Fx em 2007!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#361 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jan 30, 2005 9:02 pm

ZeRo4 escreveu:alguns tipos de armamento que só os Russos estariam "dispostos" a nos vender.

Será?! Será?!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#362 Mensagem por Slip Junior » Dom Jan 30, 2005 9:10 pm

ZeRo4 escreveu:Não existe uma demanda hj Slip, porém num futuro não muito distante pode haver sim demanda para alguns tipos de armamento que só os Russos estariam "dispostos" a nos vender.

Concordo, mas acho que você também há de convir que enquanto existe uma "possibilidade" de tal demanda, já existe um mercado para armamento israelense na América Latina.

Ficou meio estranho né ?! Pense assim... num cenário na América Latina, se contássemos com 12 Su-35, 12 Gripens ou 12 F-16 acredito que o resultado final seria o "mesmo" com vantagens para o Gripen e F-16 por serem mais baratos de se operar e mais baratos para a FAB adaptar ao seu uso...
(.... resumi para ocupar menos espaço...)
Isso traria um ganho descomunal para a FAB que com certeza passaria a ser uma das melhores força aérea do hemisfério sul.

Concordo.

Slip Junior escreveu:Também não entendi... mas pois bem, na minha opinião o Su-35 "já foi", o que eu mais defendo agora é realmente a compra de F-16 usados e mais para frente a entrado do Brasil no Pak-FA

Ok. Não tenho também nada do que discordar aqui. É uma boa opção.

Abraços

Marcelo Reis Batista
Intermediário
Intermediário
Contato:

#363 Mensagem por Marcelo Reis Batista » Dom Jan 30, 2005 9:12 pm

o que ?
submarinos nucleares com alguns misseis balisticos de longo alcance?
misseis anti-satelites lançados atravez do SU-35 que tem alcance medio de 500 kilometros?
basta ter 12 superinvensiveis armados com estes misseis que o dia que a OTAN que eles iam ficar totalmente cegos, por que muito dependentes da guerra em rede.
nao me lembro aonde eu li isso mais eu ja li isso uma vez. :lol:

Carlos Mathias

#364 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 30, 2005 9:25 pm

Olha, eu não respondi assim especificamente e exatamente a cada um dos colegas, cada um que ler saberá a quem estou me referindo. No caso do PL-8 por exemplo, que foi citado como exemplo de cooperação, esta arma é feita aqui? Alguma parte? Um parafuso?
O MICA foi citado muito assim... de passagem pelos franceses, a proposta russa fala claramente nesta possibilidade, mormente no final da licitação onde começou o vale-tudo.
Sobre Aeroeletrônica o que eu quiz dizer é que este exemplo de cooperação está muito longe da ponta do assunto e eu não esperava nada além de realmente as telas multi-função.
Sobre usados continuo achando que deveríamos procurar um que ainda assim tivesse alguma chance de acesso tecnológico e certamente embarcar num projeto tipo PAK-FA.

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#365 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jan 30, 2005 9:28 pm

Carlos Mathias escreveu:No caso do PL-8 por exemplo, que foi citado como exemplo de cooperação, esta arma é feita aqui? Alguma parte? Um parafuso?

Por que Causa, Motivo, Razão ou Circunstância uma arma que os Chineses compraram a Licensa seria fabricada aqui?!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Carlos Mathias

#366 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 30, 2005 9:46 pm

Pô, assim não dá. O PL-8 foi citado como exemplo de cooperação tecnológica com referência a um assunto relativo ao Brasil, que seria teoricamente possível também ao referido país(O Brasil), seria exemplo de que o Brasil tem acesso, ou teria, a tecnologias missilísticas da mesma maneira que o citado beneficiado acima( A China). Pois bem, como contra argumento pergunto: Que partes deste ou de qualquer arma AA são produzidas aqui(No Brasil) fruto deste mesmo tipo de cooperação tecnológica?( Brasil X Israel) que supostamente teríamos chance iguais?
Ô Finken, tú tá de sacanagi comigo né não?
[033] [018]

Slip Junior
Sênior
Sênior

#367 Mensagem por Slip Junior » Dom Jan 30, 2005 10:05 pm

Carlos Mathias, pra mim também tá dificil de entender essa analogia que você está tentando fazer!

Então vou te fazer uma pergunta para ver se eu entendo o que você está falando:

Como você gosta de falar que a produção local de armamento russo nos mesmos moldes que acontece na China e na India é algo que possa vir a acontecer caso o Super Flanker venha a ser definido como novo caça da FAB, gostaria de te devolver a perguntar:

Que partes do R-73 ou de qualquer arma AA russa são produzidas aqui(No Brasil) fruto deste mesmo tipo de cooperação tecnológica?( Brasil X Rússia) que supostamente teríamos chance iguais?

Álias, a sua pergunta (que eu não entendi) poderia ser respondida com a resposta "O sensor do MAA-1, pelo que tudo indica, foi originalmente importado da Kentron e depois nacionalizado e possui uma grande semelhança com os presentes nos mísseis A-Darter e Python 3 o que, por sua vez, sugere a já existência de parcerias nessa área"?

Abraços

Carlos Mathias

#368 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 30, 2005 11:02 pm

Assim não dá, entenderam tudo errado. Eu não defendo o armamento russo em si, eu defendo aquele que possa REALMENTE ser produzido/licenciado aqui, nenhum é produzido aqui justamente por causa deste paradigma de material ocidental e graças a isso nosso MAA patina a trocentos anos e a China já tem um míssil desta categoria à muito mais tempo. Agora, realmente do R-73 neca, mas em termos de cooperação espalcial por exemplo - vulgo VLS - área sensibilíssima, já estamos colhendo frutos bastante claros e não apenas "se", "talvez". O sensor do MAA1 é do mesmo nível do Python 4/5/MICA/AIM9X? Não, é óbvio, estou falando de ponta e portanto o que eu acho é que devemos deixar de lado o preconceito ou seja lá o que for e deixar de guiarmo-nos apenas pelo que nos é dito e experimentar realmente o que é o material oriental. Se no final chegarmos a conclusão que não presta, fim, mas ficar conjecturando e amarrados aos mesmos de sempre e sempre lá atráz da fila tecnológica apenas por razões ideológicas não concordo. Qualquer material, desde que se possa ter acesso a tecnologia, seja americano, sueco, sul-aficano, israelense, qualquer um, desde que com a vantagem tecnológica ou compartilhamento desta e pelo que eu lembre, no FX fora os russos ninguém acenou com tantas chances.

Slip Junior
Sênior
Sênior

#369 Mensagem por Slip Junior » Dom Jan 30, 2005 11:46 pm

Carlos Mathias escreveu:Assim não dá, entenderam tudo errado. Eu não defendo o armamento russo em si, eu defendo aquele que possa REALMENTE ser produzido/licenciado aqui, nenhum é produzido aqui justamente por causa deste paradigma de material ocidental e graças a isso nosso MAA patina a trocentos anos e a China já tem um míssil desta categoria à muito mais tempo.

Carlos Mathias, não importa se é russo, polonês, tcheco, canadense, sueco ou australiano; nenhuma indústria irá fazer linha de montagem alguma aqui se a mesma não for viável economicamente. Não me lembro inclusive de ter ouvido relato algum de que a Aeronáutica no passado tivesse interesse algum em produzir sob licença qualquer míssil no país.

Agora, realmente do R-73 neca, mas em termos de cooperação espalcial por exemplo - vulgo VLS - área sensibilíssima, já estamos colhendo frutos bastante claros e não apenas "se", "talvez".

Se vamos considerar outras áreas, então deveríamos fazer uma linha de montagem de algum míssil da EADS! Sim, porque já temos parcerias com os alemães na área há muito mais tempo do que com os russos sendo que inclusive os frutos dessa parceria já estão bem mais maduros; também tivemos uma longa e produtiva parceria com os alemães na área nuclear.

O sensor do MAA1 é do mesmo nível do Python 4/5/MICA/AIM9X? Não, é óbvio, estou falando de ponta e portanto o que eu acho é que devemos deixar de lado o preconceito ou seja lá o que for e deixar de guiarmo-nos apenas pelo que nos é dito e experimentar realmente o que é o material oriental.

O sensor do MAA-1 é dado como equivalente ao do Python 3, AIM-9L e outros mísseis de terceira geração o que é ótimo para um primeiro projeto, não concordo?

E não me lembro de ter lido ninguém questionar em momento algum a qualidade do armamento oriental para você falar em preconceito.

Abraços

fredom
Sênior
Sênior

#370 Mensagem por fredom » Seg Jan 31, 2005 12:18 am

O sensor do MAA-1 é dado como equivalente ao do Python 3, AIM-9L e outros mísseis de terceira geração o que é ótimo para um primeiro projeto, não concordo?

E não me lembro de ter lido ninguém questionar em momento algum a qualidade do armamento oriental para você falar em preconceito.

Abraços

o sensor da ultima versão do piranha possivelmente é o mesmo do A-Darte, o problema é que a capacidade de processamento do missil e sua manobrabilidade são muito inferior ao sul-africano.

Imagem
ZeRo4
Sênior
Sênior

#371 Mensagem por ZeRo4 » Seg Jan 31, 2005 3:36 am

Eu duvido e muito que o sensor IR do MAA-1 seja o mesmo do A-Darter, até pq o A-Darter nem está pronto, parece que a Denel está precisando de parceiros para finalizar o A-Darter o e o T-Darter, o sensor do MAA-1 deve ser parecido com o do U-Darter, mais "piorado".

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#372 Mensagem por talharim » Seg Jan 31, 2005 12:07 pm

Força na terra

Aumentou o clima de descontentamento no Alto Comando da Aeronáutica com a chegada do Airbus presidencial, comprado por US$ 57 milhões – e com dinheiro a ser extraído das verbas da Força. Hoje, apenas 30% dos aviões da FAB possuem condições de vôo. Todo o restante do equipamento está a espera de dinheiro para comprar peças de reposição. E os aviões que estão voando, por sua vez, estão no ar com peças canibalizadas dos que estão parados nos hangares.

Senhores,se isto for verdade se trata da melhor hora para haver aquele ataque em massa da OTAN +Tigres Asiáticos +Russia +China+Mercenários Latinoamericanos para tomarem a Amazonia de nós,e deviam aproveitar tambem e tomar toda a regiao Nordeste também

Bandos de políticos FDP @#$%¨$#$%¨$# que nós temos :evil:

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Slip Junior
Sênior
Sênior

#373 Mensagem por Slip Junior » Seg Jan 31, 2005 12:22 pm

ZeRo4 escreveu:Eu duvido e muito que o sensor IR do MAA-1 seja o mesmo do A-Darter, até pq o A-Darter nem está pronto, parece que a Denel está precisando de parceiros para finalizar o A-Darter o e o T-Darter, o sensor do MAA-1 deve ser parecido com o do U-Darter, mais "piorado".

ZeRo4, eu imagino que não seria certo afirmar que o sensor do MAA-1 seria um versão piorada do U-Darter. Digo isso porque os dois artigos sérios que já li sobre o Piranha sugerem que o sensor ou teria a mesma capacidade do U-Darter/Python 3 (o que acho que seja mais possível) ou até mesmo o do A-Darter.

Vou deixar abaixo os links para os dois artigos para que você leia e tire suas próprias conclusões:

http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... c&start=12

http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/Piranha.htm

Abraços

fredom
Sênior
Sênior

#374 Mensagem por fredom » Seg Jan 31, 2005 1:42 pm

e é como eu falei o Brasil tem um acordo de cooperção tecnologica no desenvolvimento de misseis com a africa do sul, e exatamente por causa deste acordo é que o eu acho que o piranha utilize a cabeça de busca do A-Darte ou uma versão um pouco inferior a esta

Imagem
ZeRo4
Sênior
Sênior

#375 Mensagem por ZeRo4 » Seg Jan 31, 2005 2:18 pm

Slip,

Valeu pelos dois artigos, o da Koslowa eu já tinha tido a oportunidade de ler, mas o do Informar também é bastante explicativo. Mas parece que eu não "errei" muito no chute, na minha opinião o sensor do MAA-1 deve ser o mesmo do U-Darter, quando eu disse "piorado" deveria ter escrivido "downgraded" como pratica é comum dos Ocidentais ao vender sistemas para países "aliados", fica evidente que não conheço a África do Sul, mas se tomarmos os EUA como exemplo teríamos a dupla AIM-9L/AIM-9P

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Responder