NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Moderador: Conselho de Moderação
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Um carro limpinho. É apoiado só pela empesa do dono, a Haas. Não sei quanto dura. Se amanhã anunciam "parceria" com FCA/maserati ou é comprado por chineses não seria surpresa.
Vejo perspectivas ruins para Haas. Acredito que disputa a liderança inversa com vantagens sobre ToroRosso e Sauber. A Toro pelo papel da Honda que não crescer ou quebrar. A Sauber pelo dinheiro e estar para trás, mas pode mudar com o fato de ter se tornado a equipe B Ferrari.
Vejo perspectivas ruins para Haas. Acredito que disputa a liderança inversa com vantagens sobre ToroRosso e Sauber. A Toro pelo papel da Honda que não crescer ou quebrar. A Sauber pelo dinheiro e estar para trás, mas pode mudar com o fato de ter se tornado a equipe B Ferrari.
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
O lobby do carro elétrico está forte. Tem empresa brasileira financiamento etapa e multinacional que paga matéria no Valor.
Velocidade nas pistas e nos negócios da Fórmula-E
Como as pistas da Fórmula 1 são para as montadoras o milionário laboratório de desenvolvimento e testes de tecnologias para os veículos a combustão desde 1950, quando ocorreu a primeira corrida em Silverstone, na Inglaterra, a novata Fórmula-E promete repetir o modelo para os veículos elétricos. Organizada pela Federação Internacional de Automobili
(....)
Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.valor.com.br/empresas/532259 ... n=Timeline ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.
Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/532259 ... n=Timeline
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55303
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2764 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Mais um chinelo horrivel
https://br.motorsport.com/f1/news/willi ... 8-1005181/
E ainda conseguiram criar meia barbatana de tubarão, filhos da mãe
https://br.motorsport.com/f1/news/willi ... 8-1005181/
E ainda conseguiram criar meia barbatana de tubarão, filhos da mãe
Triste sina ter nascido português
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Williams FW41:
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55303
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2764 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55303
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2764 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Video: McLaren's MVL33 bursts into life!
McLaren just brought to life its Renault-powered MCL33, and the delivery was a successful one for the Woking-based outfit and its hard working crew.
Twelve months on from the disastrous genesis of the MCL32, when the first attempt to fire-up the Honda engine resulted in an epic fail, as depicted in the extraordinary Amazon documentary "Grand Prix Driver", McLaren 's prospects are looking bright.
The team will reveal its new car on February 22, but if you wish to sample a snippet of its raucous sound, check out the video below.
http://en.f1i.com/news/292205-video-mcl ... -life.html
McLaren just brought to life its Renault-powered MCL33, and the delivery was a successful one for the Woking-based outfit and its hard working crew.
Twelve months on from the disastrous genesis of the MCL32, when the first attempt to fire-up the Honda engine resulted in an epic fail, as depicted in the extraordinary Amazon documentary "Grand Prix Driver", McLaren 's prospects are looking bright.
The team will reveal its new car on February 22, but if you wish to sample a snippet of its raucous sound, check out the video below.
http://en.f1i.com/news/292205-video-mcl ... -life.html
Editado pela última vez por P44 em Sex Fev 16, 2018 5:05 pm, em um total de 1 vez.
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55303
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2764 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Amazon documentary wouldn't have worked if censored - McLaren
McLaren's behind-the-scenes Amazon documentary would have fallen flat if the team had censored some of its more controversial moments, reckons executive director Zak Brown.
Amazon's four-part Grand Prix driver series, which was released last week, follows the McLaren team's preparations for the 2017 campaign and exposes the struggles and frustrations it felt as its relationship with Honda fell apart.
Scenes like a troubled new car engine fire-up, and some eye-opening radio conversations from Fernando Alonso during pre-season testing, have helped the series earn praise from fans who have seen it.
Although McLaren may have been tempted to keep some of the most intense moments of filming away from the public spotlight, Brown thinks that would not have been the right thing to do.
"We took a decision: if you are going to do a show like that, then you have to be authentic to what the purpose of the show is," he said. "So we let them in places and meetings, like we have every Tuesday race debriefs.
"We took the view that it would be counter productive if it was the inside of McLaren, edited by McLaren. We wanted to show everyone this is what really happens in an F1 team."
Despite the original intention of Grand Prix Driver being to focus on Stoffel Vandoorne's rookie season in F1, Brown said there was no second thought to keeping the filming going when the back story of Honda's woes emerged.
https://www.motorsport.com/f1/news/mcla ... n-1004536/
McLaren's behind-the-scenes Amazon documentary would have fallen flat if the team had censored some of its more controversial moments, reckons executive director Zak Brown.
Amazon's four-part Grand Prix driver series, which was released last week, follows the McLaren team's preparations for the 2017 campaign and exposes the struggles and frustrations it felt as its relationship with Honda fell apart.
Scenes like a troubled new car engine fire-up, and some eye-opening radio conversations from Fernando Alonso during pre-season testing, have helped the series earn praise from fans who have seen it.
Although McLaren may have been tempted to keep some of the most intense moments of filming away from the public spotlight, Brown thinks that would not have been the right thing to do.
"We took a decision: if you are going to do a show like that, then you have to be authentic to what the purpose of the show is," he said. "So we let them in places and meetings, like we have every Tuesday race debriefs.
"We took the view that it would be counter productive if it was the inside of McLaren, edited by McLaren. We wanted to show everyone this is what really happens in an F1 team."
Despite the original intention of Grand Prix Driver being to focus on Stoffel Vandoorne's rookie season in F1, Brown said there was no second thought to keeping the filming going when the back story of Honda's woes emerged.
https://www.motorsport.com/f1/news/mcla ... n-1004536/
Triste sina ter nascido português
- Frederico Vitor
- Sênior
- Mensagens: 2064
- Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
- Localização: Goiás
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 270 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Alguém teria o link para baixar o documentário?P44 escreveu:Amazon documentary wouldn't have worked if censored - McLaren
McLaren's behind-the-scenes Amazon documentary would have fallen flat if the team had censored some of its more controversial moments, reckons executive director Zak Brown.
Amazon's four-part Grand Prix driver series, which was released last week, follows the McLaren team's preparations for the 2017 campaign and exposes the struggles and frustrations it felt as its relationship with Honda fell apart.
Scenes like a troubled new car engine fire-up, and some eye-opening radio conversations from Fernando Alonso during pre-season testing, have helped the series earn praise from fans who have seen it.
Although McLaren may have been tempted to keep some of the most intense moments of filming away from the public spotlight, Brown thinks that would not have been the right thing to do.
"We took a decision: if you are going to do a show like that, then you have to be authentic to what the purpose of the show is," he said. "So we let them in places and meetings, like we have every Tuesday race debriefs.
"We took the view that it would be counter productive if it was the inside of McLaren, edited by McLaren. We wanted to show everyone this is what really happens in an F1 team."
Despite the original intention of Grand Prix Driver being to focus on Stoffel Vandoorne's rookie season in F1, Brown said there was no second thought to keeping the filming going when the back story of Honda's woes emerged.
https://www.motorsport.com/f1/news/mcla ... n-1004536/
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55303
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2764 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Ainda nao descobri nenhum link, tb gostava de ver
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55303
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2764 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Toro Rosso Fired Up Their Honda Engine (+ Hilarious FAQ)
After Mercedes, Ferrari and Renault now Toro Rosso has showed their fire up video of the Honda engine. Of course they got plenty of questions and ‘funny’ reactions about the trouble they must have had to fire up the Honda engine which had many problems last year.
But Toro Rosso had their own hilarious way to deal with these messages.
http://www.sportvideos.tv/toro-rosso-fi ... rious-faq/
After Mercedes, Ferrari and Renault now Toro Rosso has showed their fire up video of the Honda engine. Of course they got plenty of questions and ‘funny’ reactions about the trouble they must have had to fire up the Honda engine which had many problems last year.
But Toro Rosso had their own hilarious way to deal with these messages.
http://www.sportvideos.tv/toro-rosso-fi ... rious-faq/
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55303
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2764 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Red Bull RB14 apresentado hoje com pintura provisória de camuflagem
http://www.skysports.com/f1/news/12475/ ... -challenge
http://www.skysports.com/f1/news/12475/ ... -challenge
Editado pela última vez por P44 em Seg Fev 19, 2018 4:29 pm, em um total de 1 vez.
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55303
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2764 vezes
- Agradeceram: 2443 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
No fim de semana estive a ver o documentário da Amazon acerca da McLaren, talvez se se tivessem preocupado menos com lançamentos pomposos e estivessem mais focados no carro tivessem mais sorte, se bem que pelo que se viu no filme, a Honda tornou-se mesmo uma desgraça...o motor que nem arrancou com software no Fire Up, o motor que perdeu o óleo logo na primeira volta de testes, o Alonso a comentar "que motor de mrd...".
Ficou óbvio quando um dos chefes da Mclaren convocou aquela reuniao com os empregados e diz "uma linha foi ultrapassada!" (isto antes do 1º GP da temporada!!!) , que dali para a frente o divórcio era a única opçao.
Ficou óbvio quando um dos chefes da Mclaren convocou aquela reuniao com os empregados e diz "uma linha foi ultrapassada!" (isto antes do 1º GP da temporada!!!) , que dali para a frente o divórcio era a única opçao.
Triste sina ter nascido português
- Frederico Vitor
- Sênior
- Mensagens: 2064
- Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
- Localização: Goiás
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 270 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Laranja-papaia de volta: McLaren volta às origens nas cores de seu novo carro na F1
Equipe lança o MCL33 pela internet, seu primeiro modelo com os motores franceses da Renault
Nada como uma volta às origens para tentar mudar seu destino na Fórmula 1. Após quase 50 anos, a McLaren voltou a adotar as cores escolhidas por seu fundador, o neozelandês Bruce McLaren. A equipe inglesa lançou o carro deste ano, o MCL33, com o laranja-papaia e com o azul marinho que marcaram os primeiros modelos do time, ainda nos anos 1960. Será a primeira vez que a McLaren usará os motores franceses da Renault, após três anos de uma parceria frustrada por quebras e maus resultados com a japonesa Honda.
No comando do MCL33 estarão o espanhol Fernando Alonso, bicampeão da Fórmula 1 em 2005 e 2006, e o belga Stoffel Vandoorne, em sua segunda temporada na maior categoria do automobilismo. A grande preocupação da McLaren foi desenvolver o carro em torno do novo motor Renault, de dimensões completamente diferentes do Honda usado pelo time até o ano passado. Outra novidade é a presença do halo, pintado na cor preta. O MCL33 irá pela primeira vez à pista nesta sexta no circuito de Navarra, no norte da Espanha, em um dia de filmagem.
- Senti que meu inverno foi menor que o normal. Já estive no cockpit para as 24 Horas de Daytona e vários testes com protótipos. Dito isso, estou realmente ansioso para voltar ao volante de um carro de F1 pela primeira vez em três meses. Vendo o novo carro, eu me sinto incrivelmente animado, mas também apreensivo. Sei o quanto esse carro é importante para a equipe e espero que ele dê os resultados que queremos. Se conseguirmos desenvolver os pontos fortes do chassi do ano passado e casá-lo com um motor Renault evoluído, poderemos dar passos à frente. E a nova cor é realmente ótima, chama a atenção - disse Alonso.
Segundo a equipe, o MCL33 é uma evolução lógica do carro do ano passado. Ele foi desenvolvido e refinado com a experiência de um ano com o regulamento que estreou em 2017. A ideia da equipe era melhorar o carro, torná-lo menor, mais simples e mais elegante.
- Continuamos na mesma trajetória. Para o lançamento, o carro parecerá uma evolução e continuaremos a melhorar o MCL33 durante os testes e a temporada. Este sempre foi nosso objetivo, mas neste ano conseguimos um pacote ainda mais elegante. E isso dá a possibilidade para nosso time de aerodinâmica mexer bastante com a carenagem - disse Tim Goss, chefe da área de chassi da McLaren.
FONTE: https://globoesporte.globo.com/motor/fo ... a-f1.ghtml
Equipe lança o MCL33 pela internet, seu primeiro modelo com os motores franceses da Renault
Nada como uma volta às origens para tentar mudar seu destino na Fórmula 1. Após quase 50 anos, a McLaren voltou a adotar as cores escolhidas por seu fundador, o neozelandês Bruce McLaren. A equipe inglesa lançou o carro deste ano, o MCL33, com o laranja-papaia e com o azul marinho que marcaram os primeiros modelos do time, ainda nos anos 1960. Será a primeira vez que a McLaren usará os motores franceses da Renault, após três anos de uma parceria frustrada por quebras e maus resultados com a japonesa Honda.
No comando do MCL33 estarão o espanhol Fernando Alonso, bicampeão da Fórmula 1 em 2005 e 2006, e o belga Stoffel Vandoorne, em sua segunda temporada na maior categoria do automobilismo. A grande preocupação da McLaren foi desenvolver o carro em torno do novo motor Renault, de dimensões completamente diferentes do Honda usado pelo time até o ano passado. Outra novidade é a presença do halo, pintado na cor preta. O MCL33 irá pela primeira vez à pista nesta sexta no circuito de Navarra, no norte da Espanha, em um dia de filmagem.
- Senti que meu inverno foi menor que o normal. Já estive no cockpit para as 24 Horas de Daytona e vários testes com protótipos. Dito isso, estou realmente ansioso para voltar ao volante de um carro de F1 pela primeira vez em três meses. Vendo o novo carro, eu me sinto incrivelmente animado, mas também apreensivo. Sei o quanto esse carro é importante para a equipe e espero que ele dê os resultados que queremos. Se conseguirmos desenvolver os pontos fortes do chassi do ano passado e casá-lo com um motor Renault evoluído, poderemos dar passos à frente. E a nova cor é realmente ótima, chama a atenção - disse Alonso.
Segundo a equipe, o MCL33 é uma evolução lógica do carro do ano passado. Ele foi desenvolvido e refinado com a experiência de um ano com o regulamento que estreou em 2017. A ideia da equipe era melhorar o carro, torná-lo menor, mais simples e mais elegante.
- Continuamos na mesma trajetória. Para o lançamento, o carro parecerá uma evolução e continuaremos a melhorar o MCL33 durante os testes e a temporada. Este sempre foi nosso objetivo, mas neste ano conseguimos um pacote ainda mais elegante. E isso dá a possibilidade para nosso time de aerodinâmica mexer bastante com a carenagem - disse Tim Goss, chefe da área de chassi da McLaren.
FONTE: https://globoesporte.globo.com/motor/fo ... a-f1.ghtml
- Frederico Vitor
- Sênior
- Mensagens: 2064
- Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
- Localização: Goiás
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 270 vezes
Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
De volta à F1, Petrobras quer mudar imagem em parceria com a McLaren
Combalida pelo escândalo de corrupção, petrolífera elogiada pela qualidade da gasolina volta a investir na maior categoria do automobilismo, em busca da recuperação da reputação internacional
s conversas começaram ainda no ano passado, pouco antes do GP do Brasil de Fórmula 1, em novembro. E avançaram bastante nos últimos dois meses. Nesta terça-feira, o casamento finalmente pôde ser anunciado: a Petrobras, estatal petrolífera brasileira, anunciou a parceria técnica com a McLaren, que passará a usar motores Renault em 2018. As primeiras conversas foram adiantadas por Livio Oricchio, especialista de Fórmula 1 do GloboEsporte.com, ainda em novembro (relembre aqui). Uma ótima notícia para Brasil, sem dúvidas.
Será a terceira passagem da Petrobras pela Fórmula 1. Tudo começou em 1998, como patrocinadora e fornecedora de gasolina para a Williams entre 1998 e 2008. Em 2010, a petrolífera tinha um acordo fechado com a Toyota, mas a montadora japonesa deixou a F1 e precipitou a saída da empresa brasileira da categoria. O retorno ocorreu apenas em 2014, seis anos depois, novamente pela Williams. Desta vez, apenas como patrocinadora. A Petrobras até tentou desenvolver a gasolina para os motores Mercedes do time inglês, mas esbarrou na exclusividade da montadora alemã com a malaia Petronas. Em 2001 e 2002, desenvolveu óleo lubrificante para a Jordan, que usava motores Honda na época.
Na primeira passagem pela Williams, a empresa foi muito elogiada pela qualidade de sua gasolina. Além de Frank Williams, fundador e sócio da equipe, Mario Theissen, líder do projeto da BMW, parceira da equipe entre 2000 e 2005, também exaltou o produto brasileiro. Tudo isso ocorreu após um tempo de aprendizagem e desenvolvimento da Petrobras, com um grupo que foi desfeito, chefiado por Rogério Gonçalves, engenheiro de carreira da empresa.
Qualidade do produto é o maior marketing para a empresa
Diferente do último contrato com a Williams, o objetivo da Petrobras é fornecer combustíveis para os motores Renault da McLaren - e já obteve o sinal verde da montadora francesa, que tem contrato em sua equipe de fábrica com a British Petroleum (BP). O processo de desenvolvimento da fórmula da gasolina deve demorar um pouco e, por isso, o fornecimento do produto está previsto para começar em 2019. Será um longo ano de muito trabalho no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.
Cenpes, local onde a Petrobras vai desenvolver o combustível da F1 (Foto: Divulgação) Cenpes, local onde a Petrobras vai desenvolver o combustível da F1 (Foto: Divulgação)
A ideia da empresa é ter a qualidade de seu produto como marketing, exatamente como fez em sua primeira passagem na Williams. Tudo isso para tentar recuperar a imagem da empresa após o enorme escândalo de corrupção dos últimos anos. A Petrobras perdeu muito valor de mercado após os desvios de verbas e precisa recuperar credibilidade perante aos investidores internos e externos. Participar do reerguimento da tradicional McLaren na F1 seria excelente para os planos da Petrobras.
Plano para levar pilotos brasileiros à F1 faz falta ao projeto
Pessoalmente, fiquei muito feliz com a notícia do retorno da Petrobras à Fórmula 1, ainda mais pela McLaren, um dos times mais tradicionais da categoria. Mas confesso que sinto falta de um projeto capitaneado pela estatal de formação de pilotos no Brasil. Não seria um plano fora do comum: várias empresas petrolíferas investiram - e ainda continuam a investir - neste quesito: na França, a Elf-Total; na Malásia, a Petronas; na Espanha, a Repsol; e até mesmo na Argentina, com a YPF.
Não é caridade, é marketing. Investir em automobilismo é investir na atividade-fim da empresa: vender e desenvolver combustíveis. Afinal, um carro vencedor com a marca da empresa estampada na carenagem passa a imagem de qualidade para o produto vendido nos postos. Com um piloto brasileiro a bordo, então, você passa a ter um garoto-propaganda para seu público. A Petrobras precisa também investir nisso. Afinal, 2018 será o primeiro ano desde 1970 sem um brasileiro na F1.
fonte: https://globoesporte.globo.com/blogs/vo ... aren.ghtml
Combalida pelo escândalo de corrupção, petrolífera elogiada pela qualidade da gasolina volta a investir na maior categoria do automobilismo, em busca da recuperação da reputação internacional
s conversas começaram ainda no ano passado, pouco antes do GP do Brasil de Fórmula 1, em novembro. E avançaram bastante nos últimos dois meses. Nesta terça-feira, o casamento finalmente pôde ser anunciado: a Petrobras, estatal petrolífera brasileira, anunciou a parceria técnica com a McLaren, que passará a usar motores Renault em 2018. As primeiras conversas foram adiantadas por Livio Oricchio, especialista de Fórmula 1 do GloboEsporte.com, ainda em novembro (relembre aqui). Uma ótima notícia para Brasil, sem dúvidas.
Será a terceira passagem da Petrobras pela Fórmula 1. Tudo começou em 1998, como patrocinadora e fornecedora de gasolina para a Williams entre 1998 e 2008. Em 2010, a petrolífera tinha um acordo fechado com a Toyota, mas a montadora japonesa deixou a F1 e precipitou a saída da empresa brasileira da categoria. O retorno ocorreu apenas em 2014, seis anos depois, novamente pela Williams. Desta vez, apenas como patrocinadora. A Petrobras até tentou desenvolver a gasolina para os motores Mercedes do time inglês, mas esbarrou na exclusividade da montadora alemã com a malaia Petronas. Em 2001 e 2002, desenvolveu óleo lubrificante para a Jordan, que usava motores Honda na época.
Na primeira passagem pela Williams, a empresa foi muito elogiada pela qualidade de sua gasolina. Além de Frank Williams, fundador e sócio da equipe, Mario Theissen, líder do projeto da BMW, parceira da equipe entre 2000 e 2005, também exaltou o produto brasileiro. Tudo isso ocorreu após um tempo de aprendizagem e desenvolvimento da Petrobras, com um grupo que foi desfeito, chefiado por Rogério Gonçalves, engenheiro de carreira da empresa.
Qualidade do produto é o maior marketing para a empresa
Diferente do último contrato com a Williams, o objetivo da Petrobras é fornecer combustíveis para os motores Renault da McLaren - e já obteve o sinal verde da montadora francesa, que tem contrato em sua equipe de fábrica com a British Petroleum (BP). O processo de desenvolvimento da fórmula da gasolina deve demorar um pouco e, por isso, o fornecimento do produto está previsto para começar em 2019. Será um longo ano de muito trabalho no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.
Cenpes, local onde a Petrobras vai desenvolver o combustível da F1 (Foto: Divulgação) Cenpes, local onde a Petrobras vai desenvolver o combustível da F1 (Foto: Divulgação)
A ideia da empresa é ter a qualidade de seu produto como marketing, exatamente como fez em sua primeira passagem na Williams. Tudo isso para tentar recuperar a imagem da empresa após o enorme escândalo de corrupção dos últimos anos. A Petrobras perdeu muito valor de mercado após os desvios de verbas e precisa recuperar credibilidade perante aos investidores internos e externos. Participar do reerguimento da tradicional McLaren na F1 seria excelente para os planos da Petrobras.
Plano para levar pilotos brasileiros à F1 faz falta ao projeto
Pessoalmente, fiquei muito feliz com a notícia do retorno da Petrobras à Fórmula 1, ainda mais pela McLaren, um dos times mais tradicionais da categoria. Mas confesso que sinto falta de um projeto capitaneado pela estatal de formação de pilotos no Brasil. Não seria um plano fora do comum: várias empresas petrolíferas investiram - e ainda continuam a investir - neste quesito: na França, a Elf-Total; na Malásia, a Petronas; na Espanha, a Repsol; e até mesmo na Argentina, com a YPF.
Não é caridade, é marketing. Investir em automobilismo é investir na atividade-fim da empresa: vender e desenvolver combustíveis. Afinal, um carro vencedor com a marca da empresa estampada na carenagem passa a imagem de qualidade para o produto vendido nos postos. Com um piloto brasileiro a bordo, então, você passa a ter um garoto-propaganda para seu público. A Petrobras precisa também investir nisso. Afinal, 2018 será o primeiro ano desde 1970 sem um brasileiro na F1.
fonte: https://globoesporte.globo.com/blogs/vo ... aren.ghtml
- Frederico Vitor
- Sênior
- Mensagens: 2064
- Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
- Localização: Goiás
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 270 vezes