TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
soultrain
Sênior
Sênior

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4036 Mensagem por soultrain » Seg Jun 16, 2008 7:13 pm

Sintra,

A COPAC tem muito material no forum, eles já lêm há meses e nós expomos toda a m... que os fabricantes nunca vão dizer... Decisão numa semana :shock: 8-]

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#4037 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 16, 2008 7:14 pm

soultrain escreveu:Sintra,

A COPAC tem muito material no forum, eles já lêm há meses e nós expomos toda a m... que os fabricantes nunca vão dizer... Decisão numa semana :shock: 8-]

[[]]'s

[018] [018] [018] [018] [018]

Booz
Sênior
Sênior

#4038 Mensagem por Booz » Seg Jun 16, 2008 7:27 pm

Ombreo-me com o nosso "velho lobo do mar" (Marino).
O "Rafa", míope, surdo ou banguela, ainda reúne mais chances. Esta se multiplica na área política por centena$, melhor, milho$e de razões.
Ainda tem ás práticas, como a hipotética futura utilização da versão naval pela MB (nunca se sabe).
Fora o "Rafinha", caso as pepitas garimpadas pelo Orestes não sejam piritas, não por culpa do garimpeiro (mas as fontes...Oh dor! Eu que diga com às minhas da barbearia do COMAR), só nos nos resta pensar no Flanker, ainda que com os parafusos teimando em girar ao contrário.

Agora, lá da terrinha vem o seu Sintra e nos põe a pensar opá!
SINTRA disse: "E por falar em comédia, Soul, se esta noticia se confirmar é engraçadissima a exclusão da LM"
Ai lascou!

Imagem
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#4039 Mensagem por Sintra » Seg Jun 16, 2008 7:32 pm

jp escreveu: Agora, lá da terrinha vem o seu Sintra e nos põe a pensar opá!
SINTRA disse: "E por falar em comédia, Soul, se esta noticia se confirmar é engraçadissima a exclusão da LM"
Ai lascou!
:oops:

Chama-se "Hubris" caro amigo e por vezes, admito, sofro desse mal, a mania que sei e que tenho sempre razão...
Se foi uma forma simpática de me chamar à razão fez muito bem :wink:

Abraços

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
brisa

#4040 Mensagem por brisa » Seg Jun 16, 2008 7:49 pm

Concordo com o Marino.

Vai dar Rafale.

Depois da lua de mel do Sarkozy com aquela gost..... :lol: ele vai liberar baratinho os deliciosamentes banguelas ...... ate a chegada dos nossos dentes :mrgreen: :mrgreen:

soultrain
Sênior
Sênior

#4041 Mensagem por soultrain » Seg Jun 16, 2008 7:52 pm

o Jp é gente boa, relax.. e ai na barbearia do COMAR já sabem quem vai ganhar o Europeu? :lol:

Agora a sério, quando chegarem as respostas ao RFP, já deve haver um preço real e concreto, não terá sido um erro não pedir resposta à LM? Pelo menos ficavam a saber mais informações do F/A-35 e eu sinceramente julgo (se for perto do que promete) uma excelente aeronave de ataque e um excelente complemento para uma aeronave de superioridade aerea, como o Typhoon :wink:

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#4042 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 16, 2008 7:53 pm

:D

Bom... acho que qualquer um da lista estaria ótimo mesmo!

(Queria ver o Typhoon e o Gripen como 'leve'), mas como diria a música:

- Sonho meu... Sonho meu!

Em todo caso, espero que não fique só nessa lenga-lenga como aconteceu anteriormente!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#4043 Mensagem por orestespf » Seg Jun 16, 2008 7:54 pm

jp escreveu:Ombreo-me com o nosso "velho lobo do mar" (Marino).
O "Rafa", míope, surdo ou banguela, ainda reúne mais chances. Esta se multiplica na área política por centena$, melhor, milho$e de razões.
Ainda tem ás práticas, como a hipotética futura utilização da versão naval pela MB (nunca se sabe).
Fora o "Rafinha", caso as pepitas garimpadas pelo Orestes não sejam piritas, não por culpa do garimpeiro (mas as fontes...Oh dor! Eu que diga com às minhas da barbearia do COMAR), só nos nos resta pensar no Flanker, ainda que com os parafusos teimando em girar ao contrário.

Agora, lá da terrinha vem o seu Sintra e nos põe a pensar opá!
Ai lascou!
Tem razão, JP, sou garimpeiro, mas não sou ourives. :mrgreen: :mrgreen:

Se bem que não ando garimpando mais nada na FAB, eita povo enrolado. Faz algum tempo que tenho trabalhado com outros assuntos e pessoas, mas não perdi contato por completo. Mas deixo um recado para os demais garimpeiros de plantão: não dêem importância aos fabianos das bases militares, nem mesmo os comandantes. Não digo para ignorar os caras, seria um desrespeito, mas este povo não tem informação nenhuma que possa garantir qualquer coisa e que nos ajudaria em nossos debates. Cheguei a conclusão que os amigos e colegas fabianos, os operacionais mesmos, são como marido traídos, são os últimos a saber das coisas.

Com estes fabianos conseguem-se saber sobre a operacionalidade de equipamentos, se tem ou não armamentos em estoque, qualificação dos pilotos e mecânicos, etc. Mas sobre compras militares, neca, não sabem nada, na verdade até perguntam se sabemos alguma coisa, no máximo eles soltam algo do tipo "ouvir dizer que...".

É isso, compras pra FAB é pra lá de fechado, poucos sabem de fato, e estes ainda soltam contra-informação ou tentam "fazer a cabeça" de alguns formadores de opinião (sic) para defenderem abertamente seu "preferido". Cansei disto.

Abração,

Orestes

Carlos Mathias

#4044 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 16, 2008 8:12 pm

Olha, excluindo-se as idéias um tanto quanto cômicas de que devamos comprar Rafale prá ajudar a França e coisas deste tipo, a política pode sim decidir por este caça, e só. O Rafale pode ser uma maravilha marciana disfarçada de caça francês, só que absolutamente ninguém no mundo terrestre quer,e em versão nenhuma, nem F-1, F-2 ou F-3 plus+++.
E seremos nós, os espertos a comprar esta maravilha? Tá bom então.

Eu creio que a questão vai ser a explicação depois. Porque pagamos mais de 100 milhões de dólares por um caça que faz o mesmo ou menos que um de 60 milhões? Porque escolhemos este, que certamente terá menos tecnologia transferida que o outro?

E aquele papo de que a EMBRAER ia ficar de fora? Quer dizer então que na verdade quem decide isso é uma empresa privada, visando seus lucros (legitimamente) em detrimento de algo que possa ser melhor para o país, é isso?

E eu acho que já está tudo escolhido, agora são só formalidades e por isso os prazos deverão ser bem esguios. Também acho que vai faltar peito para qualquer mudança mais radical, e vocês sabem do que falo. Ou seja, rodamos, rodamos e vamos cair na mesma praia de sempre.

Bender

#4045 Mensagem por Bender » Seg Jun 16, 2008 8:35 pm

Sintra
Na realidade se algum dos outros três fabricantes que foram convidados a responder ao "RFI" colocar em cima da mesa uma proposta altamente tentadora, qualquer vantagem que tanto o avião Francês como o Russo possam ter neste momento "já era".
Não quero ser o "Desmancha Prazeres" da zona mas estou com a nitida sensação que se deu uma volta de 360º e acabou-se no mesmissimo ponto em que o "FX" original se iniciou à tantos anos atrás, um "Request For Informations" enviado a várias companhias fabricantes de caças... A avaliação da documentação fornecida pelos cinco fabricantes em resposta ao "RFI" vai demorar cerca de um ano, elabora-se uma listagem final de "favoritos" (no meio de uma intensissima luta de "B(L)obby´s") e essas companhias recebem um "RFP", mais dois anos para as avaliações técnicas e em 2011/12 declara-se um vencedor, entretanto já existe um novo Governo e...

Isto é o meu lado Cínico a falar, sinceramente espero estar redondamente enganado.
soultrain escreveu:
Não acredito que demore tanto, já que a FAB começou o processo há muito tempo.

[[]]'s

Sintra

Imagina que algum dos outros fabricantes coloca em cima da mesa uma proposta radicalmente diferente do que foi discutido originalmente no "FX" e que tem de ser re avaliada de uma ponta à outra...
Na realidade os aparelhos que tanto a EADS, como a SAAB, como a Boeing podem e vão oferecer se esta noticia se confirmar são radicalmente diferentes do que em tempos teria sido oferecido, sistemas novos, radares novos, aviônicas novas, etc, etc...
Isto é efectivamente um concurso novo COMEÇADO DO ZERO!
Dizem que a história se repete e vai da tragédia à comédia...
E por falar em comédia, Soul, se esta noticia se confirmar é engraçadissima a exclusão da LM
Apesar da idade já avançada Sintra :mrgreen: (a minha :mrgreen: ),me lembro daquela enrolação que se mostrou fatídica,quando FHC falou:"vamos deixar a decisão para o novo governo" :shock: Me lembro até das cólicas de ira quando ouvi :mrgreen: No fim as cólicas se tranformaram em simples sucessão de escrementos políticos.
Eu ainda acredito que vai! :mrgreen: Mas sua lucidez,começa a provocar pequenas dores na minha região do ventre. :mrgreen:

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4046 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 9:28 pm

Marino escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Almirante, se não tem nada de melhor pra fazer, não fica aqui nos aborrecendo com o Mr.Magoo, vai, vai lá conversar com o Doidolo e tia Úrsula :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s
Torço pelo SU-35 caro amigo.
Sou Flankeiro, pronto.
Mas o que estou vendo é outra coisa, infelizmente.

Almirante, entendestes que meu post para ti foi em tom de brincadeira, correto? Se entendestes o contrário, não foi a intenção :oops: :oops:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4047 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 9:31 pm

orestespf escreveu: Pois é, Marino, o povo aqui confunde alho com bugalho, a gente vem e dá uma notícia ou informação, e que até nos agride, apenas passamos os dados frios, aí alguns acham gostamos da escolha ou que viramos a casaca, ou que mudamos de opinião a cada dia.

E você parece estar realmente certo, a cada dia me convenço mesmo que vai dar Rafale, e você diz isso há tempos. O mundo não é perfeito mesmo... rsrsrs

Forte abraço,

Orestes

Take it easy, Professor Orestes, foi apenas uma brincadeira com o Almirante. Levastes a sério meu post :?: :?: :shock: :shock: :shock:

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4048 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 9:39 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha, excluindo-se as idéias um tanto quanto cômicas de que devamos comprar Rafale prá ajudar a França e coisas deste tipo, a política pode sim decidir por este caça, e só. O Rafale pode ser uma maravilha marciana disfarçada de caça francês, só que absolutamente ninguém no mundo terrestre quer,e em versão nenhuma, nem F-1, F-2 ou F-3 plus+++.

Eu creio que a questão vai ser a explicação depois. Porque pagamos mais de 100 milhões de dólares por um caça que faz o mesmo ou menos que um de 60 milhões? Porque escolhemos este, que certamente terá menos tecnologia transferida que o outro?

A política decide dependendo do valor que cada um embolsa. Essa é a verdade nua e crua.

[ ]s

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#4049 Mensagem por Penguin » Seg Jun 16, 2008 9:50 pm

Considerando que todos atendam aos pre-requisitos da FAB, como aconteceu no concurso indiano (alias tirando o Mig-35 e o F-16IN e adicionando o Su-35, as opcoes estao iguais ao MMRCA):
(...) The F-X2 programme also includes an offset requirement worth 100% of the total acquisition costs, with licensed manufacturing of the selected fighter's airframe, avionics and engines requested during the life of the programme.(...)

Em termos de custo de aquisicao, os russos podem levar vantagem inicial e os suecos tb com menores custos operacionais, porem de acordo com trecho do artigo:

(...) Industry sources say the RFI requests the delivery of an "established, proven airframe" with supersonic performance, network connectivity and multirole capabilities.

Se o Su-35BM (ou -1) e o Gripen NG forem considerados novas plataformas...podem haver incertezas adicionais para ambos.

OBS.: o fator cambial pode...

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#4050 Mensagem por Penguin » Seg Jun 16, 2008 9:52 pm

Immortal Horgh escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Olha, excluindo-se as idéias um tanto quanto cômicas de que devamos comprar Rafale prá ajudar a França e coisas deste tipo, a política pode sim decidir por este caça, e só. O Rafale pode ser uma maravilha marciana disfarçada de caça francês, só que absolutamente ninguém no mundo terrestre quer,e em versão nenhuma, nem F-1, F-2 ou F-3 plus+++.

A política decide dependendo do valor que cada um embolsa. Essa é a verdade nua e crua.

[ ]s
Fator rmuito relevante a ser considerado.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder