Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Super Tucano News

#3886 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jun 27, 2015 2:29 pm

NovaTO escreveu:Quando será que os americanos admitirão que os ST podem e devem ser usados em cenários de baixa intensidade? Para que usar um F-35 à 10.0000 metros de altitude e US$$35.0000 hora/vôo para dar suporte a squads de marines e rangers onde tudo o que eles querem é um CAS voando sobre a cabeça deles fazendo o papel de dissuassor(?!?) e se o bixo pegar, para metralhar e jogar algumas SDBs?

[]'s
Por todos os testes que ja fizeram com o ST alugado eles sabem que sim.

O problema de investir em tal cenario, e' (geo)politico considerando que os 'futuros' inimigos sao Russia, China e quem sabe um problema serio pintando com um estado Arabe.

Sendo assim eles preferem ter 'aliados' que tenham o ST a eles (pelo menos por enquanto)

;)

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Re: Super Tucano News

#3887 Mensagem por NovaTO » Dom Jun 28, 2015 9:49 am

Carlos Lima escreveu:
NovaTO escreveu:Quando será que os americanos admitirão que os ST podem e devem ser usados em cenários de baixa intensidade? Para que usar um F-35 à 10.0000 metros de altitude e US$$35.0000 hora/vôo para dar suporte a squads de marines e rangers onde tudo o que eles querem é um CAS voando sobre a cabeça deles fazendo o papel de dissuassor(?!?) e se o bixo pegar, para metralhar e jogar algumas SDBs?

[]'s
Por todos os testes que ja fizeram com o ST alugado eles sabem que sim.

O problema de investir em tal cenario, e' (geo)politico considerando que os 'futuros' inimigos sao Russia, China e quem sabe um problema serio pintando com um estado Arabe.

Sendo assim eles preferem ter 'aliados' que tenham o ST a eles (pelo menos por enquanto)

;)

[]s
CB

Caro Lima,

Será que sai tão caro uma Ala de 72 ST's? Deve sair o mesmo que 10 F-35..... Ou até menos, com custos infinitamente menores. Tudo bem que a USAF deve visar o Urso e o Dragão, mas existem conflitos assimétricos surgindo o tempo todo no Oriente Médio e adjacências. Afeganistão acabou? Iraque acabou? Aparece o ISIS... Depois pode surgir Egito, Libia, etc.

Enfim existe o risco razoável de mandar Rangers e Marines para combater Insurgentes e Terroristas... Se o A-10 for aposentado, o F-35 será um guarda-chuva que voará à 10.000 metros. No meu entender não provocará o mesmo medo(ou pavor) que o perfil do A-10 no ar.

[]'s




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Re: Super Tucano News

#3888 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jun 28, 2015 11:50 am

Entendo que o ST é a melhor opção hoje, mas não é o ideal, em um país que costuma desenvolver tudo o que precisa acredita que uma proposta de um avião específico para isso teria mais chances do que pegar o melhor disponível mas não ideal.




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Re: Super Tucano News

#3889 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 29, 2015 2:12 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Seria bom pensar no KC-390 na AMI. Afinal, se podemos comprar treinadores, eles podem comprar cargueiros também. 8-]
Duvido que eles não iriam gostar.
abs
Se "AMI" você está se referindo à Itália:
Por lá... 22!! C-130J / acho que 4 767 e 12 C-27.
Ou seja, sem chances.
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Bom, sempre há os vizinhos. :wink:

abs.




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Re: Super Tucano News

#3890 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 29, 2015 3:07 pm

Não entendi.

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Re: Super Tucano News

#3891 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 29, 2015 8:10 pm

Os vizinhos deles. :)

abs.




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Re: Super Tucano News

#3892 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 29, 2015 8:24 pm

FCarvalho escreveu:Os vizinhos deles. :)

abs.
Ah... Então o assunto não é mais AMI !

Bom... até aí... parece que a Rep Tcheca vai comprar alguns (pelo menos é parceiro). O resto... só Deus sabe. Quem sabe os poloneses (apesar de terem comprado alguns hércules velhos).

[]s
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Re: Super Tucano News

#3893 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 02, 2015 6:31 pm

A Polônia, penso eu, é um grande filão desde algum tempo, visto que eles são os principais e os primeiros a pressionar a Otan para o seu avanço para o leste. Até porque, cada vez que os russos se mexem lá atrás dos Urais, alguém sente um calafrio na espinha em Varsóvia. Eles tem muitos mais motivos para comprarem alguns KC-390 do que muitos ali na Europa. Acho até que se a venda para os suecos for feita mesmo, é capaz dos poloneses seguirem atrás. E daí para búlgaros e romenos, e quiçá também os eslovacos, correrem também atrás do prejuízo é só uma questão de tempo.

Duvido que vamos sair vendendo aviões as dezenas, mas que algumas unidades vendidas para forças aéreas européias, mesmo que pequenas, coo as citadas acima, é mais do que um bom merchandising para nós.

A ver.

abs




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Re: Super Tucano News

#3894 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 02, 2015 6:51 pm

FCarvalho escreveu:A Polônia, penso eu, é um grande filão desde algum tempo, visto que eles são os principais e os primeiros a pressionar a Otan para o seu avanço para o leste. Até porque, cada vez que os russos se mexem lá atrás dos Urais, alguém sente um calafrio na espinha em Varsóvia. Eles tem muitos mais motivos para comprarem alguns KC-390 do que muitos ali na Europa. Acho até que se a venda para os suecos for feita mesmo, é capaz dos poloneses seguirem atrás. E daí para búlgaros e romenos, e quiçá também os eslovacos, correrem também atrás do prejuízo é só uma questão de tempo.

Duvido que vamos sair vendendo aviões as dezenas, mas que algumas unidades vendidas para forças aéreas européias, mesmo que pequenas, coo as citadas acima, é mais do que um bom merchandising para nós.

A ver.

abs
Poloneses estão indo de C-130. Com a instabilidade do Euro e a possibilidade de uma super crise por conta do problema com a Grécia, acho que vai demorar um tempo.

E sim, sempre obviamente existe a chance de vendermos para Forças Aérea da Europa "do Leste", mas como a questão original foi relacionada à Itália... nesse caso... sem chance.

[]s
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Re: Super Tucano News

#3895 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 03, 2015 10:11 am

Existe realmente uma chance bem concreta de os poloneses fecharem com o avião da Embraer. Mas isso como bem disseste é uma tarefa para o médio/longo prazo. A melhor chance que temos por agora, aparentemente é a própria força aérea sueca, que já disse com todas as letras - para bom entendedor meia palavra basta - que quer o KC-390, caso ele mantenha o seu cronograma original.

Se Portugal e República Checa fecharem os seus contratos, o que deve acontecer até 2016, presumo, os suecos também devem seguir este caminho, apenas aguardando os resultados das avaliações finais para a introdução operacional do modelo. E como diz-se que a FAB deve começar a receber os seus já no final do ano que vem, vamos ter que pensar de que forma a Embraer vai ter de organizar a sua linha de produção caso algum destes países queira os seus também já no ano que vem. Ou mais tardar ainda no primeiro semestre de 2017. É um cronograma bastante apertado, mas factível.

Ademais, os outros países do leste europeu devem tomar suas decisões ainda em 2016/2017 a fim de poderem começar a receber os seus aviões no biênio 2018-2020. Aliás, isto claro, se a atual turbulência econômica, política e militar no leste com os russos não fizer com que as coisas se adiantem.

Mas claro, temos de contar neste meio todo com a participação não menos que proativa do tio sam, que obviamente não vai ficar simplesmente olhando a Embraer tomar um mercado que eles crêem cativo e como seu por natureza.

A bem da verdade, estou mais interessado em que a Embraer consiga fechar as opções de venda com os parceiros de risco do projeto, no caso argentinos, chilenos, colombianos, portugueses e checos. Se conseguirmos isso, sem termos de incorrer em novas encomendas pela FAB no curtíssimo prazo - o que obviamente não irá acontecer - a fim de atingir o break even de produção para projeto justificar-se econômicamente e prover o necessário retorno financeiro do investimento, já vou achar bom demais. Serão afinal cerca de 60 aeronaves. E se os sul-afrincanos entrarem no negócio como se aventava alguns anos atrás, não vamos precisar depender de vendas na europa para garantir o negócio do ponto de vista financeiro-econõmico. O que vier de lá, já vai ser lucro.

Se eu fosse a Embraer, não falo nem do GF por que esse mais atrapalha do que ajuda, estaria me esforçando para convencer Peru e Equador a conseguir umas 2 a 4 undes para si, também. E quem sabe até o México. E olharia com mais atenção o oriente médio, que até onde se sabe, já existem bem mais de um país interessado, firmemente, em comprar o modelo.

Estamos bem sem os europeus em termos de mercado. Mas eles quiserem entrar na lista de clientes, ótimo. Se não, ótimo também. Não é por isso que vamos deixar a peteca cair. 8-]

abs.




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Re: Super Tucano News

#3896 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 03, 2015 3:19 pm

Ok, :) ... voltemos ao Super Tucano! :)

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Re: Super Tucano News

#3897 Mensagem por irlan » Dom Jul 12, 2015 7:44 pm

Quem foi o próximo cliente do A-29?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Super Tucano News

#3898 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 13, 2015 12:11 am

irlan escreveu:Quem foi o próximo cliente do A-29?
Ao que parece é o Líbano que vai pegar STucanos da Linha Americana.

[]s
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Re: Super Tucano News

#3899 Mensagem por dafranca » Seg Jul 20, 2015 3:24 pm

http://www.defensenews.com/story/defens ... /30257389/

"The two governments also signed an agreement in terms of which Brazil will finance a Mozambican procurement of three more A-29 advanced light attack/trainer aircraft on easy payment terms. This Brazilian business model is more attractive to cash-poor but resource-rich African governments seeking a low-cost, cheaper-to-maintain but more advanced aerial defense platform to defend the new-found hydro-carbon or mineral wealth."




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Re: Super Tucano News

#3900 Mensagem por dafranca » Seg Jul 27, 2015 9:29 am

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Força Aérea colombiana considera caça da Embraer fundamental em luta contra as Farc.

Em 2008 o último dia de fevereiro foi intenso no acampamento do comando do bloco sudoeste das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc.

Luis Edgard Devia Silva, o comandante Raúl Reyes, um nome de guerra, fora às compras. Das bancas da feira de Santa Rosa de Sucumbíos, no Equador, levar ao estoque das ervas medicinais de seu uso, milho graúdo e fitas de cabelo, prováveis presentes. Com novas baterias no computador, trabalhou até bem tarde na barraca preta, coberta por uma rede de camuflagem, a apenas 1,8 quilômetros da fronteira com a Colômbia.

Na madrugada do dia seguinte, 1.º de março, Reyes foi morto durante um ataque do esquadrão Grifo, da Força Aérea e dos times especiais do Exército colombianos. Ele dormia de pijama quando as bombas caíram sobre a área de 5mil m² Outros 23 guerrilheiros – homens e mulheres, também morreram.

A Operação Fênix, envolvendo informações de inteligência coletadas por serviços dos EUA, jatos leves Cessna, do tipo A-37 Dragonfly, com cerca de 40 anos, e turboélices Super Tucanos, brasileiros, fornecidos pela Embraer, é considerada o ponto de mudança na guerra civil que já duram 50 anos.

O presidente Juan Manuel Santos discute hoje com o Comando Central das Farc, um modelo de cessar-fogo – na prática, a redução gradual da intensidade do confronto, e um armistício que pode chegar a 40 dias, preparando o pacto final de paz. As possibilidades são consideradas promissoras. O contingente rebelde está reduzido a 7,5 mil militantes e não menos de 7 de seus principais chefes foram eliminados em ações militares.

O dinheiro anda curto. Os líderes dos cartéis de drogas, que por muito tempo pagaram caro para ter grupos guerrilheiros como escudo protetor das plantações de coca, das usinas de refino,e das rotas de escoamento,agora temem a reação do governo.“ Entendem que é mais fácil lidar comum processo por tráfico que encarar a Justiça por terrorismo”,declarou um diplomata colombiano ao Estado. Outras fontes de recursos– seqüestros de empresários ou executivos e a chantagem milionária diminuíram.

Tucano. As tropas regulares nacionais, bem preparadas se equipadas, acumulam sucessos. Todavia, o marco inicial do processo está diretamente vinculado a um equipamento produzido no Brasil, o A-29 Super Tucano, de ataque leve e apoio à tropa. Em 2005 a aviação de Bogotá comprou 25 unidades por aproximadamente US$ 235 milhões. A frota foi entregue entre 2006 e 2008. Um exemplar foi perdido – provavelmente derrubado pelas Farc.

No mesmo ano, 2006, do recebimento das três aeronaves iniciais, o governo americano decidiu elevar o nível tecnológico da ajuda militar ao esforço colombiano. “Além de fornecer acesso em tempo real aos meios de inteligência – informações de satélite, por exemplo – a Defesa local passou a dispor de sistemas para guiar bombas até os alvos”, relatou um ex-assessor militar americano com longa passagem pelo país.

Os códigos de programação, entretanto, ficavam nos EUA: o Departamento de Estado temia que as armas viessem a ser mal empregadas. O embargo foi suspenso apenas em 2010. Cada conjunto, pronto para a montagem nas bombas “burras” de 227 quilos, e sem capacidade de navegação, custa US$ 23 mil, baixo custo, para os padrões do mercado de equipamentos militares. Foram testados os dois tipos de aviões disponíveis: o velho Dragonfly e os novos Super Tucano – com eletrônica embarcada recente. Nos lançamentos de ensaio as bombas chegaram aos alvos com apenas um metro de erro. As primeiras, das séries Paveway, acabaram montadas a bordo dos Dragonfly americanos.

Nos bombardeios, os Cessna, dois ou três jatos, despejavam sua carga de precisão depois da passagem de cinco, até oito. Super Tucanos dotados de armas sem o sistema. Tinham sido 27 bombardeios de 2008 a 2014. Gradativamente a configuração foi sendo alterada e, de acordo com o especialista, as bombas guiadas por feixe de luz laser passaram a ser disparadas preferencialmente do avião brasileiro, “decisivo no enfrentamento”. Na destruição do acampamento de Reyes os A-29 da Embraer teriam empregado aversão Griffin, israelense.
http://internacional.estadao.com.br/not ... no,1732198

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