EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#376 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 28, 2018 1:13 am

jambockrs escreveu:
J.Ricardo escreveu:Só acho muito estranho essa parceria toda com a Bombardier, quando o Brasil é hoje o único cliente externo e parceiro do Gripen E.
PrezadoJ. Ricardo.
Amigos, amigos. Negócios à parte...
Em 2014 o tão adorado Brigadeiro Crepaldi disse na comissão CRE do Senado quanto a escolha do Gripen:

"Alguns pontos importantes estão em discussão com a Suécia, entre eles as intenções do país em adquirir aeronaves Super Tucano e KC-390 (este com voo do protótipo previsto para outubro deste ano). Há também na mesa um compromisso da Saab de que futuros projetos envolvendo aviões equipados com radar Erieye seriam oferecidos exclusivamente com aeronaves da Embraer, como plataforma."

http://www.aereo.jor.br/2014/02/27/em-d ... do-gripen/


Nada disso aconteceu até agora.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#377 Mensagem por Pablo Maica » Qua Fev 28, 2018 2:50 pm

Bolovo escreveu:"Alguns pontos importantes estão em discussão com a Suécia, entre eles as intenções do país em adquirir aeronaves Super Tucano e KC-390 (este com voo do protótipo previsto para outubro deste ano). Há também na mesa um compromisso da Saab de que futuros projetos envolvendo aviões equipados com radar Erieye seriam oferecidos exclusivamente com aeronaves da Embraer, como plataforma."

http://www.aereo.jor.br/2014/02/27/em-d ... do-gripen/


Nada disso aconteceu até agora.

-E ai brigadeiro, tudo certo com as contrapartidas suecas?

-Claro, tudo 100%!

-Assinaram algum acordo de cooperação, ou incluíram clausula no contrato do gripen?

-Não precisa, eles são suecos, só a palavra basta...


Um abraço e t+ :)




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#378 Mensagem por Túlio » Qua Fev 28, 2018 3:19 pm

Tikuna escreveu:Pelo que sei o radar sim será modernizado. Falam que a SAAB garantiu o dobro de alcance na questão de trocas dos módulos. Sou cético então acredito que 1000km deve detectar aquelas naves do Independece Day.
Saabófilos e Gripófilos se manifestem e nos digam sobre a modernização do Radar.
Caro SAABófobo e Gripófobo, já postei o que sabia na página anterior. Não sei por que diabos ficam tentando arrastar a gente pro véio e surrado MANIQUEÍSMO, quem gosta disso que se entenda com seus iguais, POWS!!!




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#379 Mensagem por tgcastilho » Qua Fev 28, 2018 6:34 pm

Me desculpem os colegas Brasileiros, mas penso que exageram um pouco a posição negocial do Brasil no negocio.

O Brasil conseguiu condições bastante vantajosas, desde transferência de tecnologia, incorporação de tecnologia e contrapartidas. O contrato de facto só fala em 36 undes certas. Para 36 undes, o contrato passa de bastante vantajosos para quase-perfeito. Não obstante, parece que mesmo assim ainda não está bom.A SAAB também deveria ter abdicado de outros negócios...
No final, só me surge uma dúvida, não era mais fácil pedir logo as chaves à SAAB e ficar com os negócios todos?




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#380 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 28, 2018 8:09 pm

O pessoal aqui anda muito alvoroçado quem esse negócio com os suecos. Afinal, não se faz um contrato desses todo dia por aqui. Esperamos praticamente 18 anos para uma decisão. E vamos esperar outros 7 para ter o primeiro voando aqui. E 11 anos para ter um esquadrão operacional. Ou seja, 26 anos para uma simples aquisição de caça.

Como não deverá ser quando alguém aqui resolver mandar pessoal para a lua... [018]

abs.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#381 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mar 01, 2018 7:41 am

tgcastilho escreveu:No final, só me surge uma dúvida, não era mais fácil pedir logo as chaves à SAAB e ficar com os negócios todos?
Não soa tão absurdo assim, o valor de mercado da SAAB é de pouco menos de US$5, mas ao invés disso, foram eles que compraram a brasileira Akaer e o negócio foi aceito como parte dos offsets.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#382 Mensagem por tgcastilho » Qui Mar 01, 2018 8:12 am

Marechal-do-ar escreveu:
tgcastilho escreveu:No final, só me surge uma dúvida, não era mais fácil pedir logo as chaves à SAAB e ficar com os negócios todos?
Não soa tão absurdo assim, o valor de mercado da SAAB é de pouco menos de US$5, mas ao invés disso, foram eles que compraram a brasileira Akaer e o negócio foi aceito como parte dos offsets.
Quanto às contrapartidas, estranho seria se a compra não contasse como contrapartidas. É investimento directo estrangeiro. A nível de contrapartidas dificilmente podia ser melhor. Outra questão pode ser o multiplicador contratualizado para contabilizar as contrapartidas, mas isso são contas doutro rosário...

O que quis dizer com a minha postagem anterior foi que o comércio, em especial o comércio Internacional, só se dá se as duas artes engajadas tiverem algo a ganhar. Com o role de exigências que alguns foristas colocam, a SAAB nada ganharia. Se tal situação acontecesse, - a SAAB nada ganhar-, o negócio nunca aconteceria.
Pessoalmente, considero o negócio bastante vantajoso para o BR, consequência também da necessidade de clientes, mas comprometer negócios futuros só para um negócio seria um tiro no pé por parte da SAAB.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#383 Mensagem por Túlio » Qui Mar 01, 2018 11:12 am

tgcastilho escreveu:Me desculpem os colegas Brasileiros, mas penso que exageram um pouco a posição negocial do Brasil no negocio.

O Brasil conseguiu condições bastante vantajosas, desde transferência de tecnologia, incorporação de tecnologia e contrapartidas. O contrato de facto só fala em 36 undes certas. Para 36 undes, o contrato passa de bastante vantajosos para quase-perfeito. Não obstante, parece que mesmo assim ainda não está bom.A SAAB também deveria ter abdicado de outros negócios...
No final, só me surge uma dúvida, não era mais fácil pedir logo as chaves à SAAB e ficar com os negócios todos?

Totalmente de acordo. Mas deves saber que (1) para cego não adianta ligar lanterna e (2) o pior cego é o que se recusa a abrir os olhos e enxergar.

Aliás, tem um ditado do século passado que, até onde sei, eu mesmo criei:

"Quando a cegueira/miopia (dependendo do caso) chega aos olhos, é uma doença; quando chega à mente, é um DESASTRE!"

Túlio - 1998




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#384 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 01, 2018 11:09 pm

SAAB: COLABORAÇÃO REAL - BEM VINDOS A 2a TEMPORADA.

Do DAN.

https://www.facebook.com/saabdobrasil/v ... 030378321/

abs




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#385 Mensagem por arcanjo » Sex Mar 23, 2018 8:20 pm

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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#386 Mensagem por Zelhos » Seg Mar 26, 2018 12:56 am

Bolovo escreveu:Em 2014 o tão adorado Brigadeiro Crepaldi disse na comissão CRE do Senado quanto a escolha do Gripen:

"Alguns pontos importantes estão em discussão com a Suécia, entre eles as intenções do país em adquirir aeronaves Super Tucano e KC-390 (este com voo do protótipo previsto para outubro deste ano). Há também na mesa um compromisso da Saab de que futuros projetos envolvendo aviões equipados com radar Erieye seriam oferecidos exclusivamente com aeronaves da Embraer, como plataforma."

http://www.aereo.jor.br/2014/02/27/em-d ... do-gripen/


Nada disso aconteceu até agora.
Mas a Embraer não tem nenhum avião adequado para isso por hoje. Mesmo o e190 tem metade do alcance do Bombardier.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#387 Mensagem por Zelhos » Seg Mar 26, 2018 1:01 am

Marechal-do-ar escreveu:
tgcastilho escreveu:No final, só me surge uma dúvida, não era mais fácil pedir logo as chaves à SAAB e ficar com os negócios todos?
Não soa tão absurdo assim, o valor de mercado da SAAB é de pouco menos de US$5, mas ao invés disso, foram eles que compraram a brasileira Akaer e o negócio foi aceito como parte dos offsets.
Vale lembrar que volta e meia anunciam a compra da SAAB pela Embraer.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#388 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 26, 2018 12:25 pm

Zelhos escreveu:Mas a Embraer não tem nenhum avião adequado para isso por hoje. Mesmo o E190 tem metade do alcance do Bombardier.
Esquece os E-1, eles não são mais a referencia de mercado para a Embraer, mas os E-2. Tanto o E190 quanto o E195 possuem mais de 5 mil kms de alcance. Isso é muito mais do que os atuais E/R-99 podem voar sem reabastecimento.
Além destes, a empresa possui o Legaxy 600E, com mais de 7 mil kms de alcance. E ele dá e sobra para equipar um AEW&C na configuração atual da FAB. No futuro, com o avanço da miniaturização dos sistemas, com certeza espaço é o que não vai faltar.
E é sempre bom lembrar que todas essas aeronaves podem ser equipadas para fazer Revo, o que praticamente dobra o seu alcance, ficando sua capacidade operacional restrita aos limites físicos de sua tripulação. Além disso, caso convenha, sempre se pode colocar uns tanques a mais.
De qualquer forma, um eventual substituto dos E/R-99 só vai ser pensado para a década de 2030.
Espero honestamente que até lá já tenhamos o nosso próprio radar de AEW e sistemas de apoio para colocarmos no avião que quisermos.

abs.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#389 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 26, 2018 12:28 pm

Zelhos escreveu:Vale lembrar que volta e meia anunciam a compra da SAAB pela Embraer.
Eu prefiro vender a Embraer toda para a SAAB do que deixá-la nas mãos dos yankees. :?
Mas como por aqui o pessoal gosta mesmo é de mecânica bruta.. :roll:

abs.




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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99

#390 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 13, 2018 12:31 pm

Falando sobre o Gripen E e seu desenvolvimento, acabo volta e meia juntando ao assunto os E/R-99.

Os modelos E-99 atualmente estão passando por uma atualização de meia vida, de forma a dar-lhes mais uns 20 anos de uso. Conquanto, sabemos que estes modelos do ERJ-145 já contam com quase vinte anos de uso na FAB e dificilmente serão usados por muito mais tempo, dado que são poucas aeronaves, e cada missão executada cobra deles horas de voos muito longas e que, com o tempo, tendem a se tornar cada vez mais caras, visto a manutenção e especificidades de sistemas embarcados.

Ademais, por se tratar de um projeto já fora de linha há tempos, os ERJ-145 em mais 10 anos talvez, comecem a tornar sua operação cada vez mais complexa e custosa, pois a falta de peças ou a sua exiguidade no mercado irão elevar preços a níveis não recomendáveis. Se algo não for pensado no sentido de minorar esta questão, em breve eles poderão estar na mesma situação dos Búfalo, que minguaram até quase toda a frota estar fora de operação e impagável em termos de operação.

Mas um problema mais grave esta se associando a este, A venda da Embraer para a Boeing.

Isso a meu ver irá causar dois problemas: primeiro é a continuidade regular do apoio logístico da frota de E/R-99, visto a questão acima colocada, e segundo, a substituição em si destes vetores, que não deve ser feita somente quando da baixa dos ERJ-145.

Então, se os E-99 terão uma sobrevida estimada até 2038, há de se começar a pensar em um substituto a partir de 2028, no mínimo.

Aí segue-se a questão: usar ou não usar os vetores da Embraer, que deixará de ser uma marca nacional, junto ao seu portfólio de produtos da linha comercial? E se a opção for por uma aeronave da linha executiva, como o Legaxy 600E, que segurança teremos nesta escolha visto que a sobrevivência da área executiva e de defesa da empresa sempre esteve em relação umbilical à boa saúde da comercial?

Na minha visão, estaremos na prática limitados, ou nos limitando, ao gosto da gestão yankee da Embraer em fornecer-nos, ou não, qualquer dos vetores daquela empresa. Ou adequar-nos, mesmo que a contragosto, a uma aeronave da linha Boeing que nos queiram dispor. Neste sentido, mesmo que tenhamos aqui soluções em termos de sistemas embarcados, desde radares até comunicações e EW, tudo isso ficará na dependência da escolha de um vetor na prática estrangeiro.

A outra solução seria adotar uma aeronave da Airbus, Comac ou Irkut, na forma da família A-320, C-919 ou MS-21.

De qualquer forma, daqui a dez anos vamos estar nos colocando em posição muito mais desvantajosa da que estávamos quando da escolha dos ERJ-145 para o programa de aeronave AEW&C do SIVAM. Ao menos naquela época tínhamos uma empresa nacional oferecendo alternativas. Na próxima década, até disso teremos solicitamente aberto mão em pró dos interesses de mercado.

O Brasil, e seus interesses nacionais, que se dane. Afinal, para quem é um dos maiores exportadores de commodities do mundo, e segue firme na senda para se tornar o tão grande e esperado celeiro do mundo, exportar avião pra quê... :roll: :?

abs.




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