PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Luís Henrique
- Sênior
- Mensagens: 8391
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Entendo a preocupação do Tulio, mas não concordo com este exagero.
Todos sabem que o M-113 possui blindagem fraquíssima.
Outra coisa, só aqui no Brasil que temos terreno nestas condições??????
Porque o MUNDO TODO produz Carros de Combate com mais de 40, 50 e 60 Toneladas???
Todos eles não fizeram a lição de casa?
Todos sabem que o M-113 possui blindagem fraquíssima.
Outra coisa, só aqui no Brasil que temos terreno nestas condições??????
Porque o MUNDO TODO produz Carros de Combate com mais de 40, 50 e 60 Toneladas???
Todos eles não fizeram a lição de casa?
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Tulio, você precisa ver filmes tirados durante a 2ª GM na Russia e na Italia durante o periodo do degelo.
Aí é que você vai ver lama.
Eu me lembro daqueles filmes. Ficava abismado de ver como conseguiam (ou não) combater naquela situação.
Bacchi
Aí é que você vai ver lama.
Eu me lembro daqueles filmes. Ficava abismado de ver como conseguiam (ou não) combater naquela situação.
Bacchi
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Tulio, quanto mais penso neste assunto, mais concordo com Marechal-do-ar.
Em suma, eu acho que você está atrás de uma utopia: um veiculo blindado capaz de combater sobre lama espessa!!!
Bacchi
Em suma, eu acho que você está atrás de uma utopia: um veiculo blindado capaz de combater sobre lama espessa!!!
Bacchi
- Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Reginaldo Bacchi escreveu:Tulio, você precisa ver filmes tirados durante a 2ª GM na Russia e na Italia durante o periodo do degelo.
Aí é que você vai ver lama.
Eu me lembro daqueles filmes. Ficava abismado de ver como conseguiam (ou não) combater naquela situação.
Bacchi
Wingate
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61545
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6330 vezes
- Agradeceram: 6679 vezes
- Contato:
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Ok, vcs têm razão.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- RobsonBCruz
- Sênior
- Mensagens: 1201
- Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
- Localização: Niterói - RJ
- Agradeceu: 451 vezes
- Agradeceram: 235 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Então podemos ir de Leo2?Túlio escreveu:Ok, vcs têm razão.
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Sim, podemos.
Aliás, eu nunca achei que não podíamos.
É só uma questão de encomendar e pagar.
Depende tudo de o EB querer, ou não querer.
Bacchi
Aliás, eu nunca achei que não podíamos.
É só uma questão de encomendar e pagar.
Depende tudo de o EB querer, ou não querer.
Bacchi
- EDSON
- Sênior
- Mensagens: 7303
- Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
- Localização: CURITIBA/PR
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
O que impede não é o terreno e sim o preço da manutenção.
- RobsonBCruz
- Sênior
- Mensagens: 1201
- Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
- Localização: Niterói - RJ
- Agradeceu: 451 vezes
- Agradeceram: 235 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Reginaldo Bacchi escreveu:Sim, podemos.
Aliás, eu nunca achei que não podíamos.
É só uma questão de encomendar e pagar.
Depende tudo de o EB querer, ou não querer.
Bacchi
Eu sei... foi só uma provocação.EDSON escreveu:O que impede não é o terreno e sim o preço da manutenção.
-
- Sênior
- Mensagens: 2627
- Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 147 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Eu acho que o impedimento está nas estradas de ferro. Os blindados pesados (logicamente grandes) não passam nos nossos túneis. Como a melhor forma de deslocar blindados é por estradas de ferro, acredito que seja esta a nossa maior limitação.RobsonBCruz escreveu:Reginaldo Bacchi escreveu:Sim, podemos.
Aliás, eu nunca achei que não podíamos.
É só uma questão de encomendar e pagar.
Depende tudo de o EB querer, ou não querer.
BacchiEu sei... foi só uma provocação.EDSON escreveu:O que impede não é o terreno e sim o preço da manutenção.
Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Isso quer dizer que há planos de construção de estradas de ferro no Brasil?nveras escreveu:Eu acho que o impedimento está nas estradas de ferro. Os blindados pesados (logicamente grandes) não passam nos nossos túneis. Como a melhor forma de deslocar blindados é por estradas de ferro, acredito que seja esta a nossa maior limitação.
Brincadeiras a parte, entendo que o tamanho desses blindados atrapalha, é um pesadelo para a logística, mas vendo as reações de exércitos que foram para combate sem eles, entendo que é um pesadelo ainda maior não ter esses blindados.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
-
- Sênior
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Acredito que a locomoção de blindados pesados, dentro do Brasil, está limitada mais pelos deslocamentos estratégicos do que pelos deslocamentos táticos.
Diria que para os deslocamentos estratégicos de CC acima de 50ton, a malha rodoviária é ruim e a malha ferroviária é péssima.
Também nunca ouvi um posicionamento oficial do EB, dizendo que não pode ter CC pesados.
Diria que para os deslocamentos estratégicos de CC acima de 50ton, a malha rodoviária é ruim e a malha ferroviária é péssima.
Também nunca ouvi um posicionamento oficial do EB, dizendo que não pode ter CC pesados.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Eu gostaria de saber exatamente qual é a tonelagem limite aceita pelo EB.
Pesado não significa nada. A minha formação de engenheiro não aceita este tipo de definição.
40 ton? 50 ton? 60 ton? 70 ton?
Bacchi
Pesado não significa nada. A minha formação de engenheiro não aceita este tipo de definição.
40 ton? 50 ton? 60 ton? 70 ton?
Bacchi
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38028
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Apenas um palpite. Se o Osório tinha cerca de 43 tons pronto para combate e havia uma possibilidade real de sua adoção pelo EB à época, sem maiores problemas em relação ao seu peso, - de fato, seria uma troca de um bldo de pouco mais de 20 tons( M-41) para outro basicamente com o dobro de seu deslocamento - então podemos presumir que esta questão de tonelagem é particularmente relativa. Assim, da mesma forma o CC Tamoyo com com suas 35 tons.
Neste sentido, a questão do peso teria menos haver com o blindado em si, mas com todo o entorno de sua operação, desde a logística, passando pelos custos, até a infraestrutura viária do país capaz de suportar seus deslocamentos em todos os níveis.
Aí vem pergunta meio que tola. Se podemos suportar cavalos mecânicos as vezes com mais de 70 tons andando por nossas estradas por aí, Brasil afora, sem a menor infraestrutura correspondente para isso, porque não um Leo 2A7 ou um Lecrerc ou Aríete?
Alias, o que deveria mudar primeiro caso a opção do EB seja por um bldo com mais de 50/60 tons? A rede viária nacional ou as estratégias da cavalaria blda do EB?
abs.
Neste sentido, a questão do peso teria menos haver com o blindado em si, mas com todo o entorno de sua operação, desde a logística, passando pelos custos, até a infraestrutura viária do país capaz de suportar seus deslocamentos em todos os níveis.
Aí vem pergunta meio que tola. Se podemos suportar cavalos mecânicos as vezes com mais de 70 tons andando por nossas estradas por aí, Brasil afora, sem a menor infraestrutura correspondente para isso, porque não um Leo 2A7 ou um Lecrerc ou Aríete?
Alias, o que deveria mudar primeiro caso a opção do EB seja por um bldo com mais de 50/60 tons? A rede viária nacional ou as estratégias da cavalaria blda do EB?
abs.
Carpe Diem