Enviado: Seg Ago 21, 2006 11:43 am
Mikhail Simonov was stung by press criticism that this machine was appearing at airshows doing tailslides and Cobras without any underwing stores. So it was promptly fitted with a representative warload consisting of (from port wingtip) - AA-11, AA-11, AA-10, Kh-31P, 6 x OFAB-100-120 bombs on a MER fitted to the port lower intake, KAB-500KR on centreline pylon, Kh-29T on lower Stbd intake, Kh-59M, RVV-AE, AA-11, AA-11 and still did its full show routine! A similar performance was witnessed at an airshow where the Landing Gear could not retracted in a Su-37, but Yevgeny Frolov still went on do perform the show routine without any changes!
Ninguém vai a um show aéreo destes prá ficar fazendo passagens "normais". "full show routine" quer dizer "full show routine", nada menos que isso. Se prá outros aviões não dá, é uma pena.
A supermanobrabilidade e manobras de shows áreos são feitas sem cargas externa, no máximo 02 mísseis ar-ar, e 50% de combustível ou menos, esta não é a realidade operacional, caças com peso de decolagem beirando o máximo permitico, vão ficar restritos a manobras em até 05 g´s, e velocidades baixas e médias, nada de sair voando por aí a MACH 02 em missões típicas, somente em configuração CAP, um caça deve ter em mente este tipo de manobra;
Já coloquei lá acima que essa não é a realidade para os SU-3X + TVC. Muito obviamente que um SU-3X com máx comb e full load não vai ficar voando a + mach 1 e dando cambalhotas, mas ter esta possibilidade sempre será uma vantagem, sempre. Para os que não podem resta o despeito e ficar olhando.
Se quiser provar o contrário, mostre um caso de um caça que faça o seu "show" com uma carga destas ou com o trem de pouso baixado. O resto é o resto. Ah, já sei, não precisa ser manobrável, né?
Uma missão de ataque, deve-se levar o mínimo necessário pra cumprir a missão, o menor número de bombas e cargas externas. A não ser se vc tiver total controle do espaço aéreo e ausência de sistemas AAé adversários.
...E, sendo assim, um caça com uma carga que, para tal caça, seja muito leve, poderá manter seu desempenho de vôo praticamente inalterado, ao passo que um caça inferior, com esta mesma carga, terá sua capacidade degradada em muito maior grau. Daí vem escolta, KC, ter que voar perto da base.... ou deixar os alvos mais distantes intactos e outra restrições dos caças restritos em seu desempenho por cargas de poucas toneladas.