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Re: Rafale BR - News

Enviado: Qui Mar 20, 2008 10:09 pm
por orestespf
PRick escreveu:
BlInDaDo-BR escreveu: Interessante a defesa do Prick ao Rafale....Me perdoem mais não resisti e quero deixar minha humilde opinião!!!

Os considerados melhores caças do mundo, os F-22 sairam um projeto caríssimo até para a USAF, que estão investindo forças em um caça mais em conta que é o F-35, e que mesmo assim está se transformando em um investimento caríssimo, fazendo com que investidores mundiais(no projeto) diminuam suas encomendas, é claro que o Rafale não chega a ter o preço exorbitante desses caças, mas se formos colocar na balança é um dos mais caros do mundo e com um agravante que não conseguiu boas vendas em nenhuma concorrência mundial...será por que??(só estou perguntando, não fiquem bravos!! :roll: :roll: :lol: )...Mas enfim, será que investir no Rafale não pode ser uma furada??...Pois são caros, não conseguiram emplacar boas vendas em concorrêcias internacionais(me parece que "pegando o gancho do Orestes" os Franceses estão desesperados por parceiros para dividir os gastos em um projeto duvidoso)..eu disse duvidoso!!! Não ruim!!....ou seja, transfere tecnologia da parte eletrônica de um submarino de bons anos de uso (pois, já trabalham em projeto de novo submarino) e exigindo a compra de um caça altamente rejeitado em concorrências internacionais e bem caro....digo isso por que muitos países estão correndo de projetos gastadores, como abordei no começo....Será viável investir em um caça com um custo benefício duvidoso??? :?: :?: [005] [000]
O problema é que pela sua linha de pensamento, o SU-35-1, ainda seria mais arriscado. E os caças dos EUA, citados não estão disponíveis. E os disponíveis são inferiores ou tão ou mais caros, e estão em final de carreira, assim, seu pensamento, não soma muito para a decisão final. :wink:

[ ]´s

Calma, PRick, este que postou não é o Orestes, não bata no nosso colega BlInDaDo-BR, o cara é gente boa, está dando sua opinião, vamos respeitá-la, pows!!! :D :D :D

Abração,

Orestes

PS: Óh, já pedi arrego, vamos fazer as pazes!! :D

Re: Rafale BR - News

Enviado: Qui Mar 20, 2008 10:40 pm
por Anderson TR
PRick escreveu:
BlInDaDo-BR escreveu: Interessante a defesa do Prick ao Rafale....Me perdoem mais não resisti e quero deixar minha humilde opinião!!!

Os considerados melhores caças do mundo, os F-22 sairam um projeto caríssimo até para a USAF, que estão investindo forças em um caça mais em conta que é o F-35, e que mesmo assim está se transformando em um investimento caríssimo, fazendo com que investidores mundiais(no projeto) diminuam suas encomendas, é claro que o Rafale não chega a ter o preço exorbitante desses caças, mas se formos colocar na balança é um dos mais caros do mundo e com um agravante que não conseguiu boas vendas em nenhuma concorrência mundial...será por que??(só estou perguntando, não fiquem bravos!! :roll: :roll: :lol: )...Mas enfim, será que investir no Rafale não pode ser uma furada??...Pois são caros, não conseguiram emplacar boas vendas em concorrêcias internacionais(me parece que "pegando o gancho do Orestes" os Franceses estão desesperados por parceiros para dividir os gastos em um projeto duvidoso)..eu disse duvidoso!!! Não ruim!!....ou seja, transfere tecnologia da parte eletrônica de um submarino de bons anos de uso (pois, já trabalham em projeto de novo submarino) e exigindo a compra de um caça altamente rejeitado em concorrências internacionais e bem caro....digo isso por que muitos países estão correndo de projetos gastadores, como abordei no começo....Será viável investir em um caça com um custo benefício duvidoso??? :?: :?: [005] [000]
O problema é que pela sua linha de pensamento, o SU-35-1, ainda seria mais arriscado. E os caças dos EUA, citados não estão disponíveis. E os disponíveis são inferiores ou tão ou mais caros, e estão em final de carreira, assim, seu pensamento, não soma muito para a decisão final. :wink:

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Não disse que os caças Norte Americanos estavam disponíveis, o que eu disse é que são caros...e que nem eles mesmos estão conseguindo bancar os custos....O F-35 é outro exemplo disso, nações com maiores orçamentos em defesa estão diminuindo suas encomendas devido aos custos....E o Brasil deveria embarcar em um caça caro como o Rafale e que não conseguiu vencer nenhuma concorrência!!!
A India por exemplo, está comprando mais caças SU-30MK (MKI) que já são fabricados por lá e participam do projeto PAk-FA... a Malásia está recebendo novos Su-30MK e me parece que vão comprar mais...Por que não compraram ou compram o Rafale??...Ninguem no mundo compra Rafale (ha não ser a FA Francesa) e o Brasil tem que comprar??....Claro que vão comentar sobre a logística dos caças Russos mais a India é um exemplo disso(Seus caças possuem códigos abertos para uso de componentes ocidentais)....E vale lembrar que os equipamentos Russos ficaram quase 20 anos sem um investimento forte devido a crises políticas e econômicas, e por isso estão saindo de uma letargia e falta de orçamento, para um retorno aos velhos tempos de investimentos pesados, pois, a economia Russa é uma das que mais cresce nos últimos anos....e além do mais eles necessitam de parcerias de fato, pois os EUA estão cada vez mais próximo deles com intenção até de colocar escudos anti-mísseis em suas divisas e atazanando seus interesses desde o Iraque até o Kosovo. [006]....Entre um Rafale(presisando de revisão) e um Su 30MKI eu prefiro o Su30MKI e a adesão ao Su-35-1, Por que desde a época dos temíveis pequenos Mig(s) que a Indústria bélica Russa sempre deu certo...Seria uma boa chance para a gente Ocidentalizá-la :mrgreen: :mrgreen: :lol: ....

Re: Rafale BR - News

Enviado: Qui Mar 20, 2008 10:46 pm
por Anderson TR
PRick escreveu:
BlInDaDo-BR escreveu: Interessante a defesa do Prick ao Rafale....Me perdoem mais não resisti e quero deixar minha humilde opinião!!!

Os considerados melhores caças do mundo, os F-22 sairam um projeto caríssimo até para a USAF, que estão investindo forças em um caça mais em conta que é o F-35, e que mesmo assim está se transformando em um investimento caríssimo, fazendo com que investidores mundiais(no projeto) diminuam suas encomendas, é claro que o Rafale não chega a ter o preço exorbitante desses caças, mas se formos colocar na balança é um dos mais caros do mundo e com um agravante que não conseguiu boas vendas em nenhuma concorrência mundial...será por que??(só estou perguntando, não fiquem bravos!! :roll: :roll: :lol: )...Mas enfim, será que investir no Rafale não pode ser uma furada??...Pois são caros, não conseguiram emplacar boas vendas em concorrêcias internacionais(me parece que "pegando o gancho do Orestes" os Franceses estão desesperados por parceiros para dividir os gastos em um projeto duvidoso)..eu disse duvidoso!!! Não ruim!!....ou seja, transfere tecnologia da parte eletrônica de um submarino de bons anos de uso (pois, já trabalham em projeto de novo submarino) e exigindo a compra de um caça altamente rejeitado em concorrências internacionais e bem caro....digo isso por que muitos países estão correndo de projetos gastadores, como abordei no começo....Será viável investir em um caça com um custo benefício duvidoso??? :?: :?: [005] [000]
O problema é que pela sua linha de pensamento, o SU-35-1, ainda seria mais arriscado. E os caças dos EUA, citados não estão disponíveis. E os disponíveis são inferiores ou tão ou mais caros, e estão em final de carreira, assim, seu pensamento, não soma muito para a decisão final. :wink:

[ ]´s
Entre um Rafale(precisando de revisão) e um Su 30MK eu prefiro o Su30MKB..(hehe MKB) (como intermediário) e a adesão ao Su-35-1, Por que desde a época dos temíveis pequenos Mig(s) que a Indústria bélica Russa sempre deu certo e é respeitada...Seria uma boa chance para a gente Ocidentalizá-la :mrgreen: :mrgreen: :lol: ....

Re: Rafale BR - News

Enviado: Qui Mar 20, 2008 11:25 pm
por Benke
egos estremecem paz

Re: Rafale BR - News

Enviado: Qui Mar 20, 2008 11:36 pm
por Immortal Horgh
orestespf escreveu:
Immortal Horgh escreveu: Que coisa, o Saito disse algo bem diferente ano passado.


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No ano passado não, Marcos, isso já está velho, ele repetiu isso na última segunda-feira.

Abraços,

Orestes

Pow, aí não vale, Professor, eu não tenho esse mesmo acesso que tens :twisted: :twisted: Mas o Saito é o cara, e com ele tenho certeza que escolherá o melhor para a FAB :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


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Re: Rafale BR - News

Enviado: Qui Mar 20, 2008 11:38 pm
por Immortal Horgh
orestespf escreveu:
piratadabaixada escreveu: Vocês são livres para dizer que o RBE2 é cego, assim como eu sou livre para dizer que o Irbis é cego.

Abraços,

Heronim

Mais uma infantilidade desnecessária, Heronim. Já expliquei isso, partindo do princípio que os dados dos dois fabricantes estão corretos.

Refaço as contas de forma favorável ao Rafale. Suponha que o Irbis-E detecta um alvo de 3 m2 de RCS a 400 km (fontes do fabricante, isso está lá), suponha também que o RBE-2 detecta o mesmo alvo de 3 m2 a uma distância de 130 km (está no site do fabricante), acrescente aí a informação postada por você (http://www.deagel.com/Aircraft-Warners- ... 00001.aspx) que o Irbis-E detecta um alvo de 0,01 m2 de RCS a distância de 90 km.

Fazendo a conta de forma linear (para ajudar o RBE-2), obtemos que o Rafale só enxergaria um alvo de 0,01 m2 a distância de 29,25 m2.

Suponha agora que o Irbis-E tranque um alvo (não importa o RCS, pois será o mesmo para o RBE-2) a 150 km. Então o RBE-2 trancará este mesmo alvo (conta linear para ajudar) a 48,75 km de distância.

Observe que a curva radar não é linear (reta) é exponencial, logo os resultados são muito piores do que eu postei aqui. Observe também que estamos supondo um cenário ótimo para os dois radares, logo tudo empatado.

Compare os resultados do Irbis-E com os do RBE-2, para os padrões atuais o RBE-2 é cego sim, muito cego, perde e muito para o Griffo que está no F-5M (palavra de quem já testou os dois, mas você vai alegar que é mais um boato, né?);

Abraços,

Orestes

Nossa, o Griffo é melhor que o RBE2 :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:


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Re: Rafale BR - News

Enviado: Qui Mar 20, 2008 11:42 pm
por Immortal Horgh
PRick escreveu:
Essa sua intervenção não tem sentido, o R-99 não trava em alvo, mas vê um caça a distância menores que o Irbis segundo os dados que vocês estão trazendo, e o E-3 Sentry também.

E você ainda evitou de maneira sutil, o problema da curvatura da terra, um radar para ter alcance máximo, terá que estar a 9.000 metros de altitude, quanto mais baixo, menor será seu alcance máximo, por impedimento das leis da física

Acho que só posso chegar um conclusão, alguém está mentindo feio sobre os dados do seu radar. :twisted: :twisted:

Aí você continua com a mesma tática comparam um radar que não existe, está em desenvolvimento com outro, que está deixando de ser fabricado, compare o Irbis com o RBE-2AA.

Mesmo não tendo qualquer informação oficial sobre os modos de operação, busca e tipo de rastreio do modo operativo do radar em questão.

Se vc quer crer nisso, tudo bem, mas achar que eu vou acreditar nisso, é outra coisa, já falei o eu acho sobre isso, é apenas um lobie, uma torcida sobre um produto, não a realidade dele.

[ ]´s

Mesmo comparando o RBE2 AESA, o IRBIS E ainda é superior e isso tomando como base os dados estimados para ele: alcance para RCS de 10 m² em cerca de 270 km contra 400 km e para RCS 0,1 m² 72 km contra 92 km.

[ ]s

Re: Rafale BR - News

Enviado: Qui Mar 20, 2008 11:59 pm
por Immortal Horgh
PRick escreveu:
Ninguém está comparando o Irbis com o RBE -2AA, porque não interessa, mas o que falei é bem claro, seria esta comparação que deveria ser feita, porque os 02 radares estão ainda em desenvolvimento, e pelo menos o RBE-2AA deverá entrar em serviço até 2009/2010, ou seja, ao mesmo tempo da provável entrada do IRBIS em serviço. E olha que dado interessante, o RBE-2AA já tem contrato certo, enquanto o IRBIS.... :roll:
Especulação sua: sequer no site da Thales eles citam datas.
PRick escreveu: O radar que não existe é o IRBIS, é esse que é um protótipo que os russofólogos falam como se estivesse operacional. Compare um radar operacional com outro operacional, ou protótipo com protótipo.
Não existe pra você: olhe no site da Knaapo, e vai ver que o IRBIS E já está disponível.

Mas já que você insiste tanto, vamos comparar o N 011M BARS com o RBE2, usando os dados do Heronim como referência: alcance do RBE 2 130/150 km mas não especificam RCS, BARS 260 km para RCS 10 m², RCS 1 m² 140 km e RCS 0,1 m² 85 km.


[ ]s

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sex Mar 21, 2008 12:01 am
por Immortal Horgh
Benke escreveu:egos estremecem paz

E como 8-]


[ ]s

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sex Mar 21, 2008 12:47 am
por PRick
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Essa sua intervenção não tem sentido, o R-99 não trava em alvo, mas vê um caça a distância menores que o Irbis segundo os dados que vocês estão trazendo, e o E-3 Sentry também.

E você ainda evitou de maneira sutil, o problema da curvatura da terra, um radar para ter alcance máximo, terá que estar a 9.000 metros de altitude, quanto mais baixo, menor será seu alcance máximo, por impedimento das leis da física

Acho que só posso chegar um conclusão, alguém está mentindo feio sobre os dados do seu radar. :twisted: :twisted:

Aí você continua com a mesma tática comparam um radar que não existe, está em desenvolvimento com outro, que está deixando de ser fabricado, compare o Irbis com o RBE-2AA.

Mesmo não tendo qualquer informação oficial sobre os modos de operação, busca e tipo de rastreio do modo operativo do radar em questão.

Se vc quer crer nisso, tudo bem, mas achar que eu vou acreditar nisso, é outra coisa, já falei o eu acho sobre isso, é apenas um lobie, uma torcida sobre um produto, não a realidade dele.

[ ]´s

Mesmo comparando o RBE2 AESA, o IRBIS E ainda é superior e isso tomando como base os dados estimados para ele: alcance para RCS de 10 m² em cerca de 270 km contra 400 km e para RCS 0,1 m² 72 km contra 92 km.

[ ]s

Olha eu acho ótimo vc comparar 02 radares protótipos que nem entraram em produção, com dados estimados, convenhamos, isso é loteria esportiva. :wink:

[ ]´s

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sex Mar 21, 2008 12:51 am
por Immortal Horgh
PRick escreveu:

Olha eu acho ótimo vc comparar 02 radares protótipos que nem entraram em produção, com dados estimados, convenhamos, isso é loteria esportiva. :wink:

[ ]´s

Os dados do IRBIS E estão lá no site da Knaapo, logo você não vê senão quiser.


[ ]s

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sex Mar 21, 2008 1:13 am
por PRick
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
Ninguém está comparando o Irbis com o RBE-2AA, porque não interessa, mas o que falei é bem claro, seria esta comparação que deveria ser feita, porque os 02 radares estão ainda em desenvolvimento, e pelo menos o RBE-2AA deverá entrar em serviço até 2009/2010, ou seja, ao mesmo tempo da provável entrada do IRBIS em serviço. E olha que dado interessante, o RBE-2AA já tem contrato certo, enquanto o IRBIS.... :roll:
Especulação sua: sequer no site da Thales eles citam datas.
PRick escreveu: O radar que não existe é o IRBIS, é esse que é um protótipo que os russofólogos falam como se estivesse operacional. Compare um radar operacional com outro operacional, ou protótipo com protótipo.
Não existe pra você: olhe no site da Knaapo, e vai ver que o IRBIS E já está disponível.

Mas já que você insiste tanto, vamos comparar o N 011M BARS com o RBE2, usando os dados do Heronim como referência: alcance do RBE 2 130/150 km mas não especificam RCS, BARS 260 km para RCS 10 m², RCS 1 m² 140 km e RCS 0,1 m² 85 km.


[ ]s
Estou falando de radares operacionais, o IRBIS está no site da russo, tanto quanto o RBE-2AA está no site da Thales, quanto ao RBE-2AA, segue o cronograma abaixo, que aponta claramente, 2010 como ano de ínicio da produção do radar:

[]´s

Fonte: http://www.defense-update.com/features/ ... rafale.htm
Thales has developed the RBE2 AESA, an enhancement of the multi-function radar installed on the Naval Rafale. This radar is already designed to accomodate AESA front end. Thales launched the development of an AESA derivative for the Rafale in 1997, the program began developmental testing with Rafale aircraft in 2003 and 2004.

As of April 2007, Thales AESA RBE2 entered production engineering, following the conclusion of a series of flight tests on Mirage 2000 test-bed aircraft. Integration and testing of the AESA radar on board the Rafale are planned for the second quarter of 2007. Series production start-up is scheduled for late 2010. In October 2006, the French Defence Procurement Agency (DGA) and the industry team behind the Rafale program agreed to a roadmap that will deliver Rafale fighters equipped with a new generation of sensors, including the AESA RBE2 radar, to the French Air Force and Navy by 2012.

Thales has been working with United Monolithic Semiconductors (UMS), a Franco-German enterprise owned by EADS and Thales, developing and producing microwave T/R modules. UMS optimized the gallium arsenide modules forming the radar’s antenna.

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sex Mar 21, 2008 1:18 am
por PRick
Outra fonte falando mais ou menos o mesmo:

fonte: http://www.ainonline.com/news/single-ne ... 40247a0c96
Europe scrambles to fit fighters with AESA kits
By David Donald

June 20, 2007
Aircraft

As the U.S. equips its fighter aircraft with active electronically scanned array (aesa) radars, Europe’s avionics industry is working hard to put similar technology into its three “Euro-canard” fighters–the Gripen, Rafale and Eurofighter Typhoon. This effort was highlighted last month by the first flight of a Typhoon with an AESA radar installed.

Fifth-generation aesa radars dispense with the traditional mechanically scanned antenna and replace it with approximately 1,000 individual transmit/receive (T/R) modules in a flat array. The T/R array can be tasked to operate collectively to form a high-powered beam, or can be divided into groups so that several functions can be undertaken concurrently. The nature of the array allows it to form very narrow beams, and for power to be applied adaptively, using only sufficient power to perform the task. Both factors give the aesa an excellent low-probability of intercept rating.

The versatility of the aesa allows it not only to perform many traditional radar tasks at the same time, but also to potentially undertake other nontraditional tasks, such as passive surveillance and communications. Its performance is limited only by array size and the computational power of the processors in the “back end” behind the array.

In 1993 an Anglo-French project (with German technology input) was launched in the form of AMSAR, which sought to examine the technologies necessary to provide AESA radars for both the Rafale and Typhoon. In mid-1998, a 144-module array was tested successfully, laying the groundwork for later projects.

Workable, affordable aesa technology was still a dream when the Rafale was first planned, but the French elected to take an interim step by fitting the aircraft with a passive electronically steered array (pesa) radar in the form of the Thales RBE2 (radar à bayalage electronique deux plans). While the RBE2 uses electronic steering of the beam, it retains a single transmitter source. Some analysts have written off PESA as a “technological deadend,” but it nevertheless provided Thales with good experience in electronic beam shaping and forming as a stepping-stone to aesa.

The Rafale was always destined to receive an Aesa radar as part of its development road-map, and Thales has been working on this technology for some years. A technology demonstrator–DRAA–first flew in 2003 in a Mystère XX testbed, and was subsequently flown in Rafale B301. The DRAA used an antenna array imported from the U.S. Development then switched to the dramaa with Thales-developed array; it took to the air earlier this year in a modified Mirage 2000.

In October 2006 the French government ordered full development of an operational aesa for the Rafale. The Rafale radar is due to enter production in late 2011 for operational fielding in 2012. Installation of an aesa version of the RBE2 will allow the Rafale to exploit the range capabilities of the Meteor missile, something that the current pesa RBE2 is unable to do.

The Typhoon developers faced a similar problem to those of the Rafale: aesa was on the horizon, but was not initially feasible. Rather than take the interim pesa step, the program’s European partners chose a more conservative approach by installing the Captor-M mechanically scanned antenna radar. This has proven in service to be an excellent sensor with superb range characteristics. Although the Captor-M retained a traditional scanner, its back end was designed to be compatible with e-scan antennas when they became available, and work continued behind the scenes as an outgrowth of the AMSAR program.

For the Typhoon, the Euroradar consortium (Selex Sensors & Airborne Systems, EADS Defence Electronics, Galileo Avionica and Indra) is working on caesar (captor active electronically scanned array radar, originally known as Captor-E). This is based on the back end of the Captor-M currently installed in Typhoons.

CAESAR first flew in a BAC 111 testbed on Feb. 24, 2006. Just over a month ago, on May 8, a caesar development radar flew in a Typhoon for the first time, installed in aircraft DA5 which was flown from Manching, Germany.

At the heart of the caesar and French efforts is United Monolithic Semiconductors (UMS), a specialist in micro-components jointly owned by Thales and EADS, with facilities at Orsay, France, and Ulm, Germany. UMS makes the transmit/receive modules for the CAESAR and dramaa. Output is currently based on gallium arsenide (GaAs) technology, but the company is working on gallium nitride (GaN) T/R modules for the future. GaN circuits can work at hotter temperatures and higher voltages than current GaAs MMICs.

M-AESA for the Gripen
In Sweden, aesa programs have been running for many years in the hands of Saab (formerly Ericsson) Microwave Systems at its Gothenburg facility. Early development was conducted under the nora (not only a radar) and eliNt (electronic signals intelligence) programs and involved development of X-band T/R modules and test arrays. Development aesa arrays have also been extensively trialed on the ground, and in a pod mounted on the ramp of a C-130 Hercules military transport.
In 2001 Ericsson won a development contract from FMV, the Swedish Defence Material Administration, and the same year it signed a deal with Raytheon under which the U.S. company would supply a complete aesa array for installation on the back end of the Gripen’s PS-05/A radar. Delivered in June 2004, it was due to be installed in a Viggen for trials in mid-2005, but the early retirement of the Viggen from service resulted in a delay to the trials and a switch to another platform.
Tests of the Raytheon scanner are being undertaken as part of the nora program, which aims to provide an aesa radar for the Gripen. As its name implies, nora is also investigating the use of the antenna for functions such as communications and jamming, as well as its radar tasks.

Saab is working toward a PS-05/A Mk 5 aesa radar that could be available for export around 2010. The Mk 5 would focus primarily on its radar functions. Beyond that the company is looking at more developments that tightly integrate the functions of active radar, passive surveillance, electronic warfare, jamming and communications into a single sensor. The sensor could be mounted on a single-axis pedestal that would increase its scan to around 200 degrees. Such a multifunction nora radar could be ready for installation in Gripen around 2018. In November 2006, Saab Microwave systems signed with Italian companies Selex and Elettronica to jointly develop an M-AESA multirole system concept. This will be used as a basis for the next family of radars for a wide range of applications, including combat aircraft.

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sex Mar 21, 2008 1:36 am
por Sniper
25 páginas já! :shock: :shock: :shock:

Re: Rafale BR - News

Enviado: Sex Mar 21, 2008 1:45 am
por Immortal Horgh
Culpa do Prick que fica querendo defender o indefensável :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


[ ]s