Iriam e tinha até coro no Congresso, praticamente os mesmos que votaram pela Eletrobrás, que estava dando resultados positivos. O temor da privatização da Petrobrás para quem era a favor da privatização mas os mais moderados era privatizar em uma única empresa e o que resolveu o problema de apoio era esse desmembramento em várias, o que também, junto com a privatização, seria a abertura total do mercado.Túlio escreveu: Dom Dez 15, 2024 2:31 pmGabriel véio, desde o começo falavam em privatizar um treco que ambos sabemos ser tão prejuízo certo na mão do estado quão máquina de gerar riqueza (e portanto imposto) na da iniciativa privada, e citei no post anterior: Correios! Quatro anos depois e continuava na mesma, só bafo.
Daí iam desmembrar e vender "estatal que dá lucro" tipo a Petrobras? Quem votaria nisso, com o congre$$o e o já superpoderoso $tf abertamente contra? O cara não conseguiu nem pegar uns 500M que tomou sei lá de quem e comprar KC-30 que falou numa live e eu assisti, deu no que mesmo? Ah sim, XANDÃO DISSE QUE NÃO!
O único cara que saiu privatizando apesar de ser diuturnamente massacrado na Lame$tream tupiniquim foi o FHC, que vendeu uma estatal moribunda (EMBRAER) a um banco daqui, uma estatal "que dá lucro" (VALE) para um consórcio também daqui e rifou as telecomunicações pelo mundo todo; mas ele tinha o Bill Clinton na retaguarda (quem mais lhe emprestaria USD 50B pra fazer seu PROER, quando praticamente todo o sistema financeiro do Brasil tomou Margin Call por abstinência de inflação?), bem como os maiores figurões da Europa, e eles obviamente queriam que assim fosse, pois além de o Brasil finalmente assinar o TNP ele já tinha assinado o MTCR e, bem, telefonia e internet são até hoje um negocião, além de que uma VALE saneada aumentaria a oferta de commodities minerais no mundo todo, reduzindo o preço das matérias-primas para os produtos industrializados deles.
Mas notemos, a narrativa bem sucedida sempre foi a de que estatal só atrasa a vida de um país, não que "dá lucro": ninguém vai topar vender o que julga ser a galinha dos ovos de ouro.
Eu vi isso, nem foi algo que me disseram.