caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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gil eanes

Re: caminhões em uso pelo EB

#376 Mensagem por gil eanes » Sex Jul 08, 2011 8:15 pm

2 1/2 ton

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5 ton

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binfa
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Re: caminhões em uso pelo EB

#377 Mensagem por binfa » Sáb Jul 16, 2011 3:22 pm

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Re: caminhões em uso pelo EB

#378 Mensagem por binfa » Sáb Jul 16, 2011 3:40 pm

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WORKER EURO III 15180 - 5T - 4X4

EsSA é contemplada pelo Projeto Chama Motivadora

O Comando Logístico, ciente de que "Logística eficiente é poder de combate", estabeleceu níveis mínimos de emprego de materiais para que o militar possa realizar o seu preparo e atingir maior eficiência de emprego.

Pensando nisso, o COLOG criou o "Projeto Chama Motivadora", cujo objetivo é dotar, em curto prazo, trezentas e quarenta e cinco Organizações Militares, no valor unidade e subunidade, completando sessenta e sete itens básicos, tais como mochilas, armamentos, viaturas, equipamentos de saúde e outros.

Considerando-se esta prerrogativa, a Escola recebeu, no dia 20 de maio, três! viaturas do modelo WORKER EURO III 15180 - 5T - 4X4, as quais serão utilizadas nas diversas atividades de ensino da Escola.

http://www.esa.ensino.eb.br




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Re: caminhões em uso pelo EB

#379 Mensagem por binfa » Sáb Jul 16, 2011 10:26 pm

joao fernando escreveu:Pows, esse Ural que veio de contrabando no fundo da mala, tem cara de mal. São poucos, e operacionais. Pq não ter mais desses, já que tem o DNA para combate???
binfa escreveu:EB - 13º RC Mec

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credito: APVMA
CAMINHÕES RUSSOS NO EXÉRCITO E FORÇA AÉREA BRASILEIRA - Expedito Carlos Stephani Bastos

O Exército e a Força Aérea estão operando uma pequena quantidade de caminhões russos modelo URAL 375 (denominação nas publicações ocidentais) 6x6 e 4x4 apreendidos entre 1999 e 2001 pela Receita Federal como importação ilegal no porto de Santos. Todos foram fabricados na Rússia em 1997.

Tudo indica que no mínimo uma dúzia deles foi importada de forma irregular por um particular e após sua chegada foram tomados pela Receita Federal que os manteve por algum tempo estocados em um de seus depósitos e posteriormente eles foram entregues ao Exército e Aeronáutica, pelo menos três deles foram leiloados como material inservível para a força terrestre, na versão caçamba basculante em 2004, num leilão efetuado pelo 22° Batalhão Logístico de Barueri, SP.

Os remanescentes se encontram na Fazenda da Aeronáutica e no 13° Regimento de Cavalaria Mecanizada, ambos em Pirassununga, SP.

Pelo levantamento efetuado foi possível saber que pelo menos dois eram da versão 6x6 transporte de tropas e dois basculantes (na nomenclatura da fábrica este modelo é o URAL 4320-31) e os demais 4x4 transporte de tropas, com pelo menos dois tipos de pneus (nomenclatura da fábrica URAL 43206).

As versões apreendidas já possuem motor diesel YaMZ-238M2 em V de oito e seis cilindros respectivamente, que substituíram com sucesso os a gasolina das versões mais antigas, visto que os veículos se encontram em produção desde o início dos anos 60, participando dos principais conflitos ocorridos no planeta.

Eles impressionam pela rusticidade, tamanho e desempenho em terrenos acidentados. São todos mecânicos e com algumas facilidades para a tropa que o opera no dia a dia, superando em muito as versões militarizadas em uso atualmente, fornecidas por empresas brasileiras, o que vale uma comparação.

Como características, possuem grande capacidade de carga e de operação em terrenos de difícil locomoção, com faixas de temperatura de -50 até + 50º Celsius. Essas características somadas aos preços competitivos, explicam o fato de que cada vez mais os militares latino-americanos tem dado atenção aos veículos russos, visto que só o Uruguai opera 400 deles, além do México que em 2003 adquiriu 50, é possível ver ainda versões mais antigas operando no Peru e em outros países da região.

Três foram repassados à Força Aérea que os está utilizando em sua Fazenda na cidade de Pirassununga, SP, onde existe dois na versão 4x4 e um na 6x6, sendo que este sofreu algumas alterações efetuadas por um mecânico naquela cidade que após retirar sua carroceria de metal para transporte de tropas, acrescentou ao mesmo um dispositivo que o permite tracionar uma carreta graneleira na ordem de 40 toneladas, tendo inclusive já rebocado até 60 toneladas de soja e milho, todo pintado no azul padrão dos veículos da FAB. Da versão 4x4, um foi transformado em transporte de suínos e bovinos para o abate, recebendo uma grande gaiola sobre a carroceria, com uma porta traseira por onde entram e saem os animais e foi mantido na cor verde claro original, estando o outro na forma original recebida, pintura areia claro. Eles já estão em operação há quatro anos.

Já os do Exército receberam a tradicional pintura camuflada em dois tons, verde e marrom, e pelo menos um ostenta o emblema do EB na porta com a designação da unidade.

Tive a oportunidade de efetuar um teste com um dos caminhões, na versão 4x4, realmente ele me surpreendeu, fazendo o percurso usado normalmente pelos carros de combate de lagartas Leopard 1A1 do então 2º R.C.C. transferido para o sul do país com seus carros de combate, ficando no seu lugar o 13 R.C.Mec.

O desempenho foi fantástico, superando com facilidade todos os desníveis do terreno e em alguns momentos criando seu próprio caminho. O interior da cabine é muito espartano, com pouco conforto, mas funcional. Suas maçanetas são em antimônio e em alguns já estão quebradas.O painel de instrumentos à frente do volante é feito em metal e plástico, e no seu lado direito um grande porta-luvas. Já o espaço interno é o suficiente para três pessoas de tamanho grande com o assoalho livre, nele estando apenas os três pedais, a alavanca da caixa de marchas, que é uma caixa seca, similar aos nossos velhos Chevrolet 67 e mais duas alavancas das reduzidas.

Extremamente forte, o veículo responde de imediato ao comando do motorista e realiza manobras como se em terreno plano estivesse, seja descendo um local muito íngreme ou superando um obstáculo que pode ser deste um simples buraco a um barranco que barraria a maioria.

Sem dúvida deveríamos testar mais e compreender melhor o que temos em nossas mãos, visto que ele teria grandes aplicações num Exército que sofre uma grande penúria de verbas para se equipar e também em razão das dimensões continentais de nosso país, seria extremamente útil e um fator de mobilidade na maior parte de nosso território, principalmente na forma de locomoção nos mais variados tipos de terreno. Outro fator que deveria ser levado em conta é a sua simplicidade, o que muito ajudaria na manutenção e com certeza daria menos problemas do que caminhões mais sofisticados e com sérias limitações como os que possuímos na atualidade, já que os últimos caminhões militares em uso são os remanescentes REO de origem americana e os Engesa EE-25 de fabricação nacional, sendo todos os demais versões militarizadas, derivadas de modelos civis.

Finalmente um fator que muito ajudaria seria o preço competitivo destes caminhões, bem como a grande variedade de modelos para quase todos os tipos de funções existentes e que se encaixariam dentro de nossa realidade, para num futuro retomarmos parte do que foi nossa capacidade em produzir material defesa para nossas forças armadas.

A título de curiosidade, os catálogos de peças russos, nada ficam a dever aos americanos tão conhecidos por nós desde os tempos da segunda guerra mundial...

Ficha Técnica

URAL 43206 4x4

Tara: 4,2 toneladas;
Peso total: 12,15 toneladas;
Velocidade máxima: 85km/h;
Capacidade do tanque de combustível: 210 litros de diesel + 60 no tanque reserva;
Consumo: 1,080 litros por quilômetros em estradas;
Motor: YaMZ-236M2, turbo, diesel, 180Hp, V-6;
Tripulação: Cabine: 3 homens + 27 na carroceria;
Raio mínimo de giro: 10,5 metros;
Comprimento: 7,475 metros;
Largura: 2,50 metros;
Altura: 2,650m com capota de lona e 2,965m com capota de metal;
Entre-eixos:4,405 metros;
Bitola: 2,0 metros;
Distância do solo: 0,36 metros;
Pneus: 1.200 x 500-508 ID-P284 com controle de pressão;
Obstáculos – entrada: 31°;
Inclinação lateral máxima: 20º;
Profundidade máxima: 1,20 metros;
Capacidade máxima no guincho: 10 – 11 toneladas/força;
Comprimento do cabo: 60 metros.

URAL 4320-31 6x6

Tara: 6 toneladas;
Peso total: 14,90 toneladas;
Velocidade máxima: 85km/h;
Capacidade do tanque de combustível: 300 litros de diesel + 60 no tanque reserva;
Consumo: 0,98 litros por quilômetros em estradas;
Motor: YaMZ-236M2, turbo, diesel, 240,Hp, V-8;
Tripulação: Cabine: 3 homens + 27 na carroceria;
Raio mínimo de giro: 10,8 metros;
Comprimento: 7,630 metros;
Largura: 2,50 metros;
Altura: 2,805m com capota de lona e 3,005m com capota de metal;
Entre-eixos: 4,405 metros;
Bitola: 2,0 metros;
Distância do solo: 0,40 metros;
Pneus: 14.00-20 146G OI-25 comcontrole de pressão;
Obstáculos – entrada: 31°;
Inclinação lateral máxima: 20°;
Profundidade máxima: 1,70 metros
Capacidade máxima no guincho: 10 - 11 toneladas/força.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#380 Mensagem por gogogas » Seg Jul 18, 2011 7:18 pm

Esses Ural são belos caminhões .se não me engano acho que a Russia ofereceu os Ural na licitação da artilharia anti aérea recem licitada




Gogogas !
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Re: caminhões em uso pelo EB

#381 Mensagem por joao fernando » Ter Jul 19, 2011 10:24 am

Só faltou o Grande Bastos colocar o preço do bixoooooooooooooo :twisted: :twisted: :twisted:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: caminhões em uso pelo EB

#382 Mensagem por P. K. Liulba » Ter Jul 19, 2011 11:43 am

Será que nenhuma das montadoras brasileiras é capaz de produzir uma viatura equivalente (ao Ural)?
Que vergonha para o nosso parque automotivo!




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Re: caminhões em uso pelo EB

#383 Mensagem por joao fernando » Ter Jul 19, 2011 11:45 am

P. K. Liulba escreveu:Será que nenhuma das montadoras brasileiras é capaz de produzir uma viatura equivalente (ao Ural)?
Que vergonha para o nosso parque automotivo!
Claro que não, aqui falta foice pra cortar a chapa, e martelo pra bater os rebites

Igual aos helis e caças...lixo, lixo, lixo...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: caminhões em uso pelo EB

#384 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Jul 19, 2011 12:08 pm

Acho muito legal essa idolatria as coisas russas. Realmente, elas devem ser muito simples de se manutenir, desde que se tenham as peças e, principalmente, as ferramentas certas para isso. O pessoal do 13º RC Mec esta “cortando um dobrado” para manter esses monstros em funcionamento.

Acho que tirando essa “babação de ovo” por tudo que é russo/soviético, posso afirmar que esses caminhões são tão bons quanto os nossos obsoletos REO’s!

A propósito: algum dos filhos da Rossiya-Matushka já pensou em ter um belíssimo e moderno LADA para poder formar uma opinião própria sobre os veículos russos, ou será que continuarão a viver as verdades dos “especialistas”?

Abraços,
Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
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Re: caminhões em uso pelo EB

#385 Mensagem por PRick » Ter Jul 19, 2011 12:13 pm

Paulo Bastos escreveu:Acho muito legal essa idolatria as coisas russas. Realmente, elas devem ser muito simples de se manutenir, desde que se tenham as peças e, principalmente, as ferramentas certas para isso. O pessoal do 13º RC Mec esta “cortando um dobrado” para manter esses monstros em funcionamento.

Acho que tirando essa “babação de ovo” por tudo que é russo/soviético, posso afirmar que esses caminhões são tão bons quanto os nossos obsoletos REO’s!

A propósito: algum dos filhos da Rossiya-Matushka já pensou em ter um belíssimo e moderno LADA para poder formar uma opinião própria sobre os veículos russos, ou será que continuarão a viver as verdades dos “especialistas”?

Abraços,
Paulo
Não está em desenvolvimento uma parceria com a TATRA? Tinha lido algo a respeito desde que a AVIBRÁS passou a usar o chassi para o ASTROS.

[]´s




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Re: caminhões em uso pelo EB

#386 Mensagem por charotti » Ter Jul 19, 2011 2:10 pm

Caras, o parque nacional automobilístico(especializado em caminhões)e muito bom sim só falta uma fabrica nacional de ´´peso´´ ou uma fabrica especializada em caminhões militares.O BRASIL E O ÚNICO PAIS QUE TRANSPORTA 80% DE TODOS OS SEUS PRODUTOS EM CAMINHÕES.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#387 Mensagem por P. K. Liulba » Ter Jul 19, 2011 3:13 pm

Paulo Bastos escreveu:Acho muito legal essa idolatria as coisas russas. Realmente, elas devem ser muito simples de se manutenir, desde que se tenham as peças e, principalmente, as ferramentas certas para isso. O pessoal do 13º RC Mec esta “cortando um dobrado” para manter esses monstros em funcionamento.

Acho que tirando essa “babação de ovo” por tudo que é russo/soviético, posso afirmar que esses caminhões são tão bons quanto os nossos obsoletos REO’s!

A propósito: algum dos filhos da Rossiya-Matushka já pensou em ter um belíssimo e moderno LADA para poder formar uma opinião própria sobre os veículos russos, ou será que continuarão a viver as verdades dos “especialistas”?

Abraços,
Paulo
Não é "idolatria", mas constatação óbvia a partir de um texto postado nesta mesma página, sobre a funcionalidade de um veículo projetado desde o início para uso militar, que se mostra superior em desempenho àqueles que são adaptados (militarizados). Na minha intervenção há uma pergunta simples: Por quê não se executa aqui um projeto dedicado?
Pergunta feita, pois, incapacidade tecnológica para construir um caminhão decente não pode haver.
Fabricando aqui um veículo, que problemas haverá com fornecimento de peças?
Daí... Que peço, encarecidamente, que alguém me responda, com simplicidade, o motivo de não se executar no Brasil um projeto de um verdadeiro caminhão militar, afinal, importar caminhões quando se tem um parque automotivo como o brasileiro, é ridículo.


Em tempo: Um REO não aguentaria a lama do degelo, a não ser que estivesse equipado com pneus de perfil adequado.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#388 Mensagem por Bourne » Ter Jul 19, 2011 5:30 pm

Esse modelo está ultrapassado. Muito mesmo. Equipamento da década de 1960/1970. Peça de museu. A nova geração de caminhões militares russos é compatível com qualquer modelo ocidental da MAN ou Iveco.

Prova no post desse rapaz bonito e simpático poucas páginas atrás
Outro modelo recente de caminhão militar russo lançado a poucos anos. Percebam a diferença com os Urais da página anterior.

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Também tem os modelos da Kamaz que são bem recentes e atualizados. Eles tem uma versão que compete no Rally Dakar.



No Brasil não faz algo nessa linha por que não quer ou tem verbas disponível. Tecnologia e capacidade tem.




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Re: caminhões em uso pelo EB

#389 Mensagem por eligioep » Ter Jul 19, 2011 6:48 pm

P. K. Liulba escreveu: ..............................
Em tempo: Um REO não aguentaria a lama do degelo, a não ser que estivesse equipado com pneus de perfil adequado.
..............................

Ué, e como os norte-americanos fazem/faziam lá no Alaska, e os canadenses em casa?....
Será que usaram caminhões URAL?... :mrgreen:




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Re: caminhões em uso pelo EB

#390 Mensagem por Bourne » Ter Jul 19, 2011 7:23 pm

Sei lá... Nas maioria das regiões em que os norte-americanos tem tropas militares neva no inverno e derrete tudo na primavera. O mesmo para os europeus da Iveco, Volvo, Man e Tatra.

* P.S. Tatra é da Republica Checa. :mrgreen:




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