INTERCÂMBIO – FAB discute orçamento de 2014 com parlamentares
A Força Aérea Brasileira (FAB) promoveu nesta quarta-feira (16/10) um encontro com representantes do Poder Legislativo em Brasília. A reunião teve o objetivo de apresentar a situação orçamentária da Aeronáutica para o ano de 2014 aos membros das Comissões Mistas de Planos, Orçamentos e Fiscalização (CMO) do Senado e da Câmara dos Deputados. Os parlamentares foram recebidos pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.
No evento, os senadores e deputados tiveram acesso a um relatório de informações sobre os objetivos estratégicos da Aeronáutica e as prioridades de investimento.
“Foi uma oportunidade de apresentar nossa simulação orçamentária aos parlamentares e o mais importante foi notar o interesse e a vontade que eles apresentam em apoiar nossas iniciativas. Novas idéias estão surgindo. Manter um orçamento periódico, determinado e a longo prazo para as Forças Armadas é fundamental para um planejamento bem realizado, não só de nossa parte, mas da indústria”, explicou o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto, secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA).
A apresentação focou nas informações sobre custos e manutenção da Força Aérea, no planejamento para novos projetos, bem como os benefícios que tais investimentos trarão para a defesa do país e para a geração de emprego e renda nas regiões.
“Nós estamos preocupados com os recursos da Defesa Nacional e cientes da necessidade de recursos a médio e longo prazo. O mínimo agora é não mexer nos recursos já determinados para as Forças Armadas e continuar melhorando o investimento para manter a soberania nacional e fazer do Brasil um país respeitado pelos vizinhos”, destacou o Senador Lobão Filho, Presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.
O relatório trouxe ainda informações sobre o processo de recuperação e modernização de aeronaves como o F-5, a aquisição de 28 cargueiros KC-390, desenvolvimento e industrialização de 50 helicópteros H-X BR, custos com combustível e material aeronáutico, recuperação e construção de instalações militares, entre outras necessidades da FAB para o próximo ano.
Na hora da reunião o apoio aparece bem bonito. Que seja assim também na atuação na Câmara.
Muito bom.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Out 31, 2013 8:06 am
por talharim
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
AEROESPACIAL
CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA
EXTRATOS DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 7/2013 -
UASG 120013
Nº Processo: 67710007990201302 . Objeto: Serviços de modernização
do Sistema Transmissor de Telecomando do Centro de Lançamento
de Alcântara. Total de Itens Licitados: 00001. Fundamento
Legal: Art. 25º, Caput da Lei nº 8.666 de 21/06/1993.. Justificativa: A
empresa possui credenciais de segurança necessárias à política estratégica
de Segurança Nacional. Declaração de Inexigibilidade em
09/10/2013. CESAR DEMETRIO SANTOS. Ordenador de Despesas.
Ratificação em 25/10/2013. GERSON NOGUEIRA MACHADO DE
OLIVEIRA. Diretor-geral do Dcta. Valor Global: R$ 679.208,00.
CNPJ CONTRATADA : 17.183.367/0001-90 BETAPRINTS TELECOMUNICACOES
LTDA.(SIDEC - 30/10/2013) 120013-00001-2012NE800383
Re: FAB NEWS
Enviado: Seg Nov 04, 2013 8:06 am
por talharim
BASE AÉREA DE CAMPO GRANDE
EXTRATO DE CONTRATO
EXTRATO DE CONTRATO Nº 10/2013 UASG 120027
Nº Processo: 67261100013201344.
CONCORRÊNCIA SISPP Nº 1/2013. Contratante: COMANDO DA
AERONAUTICA -CNPJ Contratado: 01739467000110. Contratado :
CONSTRUTORA METROSUL LTDA - EPP -Objeto: Construção
dos Prédios Administrativo eOperacional do Esquadrão Aeroterrestre
de Salvamento (EAS-MS), conforme Projeto aprovado pelo SERENG-
4, incluindo todo material, mão de obrae limpeza geral. Fundamento
Legal: Lei 8.666/93 e suas alterações posteriores. Vigência:
21/10/2013 a 14/12/2014. Valor Total: R$11.793.983,48. Data de Assinatura:
21/10/2013.
(SICON - 01/11/2013) 120027-00001-2013NE800492
GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO
EXTRATO DE ACORDO
ACORDO ESPECÍFICO DE COOPERAÇÃO TÉCNICO-OPERACIONAL
Nº 01/COMAER/2013
Espécie: Termo de Acordo entre o COMAER (CNPJ nº
000.394.429/0001-00) e a EMBRAER (CNPJ nº 07.689.002/0001-
89); Objeto Resumido: Estabelecer os termos da cooperação técnico-operacional
entre o COMAER e a EMBRAER para intercâmbio de experiências,
informações e tecnologias no âmbito da aeronáutica militar,
visando a capacitação e o desenvolvimento das Partes no que
tange à utilização da aeronave A-29B FAB;Data de Assinatura: 24 de outubro de 2013; e
Vigência: 24 de outubro de 2013 a 24 de outubro de 2014.
Re: FAB NEWS
Enviado: Seg Nov 04, 2013 9:04 am
por FCarvalho
Foi batido o martelo de vez. O PARA-SAR vai mesmo para CG. E ficar junto do 2o/10o Gav e de sua estrutura SAR / C-SAR. Tomara que este casamento dure muito tempo.
Falta agora deixar aquele esquadrão em condições de igualdade com os demais do 8o GAv para poder extrair o máximo de suas competências. E para isso, resta receber os demais C-105 SAR que ainda estão por vir, e até hoje não recebidos, e a substituição, mais que urgente a meu ver, dos vestutos H-1 do seu quadro de dotação.
Se a FAB pretende encetar os H-36 em configuração C-SAR para este esquadrão, o que penso ser a lógica dentro de sua organização/missão, já está mais do que na hora de fazê-lo, e com prioridade, sob risco de deixar o PARA-SAR sem as condições desejáveis de trabalho, e amiúde, sem justificar a sua transferência para aquela base aérea no centro-oeste brasileiro.
ps: opinião pessoal minha: faria muito mais sentido, para mim, o estacionamento de um esquadrão SAR / C-SAR da FAB ( 2o/10o e Para Sar) no planalto central, em Brasília ou Anápolis, que é bem no centro do país, do que encostado ali na fronteira com o Paraguai. Mas há quem ache bom. Fazer o que então.
abs.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qua Nov 06, 2013 9:35 pm
por FCarvalho
Segundo a coluna do Camazano, da ASAS ed75, em banca, pilotos da FAB estiveram realmente testando novos helis nos USA e Europa, sendo os helos testados o Sikorsky S-92 e o AW101, da Agusta Westland. Ambos para o transporte de autoridades públicas.
abs.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qua Nov 06, 2013 10:00 pm
por BrasilPotência
Vergonha, só o GTE se beneficia na força.
E os B-767???
Re: FAB NEWS
Enviado: Qua Nov 06, 2013 11:56 pm
por sapao
FCarvalho escreveu:Foi batido o martelo de vez. O PARA-SAR vai mesmo para CG. E ficar junto do 2o/10o Gav e de sua estrutura SAR / C-SAR. Tomara que este casamento dure muito tempo.
Falta agora deixar aquele esquadrão em condições de igualdade com os demais do 8o GAv para poder extrair o máximo de suas competências. E para isso, resta receber os demais C-105 SAR que ainda estão por vir, e até hoje não recebidos, e a substituição, mais que urgente a meu ver, dos vestutos H-1 do seu quadro de dotação.
Se a FAB pretende encetar os H-36 em configuração C-SAR para este esquadrão, o que penso ser a lógica dentro de sua organização/missão, já está mais do que na hora de fazê-lo, e com prioridade, sob risco de deixar o PARA-SAR sem as condições desejáveis de trabalho, e amiúde, sem justificar a sua transferência para aquela base aérea no centro-oeste brasileiro.
ps: opinião pessoal minha: faria muito mais sentido, para mim, o estacionamento de um esquadrão SAR / C-SAR da FAB ( 2o/10o e Para Sar) no planalto central, em Brasília ou Anápolis, que é bem no centro do país, do que encostado ali na fronteira com o Paraguai. Mas há quem ache bom. Fazer o que então.
abs.
FC,
o EAS já foi transferido para CG tem uns 03 anos... So estava sem predio fixo.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Nov 07, 2013 9:52 am
por FCarvalho
Grato pela info, sapão.
Agora só falta ter helos e um lugar decente pra ficar.
abs.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Nov 07, 2013 9:55 am
por FCarvalho
BrasilPotência escreveu:Vergonha, só o GTE se beneficia na força.
E os B-767???
Segundo a mesma Asas, a espera dos A-330 MRTT/VVIP, ou até mesmo de um A-350 VVIP(que até já tem versão programada), pela vontade do Planalto.
Mas aí que tá, serão 3 sendo 1 destinada ao GTE? Ou 2 e uma cedida esporadicamente?
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Nov 07, 2013 3:41 pm
por FCarvalho
Oficialmente, seriam 2 KC's, com opção de mais 1, com uma aeronave fazendo as vezes de FAB 01 nas viagens internacionais mais longas da Presidência ou sendo o apoio do A-319 VVIP.
Mas até onde se pode depreender das (poucas) notícias que se tem sobre o assunto, para a FAB o seu escolhido para o KC-X são os B-767-300ER da IAI. Pelo planalto, a boca pequena o que se comenta é que esta decisão não tem respaldo, seja por se tratar de aeronaves usadas( o que revela ignorância da parte de quem critica a escolha), e portanto, não satisfariam o ego de uns, e talvez, o medo de outros.
Neste sentido, a depender do que o Planalto faça, ou deixe de fazer, ainda este ano, o que creio é o que será feito, o KC-X vai ficar para depois das eleições, e decidir-se o negócio em melhores condições e sem as pressões de uma eleição para se ganhar, custe o que custar.
Ademais, a Airbus não se deu por vencida. E eles sabem bem que o planalto aparentemente não cooptou com esta decisão da FAB. Então está todo mundo quieto e colocando panos quentes na decisão dos militares, até que "sem que ninguém esteja olhando" voltarão a carga e fechar o negócio.
A Airbus está oferecendo os seus A330MRTT, que podem servir para as duas missões, REVO e VVIP. E talvez se a conveniência assim julgar interessante, o A350 pode entrar no jogo como um ás na manga da Airbus.
O reconhecido medo de voar da nossa presidentA, assim como o seu autoritarismo ate mesmo na direção do FAB01 já são conhecidos e reconhecidos mesmo lá fora.
E isto pode fazer uma grande diferença para quem quer vender no Brasil.
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Nov 07, 2013 4:37 pm
por joao fernando
Mas alguém tem fontes do tal autoritarismo da presidenta? Ou é de boca pequena?
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Nov 07, 2013 4:53 pm
por J.Ricardo
joao fernando escreveu:Mas alguém tem fontes do tal autoritarismo da presidenta? Ou é de boca pequena?
Acho difícil nota oficial sobre isso...
Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Nov 07, 2013 5:12 pm
por NovaTO
FCarvalho escreveu:
BrasilPotência escreveu:Vergonha, só o GTE se beneficia na força.
E os B-767???
Segundo a mesma Asas, a espera dos A-330 MRTT/VVIP, ou até mesmo de um A-350 VVIP(que até já tem versão programada), pela vontade do Planalto.