A eliminação da Sukhoi também frustrou a diplomacia russa, que vinha costurando uma aproximação com o Brasil na área militar e tinha o lobby dos caças como principal item da agenda comercial da provável visita ao país do presidente Dmitri Medvedev, prevista para fins de novembro. E enfraquece os planos do ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, que participou da elaboração do Plano Estratégico de Defesa, de fechar parceria com a Rússia para o desenvolvimento conjunto de um caça de nova geração.
Essa parte misteriosamente foi esquecida pelo nosso isento amigo USAntiago.
Mas como eu sou mala, eu destaco prá ninguém deixar de ler.
USAntiago, pega nos teus vastíssimos arquivos a justificativa para a antecipação em meses da short-list.
E também, aproveitando que estarão abertos, porque a antecipação foi justamente para antes da assinatura do
acordo quadro, que vinha sendo costurado por MU e o Itamaraty.
A conta é fácil, 1+1=2.
FAB quer F-QUS, ou se não der, serve um caça 2/3 americano mesmo, que seja.
NJ quer Rafale(e hoje se sabe que QUS também tava na conta).
MU e Itamaraty, que NÃO tem poder sobre bost-list, COPAC e etc, queriam um acordo estratégico e estavam preparando inclusive a visita de Medvedev para a cerimônia de assinatura.
Aí, sem maiores explicações, FAB + MInDef antecipam a bost-list justamente para bem antes da assinatura do acordo Brasil X Rússia.
Nas costas do Itamaraty e de MU, pois que estavam naquele momento negociando justamente ToTs, off-sets e outras cositas com o governo russo, e em pessoa, diretamente.
Aí depois tivemos, entre outras coisas, o silêncio sepucral do CECOMSAER(?) e suas notas que mais confundiam que explicavam (inclusive a única realmente direta e dura foi motivo de festa e comemoração recentemente), a Tábua vazada da Salvação, prefeituras, campanha na mídia, "infos" vazadas nos fóruns e que depois eram replicadas nas mesmas mídias de sempre, uiquiuliquis mostrando gente estrelada de cochicho sabemos com quem...E a lista segue beeeeeem longa.
Enfim, nem todas as notinhas de jornal do mundo podem embaçar a minha (e só minha) lógica e os fatos, que estão aí a cada dia mais expostos.
Basta querer somar.
Sobre prazos, talvez se NJ e/ou FAB tivessem dado aos russos os mesmos bafo-rebafo-contrabafo que deram para a Boeing, esperando pacientemente que o USA Congress liberasse as "tecnologias
necessárias"; talvez eles tivessem tido a chance de mostrar algo além do nada que segundo NJ e FAB mostraram.
Nem uma segunda oferta puderam mostrar, NJ mais uma vez capou rapidamente.
O que me causa espectativa é que todo mundo que estava na Rússia (literalmente) negociando Estado X Estado e tomou aquela pernada espetacular , hoje estas mesmas pessoas estão no GF em posição acima das daquele momento.
Resta saber se esqueceram realmente essas espertezas.
Celso Amorim, por exemplo, realmente tem cara de bobo. A entrevista com a Castanhede mostrou isso.
Podemos até especular os
por ques de mais uma antecipação, pois se os cortes fossem realmente a questão, os planos de MB e EB teriam ido pelo mesmo ralo. Não foram.
Teve gente que comemorou quando a Presidente Dilma disse que ia rever o FX todo.
Hoje eu já não tenho tanta certeza destas comemorações, ainda mais depois de CA no MinDef e a proximidade da reforma ministerial.
Ou isso que escrevi é tudo besteira e as notinhas de jornal são a mais pura e irretocável verdade.
Cada um que faça seu juízo.