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Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Qui Jul 10, 2008 2:46 pm
por Tigershark
10/07/2008 - 14h00 - Atualizado em 10/07/2008 - 14h10
Atraso em programa militar causará perda de US$ 250 milhões para Boeing no segu
Do Valor OnLine
SÃO PAULO - A Boeing anunciou hoje que seu resultado do segundo trimestre será impactado por uma perda de US$ 250 milhões (US$ 0,22 por ação) antes de impostos. O prejuízo é reflexo dos atrasos relacionados a seu programa de Controle e Alerta Antecipado Aéreo (AEW & C, na sigla em inglês), anunciado anteriormente. A companhia, porém, manteve suas expectativas de lucro por ação para o ano entre US$ 5,70 e US$ 5,85.
Segundo a companhia, ações de melhoria de performance e produtividade devem compensar o prejuízo até o final do ano. A Boeing também afirmou que irá manter sua expectativa de crescimento de dois dígitos nos lucros em 2009, esperando que fique entre US$ 6,80 e US$ 7,00 por ação.
O prejuízo com o programa AEW & C foi causado, principalmente, por problemas no desenvolvimento dos sistemas de suporte terrestre e guerra eletrônica, que levou também a uma necessidade maior de tempo para a integração e teste dessas tecnologias. A fabricante, afirma em nota que já foi feito progresso significativo no desenvolvimento dos radares e do sistema de integração de missões como um todo.
A companhia diz que deve entregar os dois primeiros aviões equipados com esses sistemas, mas com capacidade ainda limitada, em julho de 2009 à Austrália, como parte de um contrato que prevê a venda de seis unidades ao país. Isso representa um atraso de quatro meses em relação ao plano original.
O restante dos aviões, que junto com os dois primeiros então estarão com os sistemas totalmente operacionais, devem chegar aos australianos em 2010. A fabricante diz acreditar que o problema no programa não vai afetar as entregas para outros governos que adquiriram o sistema.
O resultado fechado do segundo trimestre do ano será divulgado, segundo a Boeing, no próximo dia 23 deste mês.
O sistema AEW & C é montado em um avião 737-700 modificado e utilizado em missões de vigilância aérea e marítima e controle de tráfego aéreo em cenários de combate.
(José Sergio Osse | Valor Online)
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Dom Jul 13, 2008 9:55 am
por Edu Lopes
Embate entre Embraer e Bombardier marcará feira aeronáutica em Londres
da Efe, de Londres
A disputa entre a Embraer e a canadense Bombardier no segmento de aviões menores, a alta do preço do petróleo, e a rivalidade entre o europeu Airbus e a americana Boeing marcarão o Farnborough International Airshow, famosa feira aeronáutica da localidade inglesa.
O evento, que começará na segunda-feira (14) na localidade ao sul de Londres, é bianual e este ano realiza sua 46ª edição e seu 60º aniversário, e receberá até 20 de julho cerca de 1.500 expositores de 40 países.
No segmento de aviões menores, dois grupos, a canadense Bombardier e a Embraer - terceira e quarta fabricantes mundiais de aeronaves, respectivamente -, travarão sua batalha particular.
A Embraer chega a Farnborugh após anunciar no último dia 7 que entregou 97 aeronaves no primeiro semestre de 2008, número 59% maior que o do mesmo período do ano passado e com o qual bateu seu recorde semestral de entregas.
Já a Bombardier poderá aproveitar a vitrine da feira para lançar um novo avião com capacidade para mais de 100 passageiros.
Além disso, a sombra da alta dos preços do petróleo, que nesta sexta-feira superou US$ 147 por barril no mercado de futuros de Londres, também será assunto de destaque em Farnborough, pois aumentou consideravelmente os custos das companhias aéreas.
Crise
Segundo a Iata (Associação do Transporte Aéreo Internacional, na sigla em inglês), 25 companhias aéreas faliram ou suspenderam suas operações no primeiro semestre deste ano, devido, entre outros fatores, à alta do preço do petróleo.
Além da corrida pela commodity, a atual desaceleração da economia mundial e o impacto da crise creditícia levam os analistas a crer que muitas companhias aéreas pensarão duas vezes antes de irem às compras.
"Há a ligeira sensação de que caminhamos diretamente em direção ao precipício, mas eu não acho que as coisas estejam tão mal", disse o consultor aeronáutico Richard Aboulafia, da empresa Teal Group.
Alguns observadores consideram que a indústria aeronáutica passa pelo pior momento desde a crise causada pelos atentados contra os Estados Unidos em 11 de setembro de 2001.
Nesse contexto, ninguém acredita que a feira de Farnborough igualará os 600 pedidos firmes contabilizados no ano passado no Salão de Aeronáutica e do Espaço Paris Le Bourget, na França, a outra grande reunião bienal do setor, junto com o britânico.
De qualquer forma, os altos preços do petróleo beneficiaram as companhias aéreas nacionais de países do Golfo Pérsico, os grandes beneficiados com o alto preço do petróleo.
Compras
A Etihad Airways, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, pretende comprar entre 50 e 100 aparelhos à Airbus e à Boeing, e a Qatar Airways deve também anunciar pedidos.
Além disso, a atenção da feira será centrada mais uma vez no embate entre a Airbus e a Boeing, as duas maiores fabricantes mundiais de grandes aeronaves. Mas, nas atuais circunstâncias, não se espera que recebam muitos novos contratos.
Em julho passado, a Airbus - filial do grupo aeroespacial e de defesa EADS - informou que no primeiro semestre do ano teve 487 encomendas de aviões (número inferior aos 680 conseguidos na primeira metade de 2007), 12 a mais que a Boeing.
Apesar do aumento do preço do petróleo, os dois gigantes se consolam com a idéia de que a alta do preço do petróleo poderia incentivar as companhias aéreas a adquirir aviões mais eficientes no consumo de combustível, como o Airbus 380 (maior avião comercial do mundo) e o Dreamliner (aparelho da Boeing de tamanho médio).
"Vemos uma maior demanda de substituição de aviões menos eficientes e mais velhos", disse na quarta-feira passada Randy Tinseth, vice-presidente de marketing de aviões comerciais da Boeing, ao apresentar em Londres o relatório anual da companhia sobre as perspectivas do setor para os próximos 20 anos.
Como é habitual, a feira de Farnborough dedicará os primeiros cinco dias para os contatos entre profissionais do setor e, durante o fim de semana, abrirá suas portas ao público.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinh ... 1781.shtml
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Dom Jul 13, 2008 12:57 pm
por Tigershark
13/07/2008 - 12h41 - Atualizado em 13/07/2008 - 12h45
Bombardier lança linha de aeronaves C-series
Da Agência Estado
A empresa canadense Bombardier lançou hoje sua nova linha de aeronaves para competir com os jatos Boeing 737 e o Airbus A320. A aeronave C-series poderá transportar entre 110 e 145 passageiros. O maior avião da Bombardier atualmente, o CRJ-900, tem capacidade máxima de 88 assentos. O lançamento na feira do setor aéreo de Farnborough, no sul da Inglaterra, marca a entrada da companhia canadense em um mercado fundamental para a Airbus e a Boeing. A empresa aérea alemã Lufthansa encomendou 30 aviões e tem a opção de comprar outros 30.
A Bombardier afirmou que a aeronave vai entrar em serviço em 2013 e cada uma custará US$ 46,7 milhões. As companhias aéreas, particularmente no lançamento de um novo avião, costumam negociar descontos sobre os preços de catálogo. A empresa canadense informou que a montagem final será feita em Mirabel, perto de Montreal (Canadá), com as asas sendo fabricadas em Belfast, na Irlanda do Norte.
A decisão vai criar inicialmente mil empregos no Canadá, aumentando para 3,5 mil no pico de produção, e 800 em Belfast, de acordo com Gary Scott, presidente da Bombardier para aeronaves comerciais. Scott afirmou que a Bombardier espera obter 50% do mercado de aviões de 100 a 150 assentos. A companhia estima que o mercado total nos próximos 20 anos seja de 6,3 mil aviões.
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Seg Jul 14, 2008 2:58 am
por Valdemort
Tigershark escreveu:13/07/2008 - 12h41 - Atualizado em 13/07/2008 - 12h45
Bombardier lança linha de aeronaves C-series
Da Agência Estado
A empresa canadense Bombardier lançou hoje sua nova linha de aeronaves para competir com os jatos Boeing 737 e o Airbus A320. A aeronave C-series poderá transportar entre 110 e 145 passageiros. O maior avião da Bombardier atualmente, o CRJ-900, tem capacidade máxima de 88 assentos. O lançamento na feira do setor aéreo de Farnborough, no sul da Inglaterra, marca a entrada da companhia canadense em um mercado fundamental para a Airbus e a Boeing. A empresa aérea alemã Lufthansa encomendou 30 aviões e tem a opção de comprar outros 30.
A Bombardier afirmou que a aeronave vai entrar em serviço em 2013 e cada uma custará US$ 46,7 milhões. As companhias aéreas, particularmente no lançamento de um novo avião, costumam negociar descontos sobre os preços de catálogo. A empresa canadense informou que a montagem final será feita em Mirabel, perto de Montreal (Canadá), com as asas sendo fabricadas em Belfast, na Irlanda do Norte.
A decisão vai criar inicialmente mil empregos no Canadá, aumentando para 3,5 mil no pico de produção, e 800 em Belfast, de acordo com Gary Scott, presidente da Bombardier para aeronaves comerciais. Scott afirmou que a Bombardier espera obter 50% do mercado de aviões de 100 a 150 assentos. A companhia estima que o mercado total nos próximos 20 anos seja de 6,3 mil aviões.
A Bombardier possui tambem o CRJ1000 para 100 passageiros . Essa nova linha será um tiro ousado pois passará a competir diretamente com a Boeing e Airbus , que segundo a Embraer seria suicidio , mas só o tempo dirá .
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Seg Jul 14, 2008 10:54 am
por Tigershark
14/07/2008 - 10h36 - Atualizado em 14/07/2008 - 10h45
Boeing inaugura feira de Farnborough com a venda de 50 aviões 737-800 à FlyDubai
Do Valor OnLine
SÃO PAULO - A Boeing fechou hoje a venda de 50 aeronaves 737-800 NG à FlyDubai. A preços de tabela, o contrato tem valor de US$ 3,74 bilhões. Além disso, a companhia de Dubai terá o direito de, no futuro, substituir o pedido por modelos 737-900ER, caso seja de seu interesse.
Esse é o primeiro grande contrato firmado no Airshow de Farnborough, no Reino Unido, uma das principais feiras aéreas do mundo, iniciada hoje.
O 737 NG é idealmente adaptado à nossa missão de trazer opções de viagem acessível, eficiente e flexível para e a partir de Dubai para os cerca de 2 bilhões de habitantes de nossa região, disse o presidente do conselho da FlyDubai, xeque Ahmed bin Saeed Al-Maktoum.
A FlyDubai será o primeiro passo para um novo grupo de passageiros que buscam destinos turísticos de alta demanda nos estados do Golfo (Pérsico) e países vizinhos, ao mesmo tempo que oferecem conexões com todas as partes do globo, afirmou o executivo da recém-criada companhia de baixo custo.
Criada em março pelo governo do Dubai, a companhia tem construído sua operação em uma malha de vôos flexível, com alto grau de interação com clientes, especialmente no momento de reserva de vôos e configuração do serviço a ser prestado. A FlyDubai será operada como uma companhia totalmente independente da Emirates Airlines.
Nosso relacionamento com os Emirados Árabes Unidos é algo que nós verdadeiramente valorizamos e trabalhamos para fortalecer ao longo do tempo, disse o presidente do conselho, presidente e executivo-chefe da Boeing, Jim McNerney, que estava presente à cerimônia de assinatura do contrato. O pedido de hoje é o resultado de uma profunda análise da contribuição que os 737NG podem dar ao inovador modelo de negócios da FlyDubai, acrescentou.
(José Sergio Osse | Valor Online)
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Seg Jul 14, 2008 2:41 pm
por Tigershark
14/07/2008 - 14h17 - Atualizado em 14/07/2008 - 14h25
Bombardier já tem carta de intenção da Lufthansa para 30 jatos da nova fam
Do Valor OnLine
SÃO PAULO - A canadense Bombardier afirmou já ter cartas de interesse para 30 aeronaves de sua recém lançada família de jatos CSeries. As cartas vêm da companhia alemã Lufthansa, que apóia o projeto da canadense, e que adquiriu ainda 30 opções para aeronaves da nova família. Caso todas as cartas e opções sejam exercidas, o negócio pode chegar a US$ 2,8 bilhões.
A aeronave, que terá preço de US$ 46,7 milhões, deve entrar em serviço em 2013, de acordo com os planos da Bombardier.
Segundo a Lufthansa, os aviões serão usados tanto para substituição de frota como para expansão da malha da companhia. Ainda não há definição, porém, sobre qual modelo (se o C-110 ou C-130) será adquirido pela companhia. Vamos ver como o mercado se desenvolve. É difícil dizer onde o mercado estará em 2013, afirmou o vice-presidente de Frota da Lufthansa, Nico Buchholz.
(José Sergio Osse | Valor Online)
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Ter Jul 15, 2008 9:42 am
por Tigershark
15/07/2008 - 08h30 - Atualizado em 15/07/2008 - 09h14
China pode chegar à Lua antes dos EUA, diz Nasa
Diretor da agência diz que chineses têm capacidade técnica para realizar façanha.
Da BBC
A China é capaz de enviar uma missão tripulada à Lua na próxima década se quiser, disse o diretor da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), Michael Griffin.
A agência americana pretende enviar astronautas à superfície lunar até 2020 com sua nova nave espacial Orion. Mas é possível que os primeiros seres humanos na Lua desde a missão Apollo 17 em 1972 estejam fincando no solo a bandeira chinesa, e não a americana.
Em 2003, a China se tornou o único país a colocar um homem em órbita além dos Estados Unidos e da Rússia.
Em entrevista à BBC News durante visita a Londres, Griffin disse: "Certamente é possível que a China queira colocar gente na Lua, e se desejar fazer isso antes dos Estados Unidos, com certeza ela pode. Em termos de capacidade técnica, ela pode, absolutamente."
Autoridades chinesas dizem que não há plano e não há cronograma para uma missão à Lua, e manifestaram dúvidas sobre a possibilidade de realizar uma até 2020.
Plano ambicioso
O diretor da agência espacial chinesa, CNSA, Sun Laiyan, disse no ano passado, contudo, que uma excursão lunar é inevitável.
Há uma percepção entre alguns especialistas da indústria espacial de que o longo domínio dos Estados Unidos sobre a exploração espacial está acabando à medida que outros países entram nessa área.
Sobre a importância de se chegar à Lua primeiro, Griffin preferiu não se comprometer. "Eu não sou um psicólogo, então não posso dizer se tem importância ou não. Seria apenas uma opinião e eu não quero dar uma opinião numa área em que não sou qualificado."
Um relatório recente da empresa de consultoria americana, Futron, disse que outros países estão expandindo sua capacitação espacial em um ritmo surpreendente, "ameaçando a liderança espacial dos Estados Unidos".
A China enviou duas missões tripuladas ao espaço nos últimos cinco anos. A primeira foi em 2003 e manteve o astronauta Yang Liwei 21 horas em órbita da Terra a bordo da nave Shenzhou 5.
Na segunda, dois chineses a bordo da Shenzhou 6 passaram cinco dias em órbita. Uma outra missão tripulada deve partir em outubro, pouco depois dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Colaboração
Griffin disse que os Estados Unidos e a China agora estão dando os primeiros passos para uma colaboração na exploração do espaço.
"Eu acho que é sempre melhor para nós encontrarmos áreas onde possamos colaborar ao invés de brigar", disse o representante da Nasa, lembrando que a primeira cooperação entre americanos e soviéticos ocorreu em 1975, "virtualmente no auge da Guerra Fria".
"E isto levou, 18 anos depois, à discussão sobre o programa da Estação Espacial Internacional em que agora estamos envolvidos", disse ele.
Índia
O programa espacial da Índia é menor que o da China, mas está avançando bastante. O país vai lançar sua sonda não tripulada Chandrayaan para a Lua ainda neste ano. A Índia também anunciou planos ambiciosos para um programa tripulado.
Desde que assumiu o posto na Nasa em 2005, Griffin esteve à frente da implementação de um plano do presidente George W. Bush com o objetivo de levar os americanos de volta à Lua até 2020 e enviá-los, em algum momento, a Marte.
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Ter Jul 15, 2008 12:02 pm
por P44
VSMPO-AVISMA Corporation and Airbus/EADS Strengthen Their Cooperation
(Source: Airbus; issued July 14, 2008)
VSMPO-AVISMA Corporation, the Russian Titanium manufacturer, Airbus, a leading aircraft manufacturer, and its shareholder EADS, the European Aerospace and Defense Company, signed a framework agreement on titanium supply.
The agreement covers the supply of Titanium to Airbus and others EADS Divisions until 2020. It further boosts the relationship that exists between the companies since the early 1990s, by extending the number of added-value products purchased in Russia.
The scope of the contract includes the supply of Titanium round and flat mill products, and covers die forgings parts for all existing Airbus aircraft, including new programmes such as the A350XWB.
VSMPO-AVISMA may also machine Titanium products in order to develop a vertically integrated Titanium supply chain, starting from raw materials to finished products.
VSMPO-AVISMA will remain a leading supplier of Titanium to Airbus/EADS, covering a major part of their Titanium requirements.
The purchase of materials was one of Airbus’ earliest activities with Russia. It is now a part of Airbus’ full-scale cooperation programme with the Russian industry.
The value of the agreement may reach 4 billion US dollars.
VSMPO-AVISMA Corporation is the world’s largest Titanium producer. At present the Company exports 70% of its products, 30% are sold in the domestic market. Major customers of VSMPO-AVISMA are the world’s leading aircraft-building companies. The Company is fully vertically integrated and employs over 20 000 people.
Airbus is a leading aircraft manufacturer with the most modern and comprehensive product line on the market, Airbus is a global company with design and manufacturing facilities in France, Germany, the UK, and Spain as well as subsidiaries in the U.S., China, Japan and in the Middle East. Headquartered in Toulouse, France, Airbus is an EADS company.
EADS is a global leader in aerospace, defence and related services. In 2007, EADS generated revenues of EUR 39.1 billion and employed a workforce of about 116,000. The Group includes the aircraft manufacturer Airbus, the world's largest helicopter supplier Eurocopter and EADS Astrium, the European leader in space programmes from Ariane to Galileo. Its Defence & Security Division is a provider of comprehensive systems solutions and makes EADS the major partner in the Eurofighter consortium as well as a stakeholder in the missile systems provider MBDA. EADS also develops the A400M through its Military Transport Aircraft Division.
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Ter Jul 15, 2008 1:34 pm
por Tigershark
15/07/2008 - 13h19 - Atualizado em 15/07/2008 - 13h25
Airbus vende 123 aviões para duas empresas de aluguel de aeronaves
Da EFE
Farnborough (R.Unido), 15 jul (EFE).- O consórcio europeu Airbus anunciou hoje a venda de 123 aviões para as empresas de aluguel de aeronaves DAE Capital e Aviation Capital Group (ACG) por um total de US$ 14,370 bilhões.
No segundo dia da Farnborough Air Show, feira aeronáutica londrina, a Airbus informou que assinou um acordo com a DAE Capital, de Dubai, para a compra de 100 aviões por US$ 12,6 bilhões.
Concretamente, esta empresa de leasing comprará 30 aparelhos A350-900 (longa autonomia e cerca de 300 assentos) e 70 unidades do modelo A320 (curta autonomia e cerca de 150 assentos).
Além disso, o consórcio europeu informou que assinou um contrato com o grupo americano ACG para a venda de 23 aviões A320 por US$ 1,77 bilhão.
Anteriormente, a Airbus anunciou um pedido fixado definitivamente de 20 aviões pelas companhias aéreas Tunisair e Catar Airways por 2,261 bilhões. EFE
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Ter Jul 15, 2008 8:10 pm
por Tigershark
15/07/2008 - 18h37 - Atualizado em 15/07/2008 - 18h40
Aerolíneas Argentinas admite dívidas milionárias em audiência
Da EFE
Buenos Aires, 15 jul (EFE).- A empresa Aerolíneas Argentinas, controlada pelo grupo espanhol Marsans, reconheceu hoje um passivo superior a US$ 800 milhões, incluídos US$ 240 milhões de dívida exigível, perante o juiz que estuda a intervenção solicitada pelo Governo argentino e pelos sindicatos.
A informação foi confirmada à Agência Efe por participantes da audiência.
Até agora, a Marsans tinha insistido em que a companhia enfrenta dívidas "exigíveis" por US$ 240 milhões, enquanto o Governo sustentava o número do passivo total.
O juiz comercial Jorge Sicoli escutou e interrogou durante cinco horas os representantes de todas as partes envolvidas, inclusive síndicos de credores, para decidir se intervém na companhia, informaram.
Os advogados de credores argentinos e espanhóis assistiram à audiência, mas não participaram. Eles haviam afirmado que a empresa devia milhões ao Fisco espanhol ao tomar o controle da Aerolíneas Argentinas em um processo investigado pela Justiça espanhola.
O Governo e os sindicatos se declararam satisfeitos com a informação emitida ao juiz, enquanto o presidente da Aerolíneas Argentinas, Horacio Fargosi, se limitou a afirmar que a audiência "foi muito boa em seu desenvolvimento".
"O importante é que a Marsans reconheceu um passivo por mais de US$ 800 milhões que inclui dívidas exigíveis de US$ 240 milhões", destacou o secretário de Transportes argentino, Ricardo Jaime, depois de expor a posição do Governo da Argentina. EFE
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Ter Jul 15, 2008 8:29 pm
por Bolovo
Que susto!
16h5min - 15/7
Piloto e co-piloto de jato executivo levam susto ao pousar no aeroporto de São José
Piloto e co-piloto de um jato executivo levaram um susto, na manhã desta terça-feira (15), ao pousar no aeroporto de São José dos Campos. A aeronave, prefixo PT-WHF, pertence à empresa Líder, que atua no ramo de táxi aéreo.
De acordo a assessoria de imprensa, quando o jato tocou no solo houve uma pane no trem de pouso e o piloto precisou fazer uma manobra para aterrisar em segurança. Apesar disso, a asa direita do avião ficou danificada.
Equipes da Infraero socorreram a tripulação, que nada sofreu, e em seguida retiraram todo o combustível do avião.
Em nota oficial, a assessoria de imprensa da Líder Aviação informou que não houve nenhum bloqueio na pista por causa do incidente e que o conserto da aeronave será feito no hangar da empresa, em São José dos Campos.
VNEWS.com.br
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Qua Jul 16, 2008 10:00 am
por Tigershark
Sorte não ter havido um incendio,a asa quebrou bem próximo à entrada do combustível.
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Qua Jul 16, 2008 11:44 am
por Tigershark
16/07/2008 - 11h16 - Atualizado em 16/07/2008 - 11h25
Sukhoi firma compromisso de venda de 24 aviões SSJ-100 à russa Avialeasing
Do Valor OnLine
SÃO PAULO - A fabricante russa de aviões Sukhoi Civil Aircraft fechou um compromisso de venda de 24 aeronaves SuperJet-100 (SSJ-100) com a também russa Avialeasing of Russia. A preços de tabela, o negócio terá valor de US$ 630 milhões. A assinatura definitiva da compra deve ocorrer em até seis meses.
O acordo se soma às 73 unidades que a Sukhoi tem em sua carteira de pedidos para seu novo jato, que fez em maio seu primeiro vôo teste e deve começar a ser entregue no ano que vem. Segundo a companhia, a esse devem se seguir novos pedidos ao longo do Airshow de Farnborough (Inglaterra), que vai até sexta-feira. Entre os novos clientes, estaria um operador de fora da Rússia.
Estamos confiantes que o SSJ-100 permite uma maior eficiência econômica para vôos regionais por um preço razoável e teremos demanda junto às companhias aéreas russas, disse o vice-presidente do conselho da Avialeasing, Victor Novikov.
O presidente da Sukhoi, Victor Soubottin, comentou, por sua vez, estar animado por ver aumentar a presença do SSJ-100 no mercado russo. Hoje, com a finalização do primeiro estágio de vôos testes de fábrica, estou certo que iremos atender às expectativas das companhias, acrescentou.
Desde o primeiro vôo em maio, o SSJ-100 já realizou mais 11 operações de teste, acumulando mais de 30 horas de vôo. O presidente da companhia notou que os testes demonstram que o avião está se comportando de acordo com as expectativas.
Os pilotos relataram um bom balanceamento e controle no avião, disse Soubottin. No fim do ano, vamos apresentar quatro aeronaves para o programa de certificação, acrescentou. Segundo ele, o programa deve ser encerrado em meados do ano que vem e as entregas devem começar no terceiro trimestre de 2009. Soubottin ainda informou que a companhia estuda apresentar variações do SSJ-100, incluindo versões de carga, executiva e com cabine estendida.
(José Sergio Osse| Valor Online)
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Qui Jul 17, 2008 1:12 pm
por Tigershark
17/07/2008 - 13h00 - Atualizado em 17/07/2008 - 13h05
Argentina vai retomar controle da Aerolíneas Argentinas
Da Agência Estado
O grupo espanhol Marsans, sócio-majoritário das companhias aéreas Aerolíneas Argentinas e Austral, terá 60 dias para transferir suas ações ao Estado argentino, segundo anunciou o secretário de Transportes do governo argentino, Ricardo Jaime. O acordo de transferência das ações, assinado hoje, "é um importante passo que o Estado nacional dá para recuperar as duas empresas vitais para esse momento de crescimento do turismo na Argentina", afirmou Jaime. O acordo fixa a transferência de todo o pacote acionário das empresas.
Durante entrevista à imprensa no Ministério de Economia, em Buenos Aires, Jaime disse que, mediante o acordo, o governo e o grupo Marsans "se comprometem a entregar toda a documentação da operação dentro de dois meses". Ele confirmou que a dívida avaliada da Aerolíneas é de US$ 890 milhões. A companhia é controlada pelo grupo espanhol de turismo desde 2001. Os rumores de que poderia ser nacionalizada circulam desde o ano passado.
O principal executivo do Marsans, Gonzalo Pascual, chegou a divulgar uma nota à imprensa comunicando a intenção de buscar novos sócios, na qual expressava "seu desejo de argentinizar ao máximo a companhia". A Aerolíneas Argentinas é a principal empresa aérea do país e controla 80% dos vôos domésticos, 40% dos internacionais e tem um faturamento anual de US$ 1,4 bilhão. O grupo espanhol tem 85% das ações; 10% estão nas mãos dos funcionários e 5% com o governo argentino.
Privatizada em 1991, na era Carlos Menem (1989 a 1999), a Aerolíneas passou a ser controlada pela estatal espanhola Iberia. Mas a Iberia tinha seus próprios problemas financeiros e vendeu grande parte dos ativos da Aerolíneas para resolvê-los. Em 1994, Iberia entrou em concordata, deixando a Aerolíneas Argentinas com uma dívida de quase US$ 1 bilhão. O governo espanhol, que assumiu à época os ativos da Iberia, decidiu então sanear as dívidas da filial argentina e passar as ações para uma empresa privada.
Desta forma, o grupo Marsans assumiu o controle da Aerolíneas pelo preço simbólico de 1 euro. Porém, ao começar sua gestão, demitiu centenas de funcionários e outros foram dirigidos para os programas de demissão voluntária. Ao reduzir custos, o Marsans comprou uma disputa com os sindicatos de funcionários da Aerolíneas. Desde então, a companhia já passou por várias greves e passageiros desatendidos nos aeroportos.
Re: "Notícias aéreas"
Enviado: Qui Jul 17, 2008 4:09 pm
por Tigershark
17/07/2008 - 15h50 - Atualizado em 17/07/2008 - 15h55
Airbus e Embraer se destacam na feira aeronáutica britânica
Da EFE
entre em contato
Pedro Alonso
Farnborough (Reino Unido), 17 jul (EFE).- Com pedidos avaliados em US$ 40,5 bilhões a Airbus se tornou o grande destaque da Farnborough International Airshow, feira aeronáutica britânica, evento no qual a Embraer também se destacou ao fechar a venda de 22 aeronaves pelo valor total de US$ 825 milhões.
No quarto e último dia de contatos comerciais da Farnborough International Airshow, que no próximo final de semana abrirá suas portas ao público neste aeroporto do sul de Londres, o consórcio europeu se congratulou por ter vivido uma das edições "mais bem-sucedidas" do evento.
A Airbus fez um balanço e constatou que alcançou 256 pedidos (247 fechados definitivamente e nove compromissados), número que, na sua opinião, "reflete a força do mercado aeroespacial apesar da incerteza econômica mundial".
A filial do grupo europeu EADS superou amplamente os resultados da edição anterior desta feira aeronáutica, em 2006, quando divulgou 182 encomendas pelo valor de US$ 21,5 bilhões.
Por outro lado, a fabricante americana Boeing anunciou na feira 197 pedidos avaliados em mais de US$ 23,5 bilhões e minimizou a importância dos números da Airbus.
"Não guardamos tudo para a feira (como, segundo a Boeing, costuma fazer a Airbus). Para nós será no final do ano que examinaremos nossas contas e que poderemos comparar quem teve um ano mais brilhante", comentou à Agência Efe Andrew Davis, diretor de comunicação do grupo americano para a Europa.
Seja como for, o Farnborough International Airshow contradisse a maior parte dos analistas que previram que a Airbus e a Boeing alcançariam a duras penas a metade dos cerca de 600 pedidos colhidos conjuntamente no ano passado na Feira de Le Bouget (Paris), o outro grande evento da indústria aeronáutica mundial.
A feira britânica se caracterizou este ano pelo silêncio das companhias aéreas européias e norte-americanas, que chegaram com os bolsos vazios por causa do aumento do preço do petróleo - que na última semana ultrapassou os US$ 147 o barril -, pelo esfriamento das economias ocidentais e pela crise do setor de crédito.
Por outro lado, algumas companhias aéreas do Golfo Pérsico e da Ásia, assim como as empresas de aluguel de aeronaves, que acreditam que muitas linhas aéreas optarão pelo arrendamento para economizar custos, dominaram a atual edição do evento.
A Etihad Airways, companhia aérea estatal dos Emirados Árabes Unidos, que goza de uma ótima condição financeira apoiada na escalada do preço do petróleo, deu o sinal de partida na segunda-feira ao comprar cem aviões da Boeing e da Airbus no maior pedido já feito por apenas uma companhia aérea em Farnborough
"A situação da indústria de aviação não pode ser vista em branco e preto. Não é em todas as partes do mundo que a crise está sendo tão sentida como nos Estados Unidos", explicou à Efe o presidente e executivo-chefe de Airbus, Tom Enders.
"Por isto ainda vemos clientes fortes que perseguem planos de expansão agressivos, como no Oriente Médio", declarou Enders ao afirmar que o setor pede aviões mais eficientes no consumo energético por motivos ambientais e de poupança econômica.
Fora os dois "titãs" da aeronáutica também brilhou no evento o grupo canadense Bombardier, terceiro fabricante mundial de aviões, que apresentou a nova aeronave CSeries, que pretende desafiar as aeronaves pequenas da Airbus e da Boeing.
Outra companhia que se destacou foi a brasileira Embraer, que anunciou na última segunda que vendeu 22 aeronaves para a mexicana Aeroméxico, para a austríaca Niki e para a saudita Nas por um total de US$ 825 milhões.
A Farnborough International Airshow, que este ano celebra sua 46ª edição e seu 60º aniversário, recebe até o próximo domingo cerca de 1.500 expositores de 35 países.
Como é tradicional, a feira abrirá no próximo final de semana suas portas ao público, que poderá acompanhar exibições aéreas. EFE