorrência", na qual o preço é o fundamental, então, não precisa de processo de escolha. Basta comprar os Helos Russos, porque todo mundo sabe que são mais baratos de comprar, como os produtos chineses, não dá para concorrer com os preços deles.
Agora, abrem um processo de escolha, e aceitam um Helo de categoria diferente como o Merlin! Isto parece o F-X em que foram aceitos Gripen e Su-35 juntos! Depois queriam conduzir um processo de escolha coerente. Se o assunto é preço, façam uma compra direta e pronto. E depois assumam os riscos do negócio. Se vai haver uma avaliação das propostas, façam uma edital ou requisição de informções coerentes, aceitano apenas helos da mesma categoria.
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Mas ai que ta Prick, nada impede que no FUTURO se compre um modelo como o Merlin. Eu adoraria voar nu merlin Full com Flir, NVG, GE... mas seria para uma missão mais complexo. Uns 12 deles junto com os BH e Cougar apoiando os grandes comandos, junto com os MI-17V5 e MI-35 e quem sabe MI-28 tambem num FUTURO.
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Báh! Nesse ponto concordo contigo bagual!
O Merlin seria o "ideal-Maravilhoso" para o esquadrão pelicano(mas parece que a FAB vai catar uns 8 BH Pave Hawk), oresto da FAB poderia ficar numa boa com os MI-17 fomando a massa edando o merecido descanso nos H-1H
Concordo com os Srs...
Não que uns 8 BH P Hawk não sejam uma coisa excelente .
Considero importante é descanso aos sapões e saber as missões que serão executadas com os outros Helis.
Ao invés de compra direta (o que a FAB tem o direito de fazer) ela optou por concorrência, nesse caso isso pode se dever a simples razão da FAB querer barganhar preço/suporte/etc, até razões "conspiratórias" (passando por mal planejamento é claro )
Mas aí é muita especulação
Vamos ver no que vai dar mas honestamente acho todos os candidatos um verdadeiro giro de 180graus em relação aos sapões
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Battleaxe escreveu:rcolistete escreveu:morcego escreveu:Battleaxe escreveu:Não são só os tratores não!
Temos outras coisitas mais para carregar e o BH e Cougar não conseguem.
Coincidência ou não o Mi-171V consegue com o pé nas costas.
creio que o Mi-26 era demasiado grande, por isso ele não virá por agora.
estamos falando de uma força aérea ou de uma empresa de logistica?
sinceramente, se a opção de comprar helis será decidia levando em consideração se um heli pode transportar um trator ou não.
bem, ai então tenhamos a certeza de que a ultima coisa que a fab quer é se manter preparada para LUTAR.
Morcego, parece que às vezes você não quer enxergar e fica batendo cabeça na parede... intencionalmente quando o assunto envolve a palavra "russo".
Um helicóptero de transporte, na FAB, EB, MB (fuzileiros, etc) serve para transportar tropa e equipamentos (interna e principalmente externamente). Coloque em vez de trator um canhão de 105mm, uma viatura de combate X, munição, etc. Isso se faz em combate sim.
[]s, Roberto
Sem contar que todas as FA's pelo mundo FAZEM vôos logisticos sim.
Carregam canhões, jipes, tratores e uma infinidade de coisas dentro do envelope do Heli.
Parece que o horizonte do Morcego ficou um pouco focado em obras civis.
Acho que foi isso.
Caro morcego, estamos falando de helicóptero de carga/tropas, no caso do Mi-171V5 tabajara Plus combinator, e não em caças.
Por tras de todo conflito, existe a parte logistica e é nesse cenário que esses helicópteros são inseridos. Não se vence uma guerra sem logistica.
Tá bom que não tem muito glamour, mas é fundamental.
Quanto ao Mi-35, confesso que não sei se será ele mesmo. Mas adoraria ter um heli como ele fazendo a cobertura do perimetro em que eu estivesse operando com um heli de carga.
De todos que já expuseram opiniões aqui tendo a concordar mais com a linha de raciocínio do Padilha . Principalmente em relação ao seu post anterior . Nínguém acha estranho , por exemplo , a Colômbia , que recebe financiamentos a rodo do tio SAM para combater as FARC e ainda assim operar o M17 junto com seus numerosos UH60L? Será uma necessidade de se ter um número grande de helicópteros de transporte , ou porque o Mi17 para o ambiente amazônico se adapta melhor ?
Muito se critíca aqui qto a importância que a FAB dá aqui para o transporte , mas guerra não se vence só no céu . Vence-se na terra também com um exército consolidando posições conquistadas . De quq adianta ter superioridade no céu , se na terra o inimigo sehue conquistanto cidades e pontos estratégicos? Operações CAS ajudam mas não são perfeitas . Quem joga Falcon 4 ainda mais no modo ace pode ter uma boa noção disso , assim como também da importância de uma aviação de transporte ( C130 e Ch47 , no caso ) provendo as forças terrestres na linha de combate de munição . E isso em ambientes menos isolados como o teatro da Coréia ou os Balcãs , imagine no meio da imensidão amazõnica um pelotão de FEs em um posto avançado cercados pelas FARCs . Por tudo isso não ficaria surpreso com a vitória do MI17 .
Agora , quanto ao helicóptero de ataque , temos que ver qual será a finalidade dele na FAB . Se esta apenas quer algo que apoie os UH60L nas operações C-SAR e em missões CAS ,além de ter uma boa idéia de como os novos brinquedinhos do Chavez funcionam ( e realizar combates com SuperTucanos , hehe ) ,sem falar de sua boa velocidade final ( acho que só o Linx ganha dele nesse ponto ) , o Mi35 , ganha . Não sei se a FAB terá coragem de comprar um helicóptero bom , mas caro como o Tiger , sem saber se ele se adaptará bem à Amazônia . Gosto muito do Tiger , mas seria bom se a Eurocpter o trouxesse para cá para uma bateria de testes , tal como fizemos com o Amazonas antes de adquirí-lo
Luís Henrique escreveu:Sd volcom escreveu:PRick escreveu:cb_lima escreveu:O problema é que estamos falando de 2 helis de categorias diferentes.
Tenho dúvidas se o EH-101 estaria na mesma categoria do MI-17.
Afinal de contas um é "Tri" turbina e o outro é "Bi". E por aí vai.
Já vi demonstração dos 2 e realmente o EH-101 impressiona pela agilidade em função do tamanho.
Conversei com uns ingleses e Italianos em Le Bourget sobre ele e todo mundo era bem apaixonado pelo Heli (a versão mostrada na feira tinha sonda de REVO, mas de acordo com o tripulante nunca tinha sido utilizada).
Claro que os 2 serviriam, mas se é que eu estou entendendo dessa história, a FAB precisa de um "burro de carga" (não uso esse termo para diminuir a importancia do Heli! ) e nesse aspecto acho que custo/benefício o MI-17 me parece uma excelente opção.
Mas essa é minha opnião
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CB_Lima
Mas é aí que as coisa vão para o brejo, se vão abrir uma "concorrência", na qual o preço é o fundamental, então, não precisa de processo de escolha. Basta comprar os Helos Russos, porque todo mundo sabe que são mais baratos de comprar, como os produtos chineses, não dá para concorrer com os preços deles.
Agora, abrem um processo de escolha, e aceitam um Helo de categoria diferente como o Merlin! Isto parece o F-X em que foram aceitos Gripen e Su-35 juntos! Depois queriam conduzir um processo de escolha coerente. Se o assunto é preço, façam uma compra direta e pronto. E depois assumam os riscos do negócio. Se vai haver uma avaliação das propostas, façam uma edital ou requisição de informções coerentes, aceitano apenas helos da mesma categoria.
[]´s
Mas ai que ta Prick, nada impede que no FUTURO se compre um modelo como o Merlin. Eu adoraria voar nu merlin Full com Flir, NVG, GE... mas seria para uma missão mais complexo. Uns 12 deles junto com os BH e Cougar apoiando os grandes comandos, junto com os MI-17V5 e MI-35 e quem sabe MI-28 tambem num FUTURO.
Comprendes ombre l Si no lo comprendes
Vlws Abarços
Compreendo, vc quer uma grande SALADA...
Não Luiz não comprendes...totalmente
A parte que falei dos 12 Merlins ou BH e Cougar é só um exemplo. Só mostrei que tambem sou a favor destes, mas pelo mesmo principio do bolovo... que dizer a FAB ter com operar e manter sem problemas...
Ira se comprar um helis deste porte para o FUTURO... Oque esta quase no presente é a dupla dinamica imbativel MI-35 e Mi-17V5 com possibilidade de MI-28 entrar na jogada, na FAB quanto no EB o mesmo para o MI-17V5.
E de certo modo entendo a dupla MI-35M e A-29 na franteira.
Vlws Abraços
- Corsário01
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PRick escreveu:Beronha escreveu:
A fab poderia fazer uma promoção para os menbros do BD dar uma voltinha
Cara,
Eu fui na LAAD, aonde tinha a promoção da voltinha nos MI-17, versão com o nariz antigo, olhei o Helo de perto, ao lado dos BH´s, Panteras e dos Courgar. Depois da olhada falei para quem quisesse ouvir, pode ser robusto e resistente, mas a aparência de perto é horrorosa. Não gostei do que vi, e disse não vou dar uma voltinha nele não, arrisco minha vida quando estiver com vontade em outro lugar.
Comparados com os Helos Ocidentais, o MI-17 parece que foi feito no fundo de quintal de uma mecânica de quinta categoria. Não posso afirmar mais nada a não ser este fato, não li nada sobre as estastísticas de queda dos MI-17 ou acidentes, nem da manutenção deles.
Quem sabe este modelo atual é mais bem acabado, e montado.
[]´s
Meu caro amigo.
Perdeste a oportunidade de sua vida de conhecer de perto o que é este helicoptero. Se tivesse voado, com certeza sua opinião teria mudado. Uma pena realmente!
Só lamento!
Para quem quiser saber mais sobre este vôo:
http://www.alide.com.br/artigos/laad2005/index.htm
Abraços,
Padilha
Padilha
Battleaxe escreveu:PRick escreveu:Beronha escreveu:
A fab poderia fazer uma promoção para os menbros do BD dar uma voltinha
Cara,
Eu fui na LAAD, aonde tinha a promoção da voltinha nos MI-17, versão com o nariz antigo, olhei o Helo de perto, ao lado dos BH´s, Panteras e dos Courgar. Depois da olhada falei para quem quisesse ouvir, pode ser robusto e resistente, mas a aparência de perto é horrorosa. Não gostei do que vi, e disse não vou dar uma voltinha nele não, arrisco minha vida quando estiver com vontade em outro lugar.
Comparados com os Helos Ocidentais, o MI-17 parece que foi feito no fundo de quintal de uma mecânica de quinta categoria. Não posso afirmar mais nada a não ser este fato, não li nada sobre as estastísticas de queda dos MI-17 ou acidentes, nem da manutenção deles.
Quem sabe este modelo atual é mais bem acabado, e montado.
[]´s
Meu caro amigo.
Perdeste a oportunidade de sua vida de conhecer de perto o que é este helicoptero. Se tivesse voado, com certeza sua opinião teria mudado. Uma pena realmente!
Só lamento!
Para quem quiser saber mais sobre este vôo:
http://www.alide.com.br/artigos/laad2005/index.htm
Já não gosto de voar em Helo, porque são muito mais inseguros e frágeis que os aviões, agora, voar naquilo, negativo, como falei pode voar bem ,mas não sou piloto de testes da FAB, nem da Kamov.
Já falei, quando tiverem a oportunidade, vejam lado a lado, os BH´s, Cougar e Panteras, nunca vi de perto os EC-725, até os Merlin´s vi voando baixo quando estiveram aqui.
Se o problema é preço compremos tudo da Rússia e China, por sinal se alguém quiser um jogo de facas chinesas, eu comprei um com 05 facas. Paguei 15 reais, comprei uma única faca Tramontina, preço 69 reais. Olha a faca da tramontina atravessa as facas chinesas, o aço chinês é tão bom, que não se pode afiar o mesmo!
Já falei se o negócio é preço, comprem diretamente os MI, não fiquem brincando de licitação e gastando recursos, já que o que a FAB está fazendo não é licitação. Para isto tem que haver edital publicado em Jornal e DO com tudo explicadinho, o produto, as especificações e tudo mais. Depois se um dos concorrentes não gostar, pode colocar aí 03 anos de batalhas judiciais.
Comprem logo 06 Merlins, 20 Mi-17, 12 MI-35, 12 EC-725, Cougars e 12 BH´s, depois montem um feira de helos militares. Não se trata de salada russa, mais uma coleção de aparelhos. E cada um vai servir para um uso, caçar traficantes, C-SAR o outro, transportar empilhadeiras o terceiro, o quarto para usar na cidade e o último na Amazônia, teremos um Helo para cada ocasião. Até que ficou divertido.
Minha opinião é a seguinte!!! Só vou levar a sério as compras de helos no Brasil, quando toda a instrução primária estiver na mão do Ministério da Defesa com 02 helos, unificando as 03 Forças, um mais leve do tipo Colibri/Jet Ranger e o outro do tipo Esquilo. Depois 02 helos médios, MI-17, EC-725 ou BH´s e um pesado, do tipo MI-26, Super Stalion ou Chinnok. Ou seja, apenas 05 tipos de helos, todos os leves fabricados aqui, o médio montado aqui, abro mão do helo médio naval para importação, bem como, do helo pesado. E isto nas 03 forças. Caso contrário vamos continuar brincando de comprar helos, fazendo coleções e saladas russas.
Não me importo de pagar o preço justo pelo produto de qualidade, se qualquer coisa serve, aí tudo bem, nem olho, é só ver made in China. Se estão dizendo é mais barato e tem qualidade, comprem e provem o que estão falando. Mas brincar de Licitação, com o F-X aí não, já chega uma novela mexicana.
[ ]´s