NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Plinio Jr
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Re: Rafale News

#3586 Mensagem por Plinio Jr » Sex Abr 17, 2009 1:05 pm

PRick escreveu: É preciso vermos o quadro geopolítico, antes a Índia tinha um grande aliado, a Rússia, de um lado tinham, e ainda tem como inimigos a China e de outro o Paquistão, aliado dos EUA. Com o fim da Guerra Fria a Índia tem a opção de também se aliar com os EUA. Nesse quadra a Europa perde muito na geopolítica indiana, na época só podiam contar com um grande fornecedor ocidental a França.
A Índia, embora seja um cliente de carteira dos soviéticos/russos, sempre comprou equipamentos de países europeus, principalmente da Inglaterra (Canberras, Jaguars, Sea Kings, Sea Harriers, Hamks entre outros), os laços com os ingleses continuam fortes e não é a toa que o Typhoon continua na parada, resta saber se os EUA serão bem sucedidos em sua aproximação com os hindus.
Eu gosto é do Brasil, se a França não vender o Rafale para outros, o problema é deles,
Tbm acho um problemas deles e não pode ser um problema do Brasil, ainda mais comprando um vetor caro que pode tornar-se um novo AMX e com todos os problemas que sabemos em adquirir um vetor com poucas unidades produzidas.
eu quero que eles deem até a Carla Bruni para nós(nesse caso eu tenho preferência!).
Prefiro muitas beldades deste país, que botam a Sra Bruni na chommmmmm....... :twisted:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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Re: Rafale News

#3587 Mensagem por Plinio Jr » Sex Abr 17, 2009 1:12 pm

Adriano escreveu:Convenhamos.... com todo o apoio do governo Francês, essa crônica "perda de concorrências" do Rafale em disputas internacionais, mesmo dentro da Europa, chega mesmo a levantar suspeitas sobre a real capacidade/desempenho do avião...
Acho o Rafale um bom vetor, longe de ser a perfeição/salvação que alguns aqui alegam, creio que o grande problema vem dos bastidores, tomando o exemplo que ocorreu no Marrocos onde a Dassault e o Gov Francês bateram cabeça e perderam uma concorrência ganha, atuação desta dupla Dassault/Gov Francês é que pode ser vista como a principal responsavel em não conseguir as tão desejadas vendas .....resta aguardar.... :idea:




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Re: Rafale News

#3588 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 17, 2009 3:15 pm

Plinio Jr escreveu:
Acho o Rafale um bom vetor, longe de ser a perfeição/salvação que alguns aqui alegam, creio que o grande problema vem dos bastidores, tomando o exemplo que ocorreu no Marrocos onde a Dassault e o Gov Francês bateram cabeça e perderam uma concorrência ganha, atuação desta dupla Dassault/Gov Francês é que pode ser vista como a principal responsavel em não conseguir as tão desejadas vendas .....resta aguardar.... :idea:
x2 Concordo com o Plinio!

Eu nao sei o que vem acontecendo com esse pessoal que vende o Rafale, mas as vezes eu acho que batem tanto a cabe'ca que nao 'e brincadeira nao!

'E aguardar para ver a confirmacao oficial, mas acho que nao d'a para negar (caso se confirme) que todas essas perdas em concorrencias e "talvez" tendo a Libia como uinico cliente nao soa nada bem.

Mais uma vez 'e aguardar e ver.

[]s
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Re: Rafale News

#3589 Mensagem por PRick » Sex Abr 17, 2009 5:48 pm

Sintra escreveu:
usskelvin escreveu:Vamos com calma, primeiramente precisamos lembrar que até o final do mandato do Jacques Chirrac, o produto oferecido para o comércio exterior era o M-2000, era amplamente divulgado que a França se recusava a vender o Rafale, o Rafale entrou nas brigas por vendas recentemente, e após uma série de lambanças comerciais ainda não vendeu, mas se formos observar na linha do tempo, ele entrou como produto para o mercado internacional recentemente.

Não acho correto computador como deficiência do avião erros de politica de negócios , claro se eliminado na India, não é uma coisa legal, para nós pode ser muito bom isso, já que os franceses vão ter a nitida noção (assim como agora os russos tb tem) de que não adianta falar uma coisa e não colocar ela no papel, vai acabar rodando mesmo.
Os Franceses estavam a tentar vender o Dassault Rafale à Belgica e à Holanda em 1989...
O Rafale não foi oferecido em nenhuma concorrência na Europa, somente na Grécia está sendo oferecido. As compras de armamento da Europa são de um modo geral diretas, ou tem forte componente político, como em toda parte.

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Re: Rafale News

#3590 Mensagem por Carlos Lima » Sex Abr 17, 2009 5:50 pm

PRick escreveu:
Sintra escreveu: Os Franceses estavam a tentar vender o Dassault Rafale à Belgica e à Holanda em 1989...
O Rafale não foi oferecido em nenhuma concorrência na Europa, somente na Grécia está sendo oferecido. As compras de armamento da Europa são de um modo geral diretas, ou tem forte componente político, como em toda parte.

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O Rafale alem da Belgica, Holanda e Grecia tambem est'a na concorrencia Sui'ca.

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Re: Rafale News

#3591 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 17, 2009 5:52 pm

Vixe, heim. O Rafale fora de mais uma concorrência?


India Drops Rafale From $10B Aircraft Competition
By VIVEK RAGHUVANSHI
Published: 16 Apr 2009 11:10

NEW DELHI - In a major setback to France's Dassault, its Rafale military aircraft has been rejected by the Indian Air Force in its hunt to buy 126 Medium Range Multi Role Combat Aircraft (MMRCA), a contract worth $10 billion.


A senior Indian Defence Ministry official said Dassault was unable to give full technical bid requirements, but refused to give details.
The rejection of Dassault leaves five overseas companies in the race, including Lockheed Martin, which has fielded the F-16; Boeing with the F/A-18 Super Hornet; Sweden's Saab with the Gripen; the Russian Aircraft Corp. MiG with the MiG-35; and EADS, which proposed its Eurofighter .

Dassault's executive in New Delhi was unavailable for comment.

The remaining bidders will move to the flight trial round of procurement, which is likely to begin in the next two months. This will be followed by weapons tests in the country of the respective manufacturers. The commercial bids would be opened only after all trials and evaluations have been completed.

After price negotiations, the contract will be sent for approval to the defense minister, who will send it to the Cabinet Committee on Security for final clearance. The whole procurement could take another five years, another Defence Ministry official said.

The request for proposals was floated in August 2007, and stipulated that the MMRCA should be in the range of 14 to 30 tons and would be used for air defense and air-to-surface operations. Under the terms of purchase, the first 18 aircraft will come in a fly-away condition, and the remaining 108 will be manufactured under a technology-transfer process. Out of the 108 aircraft to be license-produced in India, 74 would be single-seat and 34 twin-seat.

India's state-owned Hindustan Aeronautics has been designated as the production agency that will coordinate and manufacture the license production of the aircraft.

http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =ASI&s=AIR




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PRick

Re: Rafale News

#3592 Mensagem por PRick » Sex Abr 17, 2009 5:56 pm

Santiago escreveu:Defense Technology Blog

What is wrong with Rafale?

Posted by Robert Wall at 4/17/2009 3:44 AM CDT

It’s a question with no clear answer. But it’s a question that keeps coming up as the Dassault multi-role fighter fails to secure an export buyer.

And it has to be asked again, now that the Indian government has kicked the Dassault strike fighter out of its MMRCA competition – early, before even the flight evaluation, when the Boeing F/A-18E/F, Lockheed Martin F-16, RSK MiG-35, and Saab Gripen have been left in the running.

What’s more, the French contractor was left in the dark over what was coming, with Dassault officials indicating they were surprised, even skeptical their dismissal could be true.

On the face of it, there’s no reason why Rafale has been such a dog in competitions. France remains the only customer and the Rafale the only western fighter available for export without a foreign customer to its name.

Even in countries when Rafale was close to securing a buyer, such as Morocco, the deal didn’t close. The country instead opted for F-16s.

It’s not for lack of government support, either. French president Nicolas Sarkozy has been acting as the chief salesman for his country’s aerospace and defense industry, securing a submarine deal in Brazil, Airbus sales to Libya, and not missed an opportunity during a recent tour to the Middle East to tout industry products. In fact, after losing out to the F-16 in Morocco, Paris stepped up its support for aerospace and defense exports.

And there’s also nothing obviously wrong with Rafale from a technical standpoint. The aircraft performance is sound – certainly with no obvious deficiencies when compared to rivals – the avionics suite is at a modern standard with good systems integration, and reliability problems, which existed early on, appear to have been ironed out.

The Rafale can even claim to have earned its combat credentials, having deployed to Afghanistan and dropped bombs. While it was a limited engagement – relying on others to provide laser targeting as it dropped LGBs – having a war record is something competitors like the Eurofighter Typhoon and Saab Gripen can’t claim.

Moreover, in some respects the Rafale has clearer upgrade strategy than others. An active electronically scanned radar system is in development, and several other upgrades are in the works. Similarly, the aircraft can already carry a range of air-to-air and precision air-to-ground weapons, with more on the horizon.

The Indian situation is somewhat special, certainly. Dassault, for a long time, was pushing the Mirage 2000 and, at one point, basically offered the entire production line to India. Dassault thought it had the deal locked up, but New Delhi was slow to finalize terms and eventually opened the bidding up to others. Frustrated and annoyed at India’s decision, Dassault shuttered the Mirage 2000 line and took that aircraft off the table, leaving only Rafale to offer.

That said, the Indian decision is a big set-back for Dassault, if for no other reason than the size of the program with at least 126 aircraft to be ordered.

But it is not the final word for Rafale in the export realm, either. The fighter remains in the running in competitions in Brazil and in Switzerland, although Bern has delayed an announcement until at least 2010.

There are several other locations where Dassault is hoping it can secure a Rafale sale, such as Libya, Kuwait, and the United Arab Emirates. And while at this point any success would be welcome, those aren’t real competitions, so a contract would come with money, but no bragging rights.

[Photo: French air force]
A máfia anglo-saxã de novo, poderia dizer o que a de errado com os F-18E, com apenas uma venda externa, ou podíamos falar no desastre que é a desclassificação do Typhoon no Brasil, por sinal, ou o mesmo desastre dele na Coréia, perdedor junto com o Su-35.

Do mesmo modo não saiu nenhuma matéria quando o F-16 foi desclassificado pela FAB, dado como um caça inferior e ultrapassado.

Vejam que quando perdem uma venda, nada falam, quando os outros perdem é sempre um problema. Vou repetir essas concorrências são políticas, o Typhoon não tem qualquer chance na Índia, o Mig-35 tem 90% de levar aquela "concorrência". Por sinal, apenas um caça vai ganhar os outros 04 irão perder, e aí veremos as mesmas matérias tendênciosas, com boatos e fofocas, enquanto um produto claramente inferior como o F-18E é elogiado.

Pode se que uma mudança de alinhamento política da Índia, eles comprem dos EUA, porém, é pouco provável.

[]´s




PRick

Re: Rafale News

#3593 Mensagem por PRick » Sex Abr 17, 2009 5:58 pm

cb_lima escreveu:
PRick escreveu: O Rafale não foi oferecido em nenhuma concorrência na Europa, somente na Grécia está sendo oferecido. As compras de armamento da Europa são de um modo geral diretas, ou tem forte componente político, como em toda parte.

[]´s
O Rafale alem da Belgica, Holanda e Grecia tambem est'a na concorrencia Sui'ca.

[]s
CB_Lima

É verdade tem a concorrência da Suiça, Belgica e Holanda não tem concorrência, são compras diretas, uma delas já está decidida faz tempo.

[]´s




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Marino
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Re: Rafale News

#3594 Mensagem por Marino » Sex Abr 17, 2009 9:49 pm

Do ZM:
Un funcionario del ministerio de defensa de India declaró en el día de hoy que el Dassault Rafale ha sido eliminado del concurso MRCA por no cumplir con los requisitos técnicos y por contar con costos muy elevados de operación y mantenimiento.

"El Rafale está fuera de la carrera por el proceso de licitación, ya que durante la evaluación técnica de la empresa no cumplió con todos los requisitos"..dijo el alto funcionario del ministerio, que estaba hablando con la condición de no ser nombrado.

También citó "el costo relativamente mayor de la aeronave", y añadió: "Las razones serán comunicadas oficialmente a la empresa muy pronto." "Dassault no pueden presentar nuevas propuestas o de cualquier otras variantes para la evaluación técnica, y está fuera de carrera."

Desde Dassault no se ha recivido ningún comentario, limitándose un portavoz a indicar que el consorcio GIE Rafale Internacional (Dassault, Snecma y Thales) no ha recibido ninguna información de las autoridades de la India".

El programa MRCA prevé la compra de 18 aeronaves de combate en el año 2012 y la construcción local de 108 unidades, no descartándose la extensión del contrato por otro lote adicional de 64 ejemplares.

Fuente: AFP, Nueva Delhi




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: Rafale News

#3595 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Abr 17, 2009 9:53 pm

Acho pouco provável que o Rafale seja tãooo mais caro que o Typhoon. Aqui ocorreu o contrário....
Mas tem os aspectos técnicos...

[]'s




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Re: Rafale News

#3596 Mensagem por Jacobs » Sex Abr 17, 2009 9:54 pm

Ué, se o Rafale foi eliminado por custo, os unicos concorrentes que tem chance la são F-16 gambota e Mig-29 garibado. Nem pro Gripen sobre....




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Re: Rafale News

#3597 Mensagem por orestespf » Sex Abr 17, 2009 10:19 pm

Marino escreveu:Do ZM:
Un funcionario del ministerio de defensa de India declaró en el día de hoy que el Dassault Rafale ha sido eliminado del concurso MRCA por no cumplir con los requisitos técnicos y por contar con costos muy elevados de operación y mantenimiento.

"El Rafale está fuera de la carrera por el proceso de licitación, ya que durante la evaluación técnica de la empresa no cumplió con todos los requisitos"..dijo el alto funcionario del ministerio, que estaba hablando con la condición de no ser nombrado.

También citó "el costo relativamente mayor de la aeronave", y añadió: "Las razones serán comunicadas oficialmente a la empresa muy pronto." "Dassault no pueden presentar nuevas propuestas o de cualquier otras variantes para la evaluación técnica, y está fuera de carrera."

Desde Dassault no se ha recivido ningún comentario, limitándose un portavoz a indicar que el consorcio GIE Rafale Internacional (Dassault, Snecma y Thales) no ha recibido ninguna información de las autoridades de la India".

El programa MRCA prevé la compra de 18 aeronaves de combate en el año 2012 y la construcción local de 108 unidades, no descartándose la extensión del contrato por otro lote adicional de 64 ejemplares.

Fuente: AFP, Nueva Delhi
Até agora não quis comentar este assunto, não por conveniência, mas por querer aguardar mais informações. Vejam estas que negritei: a primeira é meio "óbvia", mas justifica pouco ou quase nada, visto que o Typhoon continua no páreo e não é tão barato assim.

Já a segunda parte negritada... (rsrsrsrs) Existe um mal-humor aparente dos indianos em relação aos franceses, algo aconteceu. Não acredito que dizer que a Dassault não pode apresentar mais propostas seja uma crítica direta ao Brasil (leia-se NJ e os russos), isto é mais restritivo do que parece, sugere que os franceses colocaram no papel uma coisa (pra eles), mas para insinua que pra outros é diferente.

Posso estar errado (normal! rsrs), mas está claro (até agora) que os franceses pisaram na bola lá na Índia, só pode. A frase é típica de quem está pra lá de puto, algo que sugere uma desclassificação por "falta de diálogo" (não é desculpa, entendam o significado!).

Falar que os indianos desclassificaram o Rafale porque procuravam um caça "mais barato", me parece meio simplista, visto que outros caças igualmente caros (ou até mais) continuam na disputa. Dizer que o caça é ruim, não parece fazer muito sentido também, só se os franceses estiverem enganando o mundo. Tudo sugere que os franceses estão querendo fazer de terceiros os financiadores de seus investimentos (caríssimos!) em seu novo caça. Aí faz mais do que sentido, até porque a tradição...

Agora, pergunto: as falas recentes do NJ se referiam (reclamação) a quem? Sobre a "parte" da FAB está mais do que claro, mas falo agora sobre os concorrentes "oficiais". Se o Rafale não tem vendas internacionais, pelo menos a França comprou e comprará mais alguns. O Gripen NG pagou o maior mico de sua história (se é que pode-se falar assim, pois não nasceu ainda) com a Noruega, sem falar que a Suécia, até agora, nadinha de nada! Emplacar aqui pode ser problemático, mas no mundo maluco dos malucos (políticos???), tudo pode. Já o americano F-18, bem... Até o embaixador "desmentiu" o NJ (SIC), então não deve ser recado pra Boeing (sic).

A coisa está difícil pra nós no FX-2, a FAB está "enrolada" mesmo (sic). Um caça que nem o país de origem compra (12??? Lembro-me dos russos no FX-1 e seus 10 SU-35 "1"); outro que só cria "confusão" e não vende (a não ser para o "proprietário"); e por fim um que o Governo "luta contra". Coitada da FAB, ninguém a entende mesmo... (sic)

Alguns poderiam alegar que o Rafale, mesmo assim, seria mais do que adequado ao Brasil. Sim, sem dúvida alguma, um baita caça (minha opinião, apesar de não ser o meu nº 1 desde o início), mas só que pra isso deveríamos ter um "diferencial" (caso não existam outros compradores além de França e Brasil). Sobre este diferencial tenho sérias dúvidas hoje, a França não iria financiar nossas "aventuras" e nos deixar em idênticas condições.

E o que sobra pra FAB? Talvez algo bom (seu caça a ser escolhido), talvez o "não" fortemente ecoado pelo MD/Governo. Uma coisa é inegável, a FAB aprendeu muito com seus erros desde o FX-1, "apenas" cometeu erros novos de lá pra cá, mas erros ainda comprometedores sob a ótica daqueles que detêm o poder (erro crasso). A Índia está aí pra servir de exemplo.


Orestes




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Penguin
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Re: Rafale News

#3598 Mensagem por Penguin » Sex Abr 17, 2009 11:23 pm

Editorial: Dassault Aviation’s Rafale push got a bug

April 17th, 2009
Posted by Frontier India Strategic and Defence


The French Dassault Aviation’s Rafale should be like any other so called 4th generation fighter aircraft. May be its two notches above its competitor, we do not know, we only saw some colored sales literature. May be it performed in Afghanistan. One thing for sure currently is that it does not has an export order. Dassault Aviation one great company. One may ask why such a wonderful aircraft and great company does not has an export order?

Ok, its not confirmed, it may be rumor mill or some dirty trick, even denied by Dassault that Rafale has been struck out of the Indian Air Force Medium Multi Role Combat Aircraft (MMRCA) contract. Many reasons have been dished out.

As per the Indian Express report “The early elimination of the Rafale is also being attributed by insiders to its high cost and the failure to respond to technical queries. While commercial bids were to be opened at a later stage, the cost of the fighter was considerably more than most competitors. Insiders say the Ministry was also not very happy with the replies it received on technical queries sent after the French company submitted its technical bid.”

How true is this report, we do not know and vouch for it. But the part we want to highlight is ” Insiders say the Ministry was also not very happy with the replies it received on technical queries sent after the French company submitted its technical bid.”

The first time we noted the lack of interest from Dassault Aviation representatives was in Aero India 2005. Any query directed to them about the Rafale or any other system was met with lethargy or arrogance. For example, why did you not bring Rafale? Answer: We did not think it was important. The same question was posed to them in Aero India 2007 and Aero India 2009. The replies varied from nothing to oh! we have an European show, just one demo aircraft, the cost did not justify it, its flying some where else etc etc. We do not want to speak for others, but, we are sure that others have felt the indifference too.

If some one in the Ministry or Air Force is miffed on the attitude of the representatives, its understandable.
Great products don’t sell by themselves. Even if they manage, certainly not with that attitude.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

Re: Rafale News

#3599 Mensagem por PRick » Sex Abr 17, 2009 11:35 pm

Santiago escreveu:Editorial: Dassault Aviation’s Rafale push got a bug

April 17th, 2009
Posted by Frontier India Strategic and Defence


The French Dassault Aviation’s Rafale should be like any other so called 4th generation fighter aircraft. May be its two notches above its competitor, we do not know, we only saw some colored sales literature. May be it performed in Afghanistan. One thing for sure currently is that it does not has an export order. Dassault Aviation one great company. One may ask why such a wonderful aircraft and great company does not has an export order?

Ok, its not confirmed, it may be rumor mill or some dirty trick, even denied by Dassault that Rafale has been struck out of the Indian Air Force Medium Multi Role Combat Aircraft (MMRCA) contract. Many reasons have been dished out.

As per the Indian Express report “The early elimination of the Rafale is also being attributed by insiders to its high cost and the failure to respond to technical queries. While commercial bids were to be opened at a later stage, the cost of the fighter was considerably more than most competitors. Insiders say the Ministry was also not very happy with the replies it received on technical queries sent after the French company submitted its technical bid.”

How true is this report, we do not know and vouch for it. But the part we want to highlight is ” Insiders say the Ministry was also not very happy with the replies it received on technical queries sent after the French company submitted its technical bid.”

The first time we noted the lack of interest from Dassault Aviation representatives was in Aero India 2005. Any query directed to them about the Rafale or any other system was met with lethargy or arrogance. For example, why did you not bring Rafale? Answer: We did not think it was important. The same question was posed to them in Aero India 2007 and Aero India 2009. The replies varied from nothing to oh! we have an European show, just one demo aircraft, the cost did not justify it, its flying some where else etc etc. We do not want to speak for others, but, we are sure that others have felt the indifference too.

If some one in the Ministry or Air Force is miffed on the attitude of the representatives, its understandable.
Great products don’t sell by themselves. Even if they manage, certainly not with that attitude.

Vejam que a máfia anglo-saxã continuam, os franceses podem ser arrogantes, mas os americanos são mais. Além disso, é estranho que esse boato continue circulando, sem que exista nenhuma informação oficial.

Não nos interessa a relação entre França e India, nem entre EUA e Índia, isso é entre eles, interessa é a relação entre esses dois países e o BRASIL! E aqui os EUA pisam na bola de forma sistemática e os franceses estão nos dando o que queremos. O mantra aqui é: não existem santos nessa área, se os EUA são legais com os indianos e os franceses estão de saco cheio deles, não vale nada para nós, cada País tem seus interesses, e assim tomam decisões geopolíticas e comerciais.

Qualquer raciocínio sobre o tamanho da produção, esbarra no problema do Gripen, se a FAB acha isso algo fundamental, não poderia ter escolhido como finalista um caça que nem protótipo tem, então devemos pensar que a FAB não está preocupada com as vendas de cada aparelho.

Mesmo porque o caça mais vendido entre os concorrentes era o F-16, SU-35BM e Gripen NG não tinham ainda qualquer encomenda, o F-18E é o caça dos EUA menos produzido e com apenas uma venda externa. E o Rafale só a França usa. O Typhoon também não pode ser considerado um sucesso de vendas e é o caça mais caro.

Portanto, esqueçam esse aspecto ele não é bom para nenhum dos finalistas do FX-2. Quem compra um produto caro, complexo e novo, sabe que está correndo riscos. Diria que o Gripen NG é o maior risco nesse aspecto. Porém, reafirmo, se a FAB tivesse muito preocupada com isso, não selecionaria o Gripen.

[]´s




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Re: Rafale News

#3600 Mensagem por Dieneces » Sex Abr 17, 2009 11:42 pm

Santiago escreveu:Editorial: Dassault Aviation’s Rafale push got a bug

April 17th, 2009
Posted by Frontier India Strategic and Defence


The French Dassault Aviation’s Rafale should be like any other so called 4th generation fighter aircraft. May be its two notches above its competitor, we do not know, we only saw some colored sales literature. May be it performed in Afghanistan. One thing for sure currently is that it does not has an export order. Dassault Aviation one great company. One may ask why such a wonderful aircraft and great company does not has an export order?

Ok, its not confirmed, it may be rumor mill or some dirty trick, even denied by Dassault that Rafale has been struck out of the Indian Air Force Medium Multi Role Combat Aircraft (MMRCA) contract. Many reasons have been dished out.

As per the Indian Express report “The early elimination of the Rafale is also being attributed by insiders to its high cost and the failure to respond to technical queries. While commercial bids were to be opened at a later stage, the cost of the fighter was considerably more than most competitors. Insiders say the Ministry was also not very happy with the replies it received on technical queries sent after the French company submitted its technical bid.”

How true is this report, we do not know and vouch for it. But the part we want to highlight is ” Insiders say the Ministry was also not very happy with the replies it received on technical queries sent after the French company submitted its technical bid.”

The first time we noted the lack of interest from Dassault Aviation representatives was in Aero India 2005. Any query directed to them about the Rafale or any other system was met with lethargy or arrogance. For example, why did you not bring Rafale? Answer: We did not think it was important. The same question was posed to them in Aero India 2007 and Aero India 2009. The replies varied from nothing to oh! we have an European show, just one demo aircraft, the cost did not justify it, its flying some where else etc etc. We do not want to speak for others, but, we are sure that others have felt the indifference too.

If some one in the Ministry or Air Force is miffed on the attitude of the representatives, its understandable.
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Os Indianos dão a entender que os franceses ou sabiam que não teriam a menor chance no MRCA local ou...não gostam de dinheiro... :wink:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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