Rafale e Su-35 na FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Sideshow
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#391 Mensagem por Sideshow » Qui Dez 21, 2006 2:30 pm

projeto escreveu:
Bolovo escreveu:
projeto escreveu:
Bolovo escreveu:
cicloneprojekt escreveu:Já vem pronto

Como assim, já vem pronto? Tá parecendo aquelas promoções malucas do posto Ipiranga e tal. :mrgreen:
projeto escreveu:Com um orçamento maior.

[]'s

Maior do que o existente, que já é gigante? Aumentar como? Com que dinheiro? Porque nunca fizemos isso ANTES para resolver os problemas que existem HOJE?

Eu não entendo, não mesmo.


Porque nunca não houve interesse.

[]'s

Ah, então quer dizer que agora há interesse? Faça-me acreditar nisso.


Realmente não posso fazer isso mas, SE e QUANDO fecharem negócios de alguns bilhões de dólares, como os rumores e alguns colegas nos adiantaram, poderemos deduzir que agora há interesse.

[]'s


Cara se você não tem dinheiro para pagar a manutenção e o combustível do seu Uno, como você quer comprar uma Ferrari?




AlbertoRJ
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#392 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Dez 21, 2006 2:35 pm

Sideshow escreveu:
projeto escreveu:
Bolovo escreveu:
projeto escreveu:
Bolovo escreveu:
cicloneprojekt escreveu:Já vem pronto

Como assim, já vem pronto? Tá parecendo aquelas promoções malucas do posto Ipiranga e tal. :mrgreen:
projeto escreveu:Com um orçamento maior.

[]'s

Maior do que o existente, que já é gigante? Aumentar como? Com que dinheiro? Porque nunca fizemos isso ANTES para resolver os problemas que existem HOJE?

Eu não entendo, não mesmo.


Porque nunca não houve interesse.

[]'s

Ah, então quer dizer que agora há interesse? Faça-me acreditar nisso.


Realmente não posso fazer isso mas, SE e QUANDO fecharem negócios de alguns bilhões de dólares, como os rumores e alguns colegas nos adiantaram, poderemos deduzir que agora há interesse.

[]'s


Cara se você não tem dinheiro para pagar a manutenção e o combustível do seu Uno, como você quer comprar uma Ferrari?


Essa comparação é fora de propósito porque governos não são pessoas físicas, muito menos um assalariado, como eu... :wink:
E se tivesse dinheiro para comprar uma Ferrari eu provavelmente teria dinheiro de sobra para pagar a manutenção e combustível do meu UNO. :wink:

[]'s




Alberto -
Sideshow
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#393 Mensagem por Sideshow » Qui Dez 21, 2006 2:41 pm

projeto escreveu:Essa comparação é fora de propósito porque governos não são pessoas físicas, muito menos um assalariado, como eu... :wink:
E se tivesse dinheiro para comprar uma Ferrari eu provavelmente teria dinheiro de sobra para pagar a manutenção e combustível do meu UNO. :wink:

[]'s


A comparação é válida.

Eu conheço um monte de gente que financia carrão e depois o carro fica parado.




Sideshow
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#394 Mensagem por Sideshow » Qui Dez 21, 2006 2:58 pm

cabeça de martelo escreveu:
Sideshow escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Se os concorrentes forem mesmo estes dois, então o Brasil vai ter uma FAB fantástica! :wink:
Se forem realmente construidos no Brasil sob licença...então aí o Brasil vai ser conhecido internacional pelo Samba, Carnaval, Molatas Não tenho o menor orgulho disso.e pelo Su-35BM/Rafale. Ganha logo uma reputação internacional que neste momento não tem.



O cabeça está descontando todas as piadas de tugas que já ouviu.


Sideshow não leves isso como uma tentativa de ofender o Brasil e seu povo, mas sim como o Brasil é conhecido internacionalmente. Todos os povos são reduzidos a estereotipo quando vistos por estrangeiros. Qual é a imagem do Português no Brasil? É do Zé padeiro, certo?! É claro que os Portugueses na verdade são muito diferentes desse estereótipo, da mesma forma que muitos Brasileiros não se revêem nessa imagem que o estrangeiro tem do seu país e do seu povo.


Não esquenta, eu entendi que você estava brincando.




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Booz
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#395 Mensagem por Booz » Qui Dez 21, 2006 3:17 pm

O pior é que, além de todos os problemas que etamos calvos de saber, há malditas dissensões internas, que chegam mesmo a cindir o limite do tolerável na escolha deste ou aquele equipamento. O EB não se entende com sua AAA, parte da MB quer um SNA outra convencionais, e a FAB não sabe se aprende cirílico (e aperta pafafusos ao contrário), põe asas vikings ou vai de Rafaelix.
Máxima de Maquiável, "dividir para governar", mais conhecida do que a mais antiga das profissões. Ou seja, enquanto vão se desgastando em uma castrende torre de Babel, o(s) governos - que não querm nada com a hora do barril - vai empurrando com a barriga.
pensem positivo tovarichs, quero dizer, colegas, a cobra virá, nem que seja pra gente empiná-las com "linha 10" que nem papagaio de guri. :D




Pepê Rezende
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Erros do AMX

#396 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Dez 21, 2006 3:49 pm

cb_lima escreveu:Me lembrei de mais uns detalhes sobre o AM-X:

A FAB nao tinha muita opcao na epoca j'a que o F-16 oferecido era aquela versao "79" que era ruim demais (isso quando o F16 foi oferecido) e n'os estavamos passando por um embargo danado (lembra dos canhoes e outros componentes do AM-X que os italianos tem e n'os nao?).

Isso tudo deve ter causado um atraso danado no projeto ('e claro que os problemas com a "partilha" do AM-X tb - segundo o livro do Osires).

Acho que se colocarmos tudo isso em perspectiva o AM-X at'e que nao foi tao m'a escolha assim.

[]s
CB_Lima


Houve sérios erros de projeto. Tudo ia bem enquanto era um programa da Aermacchi, desenvolvendo uma idéia original da Saab, mas o governo italiano exigiu a participação da Aeritália, com capital da FIAT e estatal (olha a tramóia aí, gente). Em lugar dos engenheiros da última aceitarem o trabalho da Aermacchi, para economizarem nos estudos de túnel de vento, decidiram modificar o projeto da asa, utilizando o perfil do Tornado (que possui geometria variável, como sabemos). Como sabemos, num avião de asa móvel o perfil nunca é o ideal para todo o aspecto de utilização. É um compromisso aproximado entre todos os ângulos entre enflexamento máximo ou mínimo.

A intervenção da turma da Aeritália causou a perda de um protótipo, que se comportava mal à baixa altitude em configuração de pouso/decolagem. Para corrigí-la havia duas alternativas: reprojetar toda a asa ou todo o sistema móvel da dita cuja. Optaram pela última e o trabalho foi encomendado à Northrop. Isso atrasou o programa e triplicou os preços. Quanto aos valores colocados aqui, foram confirmados em outro fórum por um brigadeiro que trabalhou no programa.

A versão do F-16 era a F-16-79, mas a Northrop nos ofereceu a linha completa do F-20 Tigershark, com todos os aviônicos embarcados, para fabricação no Brasil (e para exportação a países aliados dos EUA) por meras US$ 600 milhas.

Pepê




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Repetição de ítem por falha do programa do fórum

#397 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Dez 21, 2006 3:54 pm

Desculpem




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Adriano
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#398 Mensagem por Adriano » Qui Dez 21, 2006 3:58 pm

OLá!
Eu sou daqueles brasileiros "calejados" que só acreditam vendo!
Só acredito em fotos, página de diário oficial e olha lá... nem em "Fuentes" acredito. :D
Foi assim com o Chavez... (tá bom, ele me surpreendeu), mas o "lobo perde o pelo mas não perde o vício" e continuo incrédulo. O LuLa vai ter que me provar que o FX sai.
Agora SU-35? Duvido! :?
Concordo com o Bolovo que a FAB não vai voar bem se se meter nesse inferno logístico de equipamentos made in EUA, França, Rússia, Espanha...


Abraços!!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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Lendas urbanas

#399 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Dez 21, 2006 4:02 pm

Como:
Um Gripen pode fazer o trabalho de um Su-30 com um pé nas costas e apenas um REVO... e eu conheço o bicho de perto.

Agora, o novo radar russo tem um alcance de 400Km. O que não é dito, é que em função de ataque a navios sobre o mar. Em combate aéreo contra grandes alvos, um E-3 ou B-52, seu alcance é de 300 quilômetros (o antigo, nessa situação, alcançava 250km). Contra um caça é da ordem de 200 quilômetros. A tela de plasma NÃO é lenda urbana e tem limitações de uso. A lenda urbana é a "nuvem" de plasma que acompanharia o avião onde fosse.

Pepê




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Re: Erros do AMX

#400 Mensagem por Sideshow » Qui Dez 21, 2006 4:05 pm

Pepê Rezende escreveu:A versão do F-16 era a F-16-79, mas a Northrop nos ofereceu a linha completa do F-20 Tigershark, com todos os aviônicos embarcados, para fabricação no Brasil (e para exportação a países aliados dos EUA) por meras US$ 600 milhas.

Pepê


Pepê eu gosto do F-20, mas acho difícil essa que os EUA nos anos 80 iriam transferir a linha de produção inclusive do AN/APG-67(V) e fornecer mísseis AIM9/L e AIM7.




Pepê Rezende
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Custo

#401 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Dez 21, 2006 4:13 pm

Não custou tudo isto, nem aqui , nem na Itália, nem lugar algum...a menos que levaram por fora, algo comum por aqui, tanto em tempos de ditadura quando democraticos e se isto aconteceu, o avião em si nao pode levar culpa por isto...

Concordo que sua forma de raciocinio, teria sido melhor a FAB naquela oportunidade ter optado por um caça mais capaz, mas vale lembrar que naquela oportunidade, estavamos em pleno governo militar e saindo dele, a URSS era comunista e inimiga e tinhamos rusgas com os EUA, sendo os mesmos nada confiáveis para algo do tipo.

Como poderiamos optar por F-16 ou F-20 ??

O A-1 é longe do ideal, até eu mesmo sugeri ao invéz de moderniza-los, se pudesse optaria por um novo vetor, mas ele está ai e deve-se usá-los com o maximo proveito possivel, dentro daquilo que possa oferecer...

Agora se nao tem dinheiro para poder operá-los, a culpa nao é do vetor, então sigo o que Juarez vem informando algum tempo, nao tem-se condições de operar F-5s e A-1, como vamos de Su-35 ou Rafale ??[/quote]

Não conseguimos operar F-5 na ápoca do Batistinha, que usou toda a grana de manutenção da FAB para tentar comprar Kfir. Quanto ao F-5EM, é um programa que começou tarde demais. Usamos a velha desculpa de "dominar todas as fases do processo" para gastar US$ 12 milhas em 12 anos para decidir que o pacote de Cingapura, pronto desde 1990, era o que nos convinha. Fizemos mudanças de software e os aviônicos piraram (numa palestra o Bueno afirmou que o intrumental do protótipo indicava movimentos contrários aos realmente executados, o pior era que a Embraer queria receber pelo trabalho mal-feito). Foram necessários mais 10 meses para consertar essas bobagens em meio a uma grande troca de acusações entre a Embraer e a Elbit.

Abraços

Pepê




Pepê Rezende
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Retirada por repetir conteúdoto

#402 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Dez 21, 2006 4:14 pm

desculpem




A.K. for T-7
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#403 Mensagem por A.K. for T-7 » Qui Dez 21, 2006 4:16 pm

Bolovo escreveu:
projeto escreveu:
edson_spbr escreveu:
MCD-SM escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Carcará escreveu:Este fórum esta parecendo fórum de xaradas!!
:x
O Walter tá fazendo escola :evil: :evil: :evil: :evil:


Vc nem imagina o que vem por aí...

Walter


aiaiaiai


Temos que ter a estrutura necessária para operar qualquer aeronave, pois não podemos perder a liderança na América do Sul e é isso que o Lula deve estar pensando tb!! Que venha o melhor, que venha o SU!!


Claro, se vier um Su-35 a FAB vai ter que se adequar para operá-lo.

[]'s

O grande desafio é: como fazer isso?

Nem com os A-1 terminamos isso, e olha que a desgraça tá voando aqui desde 1989...


Bolovo eu vejo você "sentando a pua" no pessoal, mas não para pensar que a FAB passou por isso pois foi um período pós- ditadura em que todos estavam "no limbo", aprendendo o novo convívio, e teve muita gente que aproveitou para "tirar o atraso", desafogar a amargura e ir à forra, sacaneando mesmo. Somado a isso você tinha 12 a 16 Mirage III já com 15 anos de uso e sugando uma $$$ violenta em manutenção, umalinha de produção de A-1 com quase dez anos de atraso sendo fabricados por uma empresa em processo de privatização e que aproveitou para inflacionar os "custos" de modo a poder financiar seus projetos civis, além de mais de 40 F-5 "detonados",boa arte dos quais tendo que ser praticamente "refeitos" por aqui, dado o estado de desgaste que seus quase 20 anos de uso demonstrava. Sem contar o que os mais de 100Xavantes consumiam em termos de manutenção,sendo usados "sem dó" principalmente nos esquadrões do NE. Os recursos da FAB foram pelo ralo nisso: na manutenção e produção de uma frota de mais de 200 caças. E é isso que detona agora o orçamento: 46 F-5 em processode reforma e, antes disso, sugando uma grana violenta dado o estadode desgaste avançado das células e componentes que já não estavam mais em linha de produção. O mesmo para os 12 Mirage III. Além de mais de 50 A-1 de três lotes diferentes produzindo situações similares. Agora se você pegar estas 108 aeronaves, algumas delas com mais de 30 anos de uso, e substituir por, digamos, 48 aeronaves NOVAS e mais capazes que, mesmo em menor número, tem mais poder de combate, aí você vai ver como pode se fazer a economia. Principalmente se montado um centro de manutenção local, com acompanamento, desde a primeira hora de vôo, de toda a vida da célula e dos componentes, aplicando manutenção programada e sem "sustos" do tipo "quebrou isso e eu não estava esperando", bem comum em células mais velhas e sem o histórico total. Não vou nem falar do menor número de pilotos necessários,menor número de pessoal especializado de manutenção, menos custos de treinamento, e de como 50 horas de vôo por ano em 108 aeronaves podem virar 100 horas de vôo em 48 aeronaves mais novas e com menos manutenção, mas o raciocínio é esse...




Editado pela última vez por A.K. for T-7 em Qui Dez 21, 2006 4:23 pm, em um total de 1 vez.
Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Pepê Rezende
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A propostra foi feita oficialmente ao Governo Brasileiro

#404 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Dez 21, 2006 4:16 pm

Abrangia apenas a linha de montagem, a venda do motor e do Sidewinder.

Pepê




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Carcará
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#405 Mensagem por Carcará » Qui Dez 21, 2006 4:20 pm

cicloneprojekt escreveu:
Carcará escreveu:Este fórum esta parecendo fórum de xaradas!!
:x
O Walter tá fazendo escola :evil: :evil: :evil: :evil:


Vc nem imagina o que vem por aí...

Walter


Walter

Eu sou péssimo em xaradas...e acho que vc fica aí, se acabando de rir da nossa cara..."com esse digo, mas será que digo mesmo???"...não quero mais conversa com vc!!! :x :x :x (rsrsrsrs)

Pepê

Quais são as áreas, nas três forças, que podem ter um pouco de esperança de aquisições a curto/médio prazo???




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