Alexandre Beraldi escreveu:Pode cre. Por isso adorei essa idéia de M2000M por cerca de U$ 15 mi.
Me imagino que "adoraste" el dato Luís....
Pero si lees bien, todo nace de una "estimación"....estimación sin ninguna base....
Quanto aos dados, como sempre...
A "reforma" dos F-5 saiu por cerca de
US$ 9mi a unidade. Por este preço, transformou-se um caça dos anos 70 em um caça atual, apto a enfrentar ameaças modernas como foi recentemente comprovado. O F-5 não tinha nada que ainda funcionasse e só usava AIM-9B e Python 3 com acoplamento visual. Foi feita revisão e reforma estrutural, dos motores e subsistemas hidráulicos, trocada toda fiação, toda eletrônica, equipado com HUD, HMD, HOTAS, RWR, ECM, ECCM, Chaff e Flare, Data-link, além de ser feita reforma estrutural para acomodar um novo e maior radar multi-funcional, que resultou na retirada de um canhão e "reconstrução" de toda seção do nariz.
Para um Mirage 2000 creio que o trabalho seria bem menor, principalmente em termos de reforma estrutural. A eletrônica seria praticamente a mesma do F-5, então não há que se falar em custos maiores neste aspecto. A elevação do motor para o padrão mais atual (P5) aumentaria um pouco o preço do pacote, assim como a adoção de um radar de ultima geração mais moderno que o comprado para o F-5, como, por exemplo, um ELTA EL/M-2052 Phased Array.
Se tudo sair mais ou menos o mesmo preço, descontada a inflação no período, sendo o diferencial somente o upgrade de motor e o radar mais caro, creio que este valor de
CERCA DE US$ 15 mi pode ser algo dentro da realidade.
Veja bem, no F-5 também se colocou um radar novo, que já está naqueles US$ 9mi, então só se considere a diferença de preços de um radar para outro e o
upgrade do motor, não a compra de um motor novo...
Como tudo é uma
ESTIMATIVA, creio ser aceitável, mesmo porque
NÃO HÁ COMO TER DADOS REAIS DE UMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA, haja vista as características e peculiaridades de um pacote de modernização para o padrão por nós desejados, tipo BR, não é similar a nenhum outro pacote oferecido para Mirage 2000 pela Dessault, afinal a mão de obra é nossa, os eletrônicos são de outra fonte e com outros preços (israelenses, e não franceses), já há uma economia de escala, pois os eletrônicos são usados nos A-29, nos F-5M e, em breve, nos A-1M, etc...
Resumindo: para
ESTIMAR um pacote para colocar o Mirage 2000 num padrão similar ao do F-5M, nada mais natural que usar o preço do pacote do F-5M como base... Sem cabimento seria usar como padrão o preço de um pacote oferecido pela Dessault para levar a aeronave para o padrão -5 ou -9, afinal, como já disse, a eletrônica, mão de obra, etc., são outros, completamente distintos.
Para quem tem dúvida do que significa ESTIMAR, é só procurar no dicionário, mas já adianto que não significa "calcular com extrema precisão determinado valor", mesmo porque já não seria mais
ESTIMATIVA e sim um
VALOR REAL ou um
DADO COMPROVADO, que só pode existir em situções concretas e não em situações hipotéticas.