Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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FIGHTERCOM
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#3646
Mensagem
por FIGHTERCOM » Qua Jan 05, 2022 10:33 am
knigh7 escreveu: ↑Ter Jan 04, 2022 8:42 pm
Existem preferências na FAB. No próprio wikileaks evidenciou-se que havia 3 brigadeiros
na FAB que trabalhavam à favor do F-18.
Os processos são complexos, os requisitos divergem, o nível tecnológico entre os programas divergem e programas importantes cuja preferência do Comandante da Força não prevalece.
O mesmo brigadeiro que participou do processo e me passou uma tabela de pesos do FX2 (anos depois do fim do processo, não contendo dados, isso é sigiloso) me disse que com os americanos eles "ficariam presos".
Como nós não somos uma besta como aquele editor no CAVOK, eu não avancei e nem precisaria avançar para discriminar e sopesar aonde havia um problema sério na proposta deles com relação às outras.
Isso vai muito além de briga de engenharia x pilotos. Aliás, ele não era engenheiro, mas sim viera da caça.
Obs: isso vai mudar no Governo Biden? Duvido. Vai ter contrainformação de quem tem interesse em vender ou ter na FAB um caça americano? Sim, vai. E vai se intensificar na medida em que a assinatura de um 2º lote do caça sueco estiver mais próxima.
Veja, também, que não teríamos vida fácil com os franceses (e o Rafale), vide o relato da MB na comissão de defesa.
Entendo a preocupação de alguns quanto ao futuro do Gripen, ou seja, se tornar um AMX 2.0. Mas, no caso do Gripen, temos um caça com custo operacional mais baixo (comparado ao F-18 e Rafale) ao mesmo tempo que temos independência (comparado ao F-18) para modificações e integrações.
Temos que esforçar na aquisição de um segundo lote e paralelamente desenvolver drones para operação conjunta. SE vier um terceiro lote, ótimo, mas não acho que seja necessário.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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#3647
Mensagem
por NaScImEnTToBR » Qua Jan 05, 2022 11:31 am
gabriel219 escreveu: ↑Ter Jan 04, 2022 3:11 am
É ridículo demais essa do custo de hora de vôo. O F-35, depois do vôo, precisa ficar em ambiente climatizado e adicionado uma outra camada para proteger os componentes da fuselagem dele. A Lockheed pensa inclusive em usar CNT's pra mudar isso, mas nos atuais não é possível mais.
Dizer que a hora de vôo do F-35 é menor que a do SH tem que estar com muita nota de dinheiro pra não ver o GAO na frente.
Concordo Gabriel. Tem uma matéria da revista ''Asas'' de Junho 2021 que mostra o valor da hora/voo do F-35 a cerca de US$ 38.655 (confirmado pela Lokheed em 2021)e com base em estimativa feita pela Jane’s em 2012 mencionada na mesma matéria estipulava-se a h/v do Gripen C a 4.700 dólares . Mesmo que o valor da hora de voo do Gripen tenha triplicado, ainda é muito mais barato do que a do F-35. Se eu estiver errado, que me corrijam, pois li que ''O valor de uma hora de voo também varia de acordo com o país operador, a quantidade de horas voadas por ano e até a idade das aeronaves. Em geral, a operação dos primeiros e dos últimos anos é mais cara, se estabilizando durante a fase de maturidade do projeto.''
https://www.edrotacultural.com.br/1-hor ... mil-reais/
OBS:Uma pergunta, como faço pra abrir a notícia aqui no Fórum pro pessoal poder ler? Alguém sabe?
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Viktor Reznov
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#3648
Mensagem
por Viktor Reznov » Qua Jan 05, 2022 1:09 pm
NaScImEnTToBR escreveu: ↑Qua Jan 05, 2022 11:31 am
gabriel219 escreveu: ↑Ter Jan 04, 2022 3:11 am
É ridículo demais essa do custo de hora de vôo. O F-35, depois do vôo, precisa ficar em ambiente climatizado e adicionado uma outra camada para proteger os componentes da fuselagem dele. A Lockheed pensa inclusive em usar CNT's pra mudar isso, mas nos atuais não é possível mais.
Dizer que a hora de vôo do F-35 é menor que a do SH tem que estar com muita nota de dinheiro pra não ver o GAO na frente.
Concordo Gabriel. Tem uma matéria da revista ''Asas'' de Junho 2021 que mostra o valor da hora/voo do F-35 a cerca de US$ 38.655 (confirmado pela Lokheed em 2021)e com base em estimativa feita pela Jane’s em 2012 mencionada na mesma matéria estipulava-se a h/v do Gripen C a 4.700 dólares . Mesmo que o valor da hora de voo do Gripen tenha triplicado, ainda é muito mais barato do que a do F-35. Se eu estiver errado, que me corrijam, pois li que ''O valor de uma hora de voo também varia de acordo com o país operador, a quantidade de horas voadas por ano e até a idade das aeronaves. Em geral, a operação dos primeiros e dos últimos anos é mais cara, se estabilizando durante a fase de maturidade do projeto.''
https://www.edrotacultural.com.br/1-hor ... mil-reais/
OBS:Uma pergunta, como faço pra abrir a notícia aqui no Fórum pro pessoal poder ler? Alguém sabe?
Acho que o fórum aqui só suporta essa funcionalidade com PDFs. Mas é realmente esse valor aí mesmo. As fontes que eu li afirmam que ficam entre 33 mil e 39 mil dólares.
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Túlio
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Contato:
#3649
Mensagem
por Túlio » Qua Jan 05, 2022 1:19 pm
Viktor Reznov escreveu: ↑Qua Jan 05, 2022 1:09 pm
NaScImEnTToBR escreveu: ↑Qua Jan 05, 2022 11:31 am
OBS:Uma pergunta, como faço pra abrir a notícia aqui no Fórum pro pessoal poder ler? Alguém sabe?
Acho que o fórum aqui só suporta essa funcionalidade com PDFs. Mas é realmente esse valor aí mesmo. As fontes que eu li afirmam que ficam entre 33 mil e 39 mil dólares.
Já eu nem entendi a pergunta: seria algo como o botão SHARE que há em vários sites que, quando clicado, abre uma janela para a conta da gente numa determinada rede social e, após nos logarmos lá, permite um link até com comentários (caso do Twitter)?
Nunca nos interessou ter isso, e sempre que há uma atualização maior eu pergunto em público - tópico tipo ANÚNCIO - se há algo que os Foristas gostariam que fosse acrescentado. Como ninguém nunca sugere nada, por mim está ao gosto de todos, todas e todes.
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#3650
Mensagem
por Pablo Maica » Qui Jan 06, 2022 11:38 am
Pessoal da LM tem que dar uma segurada nessa propaganda, pq do jeito que eles dizem que a curva do custo da hora de voo do F-35 vai indo, em 5 anos o custo vai ser negativo. Você voa 1 hora no F-35 e a sua força aérea recebe 3 ou 4 mil dólares, vão ter que dar um jeito do F-35 minerar criptomoedas em voo.
Um abraço e t+
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#3651
Mensagem
por knigh7 » Seg Jan 24, 2022 7:34 pm
(CNN)The pilot of a US F-35 jet ejected as his jet crashed on the deck of the USS Carl Vinson aircraft carrier in the South China Sea injuring seven, the US Pacific Fleet said in a statement Monday.
The pilot was conducting routine flight operations when the crash happened. They safely ejected and were recovered by a military helicopter, Pacific Fleet said. The pilot is in stable condition.
Six others were injured on the deck of the carrier. Three required evacuation to a medical facility in Manila, Philippines, where they are in stable condition, according to Pacific Fleet. The other three sailors were treated on the carrier and have been released.
The cause of what the statement called a "inflight mishap" is under investigation.
https://edition.cnn.com/
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Viktor Reznov
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#3653
Mensagem
por Viktor Reznov » Seg Jan 24, 2022 9:30 pm
Resta saber se esse acidente no USS Carl Vinson foi cagada do piloto e da equipe de vôo como ocorreu no HMS Queen Elizabeth.
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#3655
Mensagem
por Pablo Maica » Qui Jan 27, 2022 11:21 am
"Pessoal qual sua especialidade na pesca?
Pescador 1 - Carangueijo real no mar de Bering
Pescador 2 - Atum gigante no litoral australiano
Pescador 3 - F-35 no mar do sul da China"
Um abraço e t+
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Viktor Reznov
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#3656
Mensagem
por Viktor Reznov » Qui Jan 27, 2022 3:54 pm
Pelo menos ele flutua.
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Guilherme
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#3658
Mensagem
por Guilherme » Qui Fev 10, 2022 1:41 pm
Eu esperava mais de uma aeronave cujo projeto tem um custo estimado em 1,7 trilhão de dólares para seu ciclo de vida.
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gabriel219
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#3659
Mensagem
por gabriel219 » Qui Fev 10, 2022 2:08 pm
Sabe o que mais me incomoda em tudo no F-35? É ele apenas poder sustentar vôo supersônico por um curto período de tempo. A não ser que tenham mudado isso, ele só sustenta por 60 segundos. Isso é um problema no projeto e muito se deve as mudanças de requisito com projeto em andamento.
Lembro que a desculpa que dão é que em missões no Vietnam, os caças da USAF e US Navy só voavam, na maioria das vezes, em Mach 0.8 e isso chegou a se repetir na Guerra do Golfo, porém vale lembrar que no Vietnam eles praticamente enfrentaram em combates WVR e a Força Aérea Iraquiana era nula na época da Guerra do Golfo, havia sido dizimada pela IRAF anos antes.
Vôo supersônico é de extrema importância em combates ar-ar, especialmente BVR, por aumentar a eficácia e o alcance dos mísseis, além das próprias manobras e o famoso cracking manouver para fugir dos mísseis inimigos.
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Strike
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#3660
Mensagem
por Strike » Sáb Fev 19, 2022 3:30 am
Apesar de alguns "pesares" chegaram a 900° fuselagem de F-35 produzida e contando......
Northrop Grumman entrega a 900ª fuselagem central no programa F-35
A empresa de tecnologia aeroespacial e de defesa Northrop Grumman alcançou um novo marco de entrega no programa de caças F-35 Lightning II, com a entrega da 900ª fuselagem central da aeronave nesta semana.
A Northrop Grumman usa sua linha de montagem integrada (IAL) para fornecer fuselagens centrais do F-35 para três variantes exclusivas de aeronaves.
Em um comunicado, a empresa disse: “A IAL é uma instalação de produção de classe mundial que usa o que há de mais moderno em automação e robótica para entregar grandes esforços de produção de aeronaves em escala”.
A Northrop Grumman está associada como principal parceira da Lockheed Martin no projeto, desenvolvimento, produção e manutenção dos caças F-35 Lightning II para os EUA e outros países aliados.
O F-35 é um caça furtivo, supersônico e multifuncional disponível em três variantes, ou seja, F-35A, F-35B e F-35C.
De acordo com a Northrop Grumman, cerca de 600 aeronaves F-35 estão operando atualmente em 26 bases e porta-aviões em todo o mundo. A frota total também ultrapassou mais de 350.000 horas de voo acumuladas.
Sob o programa F-35, a Northrop Grumman entrega a fuselagem central, o radar de controle de fogo AN/APG-81 Active Electronically Scanned Array (AESA), o AN/AAQ-37 Distributed Aperture System (DAS), o conjunto de aviônicos AN/ASQ-242 de Comunicações, Navegação e Identificação (CNI), entre outros.
No início deste mês, o Comando de Logística das Forças de Defesa da Finlândia assinou US$ 9,4 bilhões em contratos para 64 aeronaves F-35A e serviços de manutenção.
https://www.cavok.com.br/northrop-grumm ... grama-f-35
Brava Gente Brasileira ..!