Claro se não for pedir de mais so para ficar mas claro
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Vlws Abraços
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cicloneprojekt escreveu:Alexandre Beraldi escreveu:Bolovo,
Bom, mas deixando os Brigadeiros gagá para lá, creio que a aquisição destes meios seria bem interessante num eventual quadro de substituição total dos helicópteros mais antigos. Se fosse feito de forma RACIONAL seria muito bom. Até imagino o seguinte:
FAB:
Treinamento: Robinson R-22 ou EC-120
SAR/CSAR: UH-60L Blackhawk
Transporte Pesado (Amazônia) : Mi-26
Show....
Beraldi, desconsidere o R-22. A FAA está investigando o desenho das Pás do rotor principal, pois de 2001 até 2005 forma no território continental americano cerca de 11 acidentes. No Brasil de 2002 até 2006(início do ano cerca de 5-incluido o que vitimou o R Amaro da TAM.
Na sua classe sobra mesmo o Sweizer 300.
sds
Walter
Alitson escreveu:E teríamos a força de Helis mais Feia e incompatível em sistemas do mundo!!!!!!!!!!
Sideshow escreveu:Para completar a lista do Tulio a FAB compra o Tunnan e o Condor.
Alexandre Beraldi escreveu:Bolovo escreveu:É Beraldi, mas vê quanto custa operar três Baikal se comparado com um só Blackhawk. Tem um rapaz aí post atrás, que disse que um coronel russo (?!) falou que operar um Baikal é mais caro do que operar um similar ocidental, ou seja, se operar um Baikal já seria mais caro que operar um só Blackhawk, imagina operar três deles? Entende? O que importa nem é comprar, mas sim operar.
Pois é, Bolovo
Um Blackhawk leva treze combatentes sentados, mais os dois mecânicos de vôo/atiradores. Se tirar os bancos e apertar bem, dá para colocar uns dezesseis, só que diminui o conforto e, principalmente, a velocidade de desembarque.
Acontece que um Pelotão de Infantaria Leve tem 32 combatentes. Então para carregar um Pel Inf Lv você vai precisar de DOIS Blackhawk. Para fazer assalto aéreo com validade militar, você vai precisar carregar uma Companhia de Infantaria Leve, que são três Pelotões de Fuzileiros mais um Pelotão de Apoio/Comando. Para isso você vai precisar de OITO Blackhawk. Com oito Blackhawk você faz um assalto de nível Companhia...
Um Mi-171 leva até 36 combatentes nas mesmas codições do Blackhawk, ou seja, com o povo sentado na mochila. Dá para você levar UM PELOTÃO INTEIRO em CADA Mi-171. Para você fazer um assalto aéreo nível Companhia, você vai precisar só de QUATRO Mi-171. Custo x Benefício...
Com US$ 60 milhões você compra 12 Mi-171 e pode fazer um Assalto Aéreo de nível Batalhão (com 3 Companhias completas de Inf Lv). Você vai usar 12 helicópteros, vinte e quatro pilotos e vinte e quatro mecânicos de vôo.
Para fazer um Assalto Aéreo nível Batalhão com o Blackhawk você vai precisar de 24 helicópteros, 48 pilotos e 48 mecânicos de vôo. Só em preço de aeronave seriam entre US$ 216 e 240 milhões !!! E quanto combustível gastam 24 Blackhawk comparados com 12 Mi-171 ??? Quanta manutenção precisam 24 Blackhawk comparado com o que precisa 12 Mi-171 ??? Quanto custa treinar DUAS VEZES MAIS pilotos e mecânicos de vôo ??? Qual a validade militar de expor a risco duas vezes mais tripulações treinadas para cumprir uma mesma missão???
O importante não é só ver quanto custa operar. O importante é ver o que vai proporcionar o sistem e como ele pode ser usado. Se você for pensar só em termos de custo de operação, é muito mais barato você operar um Robinson 22 do que um Blackhawk... Mas o que te oferece o Robinson 22 em termos de emprego real de sua capacidade ??? Entendeu ?![]()
É mais ou menos o que penso quando falam do custo de operação de um Gripen e de um SU-35. Mas sem querer cutucar você especificamente, só estou fazendo uma comparação. É óbvio que o Gripen, sendo um monomotor e leve é mais barato de operar. Mas, transcedendo a explicação que fiz sobre o Blackhawk e o Mi-171, como fica esse custo de operação quando observamos a capacidade de carga bélica, o espaço para eletrônica e o raio de operação das duas aeronaves? Veja bem, se ambas as aeronves são modernas e dispõe dos mesmos meios em termos qualitativos, é razoável se pensar que o SU-35 será mais econômico, pois precisará de menos vôos ou menos aeronaves para lançar uma quantidade X de munição sobre um alvo; que para isso serão necessários menos pilotos ou menos horas de vôo; que ele irá mais longe sem precisar de REVO (aí entra o custo de outro avião, outra tripulação, outra manutenção para sanar uma deficiência de uma aeronave em relação a outra), etc.... Mas isso já é papo para outro tópico...
tulio escreveu:Alitson escreveu:E teríamos a força de Helis mais Feia e incompatível em sistemas do mundo!!!!!!!!!!
Se é para ser BONITO, proponho a Ferrari Testarossa para equipar a Cavalaria Blindada do EB, o P51 Mustang pra FAB e o iate do falecido Onassis pra MB; se é para ser BOM, mantenho o que propus...![]()
E talvez não nos seja conveniente sermos 'compatíveis' com o dono da coleira, que imagino ser a quem te referes...
Bolovo escreveu:Tulio, ficou tudo muito lindo. Mas a gente se ferra, né? O que fazer com TROCENTOS mil helicopteros NOVOS que sobraram (Blackhawk, Cougar, Fennec, Panteras)?
Alitson escreveu:Bolovo escreveu:Tulio, ficou tudo muito lindo. Mas a gente se ferra, né? O que fazer com TROCENTOS mil helicopteros NOVOS que sobraram (Blackhawk, Cougar, Fennec, Panteras)?
a gente vende pros russo, quem sabe eles queram bons helis!!!!
Alitson escreveu:Bolovo escreveu:Tulio, ficou tudo muito lindo. Mas a gente se ferra, né? O que fazer com TROCENTOS mil helicopteros NOVOS que sobraram (Blackhawk, Cougar, Fennec, Panteras)?
a gente vende pros russo, quem sabe eles queram bons helis!!!!