TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#3991 Mensagem por Brasileiro » Seg Jun 16, 2008 3:48 pm

Quer dizer que já emitimos os RFI?

abraços[

----------------
amor fati
P. Henrique
Intermediário
Intermediário

#3992 Mensagem por P. Henrique » Seg Jun 16, 2008 3:58 pm

Não estou fazendo campanha política, mas se o próximo presidente for Aécio Neves, acredito que as forças armadas vão ter um apoio maior, tendo em vista o apoio que ele está dando para a PMMG...

Somente ao infante e dado o direito de ver a cor dos olhos do inimigo!
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#3993 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 16, 2008 4:05 pm

Não sei se já emitimos,mas a data(Junho/08) bate com a formação da comissão do FX-2 pela aeronáutica.

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#3994 Mensagem por Wolfgang » Seg Jun 16, 2008 4:07 pm

Se foram ouvidas fontes da indústria e listou-se essas empresas, inclusive excluindo a LM, é porque a chance é grande do RFI ter sido emitido. E sem F-16.

orestespf
Sênior
Sênior

#3995 Mensagem por orestespf » Seg Jun 16, 2008 4:12 pm

Eu já disse aqui no DB, o F-35 não foi oficial oferecido ao Brasil, ouvi isso diretamente do principal representante da LM no Brasil. Isto não significa que não poderá mudar o quadro. Mas tem um "porém", a compra será direta, da mesma forma que a MB fez com os 4 hélis SH. Portanto a solicitação não é uma competição, muito menos uma licitação, trata-se de pedir aos fabricantes que coloquem no papel as promessas de boca que existem até agora. Aqueles que confirmarem por escrito estarão previamente selecionados, os demais serão descartados. Após esta pré-seleção virá a escolha final, e em seguida o anúncio do escolhido.

Outro ponto que até agora parece que ninguém percebeu, não existe na relação um caça de 5ªG, nem o F-35 e nem o "badalado" PAK-FA. Isto é pra lá de sintomático. A FAB realmente vai comprar cerca de 120 caças, mas isso acontecerá até 2025 aproximadamente, portanto os primeiros ficarão "velho". Esta é a falha da matéria, fala em um lote inicial de 36 caças, fala de um provável total de 120 caças, mas sugere (por erro) que serão todos do mesmo modelo. Isto ainda não está definido.

Explico, uma previsão de 120 caças muda o cenário por completo, vários fabricantes permitiriam que o caça fosse fabricado no País e com elevada transferência de tecnologia. Por outro lado, não existe um mecanismo legal que assegure que todos estes caças sejam realmente comprados, vários governos passarão pelo poder até 2025. Então...

Se o atual governo anunciar uma compra de 120 caças, tenham certeza, o País vem abaixo, é pedrada em cima de pedrada. Então ele comprará cerca de 36 unidades mesmo, deixará a coisa "azeitada" para os próximos governantes, mas estes saberão que terão que pagar a conta destes 36, naturalmente não vão autorizar mais compras (dinheiro não é uma coisa fácil para se arrumar. rsrsrs).

Justamente por isso é que se fala em dois programas paralelos, um de compra e outro de parceria, neste caso o de parceria é mais fácil de se levar adiante, depende menos do humor dos futuros governantes, porém é mais caro e não resolve o problema emergencial da FAB em ter novos vetores de combate.

Então a coisa se resume ao seguinte: se certas propostas apresentadas de boca se consolidarem também no papel, é bem provável que tenhamos cerca de 120 caças do mesmo modelo/família. Se os fabricantes não conseguirem honrar suas falas, alguns serão comprados na prateleira e se buscará uma parceria para desenvolvimento de um novo caça. Aí o PAK-FA sai na frente, pois a proposta formal já está sobre a mesa, não é mais boato.

A coisa está relativamente bem para o Rafale e o SU-35, mas se os demais fabricantes oferecerem o mesmo, entram com grandes chances também. O problema não está no caça em si, todos excelentes, mas no susto que já imagino existir no momento em que setores do governo tomarem conhecimento dos custos envolvidos.

Dou uma dica, "na boca" a Dassault pedia aquisição mínima garantida de 72 Rafales para permitir a produção local (pode ser que tudo isto mude agora no papel), já os russos aceitaria o mesmo se a compra for de 36 unidades, mas já ouvi (de fontes não oficiais, mas que já foi um dia) que bastariam 24 pra isso acontecer. Mas até minha ida ao Haiti os russos ainda tinham problemas para conseguir um parceiro no Brasil, não sei se o quadro mudou.

A Embraer alega que não vai interferir no processo, mas tem seu preferido, e assim ela pode ser mais dura com outros fabricantes, digamos colocando impecilhos. Isto está sendo acompanhado de perto, mas...

Na foi definido, a FAB pode até ter preferência, mas só depois que as propostas forem formalizadas é que a coisa poderá acontecer. Disse poderá porque o preferido pode ser desclassificado, outros poderão aparecer. A FAB não abriu concorrência, ela escolheu alguns e quis saber o que os fabricantes podem assegurar, só isso, nada impede que outros sejam sondados.

Sds,

Orestes

Tigershark
Sênior
Sênior

#3996 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 16, 2008 4:17 pm

Em suma,nada certo....

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3997 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 4:52 pm

Beronha escreveu:bah ! eu acho que precisamos de cabeças pensantes mais jovens , tem muito véio gagá decidindo, que não sabe nem manusear num mouse. esses são os empata f... , podiam pedir pra se aposentar e deixar o pessoal PRAFRENTEX começar a trabalhar e decidir.
Tú votarias em mim :?: :?: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3998 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 4:54 pm

Carlos Mathias escreveu:Ufa!!!! O chupa-pedra tá fora, então o que vier é lucro. Mas...
The F-X2 programme also includes an offset requirement worth 100% of the total acquisition costs, with licensed manufacturing of the selected fighter's airframe, avionics and engines requested during the life of the programme.
Agora vamos ver quem pode ofertar isso tudo, avião, motores e aviônicos produzidos aqui sob licença.

Sabes bem quem pode fazer isso :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#3999 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 4:57 pm

Wolfgang escreveu:Pô, então mandamos mesmo um RFI para a EADS? :twisted:

E se a EADS também chutar o pau da barraca e oferecer a sociedade no Typhoon, tal como na proposta indiana :?: :shock: :shock: :shock:

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4000 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 4:58 pm

Wolfgang escreveu:Gente, dessa realidade não dá para fugir. Menos que 120 caças em 2025 é impossível... Pode até ser F-16 block 50/52, mas que terá acontecer, isso terá.

Vipers aqui nem no melhor sonho do Sideshow :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4001 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 4:59 pm

chm0d escreveu:Uhum, vão levar isso com a barriga até o proximo governo, ai vai cancelar em prol dos bolsa familia da vida, vamos por os pés no chão pessoal?

Abs.

Ué, processo natural das coisas relacionadas a defesa aqui no Brasil.

[ ]s

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 414 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#4002 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jun 16, 2008 5:03 pm

Immortal Horgh escreveu:
Wolfgang escreveu:Pô, então mandamos mesmo um RFI para a EADS? :twisted:

E se a EADS também chutar o pau da barraca e oferecer a sociedade no Typhoon, tal como na proposta indiana :?: :shock: :shock: :shock:

[ ]s
Daí eu cometo uma loucura se o Mulla e o Tom Jobim não aceitarem...

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4003 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 5:06 pm

Tigershark escreveu:Em suma,nada certo....

Agora meu momento Tigershark de otimismo: o Professor Orestes colocou que o país vem abaixo se comprarmos 120 caças de uma vez, eu já acho o contrário, vai se fazer uma enorme campanha mostrando que precisamos (e precisamos mesmo) e pelo que ouvi da oposição até hoje, acho que será consenso um reaparelhamente e expansão do poderio militar. E se não der para o SU-35, que a EADS ofereça o mesmo que fizeram para a India e aí é fechar a conta e passar a régua. E chega de otimismo, esgotei minha cota mensal :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4004 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 16, 2008 5:06 pm

glauberprestes escreveu:Daí eu cometo uma loucura se o Mulla e o Tom Jobim não aceitarem...

Se precisar de ajuda sabes onde me achar :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]s

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#4005 Mensagem por Plinio Jr » Seg Jun 16, 2008 5:11 pm

Enquanto isto...tome espera... :wink:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Responder