Provavelmente só um chá e um pastelinho de belém, mas só um por causa dos diabetes e da gota
Mas acho que nada está previsto nesse sentido.
De que sempre se falou, por ser oficial, é que em relação aos submarinos, Portugal tem no contrato a opção para uma 3ª unidade, mas julgo que para já o Governo ainda não accionou essa clausula, o que é pena, já que se temos mesmo que ter essa arma, mais vaia ter 3 unidades, porque será um pouco ridículo termos uma esquadrilha composta por duas unidades apenas.
Ainda sobre as OHP's, julgaria eu que não seria mau se Portugal se candidatasse à compra das duas OHP australianas da classe
Adelaide (que são as mais velhas deles), mas que mesmo assim terão uma idade aproximada às 2 que iremos receber dos EUA.
Creio que uma força oceânica de 5 fragatas para a dimensão do mar português é pouco, e 4 OHP's seriam melhor para uma maior capacidade de flexbilização de forças, nomeadamente para quando tivermos que arranjar escoltas para as missões do NavPol.
Não esqueçamos que dentro de algum tempo, as VdG começarão a ficar acostadas para o
up-grade, e isso representará uma redução da disponibilidade de meios.