He, he, he...
Alguém vai cair do bonde agora.
Thor, é claro que todos nós sabemos que super-trunfo é super-trunfo.
Ótimo que você queira abrir as cabeças para as operações desdobradas, mas...
Desdobrar um caça leve e limitado sempre será pior que desdobrar um caça pesado e muito mais capaz.
E antes de desdobrar, tem que combinar com o inimigo prá ele deixar nossas pistas de fronteira intactas, né?
Sobre apenas países ricos poderem operar, se você fala do F-1%E e seus mais de 38 mil dólares/h, eu concordo.
Mas como já disse e vou repetir, a FAer indiana declarou que o SU-30MKI é mais barato de operar que seus M-2000H. E não me consta que eles queiram se livrar de nenhum dos dois.
O que eu vejo de fato é um monte de países (as vezes miseráveis) operando SU-27/30 e quase ninguém operando F-15 e F-18.
E esses países pobres inclusive vão à guerra, onde a taxa de sucesso do SU-27 em combate foi muito boa, senão ótima.
Assim, desdobrar podemos desdobrar qualquer caça (fora o F-16Chupa-pedra

), mas seria melhor desdobrar caças mais capazes do que um caça levinho e naturalmente limitado.
Eu ainda não acredito que a Suécia tenha descoberto uma f´rmula mágica onde um caça leve faz mais que um caça pesado.
EUA, Rússia, China, Índia, Japão, Coréia do Sul, Ucrânia, Etiópia, Venezuela, e etc, etc, etc. Todos estes países juntos, será que ninguém teve a sacada da Suécia de que pe melhor ter caças levinhso e baratos, e que no final da tudo no mesmo?
Não, eu ignorantemente acho que não. Até porque quase todos estes países usam um mix de caças pesados e leves, mas não abandonam os pesados de jeito nenhum.
Talvez porque um caça pesado faz tudo que um leve faz, e muito mais. Mas a recíproca jamais será verdadeira.
Portanto, acho que sim, este aspecto de
custos e desdobramento foi levado em conta, não só pelos "fanáticos e ignorantes" do fórum, mas pelas maiores e melhores FAers da Terra, e outras nem tanto.
E eu discordo frontalmente do Pinguim em dizer que as capacidades básicas de uma arma tendem a zero em importância.
TODOS os melhores caças do mundo tem bons ou excelentes números no super trunfo, o que eu acho que na verdade é o início da conversa.
Desconheço um bom caça com pouco alcance, pouca velocidade, pouco teto, pouca capacidade de manobra, poucas armas e pouco desempenho dos seus sistemas.
Mas talvez os suecos tenham descoberto mais essa novidade, o caça ruim que é bom.
Sobre operar desdobrado: