Walter, se entendi corretamente, o projeto do navio será fechado no final de 2017, com quilha batida em 2018 e lançado ao mar somente em 2020? É isso? No caso, a avaliação de mar pode durar entre 1 e 2 anos, o que significa que o primeiro navio da classe será entregue formalmente ao setor operacional apenas em 2021/2022.WalterGaudério escreveu:Luz no fim do Túnel?????
Reunião finalizada no início desta tarde em Brasília parece ter decidido um cronograma para as corvetas classe CV 03. Sai no quarto bimestre de 2017 o primeiro navio com testes em 2020 e encomenda das demais a partir de 2021. Dependendo da conjuntura em 2020 poderão ser encomendadas mais 1 ou 2 unidades.
A partir deste ano começarão a ser prospectados novos parceiros/fornecedores para o projeto.
Neste caso, se estiver correto, os 3 navios restantes terão suas quilhas batidas somente a partir de 2023, o que significa estarem operacionais na MB, em um cenário entre produção, lançamento ao mar e avaliação, tomando por base a CV-3 01, respectivamente, nos anos de 2028, 2029 e 2030.
Se houver mais 1 ou 2 undes encomendadas, estas só chegam para lá de 2030. Ou seja, vamos estar colocando dinheiro em um projeto para apenas 5/6 navios, em um período de 15 anos.
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E dos quais, suponho, não se pode contar necessariamente com evoluções mais desenvoltas para os últimos a serem lançados, já que seriam encomendados ainda com base nas avaliações da unidade inicial ainda em 2020. Isto para navios que estariam entrando em operação na década de 2030.
Então eu volto a questionar novamente: vale a pena? Do ponto de vista geoestratégico, com certeza, mas, e do resto?
Faço voz também aqui no sentido de que, se houve uma decisão para a CV-3, porque não para o NaPaOc, que basicamente usa o casco da Barroso e seria, em tese, um navio muito mais simples e mais barato de se manter e produzir, e penso, bem mais urgente para nossa realidade do que as CV-3, que indiferente aos seus resultados, poderão contar, se tudo der certo, com as fragatas usadas dos negócios do Prosuper talvez ainda antes de 2020? Afinal, qual é a pressa da MB em relação a estes navios? E porque o NaPaOc BR não recebe a mesma atenção, visto que seriam 12 undes a serem construidas por aqui mesmo?
abs.