knigh7 escreveu:Humm será que só 1/4?? Na USNAVY vá lá, ela pode se virar bem com o F-18, em especial este com os PODs ALQ99, que são um "coice" no espectro eletromagnético do inimigo. Ele tem um raio de acão de 180Km e ainda por cima tem a doutrina de empregrar as aeronaves em dupla, aumentando ainda mais os "corredores"...
Aliás, a Boeing com o argumento de que seu caca custa metade do F35, e aproveitando o atraso deste, está querendo abocanhar mais um contrato.
Agora, na USAF, vai ficar um enorme buraco entre o F22 e os UCAVs. Mais F15? Pouco provável: tem um custo operacional até maior que o Lightining. F16? É da LM, o que devido a isso, eu duvido que ela volte a promover seu caca junto a USAF.
Tá, KNIGHT7, vamos voltar um pouco essa charla para veres o que quero dizer com 1/4. Afirmaste:
Os EUA pretendem adquirir 2.800 unidades
Anteriormente os EUA
PRETENDIAM adquirir setecentos e tantos F-22 para substituir os F-15. Ficou em mais ou menos 1/4 disso e até hoje não estão plenamente operacionais.
O F-35 está do jeito que todos vemos, atrasos e mais atrasos, aumentos e mais aumentos de custo. Ademais, compará-lo (F-35) ao F-15 me parece meio fora de propósito, ele supostamente vem para substituir é o F-16 e aí a comparação em custos de ciclo de vida/hora de voo é BRUTAL! Mesmo com o F-15 acho brabo, eis que este ao menos tem escala de produção, sendo operado pela USAF, Israel, Coréia do Sul, Arábia Saudita, Cingapura e Japão, fora algum outro que eu tenha esquecido. Foram montes de unidades fabricadas com outras ainda em produção e isso faz efeito nos custos operacionais, que não são apenas combustível nem mesmo a quantidade de peças a serem substituídas mas sim seu custo. E há o F-15 SE no horizonte...
Aliás, o F-16 também ainda está em produção...