FAB Heavy LIFT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual será a escolha da FAB

C-17 GMIII
44
24%
Il-76MD
55
30%
A-330/767 mais uma pequena quantidade de um dois acima
23
12%
Só C-390 Amazonas chega perfeitamente
64
34%
 
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Re: FAB Heavy LIFT

#376 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jun 10, 2009 6:05 am

Leonardo Besteiro escreveu:Se eu fosse apostar minhas fichas colocaria elas todas no A330. Mas se fosse para eu escolher gostaria de ver a FAB com uns 6 C-17.
Mas o A330 é tanker, e não dispõe de porta lateral.


Foto das duas laterais:
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http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: FAB Heavy LIFT

#377 Mensagem por henriquejr » Qua Jun 10, 2009 10:43 am

glauberprestes escreveu:
Leonardo Besteiro escreveu:Se eu fosse apostar minhas fichas colocaria elas todas no A330. Mas se fosse para eu escolher gostaria de ver a FAB com uns 6 C-17.
Mas o A330 é tanker, e não dispõe de porta lateral.


Foto das duas laterais:
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Os Boeing 707 da FAB também não tinham quando ainda pertenciam a Varig!




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Re: FAB Heavy LIFT

#378 Mensagem por Enlil » Qua Jun 10, 2009 10:57 am

O não proseguimento do projeto An-70 não se deveu a problemas técnicos ou de "gestão", mas políticos. Depois de todas as querelas energéticas, ensaios liberais pró-ocidente e OTAN ucranianos, a Rússia resolveu investir na modernização do Il-76 ao invés de ter qualquer parceria no âmbito militar com a Ucrânia...




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Re: FAB Heavy LIFT

#379 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 10, 2009 1:27 pm

Alitson, a proposta da FAB para a nova aeronave de transporte é que ela substituta com óbvias vantagens as missões dos KC-137: REVO e transporte.

O A330 MRRT não possui a porta de carga lateral, mas um dos pré-requisitos da FAB é que a futura aeronave o possua; neste mister a Airbus já dispôem do programa baseado no A330F, que ora está em fase de finalização, e que pode sem muitos problemas ser adaptado às exisgencias da FAB para o seu MRTT.

Cabe ainda lembrar que operacionalmente o modelo da Airbus está muito adiante do Boieng 767. Tanto é que ganhou a licitação do futuro KCX americano, embora não tenha levado o progrma por questões políticas.

Como já citei, a FAB precisa de uma aeronave para transporte logistico pesado que possibilite ação extra TO sulamericano. E é pra isso que os novos KC's vêem.

abraços




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Re: FAB Heavy LIFT

#380 Mensagem por Asteróide » Sáb Jun 13, 2009 9:26 pm

Bem dito FCarvalho, mas se desse para escolher a FAB deveria era comprar seis C-17 para serem os transportes pesados e KC de longo alcance.




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Re: FAB Heavy LIFT

#381 Mensagem por Junker » Dom Jun 14, 2009 12:44 pm

IAF chooses Boeing’s latest C-17 for heavy-lift transport aircraft
June 14th, 2009 - 3:57 pm ICT by IANS

New Delhi, June 14 (IANS) The Indian Air Force (IAF) has shortlisted the Boeing C-17 Globemaster III as its new Very Heavy Lift Transport Aircraft (VHTAC).

Chief of Air Staff Air Chief Marshal P.V. Naik is quoted by the India Strategic defence magazine as saying that the aircraft had been chosen after a thorough study because of its capability to take off and land on short runways with heavy loads, long range, and ease of operation.

IAF was looking at acquiring ten C-17s initially through the US government’s Foreign Military Sales (FMS) route, and a proposal in this regard was being considered by the Ministry of Defence (MoD), he said adding that the aircraft should come in about three years after a contract is signed.

The air chief, who spoke to India Strategic on the eve of the Paris Air Show beginning Monday, is also quoted as saying in its report that flight trials for the six Medium Multi Role Combat Aircraft (MMRCAs) would begin in July and end around March 2010. The chosen MMRCA should start coming to India by 2014.

Outlining the trial procedure, Air Chief Marshal Naik said that initially, test pilots from IAF’s elite Bangalore-based Aircraft and Systems Testing Establishment (ASTE) would visit the manufacturing facilities of the six contenders; in the second round, they would test the aircraft’s performance in humid, hot and cold weather in Bangalore, Jaisalmer and Leh; and in the third and final round, they would test live precision weapon firings from the aircraft in the country of their manufacturer or another country designated by them.

“There would be one team leader but two or three sub-teams, and the template would be common for all,” he was quoted as saying.

The six aircraft in the fray are European EADS Eurofighter, US Lockheed Martin F-16 Viper and Boeing F-18 Super Hornet, French Rafale, Swedish Gripen and Russian Mig 35. One of them would be chosen to supply 126 aircraft worth about $10 billion, but the order could go up by another 50 per cent to 189 aircraft, a clause for which is built in the tender (Request for Proposal or RfP) issued last year. The interview report has been published in the June edition of India Strategic, being released at the Paris Air Show.

Notably, except for the Su30-MKI, all the combat and transport aircraft of the IAF were acquired in the 1980s, and IAF needs new, and newer generation, aircraft to replace and augment that capacity.

India has about 100-plus medium An-32 and less than 20 heavy lift IL-76 aircraft. It is difficult to get their spares as the Soviet Union where they were made has disintegrated into Russia and other states. IAF has acquired old, refurbished IL-76 platforms for its AWACS and Midair Refueler requirements.

An agreement was being signed with Ukraine to upgrade and modernize the An-32s, the Air Chief said.

An IL-76 can carry a cargo of around 45 tonnes and has a crew of six while a C-17 can carry 70 tonnes, and is much easier to operate with a small crew of two pilots and one loadmaster (total three), thanks to its various power-assisted systems. Two observers though can also be seated.

Despite its massive size - 174 ft length, 55 ft height and about 170 ft wingspan - a pilot can fly the C-17 with a simple joystick, much like a fighter aircraft, which can be lifesaving in a battlezone as the aircraft can take off quickly and at steep angles. It is powered by four Pratt & Whitney F-117-PW-100 turbofan engines.

Air Chief Marshal Naik said that IAF required contemporary and futuristic aircraft and systems, and that there was an urgency to acquire modern aircraft. The government shared the concern of the armed forces, and the pace to renew IAF’s assets was on schedule. By 2020-25, IAF would achieve its optimum level (of 45 squadrons).

At present, it is down from its sanctioned strength of 39.5 squadron to around 30-32, but this trend has been arrested, particularly with the induction of more Su30-MKIs and Jaguars. India has given a repeat order of 40 Su30-MKIs to Russia to take their total number to 230.

The requirement today is for technologically better, easier to maintain, and a larger number of combat and other aircraft, including helicopters, due to the strategic scenario around India and the need to ferry troops, men and material even within India in times of contingency and natural disasters.

He observed: “The IAF of the future, post-2025, would consist of FGFA (Fith Generation Fighter Aircraft), Su30-MKIs, MRCAs and Tejas/MCA (indigenous Medium Combat Aircraft) with multi-role as well as significant swing role capability.”

“They would employ advanced technologies, sensors and precision weapons. The larger aircraft, i.e. FGFA and Su30 would focus on Air Dominance and specialise in similar roles in long ranges over land and sea, while the MRCAs would don a variety of medium-range and tactical roles. These assets would be capable of all weather, day and night attack with adequate self-protection capability… these assets would be immensely capable and are not going to be confined to the strictly stereotyped roles. They would carry out a number of roles in the same mission.”

Air Chief Marshal Naik, who assumed charge May 31 from Air Chief Marshal F.H. Major, would be visiting the Paris Air Show along with top IAF officers to witness what new technologies are being introduced and displayed there by various aircraft manufacturers.

The Air Chief said that IAF was also looking at more AWACS but after studying how the first lot of three Phalcon AWACS functions. The first of these aircraft was delivered last month, and the remaining two would be delivered by Israel in 2010.

He indicated that IAF had short-listed the Airbus A330 MRTT to augment its Midair Refueller requirement, and that the proposal was being processed by the Ministry of Defence. IAF already has six IL-76-based aerial refuellers, designated as IL-78.

As for the C-17, Boeing has brought the aircraft several times to India for its literal catwalk on IAF tarmacs, including at the Aero India 2007 and 2009 in Bangalore. Indian military officials and journalists have been invited for the aircraft’s flight displays during the Paris Air Show.

The C-17 is the mainstay of the US forces for worldwide deployment, and can be refuelled midair. It is in fact the lifeline of US and NATO troops deployed in Afghanistan and Iraq.

According to the Boeing company, the high-wing, 4-engine, multi-service T-tailed military-transport C-17 can carry large equipment including tanks, supplies and troops directly to small airfields in harsh terrain anywhere in the world day or night.

The massive, sturdy, long-haul aircraft tackles distance, destination and heavy, oversized payloads in unpredictable conditions. It has delivered cargo in every worldwide operation since the 1990s. It can take off from a 7,600-ft airfield, carry a payload of 160,000 pounds, fly 2,400 nautical miles, refuel while in flight for longer range, and land in 3,000 ft or less on a small unpaved or paved airfield day or night.

The aircraft can also be used as an aerial ambulance.

(Gulshan Luthra is a defence analyst. He can be reached at gulshan.luthra@indiastrategic.in)
http://www.thaindian.com/newsportal/unc ... 04806.html




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Re: FAB Heavy LIFT

#382 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 14, 2009 4:17 pm

Leonardo, não existem versões Revo do C-17. O que de fato há para emprego de material de trasnporte será feito pelos KC-390, complementados pelos eventuais KC330MRTT. Na verdade este último tem prioridade na função REVO, uma vez que o investimento realizado pela FAB no avião da Embraer o está capacitando para poder levar entre 60 e 80 por cento de tudo que posssa ser trasnportado por via aérea de uma bgda de inf do EB. O que não couber os airbus levam.

abraços




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Re: FAB Heavy LIFT

#383 Mensagem por Asteróide » Dom Jun 14, 2009 7:21 pm

Ok. Mas não acredito que não seja possível intalar sob as asas do C-17 pontos de reabastecimento em voo. E isso é gosto e opinião, para min o melhor seria 30 ou 35 KC-390 e 6 ou 8 C-17. Um abraço.




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Re: FAB Heavy LIFT

#384 Mensagem por soultrain » Dom Jun 14, 2009 8:28 pm

Leonardo,

è muito mais complexo que isso, quem pagaria a integração e a certificação, você porque gosta?

A transformação de qualquer aeronave em revo, é cara e complexa, olhe o que a Boeing e a Airbus gastaram e o tempo que levaram.

[[]]'s





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Re: FAB Heavy LIFT

#385 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jun 14, 2009 11:51 pm

Como é que vão enfiar carros de combate num A-330?




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Re: FAB Heavy LIFT

#386 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 15, 2009 8:30 pm

Carlos, não é questão de levar CC's nos KC330. Nem os KC-390 o farão.
Veja bem, há dois modelos de inf. planjados para o EB no futuro:
- a pronto emprego: pqdt, leve e FE's
- a pé de poeira: bld e mec

dentre estas, a primeira tem todo o seu material sendo planejado a fim de garantir a objetividade de sua alta capacidade de mobilização, ou seja, material conformável e embalável - tipo kit de modelismo - de forma a caber em avião de transporte próprio, no nosso caso os Embraer e Airbus/Boeing. É pensando nestas forças que as novas aeronaves estão sendo desenvolvidas.

no caso da inf. mec é bom salientar que a 9a de inf mtz, unidade escola do EB está servindo de estágio de provas para a evolução para o padrão mec, goza de razoável estatus de unidade de pronto emprego (assim como escola de força de paz) a nível de bgda, e sua estrutura é na verdade uma versão tupiniquim do modelo Stryker americano. O detalhe nesta história é que esta seria a única bgda no EB mecanizada que faz também o papel de pronto emprego. Logo sua arquitetura de logistica e meios de combate e apoio ao combate estão dentro dos propósitos daquelas primeiras forças. O raciocínio é o mesmo, mudam apenas as capacidades.

O KC-390 será o transporte padrão da FAB e a base principal para o desenvolvimento da capacidade de resposta das força estratégicas do EB confome a nova doutrina de defesa. Nesta nova politica, o envolvimento das foças blindadas se dará em um segundo plano, posto que o planejamento da disposição das mesmas pelo território nacional visa justamente evitar a necessidade de ter que transportá-las via aérea. Esse mister de tanques sendo carregados por aviões é coisa para americanos e russos ( estes no passado), por uma necessidade estratégica de envolvimento em diversos TO's fora de seus paises; algo que, no momento, nós não temos necessidade, bastando-nos apenas dispor das unidades de RCC's onde a doutrina os julgar necessários - hoje nas fronteiras sul/centro-oeste.

Outra coisa, já pensou no tamanho do problema que seria para nós enviar unidades de Rcc's para -por exemplo - o TO Roraima, no caso de um evental conflito entre venezuela e Guiana? Já pensou no tamanho do desespero do pessoal de Brasilia vendo cc's venezuelanos pegando um atalho pela "pampa" roraimense a caminho da fronteira guiana? E nós só com esq. de cascavel para olhar o passeio? Quanto tempo demoraríamos para levar um RCC até lá, ( sem falar nos custos) de avião, quando o mais próximo está a pelos menos 1.500km de distância do objetivo? Obvio que para nós seria muito melhor, e menos dispendioso, tê-los já por lá mesmo. Do contrário, vamos ter que usar balsas, estrada, navios, trem, carreta, ou seja lá o que for... e com os devidos contratempos é claro.

abraços




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Re: FAB Heavy LIFT

#387 Mensagem por Asteróide » Qua Jun 17, 2009 7:15 pm

Pessoal eu até compreendo os argumento, mas a FAB precisa ter um cargueiro pesado. Isso não é por que eu gosto, é por necessidade. O An-70 vai demorar um bocado, o Il-76 é caro e a manutenção e o apoio logistico infelismente é duvidoso, então sobra o C-17, parem e pensem a India um aliado e parceiro dos russos vai comprar 10 C-17, para substituir seus Il-76, e para finalizar o MRTT 330 não cumpre o mesmo que o C-17 é capaz de fazer, eu sou a favor de fazer igual a força aérea do Chile, comprar uns aviões de grande porte usado como o Boing que a FAC comprou e converter essas aeronaves para Kc. Umas 6 seriam o suficiente e com isso a FAB poderia comprar pelo menos 4 C-17, não por que eu gosto, mas por que a FAB precisa.




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Re: FAB Heavy LIFT

#388 Mensagem por Asteróide » Sáb Jun 20, 2009 4:19 pm

Amigos, será que fui só eu, ou algum de vocês ficou meio que triste por um lado e por outro enfurecido, pois dos Brics, somente o Brasil não possui uma aeronave cargueira pesada ou pelo menos um projeto, A Russia tem os Antonov, a India deu mais uma demonstração de força e visão e vai comprar pelo menos 10 C-17 além de possuir se me lembro bem 20 Il-76, e a China tem o projeto de construção de uma cópia do Antonov 124. Eu acredito que já passou da hora da FAB ter um cargueiro pesado, pelo menos em pequeno número que sejam 6 ou 8 mas já está na hora. Acredito que com essa sobrevida da linha de produção do C-17 graças as compras do Qatar, da India e possivelmente da USAF, a FAB poderá fazer um bom negócio com a Boing.




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Re: FAB Heavy LIFT

#389 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 20, 2009 6:11 pm

Eu só acho que tudo o que um avião civil faz militarmente, um cargueiro tipo IL-76/C-17 faz também, mas a recíproca não é verdadeira. Então, porque ter três aeronaves (KC-390, IL-76/C-17 e A-330) se com uma pode-se matar todos os problemas?




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Re: FAB Heavy LIFT

#390 Mensagem por Bolovo » Dom Jun 21, 2009 12:32 am

Carlos Mathias escreveu:Eu só acho que tudo o que um avião civil faz militarmente, um cargueiro tipo IL-76/C-17 faz também, mas a recíproca não é verdadeira. Então, porque ter três aeronaves (KC-390, IL-76/C-17 e A-330) se com uma pode-se matar todos os problemas?
O que você está propondo?




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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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