Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Bolovo
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#391
Mensagem
por Bolovo » Qua Ago 23, 2006 1:57 pm
Pablo Maica escreveu:Pessoal no MP.net tem saido muitas fotos do F-22 carregando tanques e até misseis sobre as asas, pelo jeito a USAF anda estudando com seriedade a adoção destes meios à aéronave, eu não sei de muita coisa sobre o assunto enão não posso afirmar nada com certeza, mas se isso for levado a diante como o lima falo o RCS da aéronave ficará no patamar de qualquer outra.
Um abraço e t+
A USAF fez um estudo e chegou a conclusão que em somente 1% das missões de toda vida operacional do F-22, ele precisará ser totalmente Stealth.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Carlos Mathias
#392
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Ago 23, 2006 5:25 pm
Mas Bolovo, é muito dinheiro prá apenas 1%...
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FinkenHeinle
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#393
Mensagem
por FinkenHeinle » Qua Ago 23, 2006 5:26 pm
Carlos Mathias escreveu:Mas Bolovo, é muito dinheiro prá apenas 1%...
Não acho...
A USAF não pagou por um avião, entendam...
Atte.
André R. Finken Heinle
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Carlos Mathias
#394
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Ago 23, 2006 5:38 pm
Não Finken, eu sei. Mas mesmo assim, um EF por exemplo cumpre, pelo dito, 99% das missões de um F-22, e os outros 1% deve cumprir quase tão bem, devido ao seu RCS reduzido. O EF também é sistema e etc, mas custa muito menos. É nessas horas que o pessoal que questiona o custo do F-22 levanta a mão.
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Luís Henrique
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#395
Mensagem
por Luís Henrique » Qua Ago 23, 2006 7:09 pm
Achei.....
Na reportagem da revista ASAS fala que as RD-33MK do Mig-35 tem várias melhorias como diminuição do consumo, fim das funaças que saiam, etc.. Agora o interessante é que teve um aumento de 700 kgf no empuxo.
Ou seja, RD-33 = 8300 kgf
RD-33MK do MiG-35/MiG-33 = 9000 kgf. Totalizando 18000 kgf, equivalente ao EF e superior ao Rafale nesse quesito.
Agora, resta saber se isso fará alguma diferença para que o Mig-33 consiga decolar do A-12.
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CFB
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#396
Mensagem
por CFB » Qua Ago 23, 2006 10:23 pm
chm0d escreveu:Carlos Mathias escreveu:Acho que não. O KS-172 está sendo desenvolvido para uso nos SU-30MKI, SU-27SKM e SU-35BM. Outro dia eu li que a Rússia vai aplicar/aplicou o programa BM nos seus SU-27S, ou seja, vai elevá-los a um padrão excelente com baixo custo, até a chegada do PAK. A Índia tambérm tem intenção de aplicar as mesmas modificações nos seus SU-30 dos últimos lotes, mais especificamente nos 30 últimos e depois retrofitar os outros para o mesmo padrão BM. Já vi uma maquete de um SU-30MKI/BM com: 2 ou 4 R-77 + 2 R-73 + 2 KS-172 + 2 KH-31 + 1 BRAHMOS. Uma combinação de respeito em qualquer lugar.
Meu deus... isso poe qualquer força em alerta
Abs.
Isso aí é suficiente p/ derrubar tds os nossos M2000C/B
Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
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#397
Mensagem
por FinkenHeinle » Qua Ago 23, 2006 11:52 pm
Carlos Mathias escreveu:Não Finken, eu sei. Mas mesmo assim, um EF por exemplo cumpre, pelo dito, 99% das missões de um F-22, e os outros 1% deve cumprir quase tão bem, devido ao seu RCS reduzido. O EF também é sistema e etc, mas custa muito menos. É nessas horas que o pessoal que questiona o custo do F-22 levanta a mão.
Novamente, a USAF não pagou por um caça para cumprir missões...
Pagou pela supremacia tecnológica e militar absoluta.
Atte.
André R. Finken Heinle
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#398
Mensagem
por FinkenHeinle » Qua Ago 23, 2006 11:53 pm
CFB escreveu:chm0d escreveu:Carlos Mathias escreveu:Acho que não. O KS-172 está sendo desenvolvido para uso nos SU-30MKI, SU-27SKM e SU-35BM. Outro dia eu li que a Rússia vai aplicar/aplicou o programa BM nos seus SU-27S, ou seja, vai elevá-los a um padrão excelente com baixo custo, até a chegada do PAK. A Índia tambérm tem intenção de aplicar as mesmas modificações nos seus SU-30 dos últimos lotes, mais especificamente nos 30 últimos e depois retrofitar os outros para o mesmo padrão BM. Já vi uma maquete de um SU-30MKI/BM com: 2 ou 4 R-77 + 2 R-73 + 2 KS-172 + 2 KH-31 + 1 BRAHMOS. Uma combinação de respeito em qualquer lugar.
Meu deus... isso poe qualquer força em alerta
Abs.
Isso aí é suficiente p/ derrubar tds os nossos M2000C/B
Se depender dos Ks-172, nenhum dos nossos aviões vai cair, hehehehe...
E cuidado, se a aeronave lançadora for o Su-35BM, hehehe, aí mesmo que não derruba ninguém...
Atte.
André R. Finken Heinle
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Mapinguari
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#399
Mensagem
por Mapinguari » Qui Ago 24, 2006 1:29 am
Jet Crash® escreveu:Piffer escreveu:Alguns pontos para analisarmos:
2 - A logística russa é totalmente diferente da ocidental. Apesar dessa compatibilidade ser exaltada nas propagandas, os caças russos não vem com manuais traduzidos, nem mesmo para o inglês. Algumas partes do avião tem parafusos que são torcidos para o lado contrário, os Flanker não cabem nos hangaretes da FAB; aqueles carrinhos que parecem empilhadeiras, para prender tanques e armamentos nos hard-points dos caças não alcançam as asas dos Flanker.
Abraços,
Este mito do FX já foi derrubado há muito tempo. É lenda.
Não é lenda e nem foi derrubado. Tudo teria de ser adquirido ou refeito. São custos adicionais advindos da aquisição do Flanker.
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#400
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por Mapinguari » Qui Ago 24, 2006 1:31 am
henrique araujo escreveu:votei no sukhoi, pq ate onde eu sei ele no primeiro fx era o unico sem restriçao nenhuma, e acho q continua sem restriçoes.
rafale eu ñ gosto mt pq a frança impoe tanta barreira comerciais ao brasil, nos produdos agricolas q ñ tem nd de tecnologia imagine com os armamentos, o rafale viria com a casca, ou viria com uma eletronica inferior aos demias caças, e a embraer, sim, otima empresa, mas pq ter só uma quando se pode ter duas empresas com tecnologia, a avibras entraria no rolo com a sukhoi.
O Sukhoi era, exatamente, o concorrente com maiores restrições.
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#401
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por Mapinguari » Qui Ago 24, 2006 1:40 am
LEO escreveu:O Gripen pode ser equipado com o F414 ou com uma versão do EJ2000, com TVC, que seria destinada para uma versão futura do Eurofighter.
__
Por pressão americana, até o Brasil deixou de vender armamentos para outros países. Isso não tira o mérito de uma aeronave.
Por mais que goste do Gripen, não achjo recomendável uma versão com TVC.
O TVC representa, IMHO, mais peso, mais custo e utilidade duvidosa, pois por mais manobrável que seja um caça, um míssil sempre superará essa capacidade de manobra. Prefiriria que fosse feito maior investimento em contramedidas. Aparentemente, os suecos também pensam assim, pois não adotarão o TVC em seus Gripen.
Aliás, os russos também não adotaram TVC na modernização de seus Su-27.
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#402
Mensagem
por Mapinguari » Qui Ago 24, 2006 1:42 am
Barao Vermelho escreveu:Só espero que a SAAB de uma boa alterada no projeto do Gripen, acho que o que mais pena no Gripen e a pouca autonomia algo que atualmente o equipara a acaças como o F-5 em termos de alcance. Sem duvida o Gripen atual é um caça notável, perfeito para substituir caças como os nossos F-5 mas não serve como novo FX, mas se no futuro tivermos um Gripen Bimotor com autonomia , com combustível interno ao redor de 3000 km + sonda de reabastecimento em vôo, sem duvida vai ser um caça digno dos atuais projetos como SU-37, F-35 etc...
O raio de combate do Gripen não é muito inferior ao do Flanker não, considerando seu tamanho.
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#403
Mensagem
por Mapinguari » Qui Ago 24, 2006 1:56 am
Luís Henrique escreveu:¿Quién porta más armamento a más distancia...?...¿quién no aprende a perder...?...
Caro Mapinguari, eu mesmo fiz um estudo comparando o Su-30, o Rafale e o EFA. Eu o postei acho que num tópico que comparava os 3 caças. Eu levei em consideração peso mínimo, peso máximo e peso de piloto e fluidos, mas o Rafale e o Su-30MK2 conseguem levar o máximo de combustivel e armamento ao mesmo tempo.
O EFA, o F-16, o Su-27, Su-30Mk não conseguem. Ou seja, se você enche o tanque não consegue colocar máximo de armamentos, mas no Rafale e Su-30Mk2 consegue sim.
veja nos sites oficiais, os valores são esses:
Su-30Mk2
peso vazio: 18400 kg
peso max: 38000 kg
comb. int: 9720 kg
carga ext: 8000 kg
Rafale
peso vazio: 10000 kg
peso max: 24500 kg
comb. int: 4700 kg
carga ext: 9500 kg
No Rafale da certinho, no Su-30Mk2 da e sobra.
Só que, meu amigo, o caça que os russos ofereceram ao Brasil foi o Su-35, que tem PMD de cerca de 34 ton. Com 9.720kg de combustível mais 8.000 kg de armamentos somados ao peso vazio do caça, isso ultrapassa o PMD em mais de 2 ton. Refaça as contas e verá que estou certo.
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#404
Mensagem
por Mapinguari » Qui Ago 24, 2006 1:57 am
Luís Henrique escreveu:¿Quién porta más armamento a más distancia...?...¿quién no aprende a perder...?...
Caro Mapinguari, eu mesmo fiz um estudo comparando o Su-30, o Rafale e o EFA. Eu o postei acho que num tópico que comparava os 3 caças. Eu levei em consideração peso mínimo, peso máximo e peso de piloto e fluidos, mas o Rafale e o Su-30MK2 conseguem levar o máximo de combustivel e armamento ao mesmo tempo.
O EFA, o F-16, o Su-27, Su-30Mk não conseguem. Ou seja, se você enche o tanque não consegue colocar máximo de armamentos, mas no Rafale e Su-30Mk2 consegue sim.
veja nos sites oficiais, os valores são esses:
Su-30Mk2
peso vazio: 18400 kg
peso max: 38000 kg
comb. int: 9720 kg
carga ext: 8000 kg
Rafale
peso vazio: 10000 kg
peso max: 24500 kg
comb. int: 4700 kg
carga ext: 9500 kg
No Rafale da certinho, no Su-30Mk2 da e sobra.
Só que, meu amigo, o caça que os russos ofereceram ao Brasil foi o Su-35, que tem PMD de cerca de 34 ton. Com 9.720kg de combustível mais 8.000 kg de armamentos somados ao peso vazio do caça, isso ultrapassa o PMD em mais de 2 ton. Refaça as contas e verá que estou certo.
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#405
Mensagem
por Fábio Nascimento » Qui Ago 24, 2006 9:27 am
Acho que este caça aqui ta de bom tamanho, olha o que ele faz
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