Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
soultrain
Sênior
Sênior

#391 Mensagem por soultrain » Qui Nov 01, 2007 10:49 am

rcolistete escreveu:
soultrain escreveu:Carlos,

Me desculpe, mas nisso a MB está certa. A única coisa muito interessante são os misseis anti-navio.

[[]]'s

Ah, é ? Enquanto a FAB compra UH-60L BlackHawk a US$25 mi (sem armamentos e sensores sofisticados, painel com pouco coisa digital, etc), temos o Kamov Ka-31. Texto meu de 2006 :

" O que vocês acham do helicóptero AEW Kamov Ka-31 para a Marinha Brasileira ? Notem no final do texto que a Kamov está oferecendo o Ka-31 ao Brasil. Seria uma opção moderna, vide descrição abaixo, se comparada com o antigo S-2 Tracker, mesmo que remotorizado.

Alguns links :

http://www.airforce-technology.com/projects/ka31/

http://www.globalsecurity.org/military/ ... /ka-31.htm

A Índia pagou uns US$ 23 mi por cada Ka-31, quando comprou 4 há uns
6 anos atrás."

Tenho uma matéria boa da Air&Cosmos com ele. O painel tem várias telas LCD, muito moderno. Opera com somente 2 tripulantes : piloto e operador de radar/sistemas ! Custa menos que um helicóptero ocidental de transporte, mas vem com um p@t$ de uma radar.

Enquanto isso a MB fica no lenga-lenga de querer o ótimo (um avião AEW que nunca chega, aliás, nem se define) e não pega o bom (um helicóptero AEW acessível).

[]s, Roberto

Roberto,

Tem razão, eu limitei Marinha a Navios e Submarinos, desculpe :oops:

[[]]'s

Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#392 Mensagem por Corsário01 » Qui Nov 01, 2007 10:55 am

Enquanto isso a MB fica no lenga-lenga de querer o ótimo (um avião AEW que nunca chega, aliás, nem se define) e não pega o bom (um helicóptero AEW acessível).

[]s, Roberto

Roberto, posso te garantir que apesar de ser um heli bem bacana, ele não satisfaz o que a MB planeja em termos de AEW.

Não posso falar mais, apenas que o que ele tras, é pouco. Ele é bem bacana, mas a Mb quer algo mais veloz, com maior capacidade de teto e autonomia tb.
Se vc por ele numa fragata, eu acho que ele cumpre muito bem o papel, mas para um Nae, acho que não.
Veja que estou falando apenas do vetor, e não dos sistemas, ok?

Abraços,

Padilha
rcolistete
Sênior
Sênior

#393 Mensagem por rcolistete » Qui Nov 01, 2007 11:19 am

Battleaxe escreveu:

[]s, Roberto

Roberto, posso te garantir que apesar de ser um heli bem bacana, ele não satisfaz o que a MB planeja em termos de AEW.

Não posso falar mais, apenas que o que ele tras, é pouco. Ele é bem bacana, mas a Mb quer algo mais veloz, com maior capacidade de teto e autonomia tb.
Se vc por ele numa fragata, eu acho que ele cumpre muito bem o papel, mas para um Nae, acho que não.

Olá Padilha,

Sim, mas eu, você, a torcida do Flamengo e do Corinthias estamos ouvindo esse papo há anos...

É aquele ditado : o ótimo é inimigo do bom. Nisso da MB querer um avião AEW, nada se define, nada se compra e nada se recebe. O Kamov Ka-31 AEW está disponível há anos, se a MB tivesse se decidido por ele já poderia estar operando, formando doutrina AEW, etc.

Obviamente qualquer helicóptero AEW tem limitações de alcance, teto e velocidade se comparado a aviões AEW. É bom mas não é ótimo.

Mas as vantagens : menor custo de aquisição, compatibilidade com o A-12, pode-se operar tais helicópteros AEW em outros navios além do A-12 (NDD, NDCC, novas fragatas de 6.000 ton., etc).

Sobre as novas fragatas da MB, de 6.000 ton., eu torço para que contemplem uso de helicóptero multi-missão : ASW, ASuW e AEW (Merlin, por exemplo). Dois por navio. Via datalink, a situação tática disponibilizada pelo helicóptero AEW seria repassada ao navio podendo guiar mísseis mar-mar e inclusive mar-ar (de defesa de área, sem problemas de curvatura da Terra). Se não houver plataforma AEW, sempre os navios terão seus sensores limitados pela curvatura da Terra ao tentar detectar aviões e mísseis em vôo rasante.

[]s, Roberto

Carcará
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#394 Mensagem por Carcará » Qui Nov 01, 2007 11:28 am

Beronha escreveu:Imagem

A fab poderia fazer uma promoção para os menbros do BD dar uma voltinha :lol:

Outras fotos interessantes do Mi-17 com a rampa de carga em destaque.

Imagem

Veículo transportado internamente.

Imagem

Imagem

CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

#395 Mensagem por Túlio » Qui Nov 01, 2007 11:43 am

Battleaxe escreveu:

[]s, Roberto

Mas aqui parece que nos referimos retrofits/upgrades, né não, Padilha véio? Afinal, o que há além de Tracker/Tracer capaz de operar no SP? Mas e o radar e aviônicos? Lembras que o R99 era para ser o Brasília, inté que adescobriram que, com aquele radarzão e aquela tralha toda, NÃO VOARIA, ao menos não nos parâmetros exigidos pela FAB. Tudo tri, NAe tem catapulta e cabo de parada, mas e depois, pra atingir e manter a altitude e tempo de patrulha?

Há ainda, claro, os S3 Viking, mas as catapultas e cabos do SP dariam conta? Mesmo com o grande acréscimo de peso advindo de radar + aviônicos?

Valews!!!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
A-29
Sênior
Sênior

#396 Mensagem por A-29 » Qui Nov 01, 2007 11:49 am

Penso da mesma forma como o Roberto, um heli AEW já seria muito bom para a MB, com a vantagem de poder ser empregado em outros navios além do NAE. Eu sempre imaginei o Merlin como a melhor solução, e continuo achando, mas depois desses valor para o Kamov, também não ficava triste com ele não 8-]

Outro fator a levar em conta é que entre comprar e operar, vão-se praticamente 5 anos. Como o São Paulo tem uns 15 a 20 anos pela frente, no máximo, seu substituo conviverá longos anos com a solução AEW que escolhermos hoje. Já expus em outros tópicos que já acho difícil a MB construir um Nae novo, e quem dirá um CTOL. Pelos custos acho mais possível um STOVL tipo Invencible, para o qual o heli AEW é imperativo.

Mas eu não perco a esperança de ver Merlins na MB :P :P :P

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#397 Mensagem por Plinio Jr » Qui Nov 01, 2007 12:20 pm

A FAB mostraria um pouco de ¨sanidade¨se quiser comprar helis russos, compre tudo em Mi-17 e pronto...este papo de Mi-35 é que não acho viável....helis de ataque é para o EB e pronto, de preferencia , se for russo, Mi-28...

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#398 Mensagem por Morcego » Qui Nov 01, 2007 12:43 pm

Battleaxe escreveu:Não Morcego, vc é que parece não estar entendendo o que estamos colocando para vc.

Tratores= logistica
Jipes = logistica
Canhões = logistica
Munição = logistica
Medicamentos = logistica
Radar aerotransportado = logistica
Etc e tal = logistica

Captou?

ta ta tudo bem, eu já entendi o que vcs querem dizer, vcs que não entenderam que eu entendi.

foi uma desinteligência.

agora, que o bixo transporta até casa de put. poww transporta mesmo.

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#399 Mensagem por LeandroGCard » Qui Nov 01, 2007 12:54 pm

Battleaxe escreveu:

Estou pegando o tópico agora e não tenho tempo para ler todas as mensagens anteriores, por isto me desculpem se isto já foi explicado antes, mas alguém por favor me diga:

Porque afinal a marinha quer um vetor AEW (seja ele heli ou avião)? Para trabalhar com os "magníficos" caças A-4? Todos os 2 ou 4 que realmente operam?

Se é apenas para formar doutrina, não seria melhor fazer um acordo com a FAB e usar os R-99 operando à partir de terra mesmo?

Leandro G. Card

Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#400 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Nov 01, 2007 1:13 pm

Carcará escreveu:

Imagem

Imagem

Imagem

Bom dia a todos,

O MI-17 V5 é um tremendo helicóptero. Em termos de capacidade e versatilidade só perde para o EH-1001, com a vantagem de ser bem mais barato (aquisição e operação).

Abraços.

PRick

#401 Mensagem por PRick » Qui Nov 01, 2007 1:37 pm

Cara,

Eu fui na LAAD, aonde tinha a promoção da voltinha nos MI-17, versão com o nariz antigo, olhei o Helo de perto, ao lado dos BH´s, Panteras e dos Courgar. Depois da olhada falei para quem quisesse ouvir, pode ser robusto e resistente, mas a aparência de perto é horrorosa. Não gostei do que vi, e disse não vou dar uma voltinha nele não, arrisco minha vida quando estiver com vontade em outro lugar. :lol: :lol:

Comparados com os Helos Ocidentais, o MI-17 parece que foi feito no fundo de quintal de uma mecânica de quinta categoria. Não posso afirmar mais nada a não ser este fato, não li nada sobre as estastísticas de queda dos MI-17 ou acidentes, nem da manutenção deles.

Quem sabe este modelo atual é mais bem acabado, e montado. :wink:

[]´s

PRick

#402 Mensagem por PRick » Qui Nov 01, 2007 1:42 pm

Ricardo Rosa escreveu:
Carcará escreveu:

Imagem

Imagem

Imagem

Bom dia a todos,

O MI-17 V5 é um tremendo helicóptero. Em termos de capacidade e versatilidade só perde para o EH-1001, com a vantagem de ser bem mais barato (aquisição e operação).

Abraços.

O Problema é que na notícia, no chamado "Edital", está colocado o modelo MI-17-1V. Qual é a diferença? É, exatamente, a porta de carga, o modelo MI-17-1V parece não ser capaz de levar a mesma coisa que o MI-17-5V, por conta das diferenças no mecanismo da porta traseira. Além disso, não tem só o tamanho, a carga máxima é de 4.000 kgs. Este é o limite para qualquer trator, jeep, etc..

Os EC-725 podem levar este material pendurado, até 5.000 KGs. Ou seja, não fica inviabilizado em levar outras cargas.

Por sinal, como postei, a cabine dos MI-17, tem 1,8 metros de altura, 2,34 de largura e 5,34 de comprimento.

A cabine dos EC-725 tem 8.22m de comprimento, largura de 2.05m e altura de 1,8m.

Portanto, a grande vantagem dos MI-17 são os 30 cms de largura da cabine, no resto é igual ou perde para os EC-725.

[ ]´s

PRick

#403 Mensagem por PRick » Qui Nov 01, 2007 1:51 pm

A-29 escreveu:Penso da mesma forma como o Roberto, um heli AEW já seria muito bom para a MB, com a vantagem de poder ser empregado em outros navios além do NAE. Eu sempre imaginei o Merlin como a melhor solução, e continuo achando, mas depois desses valor para o Kamov, também não ficava triste com ele não 8-]

Outro fator a levar em conta é que entre comprar e operar, vão-se praticamente 5 anos. Como o São Paulo tem uns 15 a 20 anos pela frente, no máximo, seu substituo conviverá longos anos com a solução AEW que escolhermos hoje. Já expus em outros tópicos que já acho difícil a MB construir um Nae novo, e quem dirá um CTOL. Pelos custos acho mais possível um STOVL tipo Invencible, para o qual o heli AEW é imperativo.

Mas eu não perco a esperança de ver Merlins na MB :P :P :P

Não, isto é fantasia, os helos AEW são caros, com manutenção muito complexa, atitude de vôo mais limitada, ainda mais se tiver antena pendurada. Uma FFG para poder operar um Helo deste tipo, tem que ser uma muito boa, NENHUMA de nossas FFG´s atuais podem operar um modelo deste, em virtude do tamanho e de seu peso.

Além disso, operar um helo deste tipo requer tripulações reservas, equipamento de manutenção e combustível que uma FFG não tem como prover, é possível se pensar em uma emergência o uso de uma FFG para empregar um meio deste tipo, mas de modo contínuo, é uma fantasia.

Se tívessmos um versão AEW de um HELO, em uso na MB, neste caso seria um caso a se pensar, mas tanto dos BH´s, quanto os Cougars não dispõe de versões AEW, somente os MERLIN´s atualmente.

Quanto ao Helos da Kamov, o problema adicional são a altura de seus rotores duplos, os navios projetados para usar estes Helos, costumam ter teto de hangar telecópico, ou piso do tipo elevatório. Acho que por sua altura ele nem consegue passar para dentro do hangar do São Paulo, tería que haver um estudo sobre isto antes.

[ ]´s

Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 270 vezes

#404 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Nov 01, 2007 3:35 pm

Uma proposta interessante:

Imagem

Imagem

Imagem

Frederico Vitor