Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual a nacionalidade favorita do seu carro ?

Japonesa
89
34%
Americana
29
11%
Européia
118
46%
Francesa, esses covardes (Talha mode)
23
9%

Total de votos: 259

Mensagem
Autor
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos

#3961 Mensagem por Bourne » Dom Jul 15, 2012 4:36 am

Camaradas,

Ficou tão desvirtuado quanto o FX que começou a polêmica.

Preciso manter a neutralidade até o fim do processo. Entretanto, ressalto alguns pontos:

- Em cidade não gosto de dirigir devido ao transito. ir para academia, trabalhar, comprar pão vou andando ou de ônibus. Só quando chove ou lugar não dá para ir com meios alternativos. Eu penso no bem-estar urbano. :mrgreen:

- Moro na civilização. Os possíveis trechos das viagens curtas são de Curitiba para Florianópolis, Ponta grossa, Rio Negro, Joinville. Nada além de 200 km. Quando me sentir piloto de le Mans quem sabe me aventurar até São Paulo. Nas férias ir bem mais longe como aventura.

- Não me importo se o modelo saiu ou não da linha de produção. Inclusive pode ser uma vantagem na medida em que estes modelos são mais baratos. Por isso encontrei ecosport completa 2.0 na casa dos 45 mil, 2011 com 20 mil km rodados. Ano que vem capaz de conseguir o mesmo modelo por uns R$ 40 mil.

- Segundo o vendedor da Chevrolet, o Sonic é para estar na faixa de preço e ser equivalente ao Ford Fiesta. Gosto de design agressivos.

- O Honda Civic sei que a manutenção é cara. Um pai de um amigo chegou a gastar 3 mil para fazer a manutenção completa em um carro de dois anos. Porém as peças são boas e dificilmente dão problemas. Vi um preto ontem que me deixou apaixonado. E devido ao tamanho daquele porta-malas cabem todas as minhas tranqueiras como roupas, calçados, papelada, notbook e tudo mais. Preciso levar coisas ficar uma semana fora de casa. Uma vantagem semelhante ao ecosport.

- O Nissan Tiida e 208 são legais por que as montadoras dão a alma para vender o carro. Se a Nissan fizer em condições do tipo 50% de entrada e o resto em 24 sem juros. O negócio fica envolvente.

- O new Fiesta com motor sigma realmente possui um ótimo desempenho em estrada.

A short-list tente a ser New Fiesta como novo, seguido de Honda Civic e EcoSport. Ainda preciso avaliar as propostas dos vendedores.

Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#3962 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Jul 15, 2012 5:36 am

Analisando somente os carros da sua short-list, iria nos zero km pela garantia. Se fosse entre 35/40 mil iria no Punto. Já já sairá um face lift (já está pronto e há fotos nos sites especializados), o que está fazendo promoções interessantes no atual (na faixa de 37 no 1.4 e 39 no 1.6). Entre 40 e 45, New Fiesta (um carrão, design muito bonito, mas pode precisar ficar parado caso necessite de peças).

Bourne
Sênior
Sênior

#3963 Mensagem por Bourne » Dom Jul 15, 2012 7:12 am

bruno mt escreveu:Bourne, você já pensou em um Sentra? Na minha família tem um, e o carro está nos surpreendendo positivamente.

A versão que temos aqui é a CVT, o carro até hoje não deu problema (foi comprado no começo de 2010) o consumo dele é de 9km/l na cidade e 12 km/l na estrada. Pelo menos aqui, o pós venda é muito bom, sempre atendem muito bem e com preço na média do mercado, e o melhor de tudo, como Brasileiro ainda tem um certo receio com a montadora e o fato de ser montado no México, o preço do seminovo é abaixo dos seus concorrentes.

Sei que a imagem que ele passa é de carro de "tiozão", mas se você não ligar pra isso, e que possivelmente sairá de linha em 2014 é uma excelente compra.

PS: Não recomendo o Civic, não tem um proprietário que converso que fale bem do consumo. Nem o Eco Sport, não é um carro muito estável, não me sentiria seguro viajando com o mesmo.

PS 2: o 308 é lindo :mrgreen:

Só um comentário extra: EU não compraria um carro zero nestas condiçoes que você citou.
Começando pelo fim: por que não compraria um carro novo?

Sentra acho feio. Mão por ser de tiozão. O Honda Civic também é. Porém eles contrabalançam com visual esportivo e agressivo. Estava vendo o brasileiro de marcas e tinha alguns civics correndo. Ele tem um jeitão de carro de corrida.

Para o Civic sei que a manutenção é cara. E pelo que pesquisei o consumo é menor com meu falecido Ka. Por ai vi 13 por km na estrada. Fazendo uma média de 100-110 km/h não deve mudar muito.

O 308 só se a francesada ficar doida e começar a vendê-lo por 45 mil como fez com o 307 para se librar dos últimos exemplares. Deles estava realmente pensando no 208 que ainda vão lançar em 2013. Ver as versões e como é o carro antes de falar algo.

EcoSport também não sei. Nunca dirigi ela em estrada. Na verdade nunca dirigi.

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#3964 Mensagem por Matheus » Dom Jul 15, 2012 7:21 am

Com o teu nível de utilização minha sugestão é para um carro econômico e resistente. Nesta faixa de preço:

novos: New Fiesta ou Focus 1.6 hatch (que deverá ter até o fim do ano uma nova versão - ou seja - terá bons descontos e financiamento com juros baixos ou até sem juros)
obs: teve um colega que comprou um sedan 1.6 por 48 mil com 60% de entrada e o resto em 36 sem juros!

usado: Focus Hatch 1.6 ou Corolla (embora este esteja sempre sobrevalorizado é uma opção reconhecidamente resistente).

se o consumo não for tão preponderante: Sentra 2.0 manual (é possível comprar novo por 47 com parcelas sem juros!) ou usado com boa desvalorização, são carros resistentes e de baixa manutenção.
Civic, desvaloriza menos, anda menos e gasta como o anterior, mas tem boa resistência mecânica, embora pouco equipado pelo preço.
Focus 2.0 manual. Anda tão bem quanto o primeiro e é muito eleogiado pelos mecânicos.
Ainda olharia o Vectra (no teu caso até o hatch seria melhor), apesar de obsoleto é bastante resistente e confortável.

Fora da tua lista, verificaria dentro os usados o New Fit e o Polo 1.6, carros resistente e econômicos.

Analisaria tb o preço do seguro de cada.

Fugiria completamente:
- 307/308/208 - resistência mecânica não é ponto forte deles pra quem anda bastante e a manutenção é salgada. Sem falar que se pegar automático vai ter que virar sócio de posto de combustível.
- Fiat Punto/Stilo - tirando o Uno e a Strada, a resistência dos Fiat tb não é muito elogiada.
- Golf - caro, velho, gastão e de seguro alto.
- Ecosport - gastona, desconfortável, instável.

Até pensaria:

- Sonic - já está nas concessionárias há uns 15 dias! tende a ser caro e não muito econômico, mas é uma opção que até analisaria, já que GMs costumam ser resistentes.

- Tiida - bom carro, principalmente o SL. As versões manuais tem bom consumo. Nissan faz carros resistentes, porém há reclamações qunto a falta de peças de reposição.

Editado pela última vez por Matheus em Dom Jul 15, 2012 7:35 am, em um total de 2 vezes.
Bourne
Sênior
Sênior

#3965 Mensagem por Bourne » Dom Jul 15, 2012 7:22 am

Rodrigoiano escreveu:Analisando somente os carros da sua short-list, iria nos zero km pela garantia. Se fosse entre 35/40 mil iria no Punto. Já já sairá um face lift (já está pronto e há fotos nos sites especializados), o que está fazendo promoções interessantes no atual (na faixa de 37 no 1.4 e 39 no 1.6). Entre 40 e 45, New Fiesta (um carrão, design muito bonito, mas pode precisar ficar parado caso necessite de peças).
Não tem short list. Não me comprometa. Estou aberto a negociações e novas experiências. :mrgreen:

O modelo de Punto que compraria vem completo. Motor 1.6, ABS, controle de estabilidade e tudo mais. Possui os mesmos acessórios que o New Fiesta. Na loja sairia por R$ 44 mil. Quando falei para o vendedor ficou surpreso. Pensou que iria pedir o básicão 1.4 que sai por R$ 36 mil; Aliás, o motor 1.8 ficava uns 2 mil a mais, mas apenas sob encomenda. A loja não tinha com essa motorização.

O New Fiesta é puta carro. E o lobby da Ford é forte, financiamento é bom e o motor econômico que empurra bem. Porém ainda quero ver o Sonic e os outros. Por isso que comprei um golzinho para decidir com calma.

Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 270 vezes

#3966 Mensagem por Frederico Vitor » Dom Jul 15, 2012 10:27 pm

Para quem achava que a Russia estava totalmente em baixa tratando-se de qualquer coisa relacionada a avanços tecnológicos, a empresa Marussia mostrou no finalzinho do ano passado justamente o contrário. Apresentando para o mercado europeu seus dois novos veículos homônimos, modelos B1 e B2, causou grande impacto com seu design e características marcantes.

O primeiro modelo apresenta-se numa linha esportiva mais limpa e com curvas sutís enquanto o segundo mostra um desenho mais ousado e agressivo. Ambos os modelos, entretanto, contam com as mesmas características mecânicas, sendo impulsionados por um potente motor 2.8 turbo, que gera 420 cavalos, fazendo-os ir de 0 a 100 km em 3,8 segundos. E sabe o que é melhor desse carro? O preço: "somente" 100 mil euros. Considerando o preço dos seus concorrentes, é um valor excelente. Quem sabe a gente não comece a ver alguns deles no Brasil em breve. Afinal, com o que tem de Ferraris, Porsches e afins por aqui não será surpresa se algum aficionado por carros desse tipo trouxer um desses bólidos logo logo. Enfim, chega de papo. Confira abaixo algumas imagens desses carrões russos:
.
http://quemcontaoque.blogspot.com.br/20 ... russo.html

Imagem

REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#3967 Mensagem por REGATEANO » Dom Jul 15, 2012 11:11 pm

Cara, eu tive um Fit 1.5 AT 2008 e era um carro muito. Esse New Fit é um carro melhor ainda.
O meu comprei usado.
Resistente, economico e com bom valor de mercado.
Atualmente minha mulher tem um Polo 1.6 2009 que não é tão bom quanto o Fit, mas é bem economico também.
Detalhe, não vendi um para comprar o outro. Troquei o Fit numa L200 e somente depois comprei o Polo.

O Focus já tem novo na europa e tende a ser um carro desvalorizado. A dica é comprar um bom usado. Mas o gasto com a manutenção e combustível é grande.

Não conheço o new fiesta.

Descarte o Golf e Sentra.

Se quiser comprar um carro usado, a depender das suas condições nada barra os japoneses da Honda e Toyota.

Dizem que o punto é bom também, é mais confortável que o Polo, mas o 1.4 é bem fraco.

Hoje em dia a variedade de carro é muito grande. Compre um que te agrade, seja fácil de pagar e principal manter. O dificil não é comprar um carro, é pagar e manter.

Lembre do IPVA, Seguro, Pneu revisão.

Carro a partir dos 40 mil Km precisa de revisão.

Abraços
Matheus escreveu:Com o teu nível de utilização minha sugestão é para um carro econômico e resistente. Nesta faixa de preço:

novos: New Fiesta ou Focus 1.6 hatch (que deverá ter até o fim do ano uma nova versão - ou seja - terá bons descontos e financiamento com juros baixos ou até sem juros)
obs: teve um colega que comprou um sedan 1.6 por 48 mil com 60% de entrada e o resto em 36 sem juros!

usado: Focus Hatch 1.6 ou Corolla (embora este esteja sempre sobrevalorizado é uma opção reconhecidamente resistente).

se o consumo não for tão preponderante: Sentra 2.0 manual (é possível comprar novo por 47 com parcelas sem juros!) ou usado com boa desvalorização, são carros resistentes e de baixa manutenção.
Civic, desvaloriza menos, anda menos e gasta como o anterior, mas tem boa resistência mecânica, embora pouco equipado pelo preço.
Focus 2.0 manual. Anda tão bem quanto o primeiro e é muito eleogiado pelos mecânicos.
Ainda olharia o Vectra (no teu caso até o hatch seria melhor), apesar de obsoleto é bastante resistente e confortável.

Fora da tua lista, verificaria dentro os usados o New Fit e o Polo 1.6, carros resistente e econômicos.

Analisaria tb o preço do seguro de cada.

Fugiria completamente:
- 307/308/208 - resistência mecânica não é ponto forte deles pra quem anda bastante e a manutenção é salgada. Sem falar que se pegar automático vai ter que virar sócio de posto de combustível.
- Fiat Punto/Stilo - tirando o Uno e a Strada, a resistência dos Fiat tb não é muito elogiada.
- Golf - caro, velho, gastão e de seguro alto.
- Ecosport - gastona, desconfortável, instável.

Até pensaria:

- Sonic - já está nas concessionárias há uns 15 dias! tende a ser caro e não muito econômico, mas é uma opção que até analisaria, já que GMs costumam ser resistentes.

- Tiida - bom carro, principalmente o SL. As versões manuais tem bom consumo. Nissan faz carros resistentes, porém há reclamações qunto a falta de peças de reposição.

Bourne
Sênior
Sênior

#3968 Mensagem por Bourne » Seg Jul 16, 2012 11:52 am

Não tinha percebido que Ford irá irá lançar o Novo Focus ano que vem. Se repetirem as promoções que fizeram para EcoSport. . Entretanto, possui o mesmo motor do New Fiesta, Sigma 1.6. É mais pesado que o Fiesta e pode comprometer o desempenho. O negócio fica envolvente. Pode até valer a pena um esforço um pouco maior por um carro melhor.

Apesar de achar que o New Fiesta combina mais comigo. Vi um modelo azul Havaí que me deixou doido.

Sobre o Nissan Tiida fui conversar com o vendedor. É de categoria superior. Porém a Nissan fornece muitas facilidades. O básico que vem cheio de coisas está por 46 mil. na promoção oficial posso dar 60% de entrada e o resto em 24 sem juros. Se chorar fica melhor. E o seguro é baixo em relação aos outros. Dizem que o Tiida é ruim para enfrentar buracos. Mas como espero andar só em rodovias boas. Sem problemas. E vem a nova versão com a maquiagem 2013. Outro negócio envolvente.

Imagem

VW não compro novo. O único que pode me agradar é o Golf usado. Ainda acho que compro coisa melhor pelo mesmo preço.

E carro sempre manual. Adoro pegar na alavanca. Ou, se usar automático, prefiro o semiautomático. :lol:

Sobre o FX-Bourne.

Prometo que a decisão sai no fim do primeiro semestre de 2013. Talvez apareçam alguns sinais durante a LAAD 2013. ( :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#3969 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jul 16, 2012 12:40 pm

Bourne escreveu:Apesar de achar que o New Fiesta combina mais comigo. Vi um modelo azul Havaí que me deixou doido.
É a sua cara...
Bourne escreveu:Sobre o Nissan Tiida fui conversar com o vendedor. É de categoria superior. Porém a Nissan fornece muitas facilidades. O básico que vem cheio de coisas está por 46 mil. na promoção oficial posso dar 60% de entrada e o resto em 24 sem juros. Se chorar fica melhor. E o seguro é baixo em relação aos outros. Dizem que o Tiida é ruim para enfrentar buracos. Mas como espero andar só em rodovias boas. Sem problemas. E vem a nova versão com a maquiagem 2013. Outro negócio envolvente.
O Tiida não vale a pena, ta quase o mesmo preço do Sentra mas o Sentra é muito mais carro.
Bourne escreveu:VW não compro novo.
VW será mais interessante ano que vem.
Bourne escreveu:Adoro pegar na alavanca.
Isso nós já sabemos :twisted:

Agora falando sério, se o assunto for desempenho ou consumo um CVT como o Sentra é muito melhor que qualquer manual ou automático, dirigindo ele não achei que faltou "raça" no CVT como alguns dizem sobre o CVT, e por mais que alguns conservadores que adoram fazer tudo a moda antiga não gostem a diferença tecnológica nos números é inegável, ao pisar no acelerador o CVT vai da velocidade X para a Y mais rápido que o cambio manual para qualquer X e qualquer Y | X < Y :twisted:

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Bourne
Sênior
Sênior

#3970 Mensagem por Bourne » Seg Jul 16, 2012 12:55 pm

Sentra é aquele que tem cara de tiozão, mas é esportivo??? :lol:

Sério. O modelo atual não me agrada. Quando lançarem o 2013 conversamos.

Entretanto, se quando lançarem a versão 2013, fizerem um mega promoção do Sentra atual. Por que não conversar com muito carinho. O problema é que só tem branco, preto e cinza. :|

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#3971 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jul 16, 2012 1:11 pm

Bourne escreveu:Sentra é aquele que tem cara de tiozão, mas é esportivo??? :lol:
Se é esportivo eu já não sei, a definição de esportivo mudou muito, hoje o povo coloca uns detalhes em plástico na frente do carro que sem dúvida quebrariam se o veículo fosse usado em algum esporte motorizado mas mesmo assim chamam de "cross", "esportivo" ou coisa do tipo, o que eu sei sobre o Sentra CVT é que é o mais rápido nessa faixa de preço.

Quanto a versão 2013 é oferta e procura, se o povo quiaser ele, o preço sobe.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Bourne
Sênior
Sênior

#3972 Mensagem por Bourne » Seg Jul 16, 2012 1:30 pm

:shock: :shock: :shock: :shock:

Choque I - Seguro do Tiida

Acabo de receber a cotação do seguro do Nissan Tiida. Pasmem senhores, meros R$ 2,7 mil. Mais barato que do Ford Ka. :shock:

Choque II - Consumo do Sentra na estrada
muito seguro nas curvas, veloz quando precisa,muito silencioso e muito econômico na estrada a 100km/h 2000 rpm, na rio santos fez 15km/l com gasolina e na cidade gasta média de 8.5 km/l
Achei na internet como comentário de um proprietário.

Matheus
Sênior
Sênior

#3973 Mensagem por Matheus » Seg Jul 16, 2012 2:14 pm

Meros 2700!!!....tá sobrando dinheiro hein...eu pago 900 no 307 e acho caro. Quanto ao Sentra (assim como o 307) são carros de estrada pois tem suspensão dura e um pouco frágil, mas ótimo desempenho.

Bourne
Sênior
Sênior

#3974 Mensagem por Bourne » Seg Jul 16, 2012 2:20 pm

Sou jovem, solteiro e bonito. O valor normal para mim está em cinco mil. Isso quando pesquiso. Desisti de comprar um Astra usado que entre os fatores estavam o seguro é quase seis mil. Sem condições. :(

Acho que ainda compro um carro de tiozão, o Sentra. Seguro barato, pouco visado para roubo, Nissan é uma mãe para oferecer boas condições e cumpre com folga os requisitos técnicos.

Matheus
Sênior
Sênior

#3975 Mensagem por Matheus » Seg Jul 16, 2012 2:23 pm

Jovem, solteiro e bonito e ainda gosta de pegar na alavanca....rsrsrs :oops:

Falando em alavanca, o Sentra manual é uma tetéia tb, faz 0-100 abaixo dos 10 segundos, é muito estável e chega aos 200 Km/h. Vem com pitolo automático em todas as versões além de ABS/Airbags, ar, trio, direção elétrica e câmbio de 6 marchas.

Responder