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Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Ter Jun 18, 2019 9:31 pm
por Rurst
Super Flanker escreveu: Ter Jun 18, 2019 8:01 am Parece que logo teremos a nova geração de consoles. O que será que podemos esperar?
Esse exclusivo ainda sai esse ano para Playstation 4:



Diferente das outras versões de console essa geração virá com uma CPU ATUAL de 8 core / 16 threads, esse será o grande salto e é sobre isso que se trata o artigo.

85% dos PC's na steam tem 4 core ou menos.

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Os jogos desenvolvidos para CPU de 8 core / 16 threads dos consoles NEXT GEN vão fazer muito PC GAMER (computador para jogos) ter gargalo por causa do processador

Bastante gente vai ter que trocar de CPU

Processadores atuais de 8 core / 16 threads
Quantidade enorme de memória
SSD como base no projeto para melhorar muitas coisas que não sabemos ainda
Outras tecnologias envolvidas como Ray Tracing

O resultado disso ?????

Só saberemos na prática.

O mais importante é o grande salto que farão em relação a geração anterior, eu acredito que será o maior de todas as gerações até hoje seja por conta do projeto ou das tecnologias envolvidas.

Os consoles estão tendo mais diferenciais, esse é o ponto.

O rumor é que PlayStation 5 tenha 24GB a 28GB total.
Rumores falam de 20GB ou 24GB + 4GB de DDR4 para o sistema operacional.
XBOX no mínimo terá 16 GB no total, talvez tenha a mesma quantidade de GB do PlayStation 5.

Para efeito de comparação o Playstation 4 PRO tem apenas 5GB disponíveis para jogos, olha a qualidade dos jogos que temos hoje.

O salto na CPU nessa geração será a maior de todas.

Ambos os consoles terão RYZEN 3000 de 7nm de 8 core / 16 threads
Ambos os consoles terão a next gen GPU da AMD de 7nm, a RDNA.
Podem ter diferença do RDNA do XBOX para o Playstation 5.
Ray Tracing
Áudio 3D no PlayStation 5
Ambos custando 500 dólares

A questão do console é o seguinte, é um sistema fechado até X valor e X subsídio com foco nas massas, o objetivo é oferecer o que tem de melhor dentro desse determinado valor.

PC não tem isso, cada um monta de acordo com seu orçamento e necessidade.

São dois produtos para dois tipos de clientes diferentes.

Console nunca vai ser melhor que o PC em ALGUNS aspectos, pois não é esse o objetivo, é um sistema fechado com foco nas massas e a um preço razoável.

Essa próxima geração vai aumentar as especificações de CPU para jogos e a quantidade de VRAM / RAM, como o chico disse.

O chico foi o único que foi além do artigo e foi até nas VRAM / RAM.

Consoles com mínimo 24GB.

É a morte das CPU 4/4, 6/6 e 8/8.

PlayStation 5 e novo XBOX também serão mais caros, custarão 500 dólares

8x núcleos Zen2 é aproximadamente 4x mais rápido que 8x Jaguar.
Aproximadamente 2x IPC e aproximadamente 2x relógios (estimativa conservadora de 3,2 GHz).
Também 8x mais rápido para as cargas de trabalho AVX (o Jag era 0,5 taxa AVX, o Zen2 é 2.0), como ISPC e Unity Burst.







Tempos de carga do Homem-Aranha no PS4 Pro: 15 segundos 0,8 segundos na próxima geração de PlayStation. Isso é 19x mais rápido!



Lembrando que com a nova CPU RYZEN 3000 vai permitir mais NPC's









































O Zen 2 está nos consoles e vai ser um Game Changer, mesmo para jogadores de PC

Artigo completo: https://www.overclock3d.net/news/cpu_ma ... c_gamers/1

É oficial, o console PlayStation da próxima geração da Sony irá utilizar a arquitetura Zen 2 CPU da AMD ( mais informações aqui), o que é um grande negócio para o futuro dos jogos, tanto em plataformas de PC como de consoles.

Ao olhar para o PlayStation 4, sabemos que o console utiliza um processador AMD Jaguar de 8 núcleos com uma velocidade de clock de 1.6GHz, dando ao console uma capacidade de processamento relativamente pequena quando comparado aos computadores de mesa atuais.

Mesmo durante seu tempo, a Jaguar foi projetada para ser uma arquitetura de CPU de baixo consumo, lançando em 2013 com relativamente pouco sucesso fora do mercado de consoles. Simplificando, o poder oferecido pelos núcleos Jaguar da AMD manteve o desempenho da CPU dos consoles de hoje bem atrás dos PCs de jogos daquela época, servindo apenas para aumentar a confiança do desenvolvedor em multi-threading, graças ao desempenho de CPU single-threaded relativamente baixo da Jaguar. Núcleos de CPU. A introdução do Zen 2 nos consoles da próxima geração muda isso.

Para começar, a arquitetura Zen 2 da AMD foi projetada para oferecer mais desempenho por clock do que as arquiteturas de CPU mais antigas da AMD, e graças ao design refinado da AMD e ao uso de litografia 7nm As arquiteturas Zen da AMD podem oferecer velocidades de clock maiores que as atuais

Então, o que isso significa para os jogadores de PC? Isso é fácil. Requisitos de hardware para jogos vão ficar muito mais acentuados, pelo menos no lado da CPU. Quando os consoles começarem a oferecer um aumento de mais de 2 vezes no desempenho da CPU, você pode apostar que os PCs de jogos ficarão sob tensão quando os títulos AAA começarem a usar totalmente o novo hardware.

Isso vai forçar duas coisas no PC. Primeiro, forçará os desenvolvedores a adotar APIs gráficas de baixo nível e focar ainda mais em multi-threading e otimização de CPU, e em segundo lugar, forçará os jogadores de PC a adotar contagens mais altas em números maiores. Os consoles se beneficiam de níveis extremos de otimização de hardware e, até agora, os PCs usavam amplamente a força bruta para conseguir isso. Com a próxima geração, os consoles estarão mais próximos do hardware de PC do que nunca, o que colocará muito mais foco no desempenho da CPU no mundo dos jogos para PC.

Pense desta forma, se um jogo PS5 de vanguarda rodar a 30FPS e fizer pleno uso da CPU da consola, a hipotética versão para PC desse jogo precisaria de uma CPU 2x mais forte para correr a 60FPS. Vai ser difícil conseguir uma CPU para jogos que seja duas vezes mais forte do que um 8-core com tecnologia Zen 2, especialmente se ela for executada a uma velocidade de clock razoavelmente alta.

PS5 terá suporte a TVs de 120Hz e SSD vai vir junto com versão básica do console
Presidente Jim Ryan também afirmou que o sistema será muito focado no cross-platform e na retrocompatibilidade


https://www.theenemy.com.br/playsta...e ... hz-ps4-ps5

PS5 VAI TER SUPORTE A 120 HZ E SSD VIRÁ NA VERSÃO BÁSICA

https://www.voxel.com.br/noticias/ps5-t ... 843941.htm

PS5: SONY REVELA NOVOS DETALHES E FUNÇÕES
Console terá suporte a 120Hz e SSD será padrão


O executivo esclareceu que a Sony está falando do PS5 antes de uma revelação oficial como forma de se manter à frente de vazamentos, evitando que os fãs tenham que lidar com informações que não fazem sentido.

https://br.ign.com/playstation-5/73793/ ... -e-funcoes

CEO da PlayStation confirma que próxima geração vai ter suporte para monitores 4K a 120Hz

https://adrenaline.uol.com.br/2019/06/0 ... k-a-120hz/

Retrocompatibilidade no PS5 será "fator crítico de sucesso", diz Sony
https://www.gamevicio.com/noticias/...o ... -diz-sony/

PS5 terá jogos em Blu-Ray, por download e streaming
https://www.gamevicio.com/noticias/2019 ... streaming/

PS Now vai aumentar resolução para 1080p e mais
https://www.gamevicio.com/noticias/2019 ... 0p-e-mais/

Sony fala dos seus planos para o futuro da marca PlayStation
https://www.gamevicio.com/noticias/2019 ... aystation/

O negócio da Sony com a Microsoft cegou sua própria equipe PlayStation
Por Yuji Nakamura e Dina Bass

19 de maio de 2019 20:00 BRT Atualizado em 20 de maio de 2019 03:08 BRT

Decisão de parceria com a Microsoft surpreendeu funcionários da PlayStation

Conversas sobre pacto de jogos em nuvem estão em andamento desde o ano passado
Fonte: https://www.bloomberg.com/news/arti...m ... ation-team


https://www.pcgamesn.com/ssd-pcie-4-amd-3rd-gen-ryzen

Então, se minha matemática estiver correta, poderemos estar olhando para um aumento de velocidade de leitura nos consoles da próxima geração de até 80, leia o EIGHTY, vezes mais rápido. De acordo com Cerny, é mais rápido que qualquer coisa no PC. Os mais rápidos no PC são 4gb / s no pcie3 agora, então teremos pelo menos 5gb / s que ainda é 50 vezes mais rápido que o hdd no PS4.

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Outro fator que muitos esquecem.

PS4 foi lançado com quase 2 TF e estamos com GPU's de 10 TF / 14 TF atualmente.
Nesse tempo houve um grande salto de litografia, porém dessa vez os consoles terão CPU e GPU de 7nm.

A partir dos 7nm em diante irá demorar muito mais esses avanços de litografia, e o ganho entre esses avanços será cada vez menor (alguém me corrija caso esteja errado).

Consequentemente os console demorarão mais a envelhecer.

28nm - JAGUAR

https://en.wikichip.org/wiki/28_nm_lithography_process

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7nm - ZEN 2 / RYZEN 3000

https://en.wikichip.org/wiki/7_nm_lithography_process

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5nm

https://en.wikichip.org/wiki/5_nm_lithography_process

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3nm - ??????????

https://en.wikichip.org/wiki/3_nm_lithography_process

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JAGUAR era 28 nm, olha o salto dessa nova geração com os RYZEN 7nm

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RYZEN 3000 é a CPU do PlayStation 5

https://www.anandtech.com/show/14407/am ... oming-77/2

O slide está errado, são 15%

A versão mais próxima dos consoles next gen é o RYZEN 7 3700x (opinião pessoal).

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NVMe Gen4 SSD - PCI-Express 4.0x4, NVMe 1.3

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Retrocompatibilidade do PS5 vai servir para jogar no multiplayer com o PS4 também
https://adrenaline.uol.com.br/2019/05/2 ... s4-tambem/

GPU do PlayStation 5 é NAVI

AMD Launches RDNA Macro Architecture: PCIe 4.0, 1.25x IPC And 1.5x Performance Per Watt Upgrade Over GCN

https://wccftech.com/amd-rdna-macro-architecture/

AMD Teases First Navi GPU Products: RX 5700 Series Launches in July, 25% Improved Perf-Per-Clock

https://www.anandtech.com/show/14412/am ... roved-perf

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Slides da apresentação da SONY

https://www.sony.net/SonyInfo/IR/librar ... /GNS_E.pdf

O que eu achei interessante

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Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Ter Jun 18, 2019 9:35 pm
por Rurst
Super Flanker escreveu: Ter Jun 18, 2019 8:01 am Parece que logo teremos a nova geração de consoles. O que será que podemos esperar?
Esse exclusivo ainda sai esse ano para Playstation 4:



Diferente das outras versões de console essa geração virá com uma CPU ATUAL de 8 core / 16 threads, esse será o grande salto e é sobre isso que se trata o artigo.

85% dos PC's na steam tem 4 core ou menos.

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Os jogos desenvolvidos para CPU de 8 core / 16 threads dos consoles NEXT GEN vão fazer muito PC GAMER (computador para jogos) ter gargalo por causa do processador

Bastante gente vai ter que trocar de CPU

Processadores atuais de 8 core / 16 threads
Quantidade enorme de memória
SSD como base no projeto para melhorar muitas coisas que não sabemos ainda
Outras tecnologias envolvidas como Ray Tracing

O resultado disso ?????

Só saberemos na prática.

O mais importante é o grande salto que farão em relação a geração anterior, eu acredito que será o maior de todas as gerações até hoje seja por conta do projeto ou das tecnologias envolvidas.

Os consoles estão tendo mais diferenciais, esse é o ponto.

O rumor é que PlayStation 5 tenha 24GB a 28GB total.
Rumores falam de 20GB ou 24GB + 4GB de DDR4 para o sistema operacional.
XBOX no mínimo terá 16 GB no total, talvez tenha a mesma quantidade de GB do PlayStation 5.

Para efeito de comparação o Playstation 4 PRO tem apenas 5GB disponíveis para jogos, olha a qualidade dos jogos que temos hoje.

O salto na CPU nessa geração será a maior de todas.

Ambos os consoles terão RYZEN 3000 de 7nm de 8 core / 16 threads
Ambos os consoles terão a next gen GPU da AMD de 7nm, a RDNA.
Podem ter diferença do RDNA do XBOX para o Playstation 5.
Ray Tracing
Áudio 3D no PlayStation 5
Ambos custando 500 dólares

A questão do console é o seguinte, é um sistema fechado até X valor e X subsídio com foco nas massas, o objetivo é oferecer o que tem de melhor dentro desse determinado valor.

PC não tem isso, cada um monta de acordo com seu orçamento e necessidade.

São dois produtos para dois tipos de clientes diferentes.

Console nunca vai ser melhor que o PC em ALGUNS aspectos, pois não é esse o objetivo, é um sistema fechado com foco nas massas e a um preço razoável.

Essa próxima geração vai aumentar as especificações de CPU para jogos e a quantidade de VRAM / RAM, como o chico disse.

O chico foi o único que foi além do artigo e foi até nas VRAM / RAM.

Consoles com mínimo 24GB.

É a morte das CPU 4/4, 6/6 e 8/8.

PlayStation 5 e novo XBOX também serão mais caros, custarão 500 dólares

8x núcleos Zen2 é aproximadamente 4x mais rápido que 8x Jaguar.
Aproximadamente 2x IPC e aproximadamente 2x relógios (estimativa conservadora de 3,2 GHz).
Também 8x mais rápido para as cargas de trabalho AVX (o Jag era 0,5 taxa AVX, o Zen2 é 2.0), como ISPC e Unity Burst.







Tempos de carga do Homem-Aranha no PS4 Pro: 15 segundos 0,8 segundos na próxima geração de PlayStation. Isso é ~ 19x mais rápido!


Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Qua Jun 19, 2019 7:47 pm
por Rurst
Especificações PS5, possíveis jogos PS5 e todos os detalhes da próxima geração PlayStation confirmados até agora
https://www.eurogamer.net/articles/2019 ... games-6300

Especificações PS5, incluindo SSD, ray tracing e muito mais sobre o quão poderoso o PS5 será
Vamos mergulhar direto nos números difíceis - eis o que sabemos sobre a tecnologia da PS5 após a revelação inicial do PS5 :

ps5_playstation_5_next_gen_2
Especificações PS5

CPU - o CPU do PS5 será um chip da AMD baseado no Ryzen. 8x núcleos; 7nm Zen 2.
GPU e ray tracing - a GPU PS5 será uma GPU AMD Navi customizada, que suporta ray tracing (aqui está o Digital Foundry no estado atual da tecnologia de rastreamento de raios se você está procurando mais sobre isso).
Áudio - o PS5 terá áudio 3D que Mark Cerny acredita que será "dramaticamente diferente" para o áudio PS4.
Armazenamento - como no novo Xbox , o PS5 terá um SSD (drive de estado sólido). A Sony diz que sua versão usa a nova conexão PCIe 4.0. Cerny deu o exemplo de um tempo de carregamento de 0,8 segundo, comparado a 15 segundos, quando testado no Spider-Man da Marvel.
Suporte para resolução - o PS5 terá suporte para até 8K, presumivelmente incluindo 4k completos.

Todos os detalhes confirmados do PS5, incluindo compatibilidade com versões anteriores do PS5
Vejamos alguns dos recursos mais "suaves" do PS5, que conhecemos até agora - mais uma vez, graças à Wired .

Recursos do PS5: compatibilidade retroativa e física vs. digital

O PS5 suportará compatibilidade com versões anteriores - aparentemente com todos os jogos PS4, pois é "baseado em parte na arquitetura do PS4".
O PS5 não será somente digital - a mídia física, como a forma atual dos discos, ainda será suportada.
Alguns jogos provavelmente serão lançados no PS4 e no PS5 - Wired especulou sobre Death Stranding como um exemplo, baseado na "pausa grávida" de Cerny, quando perguntado, embora com o lançamento em 2019 à frente do PS5, esse não é o caso. . Isso é claro, para não dizer que alguns jogos não seriam genéricos.
O PS5 terá alguma forma de funcionalidade na nuvem - "somos pioneiros em jogos na nuvem", disse Cerny à Wired, "nossa visão deve ficar clara à medida que nos dirigimos para o lançamento".
PS5 PSVR suporte foi confirmado, com o fone de ouvido atual, pelo menos.

O que nós não sabemos sobre o PS5 até agora, apesar do que o PS5 vaza e os rumores do PS5 nos dizem
O acima é tudo o que é preciso confirmar sobre o PS5. Claro, houve anos de especulação, vazamentos PS5 e rumores, os quais você deve tomar com uma pitada de sal.

Detalhes do controlador PS5 ainda são desconhecidos. Recentes vazamentos do PS5 sugerem que ele terá uma tela sensível ao toque - como visto no tweet incorporado abaixo - substituindo o painel de toque como visto no PS4, embora nada ainda tenha que ser confirmado, então não leve em conta o evangelho. Já que o PS5 é compatível com os jogos PS4, temos que assumir que há algum tipo de touchpad no novo controle - embora, dito isso, o controle PS5 possa descartá-lo, e a única maneira de jogar PS4 em um PS5 é com um DualShock 4. Então, quem sabe!
O preço do PS5 pode ser estimado de acordo com as especificações do PS5 que conhecemos, mas o valor final dependerá, em última análise, do que mais está na caixa, da concorrência e do preço dos componentes no momento. Em 2018, a Digital Foundry publicou um artigo do PS5 que teoricamente discutia os preços, e disse que qualquer salto verdadeiro do próximo gen teria que esperar até 2020 para manter os custos baixos. O preço de lançamento do PS4 foi de US $ 399 / £ 349 - talvez o preço do PS5 seja semelhante?
PS5 Compatibilidade retroativa com PS1, PS2 ou PS3 é improvável - já que o PS4 não tem esses, provavelmente o PS5 também não. Mas uma patente em 2018 sugeriu "remasterizado pela emulação" foi revelada, o que substituiu as texturas de jogos antigos por novos na hora. Se este é um método de remasterização de jogos antigos ou uma maneira de melhorar o catálogo de versões anteriores do PlayStation é, novamente, desconhecido.
O nome do PS5 , porque apesar de todos chamarem de PlayStation 5, a Sony ainda não o chamou oficialmente. Mas a Sony seria tola não, certo?

Novas especificações do Xbox, confirmados os jogos do Project Scarlett e todos os outros detalhes do Xbox de próxima geração até agora
Finalmente temos algumas especificações e detalhes do Project Scarlett, então aqui está o que sabemos.

https://www.eurogamer.net/articles/2019 ... games-6400

O novo Xbox - que tem o codinome Project Scarlett - finalmente surgiu.

Ou pelo menos os primeiros detalhes, graças a uma exibição na E3 2019 na conferência de imprensa da Microsoft, nos dando as primeiras novas especificações do Xbox e detalhes técnicos , alguma idéia de uma nova data de lançamento do Xbox e os primeiros jogos do Xbox .

Aqui está o que sabemos - e ainda não sabemos - sobre o novo Xbox, o Projeto Scarlett. Se você está procurando mais detalhes sobre a próxima geração, nossa página de especificações do PS5 pode ser interessante.

Novas especificações do Xbox Project Scarlett
Vamos mergulhar direto nos números difíceis - eis o que sabemos sobre a nova tecnologia do Xbox após a revelação inicial :

Novas especificações do Xbox Project Scarlett

CPU e GPU - um processador AMD "personalizado" que é considerado quatro vezes mais poderoso que o Xbox One X, com chipsets baseados na arquitetura Zen 2 e Navi.
O suporte de rastreamento de Ray em tempo real e hardware acelerou "pela primeira vez", de acordo com a Microsoft (veja a Digital Foundry sobre o estado atual da tecnologia de rastreamento de raios se você estiver procurando por mais informações básicas).
Memória - GDDR6 de alta largura de banda será incluído.
Armazenamento - assim como o PS5 , haverá um SSD de "próxima geração" (unidade de estado sólido) para tempos de carregamento ultra-rápidos, que são considerados até 40 vezes mais rápidos do que as velocidades atuais de geração.
Suporte para resolução - O projeto Scarlett terá suporte de até 8K, presumivelmente incluindo full 4k, dependendo do jogo.
120 FPS e suporte para taxa de atualização variável para monitores compatíveis.

Todos os detalhes confirmados do novo Xbox, incluindo compatibilidade com versões anteriores do Xbox
Vamos ver alguns dos recursos que não são de hardware que conhecemos para o Projeto Scarlett:

O projeto Scarlett apoiará compatibilidade retroativa em quatro gerações de console - o Xbox original, o Xbox 360, o Xbox One e o novo Xbox. Para ajudar a garantir o suporte de compatibilidade com versões anteriores do Xbox One para esta nova geração, a Microsoft reduziu a adição de novos jogos do Xbox 360 .
O novo Xbox irá suportar os acessórios do Xbox One , e embora não saibamos exatamente o que será suportado exatamente, sabemos que os controladores - incluindo a linha do Xbox Elite - serão incluídos.
Os jogos Select Scarlett serão cruzados , como o Halo Infinite, disse Matt Booty, da Microsoft, à Eurogamer . "Nós ... queremos ter certeza de que as pessoas que possuem um Xbox One tenham um jogo que corre bem para cima e para baixo na família Xbox. Mas ele é melhor para Scarlett."
O Xbox Game Pass também será suportado, se você tiver uma assinatura em sua conta, dando-lhe acesso a uma variedade de Xbox 360, Xbox One e imaginamos todos os títulos primários do Project Scarlett no mínimo.
Conquistas e progressões existentes serão transferidas para o Projeto Scarlett, como aconteceu com as gerações anteriores, como parte do seu perfil do Xbox Live.
Velocidade e redução de telas de carga é um ponto-chave de vendas , Matt Booty disse em nossa entrevista E3 . "É a combinação de velocidade, não apenas do SSD, mas do processador, do desempenho da GPU e da RAM ... Apenas pense, quais são as coisas agora que tiram você de um jogo? Você está jogando então De repente, uma tela de carregamento aparece e você cai fora. Nosso objetivo é se livrar dessas coisas, que é o que estamos procurando.
O projeto Scarlett não será apenas digital , pois suportará uma unidade de disco óptico.
O projeto Scarlett não será o último console Xbox - ou pelo menos esse é o plano atual, de acordo com o chefe do Xbox, Phil Spencer . Tem que haver uma razão "significativa", mas com a previsão de que o streaming de jogos não decolará a curto e médio prazo, a possibilidade de outra caixa faz sentido.

Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Dom Ago 18, 2019 5:52 am
por Rurst
A Lockheed Martin abraça o AR no chão de fábrica

https://www.eetimes.com/author.asp?sect ... id=1335038

Ferramentas de realidade aumentada estão sendo usadas para fabricar a próxima espaçonave tripulada dos EUA.
A realidade aumentada está se movendo gradualmente para o chão de fábrica, à medida que a indústria aeroespacial e outros fabricantes adotam a tecnologia para ajudar a treinar técnicos. O objetivo é reduzir os erros de montagem e aumentar a produtividade, economizando tempo e dinheiro.

Entre os que adotam AR está a maior empreiteira militar do mundo, a Lockheed Martin Corp., que está trabalhando com o desenvolvedor de software Scope AR para desenvolver manuais de instruções que incluam animações para a montagem de componentes de espaçonaves. Os parceiros disseram que a colaboração reduziu o tempo necessário para interpretar as instruções de montagem em 95%, juntamente com uma redução de 85% no tempo total de treinamento e um aumento de mais de 40% na produtividade.

A Lockheed Martin implementou pela primeira vez a tecnologia AR em 2017 em sua divisão espacial, que atualmente está construindo a nave Orion da NASA .

Shelley Peterson, líder do projeto de tecnologia aumentada da Lockheed Martin, disse que as ferramentas AR estão sendo usadas para montar vários componentes Orion, incluindo a estrutura esquelética do escudo de calor de titânio da espaçonave que deve suportar temperaturas de reentrada de até 5.000 F.

As ferramentas do Scope AR, sediadas em San Francisco, também têm sido usadas para componentes de espaçonaves como conjuntos de cabos e painéis de instrumentos, bem como a baia para frente, onde o módulo de assento da tripulação Orion está situado. A tecnologia AR é usada, por exemplo, para desenvolver as instruções de trabalho para as etapas de perfuração e torque, disse Peterson.

Peterson também observou em uma entrevista que tecnologias como o software Scope AR e a ferramenta de “realidade mista” Hololens da Microsoft ajudaram a acelerar a interpretação e apresentação de dados de fluxo de trabalho, desde etapas de montagem, fabricação, teste e manutenção. Isso se traduz em economia de tempo e reduções no trabalho de toque para as tolerâncias estreitas exigidas para fixadores, transdutores, acelerômetros e outros componentes de espaçonaves.

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A Lockheed Martin está usando realidade aumentada para guiar os técnicos por meio de tarefas.
Esta foto inclui uma simulação da sobreposição de AR.
(Fonte: Lockheed Martin)

Em um exemplo, Peterson disse que a unidade espacial da Lockheed Martin percebeu uma economia de aproximadamente 38 dólares por fixador. Isso para um fabricante aeroespacial que compra mais de 2 milhões de fixadores por ano.

A empresa informou que o AR permite criar fluxos de trabalho mais rapidamente que os métodos tradicionais, embora Peterson afirme que os dados de projeto existentes podem ser usados para suplementar as instruções de trabalho baseadas em AR. O software AR também pode ser usado para adicionar identificadores de peças ou codificação de cores de peças. As etapas de montagem podem ser animadas.

A Lockheed Martin está desenvolvendo uma reputação como uma das primeiras a adotar tecnologias disruptivas. Anteriormente, investiu em um centro de computação quântica focado em desafios, como o uso do poder computacional adicional para depurar milhões de linhas de código de missão crítica.

Por sua vez, o Scope AR desenvolveu gradualmente casos de uso industrial para seu software, começando com o treinamento de trabalhadores de montagem e, eventualmente, fazendo parcerias com fabricantes globais como Lockheed Martin, Boeing, Siemens e Toyota. Ele afirma ser o primeiro fornecedor de RA a desenvolver uma plataforma de vídeo AR de “classe empresarial” para o Hololens da Microsoft.

O CEO Scott Montgomerie disse que a aplicação cirúrgica da tecnologia AR funciona melhor, com o caso de uso da Lockheed Martin ilustrando como um projeto específico como o Orion pode se beneficiar do que Montgomerie chama de "transferência de conhecimento em tempo real".

Esse conhecimento ampliado inclui instruções passo a passo, animações na forma de sobreposições digitais e suporte ao vivo de especialistas remotos. "Você não quer adicionar outra camada de processo", explicou Montgomerie em um post recente . “Você quer garantir que os trabalhadores possam acessar o conhecimento de especialistas ou recursos do assunto…”

Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Qui Ago 29, 2019 4:02 pm
por prp
Estou montado uma EGPU para meu note.

Alguém aqui já fez?

Tenho um Del inspiron com i5u de 4ª geração
Vou meter uma RX580 nitro nele rsrs

Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Qui Set 05, 2019 7:15 am
por akivrx78
A Pequena Ushio abre caminho para chips de próxima geração no Japão

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Bloomberg Sep 5, 2019

Chipmakers have spent two decades pouring investment into a revolutionary new technique to push the limits of physics and cram more transistors onto slices of silicon. Now that technology is on the cusp of going mainstream, thanks to a secretive Japanese company that’s mastered the skill of manipulating light for applications from squid fishing to cinema projection.

Ushio Inc. announced in July it had cleared a key milestone, perfecting the powerful, ultra-precise lights needed to test chip designs based on extreme ultraviolet lithography, or EUV, the process by which the next generation of semiconductors will be made. With that, the company became a major player in future chipmaking.

“The infrastructure is now mostly ready,” Chief Executive Officer Koji Naito said in an interview. “Testing equipment was one of the things holding back EUV. With that piece in place, production efficiency and yields can go up.”

Ushio’s advances cement its position among a coterie of little-known Japanese companies indispensable to the production of the world’s consumer electronics. The Tokyo-based company developed a light source for equipment used to test what are known as masks: glass squares slightly bigger than a CD case that act as a stencil for chip designs. These templates have to be absolutely perfect, as even a tiny defect in one of them can render every chip in a large batch unusable.

That’s where Ushio comes in. Its technology uses lasers to vaporize liquid tin into plasma and produce light closer in wavelength to X-rays than the spectrum visible to the human eye. That light helps chipmakers spot potential defects in the product. This process takes a room-sized machine that looks like a sci-fi death ray and requires a team of people to operate. After 15 years in development, the EUV business will start contributing to profit from next fiscal year, Naito said, without giving further details.

The move to EUV is the culmination of a decades-old trend. The push for smaller geometries that started when integrated circuits replaced vacuum tubes in the 1970s is approaching its final stages, and the number of companies that can compete in that space has been whittled down to a handful. Only Intel Corp., Samsung Electronics Co. and Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. have plans to use EUV to go smaller than the 7-nanometer processes that are the current cutting edge of CPU design. All three will use lithography machines from ASML Holding NV, and for a few specialist suppliers like Ushio, that means a chance to have a 100 percent share of their respective markets.

“We don’t chase the mass market, even though there is potentially a ton of money to be made in home lighting or automotive,” Naito said. “Instead, we want to focus on niche areas and do things that others can’t.”

Naito believes Ushio is positioned to control the market for light sources used in the testing of patterned EUV masks, while a small group of fellow Japanese companies specialize in other aspects of the technology. JSR Corp. and Tokyo Ohka Kogyo Co., for instance, control production of the light-sensitive resins required to print the designs, while the blank masks are made by only two firms, AGC Inc. and Hoya Corp., which both use Lasertec Corp.’s machines to test for flaws. All are based in the greater Tokyo area and espouse an almost artisanal commitment to high-precision manufacturing.

The fact that much of the EUV supply chain hails from a single country was seized upon by Japan in its trade spat with South Korea. Tokyo slapped export restrictions on key materials heading to South Korea, giving undesired attention to companies that prefer to operate behind the scenes. While Ushio’s machines were not targeted, photo-resists made by JSR and Tokyo Ohka made the sanctions list. The government has since relented, but concern lingers that the industry’s delicate balance may be again disrupted in the future.

“There hasn’t been a direct impact for us yet,” Naito said. “But because we have such a high market share for our products, we feel a responsibility to absolutely make sure our customers’ production lines do not stop.”

Alongside its EUV ambitions, Ushio commands an 80 percent share of the market for lithography lamps used to make liquid crystal displays and controls 95 percent of the supply of excimer lamps used in silicon wafer cleaning. The key to its success is balancing mass production with craftsmanship. Materials like quartz glass are difficult to handle and have different thermal expansion properties from metals like the molybdenum in which they are housed. Some of the lamps still have to be finished by hand.

“Wherever you have a manufacturing process that needs to shine a very bright light, you will find Ushio,” said Damian Thong, an analyst at Macquarie Group Ltd.

Ushio’s expertise also extends beyond semiconductors. Founded in 1964, it was the first Japanese company to develop and produce halogen lamps. From 1973, fishermen began to use its lights to catch squid — a controversial technique in many countries. Finding new uses for its technology, from tanning salons to movie projectors, helped Ushio more than triple its sales over the past 25 years. The company is now experimenting with the use of sodium lamps to nurture plants and using ultraviolet light calibrated to such a precise wavelength as to kill bacteria without damaging human skin.

“For Japanese firms with strong legacy manufacturing technology, the bigger danger is being trapped in them,” Thong said. “You have to give Ushio credit for moving further downstream, away from manufacturing toward something that requires more system integration.”

https://www.japantimes.co.jp/news/2019/ ... ips-japan/

Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Sex Jan 10, 2020 9:54 am
por P44
3 apps que estão a espiar os utilizadores

Curiosamente, limitava-se apenas a enviar os dados recolhidos para os atacantes, que os recolhiam e armazenavam. A ideia dos especialistas de segurança era que estes iriam ser vendidos na dark web, onde valem muito dinheiro para os atacantes.

Claro que assim que foi informada desta situação, a Google reagiu de forma imediata. Removeu da Play Store estas apps e assim resolveu um problema de forma total. As apps em causa têm os seguintes nomes: Camero, FileCrypt e CallCam.

https://pplware.sapo.pt/smartphones-tab ... bar-dados/

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Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Ter Abr 21, 2020 9:52 pm
por Túlio
Não sei como está na Europa mas VOSMEÇÊS viram como está para comprar eletroeletrônicos no Brasil? Vi TV 65 pol 4K por menos que paguei há anos pela minha atual LG 49 pol, e nem é dos chinas (não compro mais nada de lá)! Aliás, como uso a TV como monitor pro PC, bem que o nosso véio Doc @felipexion podia aparecer e, como foi quem especificou o meu atual PC, podia sugerir uma GPU para usar com um monstrengo desses...

Como derrubei FEIO o meu custeio (só no basicão mas sem abrir mão de comer bem, fumar meu Marlboro e tomar a pinga que eu gosto), vou esperar um mês ou pouco mais e encomendar uma, e em 10x s/j no cartão!!!

Desgraça de um, felicidade de outro, até AS ARMAS caíram de preço... :shock: :shock: :shock: :shock:

Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Ter Abr 21, 2020 11:36 pm
por JavaLindo66
O que tu tem no seu PC atual, Túlio? E o que você pretende jogar?

Tenho um conhecimento decente sobre PCs, posso ajudar caso queira. Como você mencionou que tem uma TV 4K (3840 x 2160 pixels) e, assumindo que a sua taxa de frequência é de 60 (o que é padrão), tem umas boas placas de vídeo que você pode escolher. Ai vai depender se você quer jogar até no talo (todas as opções no ULTRA com todos os efeitos ativados) ou jogar na maciota (com gráficos num mix de médio/alto).

No momento, existem algumas opções de GPUs (começando pela mais fraca e indo até a mais forte):

- nVidia RTX 2060 Super:
É o 'refresh' da RTX 2060. Se comparado com a antiga, vem com um aumento de memória virtual (VRAM) de 6GB para 8GB, o que ajuda bastante quando for carregar as texturas pesadas que 4k trás. Se você souber como fazer overclock na placa de vídeo, você até consegue chegar perto de uma RTX 2070. Possui a possibilidade de usar 'Raytracing' em alguns jogos que suportam isso.

- AMD Radeon RX 5700:
É a resposta que a AMD apresentou para ir contra a 2060 Super, batendo pau-a-pau. Também possui 8GB de VRAM. Geralmente é mais barata, mas sempre que eu procuro não encontro muitas a venda. Não sei se é porque tão vendendo como água ou os revendedores não tem muito estoque pra começo de conversa. Todas as placas da AMD até o presente momento não apresentam 'Raytracing' "imbutido" na placa.

- nVidia RTX 2070:
Placa lançada em 2018, mas ainda muito boa. Também possui 8GB de VRAM. É bem provável que dê pra encontrar uma usada pelos ML da vida por um preço decente. Possui a possibilidade de usar 'Raytracing' em alguns jogos que suportam isso.

- AMD Radeon RX 5700 XT:
Novamente, é a rival da RTX 2070 Super, também indo pau-a-pau contra ela. Possui 8GB de VRAM e é também mais barata que a sua rival. Essa é a placa que eu geralmente recomendo para as pessoas. Seu CxB é muito bom, e aguenta 2160/30+ FPS no alto tranquilamente.

- nVidia RTX 2070 Super:
É o 'refresh' da RTX 2060. Possui 8GB de VRAM. É mais cara que a RX 5700, mas entrega um pouquinho a mais de performance. Com um overclock, dá pra chegar perto de uma RTX 2080. Possui a possibilidade de usar 'Raytracing' em alguns jogos que suportam isso.

- nVidia RTX 2080:
Placa também lançada em 2018. 8GB de VRAM. Se encontra numa posição meio complicada atualmente, pois está próximo da RTX 2070 Super, que é mais barata, mas um pouco distante da RTX 2080 Super, que é mais cara. Não recomendaria comprar essa, mas sim ou a de cima ou a de baixo da lista. Possui a possibilidade de usar 'Raytracing' em alguns jogos que suportam isso.

- nVidia RTX 2080 Super:
É a 2080 Ti dos "pobres". Tem 8GB de VRAM. Da familha '2080', é a que recomendo pegar. Embora seja cara, acredito que o preço está beeem mais em conta que a RTX 2080 Ti. Possui a possibilidade de usar 'Raytracing' em alguns jogos que suportam isso.

- nVidia RTX 2080 Ti:
Suprasumo das GPUs. A única da lista com 11GB de VRAM, o que vai dar uma boa vida para essa placa. Mas o precinho, ó, faz doer a carteira. Não recomendo comprar ela por motivos que irei dizer mais abaixo.
Possui a possibilidade de usar 'Raytracing' em alguns jogos que suportam isso. Só não é a melhor de todas porque, tecnicamente, existe a...

-nVidia RTX Titan:
GPU que começa a deixar o ramo de games e dá passos ao ramo empresarial. Tem insanos 24GB de VRAM. Exagero demais comprar isso no Brasil. Custa o preço de um carro popular (está a +R$20,000 atualmente) e é capaz de precisar fazer um seguro no computador depois de usa-la. Pior, não tem muita diferença entre a RTX 2080 Ti e ela em jogos, porque ela já tá com tudo no máximo, tirando leite de pedra.

______________________________

Mas, seriamente, eu não recomendo você comprar NENHUMA GPU esse ano.

Os produtos da AMD até recentemente tinham dado sérios problemas de drive, que incapacitava o PC de algumas pessoas. Mas a arquitetura que estão usando é nova, então é de se esperar um pouco isso acontecer. Eu esperaria a nova geração vir.

Já a nVidia, embora não tenham esse problema, provavelmente lançará uma nova linha (RTX 21xx ?) de GPUs no final desse ano. Além do mais, a tecnologia de Raytracing ainda se encontra na sua infância nessa geração, então provavelmente essa atual serviu como um "teste" para a empresa. É bem provável que os próximos produtos sejam bem melhores.

tl;dr:
Em jogos 'open-world' modernos (tipo AC: Odyssey, Witcher 3, RDR 2):
RTX 2060S --> 2160/~30 fps no médio
RX 5700 -----> 2160/~30 fps no médio
RTX 2070 ---> 2160/40+ fps no médio
RX 5700 XT -> 2160/40-60 fps no alto
RTX 2070S --> 2160/40-60 fps no alto
RTX 2080 ---> 2160/50-60 fps no alto
RTX 2080S --> 2160/60+ fps no alto
RTX 2080Ti -> 2160/60+ no ultra

Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Ter Abr 21, 2020 11:44 pm
por Túlio
JavaLindo66 escreveu: Ter Abr 21, 2020 11:36 pm O que tu tem no seu PC atual, Túlio? E o que você pretende jogar?

Tenho um conhecimento decente sobre PCs, posso ajudar caso queira. Como você mencionou que tem uma TV 4K (3840 x 2160 pixels) e, assumindo que a sua taxa de frequência é de 60 (o que é padrão), tem umas boas placas de vídeo que você pode escolher. Ai vai depender se você quer jogar até no talo (todas as opções no ULTRA com todos os efeitos ativados) ou jogar na maciota (com gráficos num mix de médio/alto).

No momento, existem algumas opções de GPUs (começando pela mais fraca e indo até a mais forte):

- nVidia RTX 2060 Super:
É o 'refresh' da RTX 2060. Se comparado com a antiga, vem com um aumento de memória virtual (VRAM) de 6GB para 8GB, o que ajuda bastante quando for carregar as texturas pesadas que 4k trás. Se você souber como fazer overclock na placa de vídeo, você até consegue chegar perto de uma RTX 2070. Possui a possibilidade de usar 'Raytracing' em alguns jogos que suportam isso.

- AMD Radeon RX 5700:
É a resposta que a AMD apresentou para ir contra a 2060 Super, batendo pau-a-pau. Também possui 8GB de VRAM. Geralmente é mais barata, mas sempre que eu procuro não encontro muitas a venda. Não sei se é porque tão vendendo como água ou os revendedores não tem muito estoque pra começo de conversa. Todas as placas da AMD até o presente momento não apresentam 'Raytracing' "imbutido" na placa.

- nVidia RTX 2070:
Placa lançada em 2018, mas ainda muito boa. Também possui 8GB de VRAM. É bem provável que dê pra encontrar uma usada pelos ML da vida por um preço decente. Possui a possibilidade de usar 'Raytracing' em alguns jogos que suportam isso.

- AMD Radeon RX 5700 XT:
Novamente, é a rival da RTX 2070 Super, também indo pau-a-pau contra ela. Possui 8GB de VRAM e é também mais barata que a sua rival. Essa é a placa que eu geralmente recomendo para as pessoas. Seu CxB é muito bom, e aguenta 2160/30+ FPS no alto tranquilamente.

- nVidia RTX 2070 Super:
É o 'refresh' da RTX 2060. Possui 8GB de VRAM. É mais cara que a RX 5700, mas entrega um pouquinho a mais de performance. Com um overclock, dá pra chegar perto de uma RTX 2080. Possui a possibilidade de usar 'Raytracing' em alguns jogos que suportam isso.

- nVidia RTX 2080:
Placa também lançada em 2018. 8GB de VRAM. Se encontra numa posição meio complicada atualmente, pois está próximo da RTX 2070 Super, que é mais barata, mas um pouco distante da RTX 2080 Super, que é mais cara. Não recomendaria comprar essa, mas sim ou a de cima ou a de baixo da lista. Possui a possibilidade de usar 'Raytracing' em alguns jogos que suportam isso.

- nVidia RTX 2080 Super:
É a 2080 Ti dos "pobres". Tem 8GB de VRAM. Da familha '2080', é a que recomendo pegar. Embora seja cara, acredito que o preço está beeem mais em conta que a RTX 2080 Ti. Possui a possibilidade de usar 'Raytracing' em alguns jogos que suportam isso.

- nVidia RTX 2080 Ti:
Suprasumo das GPUs. A única da lista com 11GB de VRAM, o que vai dar uma boa vida para essa placa. Mas o precinho, ó, faz doer a carteira. Não recomendo comprar ela por motivos que irei dizer mais abaixo.
Possui a possibilidade de usar 'Raytracing' em alguns jogos que suportam isso. Só não é a melhor de todas porque, tecnicamente, existe a...

-nVidia RTX Titan:
GPU que começa a deixar o ramo de games e dá passos ao ramo empresarial. Tem insanos 24GB de VRAM. Exagero demais comprar isso no Brasil. Custa o preço de um carro popular (está a +R$20,000 atualmente) e é capaz de precisar fazer um seguro no computador depois de usa-la. Pior, não tem muita diferença entre a RTX 2080 Ti e ela em jogos, porque ela já tá com tudo no máximo, tirando leite de pedra.

______________________________

Mas, seriamente, eu não recomendo você comprar NENHUMA GPU esse ano.

Os produtos da AMD até recentemente tinham dado sérios problemas de drive, que incapacitava o PC de algumas pessoas. Mas a arquitetura que estão usando é nova, então é de se esperar um pouco isso acontecer. Eu esperaria a nova geração vir.

Já a nVidia, embora não tenham esse problema, provavelmente lançará uma nova linha (RTX 21xx ?) de GPUs no final desse ano. Além do mais, a tecnologia de Raytracing ainda se encontra na sua infância nessa geração, então provavelmente essa atual serviu como um "teste" para a empresa. É bem provável que os próximos produtos sejam bem melhores.

tl;dr:
Em jogos 'open-world' modernos (tipo AC: Odyssey, Witcher 3, RDR 2):
RTX 2060S --> 2160/~30 fps no médio
RX 5700 -----> 2160/~30 fps no médio
RTX 2070 ---> 2160/40+ fps no médio
RX 5700 XT -> 2160/40-60 fps no alto
RTX 2070S --> 2160/40-60 fps no alto
RTX 2080 ---> 2160/50-60 fps no alto
RTX 2080S --> 2160/60+ fps no alto
RTX 2080Ti -> 2160/60+ no ultra
Cupincha, te respondo amanhã, a CERVA tá pegando legal, tanto que estou stealth.

Mas podes apostar que amanhã vou te encher o saco, probs? :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Sex Abr 24, 2020 1:40 am
por jumentodonordeste
Túlio escreveu: Ter Abr 21, 2020 9:52 pm
Não sei como está na Europa mas VOSMEÇÊS viram como está para comprar eletroeletrônicos no Brasil? Vi TV 65 pol 4K por menos que paguei há anos pela minha atual LG 49 pol, e nem é dos chinas (não compro mais nada de lá)! Aliás, como uso a TV como monitor pro PC, bem que o nosso véio Doc @felipexion podia aparecer e, como foi quem especificou o meu atual PC, podia sugerir uma GPU para usar com um monstrengo desses...

Como derrubei FEIO o meu custeio (só no basicão mas sem abrir mão de comer bem, fumar meu Marlboro e tomar a pinga que eu gosto), vou esperar um mês ou pouco mais e encomendar uma, e em 10x s/j no cartão!!!

Desgraça de um, felicidade de outro, até AS ARMAS caíram de preço... :shock: :shock: :shock: :shock:
Quer torrar dinheiro esse ano? Chance de ser uma cagada. Estamos as portas de uma mudança no mercado de gpus, possiveis novos players, linha 3000 da nvidia saindo nesse ou proximo ano. Enfim. Eu não compraria agora.
Mas se a ideia é comprar mesmo...
Se é p/ jogar em 4K nem compre. 2080 super a top pica das "galactas" ainda entrega performance escrota pra disso. 4K é bestage das braba. Não leve ISSO em consideração para comprar a GPU.
Uma gpu boa é uma gpu que tenha um CPU que consiga fazer a bichinha dar 100% do que tem. Então vou assumir aqui que tu tenha um cpu bom, de um i5 "coffe lake" pra cima.


Quero ver as musicas gaucha em 4k, tudo brilhando bonitinho, chimarrao 700 quadros por segundo: RTX 2070 :mrgreen:
Quero algo de entrada, que rode qualquer jogo atual, que seja facil trocar nos proximos anos...GTX 1660...ou até linha usada, DESDE QUE TU PROCURE BEM, pode ir na 1070 (que em performance é a mesma coisa da 1660) ou a gtx 1080 (11gb dedicados, faz bonito mesmo se tu comparar com a 2060 mais moderna)

AMD EU NÃO IRIA AGORA, Driver ainda dá muito pau, não consigo recomendar as RX.

Para já, vc estaria bem tranquilo com uma 1660, 1070, 1080...até com coisa mais fraca, rodaria sussa, praticamente tudo. Eu tenho uma 1070 aqui.
setupzim basico, nada muito fraco, nada muito absurdo. Não tem nada hoje que não rode bem. i5 coffe, 1070, 16gb ram, ssd bacanoso. Vou ficar nesse setup por mais uns 2-3 anos antes de mudar, e quando mudar, provavelmente será o processador e a MOBO primeiro.

Se for investir, e tiver com um dim sobrando, vai na master fuderosa logo, pelo menos dura mais tempo. e como vc pode aprender com o caso da 1080, que era a high end da nvidia 3 ou 4 anos atras, essas placas high envelhecem bem. Vai ter gente atravessando a proxima gen com a 1080 e não duvido que ela vai enfrentar com honra.

Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Sáb Abr 25, 2020 4:43 am
por Rurst
XBOX SERIES X
MAIS RÁPIDO.
MAIS PODEROSO.

https://www.xbox.com/pt-BR/consoles/xbox-series-x

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O console mais poderoso de todos os tempos.

O Xbox Series X é nosso console mais potente, com nosso processador projetado de forma personalizada, aproveitando as arquiteturas Zen 2 e RDNA 2 mais recentes da AMD.

O novo sistema em um chip (SOC) foi criado do zero tendo em mente velocidade e desempenho, 12 teraflops de potência de processamento e a compatibilidade de quatro gerações de jogos.

Xbox Series X: As especificações completas
Visitámos a Microsoft para descobrir a impressionante tecnologia na nova consola.

https://www.eurogamer.pt/articles/digit ... cificacoes
  • CPU: 8x Zen 2 Cores a 3.8GHz (3.6GHz com SMT)
  • GPU: 12 TFLOPs, 52 CUs a 1.825GHz, RDNA 2 customizado
  • Tamanho da matriz: 360.45mm2
  • Processador: TSMC 7nm aprimorado
  • Memória: 16GB GDDR6
  • Largura de banda de memória (Bandwidth): 10GB a 560GB/s, 6GB a 336GB/s
  • Memória interna: 1TB NVMe SSD customizado
  • Velocidade da IO: 2.4GB/s (Raw), 4.8GB/s (Comprimida)
  • Memória expansível: 1TB
  • Armazenamento externo: USB 3.2 HDD Support
  • Drive óptico: 4K UHD Blu-ray Drive
  • Performance: 4K a 60 quadros por segundo- até 120fps
Apresentamos o DualSense, o Novo Controle Sem Fio do PlayStation 5

https://blog.br.playstation.com/2020/04 ... station-5/

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Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Qui Mai 14, 2020 11:44 pm
por Rurst
TSMC construindo uma fábrica de 5nm no Arizona à medida que o governo dos EUA se envolve

https://www.techpowerup.com/267133/tsmc ... s-involved

https://www.digitimes.com/news/a20200515VL200.html

Tornou-se uma questão de estratégia nacional (ou orgulho) levar a TSMC a construir uma instalação de fabricação de silício de ponta em solo americano. Exaltados em um relatório no qual a TSMC negou ter planos de construir uma fábrica nos EUA, estamos aprendendo com um Wall Street Journal que a maior empresa de manufatura independente de semicondutores do mundo construirá uma instalação nos EUA, afinal . Aparentemente, a TSMC construirá uma instalação de fabricação de silício no estado do Arizona. A fábrica irá fabricar chips da classe 5 nm, para começar.

O TSMC começou a elaborar planos para construir uma instalação nos Estados Unidos após o "envolvimento" dos Departamentos de Estado e Comércio do governo dos EUA. Os dois estão envolvidos não apenas na persuasão do TSMC, mas também nas especificidades do planejamento para levá-los ao estado do Grand Canyon. O governo Donald Trump fez mudanças significativas nas políticas nacionais com a manufatura, após a pandemia do COVID-19, causando tempos de espera significativos na obtenção de produtos de silício da Ásia para os EUA.

A TSMC anunciou hoje sua intenção de construir e operar uma fábrica de semicondutores avançados nos Estados Unidos, com o entendimento e o compromisso mútuos de apoiar o governo federal dos EUA e o Estado do Arizona.

Essa instalação, que será construída no Arizona, utilizará a tecnologia de 5 nanômetros da TSMC para fabricação de bolachas semicondutoras, terá uma capacidade de 20.000 wafers semicondutoras por mês, criará mais de 1.600 empregos profissionais de alta tecnologia diretamente e milhares de indiretos no ecossistema de semicondutores . A construção está prevista para começar em 2021, com produção prevista para começar em 2024. Os gastos totais da TSMC nesse projeto, incluindo gastos de capital, serão de aproximadamente US $ 12 bilhões entre 2021 e 2029. Essa instalação nos EUA não apenas nos permite apoiar melhor nossos clientes e parceiros, também nos oferece mais oportunidades para atrair talentos globais. Esse projeto é de importância estratégica e crítica para um ecossistema de semicondutores vibrante e competitivo dos EUA, que permite liderar os EUA

O TSMC congratula-se com uma forte parceria contínua com a administração dos EUA e o Estado do Arizona neste projeto. Este projeto exigirá investimentos significativos em capital e tecnologia da TSMC. O forte clima de investimento nos Estados Unidos e sua talentosa força de trabalho tornam esse e futuros investimentos nos EUA atraentes para a TSMC. A adoção de políticas prospectivas de investimentos nos EUA para permitir um ambiente globalmente competitivo para uma operação de tecnologia de semicondutores de ponta nos EUA será crucial para o sucesso deste projeto. Também nos dará a confiança de que este e outros investimentos futuros da TSMC e de suas empresas da cadeia de suprimentos serão bem-sucedidos.

Nos Estados Unidos, a TSMC atualmente opera uma fábrica em Camas, Washington e centros de design em Austin, Texas e San Jose, Califórnia. A instalação do Arizona seria o segundo local de fabricação da TSMC nos Estados Unidos.

Comentário do TechPowerUp: As palavras-chave no comunicado de imprensa acima são "construir e operar" e excluem a propriedade. Parece que o governo dos EUA convenceu a TSMC a limitar sua exposição financeira, simplesmente franqueando-se a uma entidade sediada nos EUA que pagará a conta desse empreendimento.

TSMC para construir uma fábrica de chips nos EUA com apoio do governo
Os EUA querem confiar menos na Ásia para obter as últimas tecnologias

https://www.overclock3d.net/news/misc_h ... _backing/1

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, TSMC, planeja construir uma fábrica de chips de bilhões de dólares nos EUA, uma medida que espera diminuir a dependência dos EUA na Ásia para a fabricação de semicondutores.

Atualmente, o fabricante de chips está negociando um acordo com o governo dos EUA, que provavelmente verá uma nova instalação de produção criada no estado americano do Arizona. Este acordo fará com que o governo dos EUA apóie o TSMC, embora neste momento não se saiba de que forma esse apoio assumirá. A medida permitirá que os fabricantes dos EUA produzam equipamentos sensíveis em solo americano, um positivo substancial para o governo dos EUA quando se trata de segurança nacional.

Atualmente, a TSMC produz chips para vários fabricantes dos EUA, incluindo Nvidia, Apple, AMD e Qualcomm. Tal como está, o TSMC desempenha um papel crítico na criação da maioria dos eletrônicos de ponta, seja smartphones, consoles de jogos, computadores ou infraestrutura nacional. Trazer uma fábrica da TSMC para os EUA também trará trabalhadores altamente qualificados para o Arizona, um movimento que, sem dúvida, será positivo para a economia local.

Independentemente disso, as fábricas de ponta são caras para construir e levam anos para entrar em operação, o que significa que os EUA precisarão dar ao TSMC alguns incentivos substanciais para que a construção nos EUA valha a pena. Espere grandes incentivos fiscais, um investimento financeiro direto e outros grandes incentivos para levar o TSMC ao solo dos EUA.

Nos EUA, a Intel e a GlobalFoundries são grandes players no mundo da fabricação de silício. Dito isto, nenhuma empresa é adequada para fabricar silício de alta qualidade para empresas americanas terceirizadas. A fabricação da Intel é dedicada quase exclusivamente às suas próprias linhas de produtos, enquanto a GlobalFoundries abandonou o mercado de fundição de ponta, ironicamente devido à falta de investimento para o nó de litografia de 7 nm planejado.

Matéria completa no link:

https://www.phonearena.com/news/tsmc-to ... a_id124651

Construir uma fábrica em solo americano custará à TSMC bilhões de dólares com executivos do setor estimando um valor ao norte de US $ 10 bilhões. E as instalações precisarão preencher milhares de posições que podem resultar em novos empregos para vários americanos. Esta é uma notícia potencialmente boa em um momento em que a pandemia global deixou um grande número de americanos desempregados. A fábrica seria construída no Arizona, que por coincidência ou não é onde a senadora republicana Sen. Martha McSally enfrenta uma reeleição difícil. O presidente Donald Trump também se beneficiará da construção da instalação nos EUA. Trump disse esta manhã na Fox Business News: "Não devemos ter cadeias de suprimentos. Devemos ter todas elas nos EUA".

Além disso, os EUA estão considerando uma mudança na regra de investimento estrangeiro direto. Isso permite que o governo controle as exportações de produtos fabricados em um país estrangeiro se eles forem constituídos por 25% ou mais de peças de origem norte-americana por valor. Mas o Departamento de Comércio elaborou uma alteração que reduziria o limite para 10%; nesse nível, o TSMC poderia ser impedido de enviar chips para a Huawei. Este último foi responsável por US $ 5,1 bilhões da receita da TSMC no ano passado, um aumento de 80% em relação ao ano anterior. A Apple gerou US $ 8,2 bilhões em receita para a TSMC no ano passado. Você pode ver por que o TSMC pode querer ficar do lado bom de Trump; com um movimento da caneta, Trump poderá fazer com que US $ 5 bilhões em receita desapareçam. O fabricante de chips diz que, se perder a Huawei como cliente, pode não ser capaz de construir uma fábrica nos estados.

Quando 2023 chegar, os chips de 5nm que a TSMC prevê que sejam lançados em suas linhas de montagem nos EUA não serão mais de ponta. Nesse ano, a TSMC poderia estar produzindo chips de 3 nm com uma densidade de transistor de 300 milhões de transistores por mm quadrado.

https://www.tomshardware.com/news/TSMC- ... an-factory

"A nova fábrica da TSMC fabricaria chips com transistores de 5 nanômetros", escreve o Wall Street Journal, referindo-se a outra fonte não identificada. Isso colocaria a nova fábrica em pé de igualdade com as operações da TSMC em Taiwan, que apenas recentemente começaram a produzir chips de 5nm .

O Wall Street Journal ainda não sabe se a TSMC tomou a decisão sob a promessa de incentivos financeiros dos EUA ou qual é o orçamento da empresa para a nova fábrica. Afirma, no entanto, que "a fábrica poderá produzir chips até o final de 2023, no mínimo", de acordo com uma de suas fontes.

O que sabemos é que, no momento, os únicos fabricantes de chips americanos que podem produzir transistores de 10 nm ou menos trabalham para a Intel, e as fábricas da Intel concentram-se principalmente em produtos proprietários da Intel. Uma fábrica da TSMC nos Estados Unidos forneceria acesso mais imediato à tecnologia de ponta de fabricação de silício para os concorrentes da Intel como a AMD, bem como para a tecnologia em geral como Nvidia, Qualcomm e o maior cliente da TSMC, a Apple.

https://www.wsj.com/articles/taiwan-com ... 1589481659

"A TSMC deve anunciar os planos assim que sexta-feira, após tomar a decisão em uma reunião do conselho na terça-feira em Taiwan, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. A fábrica poderá produzir chips até o final de 2023, o mais cedo possível, disseram eles. , acrescentando que os departamentos de estado e comércio estão envolvidos nos planos.

A nova planta da TSMC fabricaria chips com transistores de 5 nanômetros, os menores, mais rápidos e com maior eficiência de energia fabricados hoje, de acordo com uma pessoa familiarizada com os planos. A TSMC começou a lançar chips de 5 nanômetros em uma fábrica em Taiwan nos últimos meses
".


Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Sex Mai 15, 2020 12:30 pm
por Rurst
Epic apresenta Unreal Engine 5 com gráficos super realistas
Demonstração gráfica do PS5 impressiona com imagens 'quase reais'
Unreal Engine 5 é anunciado com gráficos ultrarrealistas em demonstração no PS5








Re: INFORMÁTICA, GAMES, TECNOLOGIA, ETC...

Enviado: Sex Mai 15, 2020 2:15 pm
por Túlio
Aos cupinchas @JavaLindo66 e @jumentodonordeste: me expliquei mal, tigrada. :oops:

Não jogo game, no máximo AOE2 HD e Cossacks e muito que de vez em quando (menos de uma vez por mês!); de qualquer modo, mesmo a minha placa onboard dá e sobra para eles. A treta é que O SINAL PARA A TV 4K passa antes pelo PC e definitivamente, no caso do Streaming, não chega nem perto de 4K; sei disso porque um cupincha meu aqui de perto comprou o mesmo modelo de TV antes de mim (LG 49 pol, assisti na casa dele e gostei tanto - a minha era uma LG 39 full HD - que fui pra casa e imediatamente encomendei uma igual pela internet) e a diferença é facilmente perceptível ao ver o mesmo show na Netflix dele e na minha, a imagem que ele recebe é muito mas MUITO melhor. Daí eu suspeitar que a placa onboard não segura o rojão,

MAS

tem outra coisa ainda mais BIRUTA: minha TV deve ser COMUNISTA :lol: , pois exibe um curioso tipo de DUPLIPENSAR: ali estou eu, de bobeira, com UMA CERVA e quero dar risada, então clico no ícone da Netflix no Chrome ou da Amazon Prime no Edge (por alguma razão o AMZ não funciona direito no Chrome, imagem ruim e volta e meia fica travando, já no Edge roda macio e com boa imagem) e tudo OK, posso assistir (e Streaming é via web) alguma Sitcom; se quiser/precisar, posso alterar o volume, cor, tipos de exibição & quetales com o controle remoto da TV.

A TRETA - Se tento (tentei trocentas vezes) atualizar o software da própria TV com o mesmo controle remoto que usei para mudar o volume etc, a mensagem é "sem internet". Diabos, de onde esse troço tira isso, eu estava assistindo via web (ou agora mesmo, vendo o que escrevo neste post na referida TV) sem problemas, ou seja, pra uma coisa tem internet, pra outra não. E fica pior: meu Router tem cabo Ethernet, a TV tem a entrada correspondente, pluguei lá e.......................NECAS! Contato feito com a Assistência Técnica, me foi dito que teria que passar um cabo HDMI entre o citado Router e a TV.

O Router não tem porta HDMI! Nem conheço modelo que tenha isso, PQP!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

Assim, fico entre uma GPU externa (gostei da nVidia 2070 mas é cara como o inferno e não compro usada, dae fica FUOOOODASSSS numa época como essa) ou catar um novo Router com porta HDMI (porque não achei programa nem APP que faça meu PC "mandar" na TV) e nem sei se existe ou onde se compra, além de o cabo de fibra ótica não ser plug'n'play, ou seja, tenho que chamar técnico ainda por cima.


PS.: em linhas gerais, tenho um I5 7400 KL @3.0 GH, MoBo MSI H110M PRO-VH PLUS, 8 GB DDR4 2400, fonte Corsair 600 W cheia de frescura que nem sei para que serve, apenas um SSD 120 GB (quase não faço download e quando faço boto no pendrive e apago no PC, assim, menos de 1/3 de espaço ocupado) porque é rápido como um foguete e fácil de varrer com AV e outros caçadores de malwares, faço verificação completa com 5 (cinco) programas diferentes em menos de meia hora e ainda, se estiver tomando umas ("se beber, não postar" :mrgreen: ), em outra meia hora varro com mais dois AVs - um de cada vez, claro - online (plano de 60 Mbps nominais mas na prática, checando com o Speedometer, dá normalmente mais que o dobro disso a qualquer hora do dia/noite). A GPU onboard é dita como sendo Intel HD Graphics 630 (o termo HD é que me faz pensar em uma GPU externa). Comprei tudo "zero bala", não gosto de coisa usada porque não sei como usaram antes de mim.