NOTÍCIAS DO RAFALE
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Re: Rafale News
Nao duvidaria se de uma hora para outra saísse um desmentido oficial da IAF. Contudo mais detalhes continuam saindo. E parece que haviam problemas...
http://www.expressindia.com/latest-news ... rs/447745/
(...)
Incidentally, a separate contract, valued at close to $2 billion, for the upgrade of the IAF Mirage fighter fleet has also been stuck for several months with India and France still in commercial negotiations. While the IAF requires an urgent upgrade, the price being quoted by France for the upgrade of over 50 fighters has been a dampener.
The early elimination of the Rafale is also being attributed by insiders to its high cost and the failure to respond to technical queries. While commercial bids were to be opened at a later stage, the cost of the fighter was considerably more than most competitors. Insiders say the Ministry was also not very happy with the replies it received on technical queries sent after the French company submitted its technical bid.
Rafale was also missing from the biennial Aero India military aircraft exposition in Bangalore while all its competitors were showcasing their fighters.
(...)
http://www.expressindia.com/latest-news ... rs/447745/
(...)
Incidentally, a separate contract, valued at close to $2 billion, for the upgrade of the IAF Mirage fighter fleet has also been stuck for several months with India and France still in commercial negotiations. While the IAF requires an urgent upgrade, the price being quoted by France for the upgrade of over 50 fighters has been a dampener.
The early elimination of the Rafale is also being attributed by insiders to its high cost and the failure to respond to technical queries. While commercial bids were to be opened at a later stage, the cost of the fighter was considerably more than most competitors. Insiders say the Ministry was also not very happy with the replies it received on technical queries sent after the French company submitted its technical bid.
Rafale was also missing from the biennial Aero India military aircraft exposition in Bangalore while all its competitors were showcasing their fighters.
(...)
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
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Re: Rafale News
Não duvido que o Rafale tenha sido eliminado no MRCA, mas isso não significa absolutamente falta de qualidade do avião. Acho estranho até porque os indianos usam e gostam do M2000. Ou seja, os critérios "técnicos" podem ter sido o preço ou o não atendimento de qualquer requisição da IAF, como estão divulgando, pois os aviões ainda não foram "provados", pelo que eu saiba.
Não vamos buscar relações com o "nosso" concurso, porque tudo pode ser bem diferente.
A notícia ainda precisa de confirmação e, de qualquer forma, apenas um será qualificado, então outras baixas virão.
[]'s
Não vamos buscar relações com o "nosso" concurso, porque tudo pode ser bem diferente.
A notícia ainda precisa de confirmação e, de qualquer forma, apenas um será qualificado, então outras baixas virão.
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Alberto -
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Re: Rafale News
Pode ser uma estratégia para regatear o preço do pacote de modernização dos M2k´s ...
O mundo se curva perante o Brasil !!!
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"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Re: Rafale News
A única coisa que sei, é que ficou por lá um modelo (Mig-35) que por aqui, ganharia mais pedras que a "Geni"...
Re: Rafale News
É preciso vermos o quadro geopolítico, antes a Índia tinha um grande aliado, a Rússia, de um lado tinham, e ainda tem como inimigos a China e de outro o Paquistão, aliado dos EUA. Com o fim da Guerra Fria a Índia tem a opção de também se aliar com os EUA. Nesse quadra a Europa perde muito na geopolítica indiana, na época só podiam contar com um grande fornecedor ocidental a França.AlbertoRJ escreveu:Não duvido que o Rafale tenha sido eliminado no MRCA, mas isso não significa absolutamente falta de qualidade do avião. Acho estranho até porque os indianos usam e gostam do M2000. Ou seja, os critérios "técnicos" podem ter sido o preço ou o não atendimento de qualquer requisição da IAF, como estão divulgando, pois os aviões ainda não foram "provados", pelo que eu saiba.
Não vamos buscar relações com o "nosso" concurso, porque tudo pode ser bem diferente.
A notícia ainda precisa de confirmação e, de qualquer forma, apenas um será qualificado, então outras baixas virão.
[]'s
Eu diria, nosso quadro geopolitico vai na contra-mão do indiano, eles querem sair um pouco da dependência russa, e nós da americana.
Antes de qualquer escolha técnica, os fatores geopolíticos tem que ser analisados.
E para nós é ótimo, quanto mais a França tiver problemas para manter sua independência, mais terá que se aproximarem da gente. A outra alternativa é virar cachorrinho de madame parte II.
Eu gosto é do Brasil, se a França não vender o Rafale para outros, o problema é deles, eu quero que eles deem até a Carla Bruni para nós(nesse caso eu tenho preferência!).
[]´s
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Re: Rafale News
Defense Technology Blog
What is wrong with Rafale?
Posted by Robert Wall at 4/17/2009 3:44 AM CDT
It’s a question with no clear answer. But it’s a question that keeps coming up as the Dassault multi-role fighter fails to secure an export buyer.
And it has to be asked again, now that the Indian government has kicked the Dassault strike fighter out of its MMRCA competition – early, before even the flight evaluation, when the Boeing F/A-18E/F, Lockheed Martin F-16, RSK MiG-35, and Saab Gripen have been left in the running.
What’s more, the French contractor was left in the dark over what was coming, with Dassault officials indicating they were surprised, even skeptical their dismissal could be true.
On the face of it, there’s no reason why Rafale has been such a dog in competitions. France remains the only customer and the Rafale the only western fighter available for export without a foreign customer to its name.
Even in countries when Rafale was close to securing a buyer, such as Morocco, the deal didn’t close. The country instead opted for F-16s.
It’s not for lack of government support, either. French president Nicolas Sarkozy has been acting as the chief salesman for his country’s aerospace and defense industry, securing a submarine deal in Brazil, Airbus sales to Libya, and not missed an opportunity during a recent tour to the Middle East to tout industry products. In fact, after losing out to the F-16 in Morocco, Paris stepped up its support for aerospace and defense exports.
And there’s also nothing obviously wrong with Rafale from a technical standpoint. The aircraft performance is sound – certainly with no obvious deficiencies when compared to rivals – the avionics suite is at a modern standard with good systems integration, and reliability problems, which existed early on, appear to have been ironed out.
The Rafale can even claim to have earned its combat credentials, having deployed to Afghanistan and dropped bombs. While it was a limited engagement – relying on others to provide laser targeting as it dropped LGBs – having a war record is something competitors like the Eurofighter Typhoon and Saab Gripen can’t claim.
Moreover, in some respects the Rafale has clearer upgrade strategy than others. An active electronically scanned radar system is in development, and several other upgrades are in the works. Similarly, the aircraft can already carry a range of air-to-air and precision air-to-ground weapons, with more on the horizon.
The Indian situation is somewhat special, certainly. Dassault, for a long time, was pushing the Mirage 2000 and, at one point, basically offered the entire production line to India. Dassault thought it had the deal locked up, but New Delhi was slow to finalize terms and eventually opened the bidding up to others. Frustrated and annoyed at India’s decision, Dassault shuttered the Mirage 2000 line and took that aircraft off the table, leaving only Rafale to offer.
That said, the Indian decision is a big set-back for Dassault, if for no other reason than the size of the program with at least 126 aircraft to be ordered.
But it is not the final word for Rafale in the export realm, either. The fighter remains in the running in competitions in Brazil and in Switzerland, although Bern has delayed an announcement until at least 2010.
There are several other locations where Dassault is hoping it can secure a Rafale sale, such as Libya, Kuwait, and the United Arab Emirates. And while at this point any success would be welcome, those aren’t real competitions, so a contract would come with money, but no bragging rights.
[Photo: French air force]
What is wrong with Rafale?
Posted by Robert Wall at 4/17/2009 3:44 AM CDT
It’s a question with no clear answer. But it’s a question that keeps coming up as the Dassault multi-role fighter fails to secure an export buyer.
And it has to be asked again, now that the Indian government has kicked the Dassault strike fighter out of its MMRCA competition – early, before even the flight evaluation, when the Boeing F/A-18E/F, Lockheed Martin F-16, RSK MiG-35, and Saab Gripen have been left in the running.
What’s more, the French contractor was left in the dark over what was coming, with Dassault officials indicating they were surprised, even skeptical their dismissal could be true.
On the face of it, there’s no reason why Rafale has been such a dog in competitions. France remains the only customer and the Rafale the only western fighter available for export without a foreign customer to its name.
Even in countries when Rafale was close to securing a buyer, such as Morocco, the deal didn’t close. The country instead opted for F-16s.
It’s not for lack of government support, either. French president Nicolas Sarkozy has been acting as the chief salesman for his country’s aerospace and defense industry, securing a submarine deal in Brazil, Airbus sales to Libya, and not missed an opportunity during a recent tour to the Middle East to tout industry products. In fact, after losing out to the F-16 in Morocco, Paris stepped up its support for aerospace and defense exports.
And there’s also nothing obviously wrong with Rafale from a technical standpoint. The aircraft performance is sound – certainly with no obvious deficiencies when compared to rivals – the avionics suite is at a modern standard with good systems integration, and reliability problems, which existed early on, appear to have been ironed out.
The Rafale can even claim to have earned its combat credentials, having deployed to Afghanistan and dropped bombs. While it was a limited engagement – relying on others to provide laser targeting as it dropped LGBs – having a war record is something competitors like the Eurofighter Typhoon and Saab Gripen can’t claim.
Moreover, in some respects the Rafale has clearer upgrade strategy than others. An active electronically scanned radar system is in development, and several other upgrades are in the works. Similarly, the aircraft can already carry a range of air-to-air and precision air-to-ground weapons, with more on the horizon.
The Indian situation is somewhat special, certainly. Dassault, for a long time, was pushing the Mirage 2000 and, at one point, basically offered the entire production line to India. Dassault thought it had the deal locked up, but New Delhi was slow to finalize terms and eventually opened the bidding up to others. Frustrated and annoyed at India’s decision, Dassault shuttered the Mirage 2000 line and took that aircraft off the table, leaving only Rafale to offer.
That said, the Indian decision is a big set-back for Dassault, if for no other reason than the size of the program with at least 126 aircraft to be ordered.
But it is not the final word for Rafale in the export realm, either. The fighter remains in the running in competitions in Brazil and in Switzerland, although Bern has delayed an announcement until at least 2010.
There are several other locations where Dassault is hoping it can secure a Rafale sale, such as Libya, Kuwait, and the United Arab Emirates. And while at this point any success would be welcome, those aren’t real competitions, so a contract would come with money, but no bragging rights.
[Photo: French air force]
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Rafale News
Valor:
Revés na Índia abala Dassault em disputa por caça da FAB
Daniel Rittner
A poucos meses de um desfecho do programa F-X2, que vai reaparelhar a Força aérea Brasileira (FAB) com pelo menos 36 novos caças de múltiplo emprego, a francesa Dassault sofreu um grande revés. Considerada favorita na disputa da FAB, em função dos acordos militares assinados recentemente entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, a Dassault teria sido desclassificada de uma concorrência na Índia para a compra de 126 aeronaves - avaliada em US$ 10 bilhões, é a maior aquisição internacional em curso.
A representação da empresa no Brasil não quis se pronunciar, argumentando que a Dassault não foi informada pelo governo indiano da desclassificação, noticiada ontem pela agência "France Presse" e por sites especializados em defesa, citando fontes militares. A dispensa teria ocorrido por descumprimento de especificações técnicas, deixando cinco concorrentes no páreo: o consórcio europeu EADS (com o Eurofighter), a russa MiG (MiG-35), a sueca Saab (Gripen NG) e as americanas Lockheed Martin (F-16) e Boeing (com o F-18 A/B Super Hornet).
Duas dessas empresas disputam, junto com a Dassault, o contrato da FAB: a Boeing e a Saab. Assim como no Brasil, a transferência de tecnologia é um dos principais critérios avaliados pelos indianos. Tanto que 108 dos 126 caças adquiridos - a exceção envolve apenas as 18 primeiras unidades da compra - deverão ser fabricados na própria Índia.
Das três concorrentes na disputa brasileira, pré-selecionadas entre seis fornecedores inicialmente sondados, a Dassault não é a única preterida em uma grande competição internacional. No fim do ano passado, a Noruega rejeitou uma oferta da Gripen e optou pelo F-35/Joint Strike Fighter da Lockheed Martin. A decisão surpreendeu pela proximidade política e na área de defesa entre os dois vizinhos nórdicos.
No caso da Dassault, a concorrência indiana era importante porque o caça Rafale, que também está sendo oferecido ao Brasil, já participou de campanhas como a do Afeganistão, mas ainda não teve nenhuma venda externa concretizada. Afora as próprias forças americanas, a Boeing só forneceu seu F-18 Super Hornet para a Austrália, embora também participe de disputas na Dinamarca e na Grécia.
A desclassificação do Rafale não é o único fator novo, que pode embolar a decisão do F-X2, cuja encomenda inicial é estimada em mais de US$ 2 bilhões. Inconformados com a sua eliminação no primeiro corte da Aeronáutica, os russos da Sukhoi pediram ao Ministério da Defesa para entregar uma nova proposta e apresentaram sua oferta no mês passado. Conforme já afirmou o ministro Nelson Jobim, o maior obstáculo para uma encomenda à Sukhoi é a negativa em transferir tecnologia. Os oficiais da FAB, inclusive, sequer consideraram os russos na rodada de visitas e testes que iniciaram para verificar os caças restantes na disputa.
A Rússia acenou com uma participação da Embraer no desenvolvimento de um caça de quinta geração. "Estamos estudando com a Embraer questões de troca de tecnologias, da criação, na base dessa empresa, de áreas para a montagem e a produção, segundo licenças russas, de aviões no futuro", disse na semana passada, à agência RIA Novosti, Alexander Fomin, vice-diretor do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar.
"Trata-se de uma direção promissora. Por enquanto, isso está na fase inicial, mas admitimos isso", complementou o dirigente do departamento que controla a exportação de armamentos russos. A Sukhoi está desenvolvendo um caça com características de alta manobrabilidade e baixa detecção por radar para garantir a superioridade aérea e a precisão na destruição de alvos terrestres e marítimos. Cogita-se que a produção pode começar em 2015 e concorreria com o novo F-22 americano. Um acordo bilateral firmado com a Índia em 2007 incluiu o país no desenvolvimento da aeronave.
A expectativa da FAB é tomar uma decisão no segundo semestre e fechar o contrato entre o fim de 2009 e o início de 2010.
Revés na Índia abala Dassault em disputa por caça da FAB
Daniel Rittner
A poucos meses de um desfecho do programa F-X2, que vai reaparelhar a Força aérea Brasileira (FAB) com pelo menos 36 novos caças de múltiplo emprego, a francesa Dassault sofreu um grande revés. Considerada favorita na disputa da FAB, em função dos acordos militares assinados recentemente entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, a Dassault teria sido desclassificada de uma concorrência na Índia para a compra de 126 aeronaves - avaliada em US$ 10 bilhões, é a maior aquisição internacional em curso.
A representação da empresa no Brasil não quis se pronunciar, argumentando que a Dassault não foi informada pelo governo indiano da desclassificação, noticiada ontem pela agência "France Presse" e por sites especializados em defesa, citando fontes militares. A dispensa teria ocorrido por descumprimento de especificações técnicas, deixando cinco concorrentes no páreo: o consórcio europeu EADS (com o Eurofighter), a russa MiG (MiG-35), a sueca Saab (Gripen NG) e as americanas Lockheed Martin (F-16) e Boeing (com o F-18 A/B Super Hornet).
Duas dessas empresas disputam, junto com a Dassault, o contrato da FAB: a Boeing e a Saab. Assim como no Brasil, a transferência de tecnologia é um dos principais critérios avaliados pelos indianos. Tanto que 108 dos 126 caças adquiridos - a exceção envolve apenas as 18 primeiras unidades da compra - deverão ser fabricados na própria Índia.
Das três concorrentes na disputa brasileira, pré-selecionadas entre seis fornecedores inicialmente sondados, a Dassault não é a única preterida em uma grande competição internacional. No fim do ano passado, a Noruega rejeitou uma oferta da Gripen e optou pelo F-35/Joint Strike Fighter da Lockheed Martin. A decisão surpreendeu pela proximidade política e na área de defesa entre os dois vizinhos nórdicos.
No caso da Dassault, a concorrência indiana era importante porque o caça Rafale, que também está sendo oferecido ao Brasil, já participou de campanhas como a do Afeganistão, mas ainda não teve nenhuma venda externa concretizada. Afora as próprias forças americanas, a Boeing só forneceu seu F-18 Super Hornet para a Austrália, embora também participe de disputas na Dinamarca e na Grécia.
A desclassificação do Rafale não é o único fator novo, que pode embolar a decisão do F-X2, cuja encomenda inicial é estimada em mais de US$ 2 bilhões. Inconformados com a sua eliminação no primeiro corte da Aeronáutica, os russos da Sukhoi pediram ao Ministério da Defesa para entregar uma nova proposta e apresentaram sua oferta no mês passado. Conforme já afirmou o ministro Nelson Jobim, o maior obstáculo para uma encomenda à Sukhoi é a negativa em transferir tecnologia. Os oficiais da FAB, inclusive, sequer consideraram os russos na rodada de visitas e testes que iniciaram para verificar os caças restantes na disputa.
A Rússia acenou com uma participação da Embraer no desenvolvimento de um caça de quinta geração. "Estamos estudando com a Embraer questões de troca de tecnologias, da criação, na base dessa empresa, de áreas para a montagem e a produção, segundo licenças russas, de aviões no futuro", disse na semana passada, à agência RIA Novosti, Alexander Fomin, vice-diretor do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar.
"Trata-se de uma direção promissora. Por enquanto, isso está na fase inicial, mas admitimos isso", complementou o dirigente do departamento que controla a exportação de armamentos russos. A Sukhoi está desenvolvendo um caça com características de alta manobrabilidade e baixa detecção por radar para garantir a superioridade aérea e a precisão na destruição de alvos terrestres e marítimos. Cogita-se que a produção pode começar em 2015 e concorreria com o novo F-22 americano. Um acordo bilateral firmado com a Índia em 2007 incluiu o país no desenvolvimento da aeronave.
A expectativa da FAB é tomar uma decisão no segundo semestre e fechar o contrato entre o fim de 2009 e o início de 2010.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: Rafale News
Convenhamos.... com todo o apoio do governo Francês, essa crônica "perda de concorrências" do Rafale em disputas internacionais, mesmo dentro da Europa, chega mesmo a levantar suspeitas sobre a real capacidade/desempenho do avião...
Nos RFP´s e nos testes de vôo não há marketing e dados postados em sites que sobrevivam. Uma coisa é o que se diz que o avião faz... outra coisa é o que ele realmente faz! Sei lá.... quando o avião é bom ele vende, independentemente de qualquer coisa.
Tem neguinho louco pra comprar F-22 e os americanos ficam fazendo biquinho.... o Typhoon não teve o menor problema, apesar do preço exorbitante! O Gripen vende muito bem, obrigado. O F-18E/F, apesar de ser o que é, vendeu ( ). Creio que já não se pode mais afirmar que o problema do Rafale é falta de apoio político.... pois, tirando a Suíça (onde ele tem pouca chance....pois vai substituir F-5 ), as "concorrências" que sobram tem mesmo forte viés político, inclusive no Brasil, coimo o NJ sempre deixa claro.
Onde há fumaça.....
[ ]´s
Adriano
Nos RFP´s e nos testes de vôo não há marketing e dados postados em sites que sobrevivam. Uma coisa é o que se diz que o avião faz... outra coisa é o que ele realmente faz! Sei lá.... quando o avião é bom ele vende, independentemente de qualquer coisa.
Tem neguinho louco pra comprar F-22 e os americanos ficam fazendo biquinho.... o Typhoon não teve o menor problema, apesar do preço exorbitante! O Gripen vende muito bem, obrigado. O F-18E/F, apesar de ser o que é, vendeu ( ). Creio que já não se pode mais afirmar que o problema do Rafale é falta de apoio político.... pois, tirando a Suíça (onde ele tem pouca chance....pois vai substituir F-5 ), as "concorrências" que sobram tem mesmo forte viés político, inclusive no Brasil, coimo o NJ sempre deixa claro.
Onde há fumaça.....
[ ]´s
Adriano
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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Re: Rafale News
Vamos com calma, primeiramente precisamos lembrar que até o final do mandato do Jacques Chirrac, o produto oferecido para o comércio exterior era o M-2000, era amplamente divulgado que a França se recusava a vender o Rafale, o Rafale entrou nas brigas por vendas recentemente, e após uma série de lambanças comerciais ainda não vendeu, mas se formos observar na linha do tempo, ele entrou como produto para o mercado internacional recentemente.
Não acho correto computador como deficiência do avião erros de politica de negócios , claro se eliminado na India, não é uma coisa legal, para nós pode ser muito bom isso, já que os franceses vão ter a nitida noção (assim como agora os russos tb tem) de que não adianta falar uma coisa e não colocar ela no papel, vai acabar rodando mesmo.
Não acho correto computador como deficiência do avião erros de politica de negócios , claro se eliminado na India, não é uma coisa legal, para nós pode ser muito bom isso, já que os franceses vão ter a nitida noção (assim como agora os russos tb tem) de que não adianta falar uma coisa e não colocar ela no papel, vai acabar rodando mesmo.
Vamo la moderação, continuamos confiando na sua imparcialidade.
- Penguin
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Re: Rafale News
Comentários de editores/jornalistas do Blog ARES-Aviation Week:
Graham Warwick wrote:
It is interesting to plot the decline of Dassault's share of the fighter market from the Mirage III/5/50 to F.1 to 2000 to the Rafale. I remember reading that Australia, on retiring its Mirage IIIOs, said it would never buy Dassault again because of the high spares and support costs.
4/17/2009 8:28 AM CDT
Bill Sweetman wrote:
The Indian AF was also unhappy with the price tag on the Mirage 2000 upgrade. I had heard via RUMINT at Aero-India that Dassault was on the brink of being tossed out on its ear. The Dassault showing at Aero-India, versus Eurofighter's massive offensive, also looked like a sign that they were out.
But I have felt for some time that Dassault (and, for a time, France) just did not want it badly enough. Dassault, until the recession, was maxed out developing and building Falcons, and from a French government viewpoint the focus seems to have been on defense markets where the comparative advantage is better (submarines and helos).
Coupled with slow production and a long delay in committing to upgrades, this has made a potentially good aircraft less than attractive on the export market.
4/17/2009 8:48 AM CDT
Robert Wall wrote:
There was a surge of activity last year from French industry to push Rafale, but over the long-term, I also didn't have the feeling that it had the same sense of urgency one had with others.
The production rates in France for Rafale are going to be a real issue.
4/17/2009 9:01 AM CDT
Graham Warwick wrote:
It is interesting to plot the decline of Dassault's share of the fighter market from the Mirage III/5/50 to F.1 to 2000 to the Rafale. I remember reading that Australia, on retiring its Mirage IIIOs, said it would never buy Dassault again because of the high spares and support costs.
4/17/2009 8:28 AM CDT
Bill Sweetman wrote:
The Indian AF was also unhappy with the price tag on the Mirage 2000 upgrade. I had heard via RUMINT at Aero-India that Dassault was on the brink of being tossed out on its ear. The Dassault showing at Aero-India, versus Eurofighter's massive offensive, also looked like a sign that they were out.
But I have felt for some time that Dassault (and, for a time, France) just did not want it badly enough. Dassault, until the recession, was maxed out developing and building Falcons, and from a French government viewpoint the focus seems to have been on defense markets where the comparative advantage is better (submarines and helos).
Coupled with slow production and a long delay in committing to upgrades, this has made a potentially good aircraft less than attractive on the export market.
4/17/2009 8:48 AM CDT
Robert Wall wrote:
There was a surge of activity last year from French industry to push Rafale, but over the long-term, I also didn't have the feeling that it had the same sense of urgency one had with others.
The production rates in France for Rafale are going to be a real issue.
4/17/2009 9:01 AM CDT
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Carlo M. Cipolla
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Re: Rafale News
Os Franceses estavam a tentar vender o Dassault Rafale à Belgica e à Holanda em 1989...usskelvin escreveu:Vamos com calma, primeiramente precisamos lembrar que até o final do mandato do Jacques Chirrac, o produto oferecido para o comércio exterior era o M-2000, era amplamente divulgado que a França se recusava a vender o Rafale, o Rafale entrou nas brigas por vendas recentemente, e após uma série de lambanças comerciais ainda não vendeu, mas se formos observar na linha do tempo, ele entrou como produto para o mercado internacional recentemente.
Não acho correto computador como deficiência do avião erros de politica de negócios , claro se eliminado na India, não é uma coisa legal, para nós pode ser muito bom isso, já que os franceses vão ter a nitida noção (assim como agora os russos tb tem) de que não adianta falar uma coisa e não colocar ela no papel, vai acabar rodando mesmo.
Editado pela última vez por Sintra em Sex Abr 17, 2009 11:17 am, em um total de 1 vez.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Re: Rafale News
Ta tudo bem, ainda assim, lembro de no finado fx esse assunto ser amplamente discutido, além do mais holanda e bégica são quase protetorados francesesSintra escreveu:Os Franceses estavam a tentar vender o Dassault Rafale à Belgica e à Holanda em 1989...usskelvin escreveu:Vamos com calma, primeiramente precisamos lembrar que até o final do mandato do Jacques Chirrac, o produto oferecido para o comércio exterior era o M-2000, era amplamente divulgado que a França se recusava a vender o Rafale, o Rafale entrou nas brigas por vendas recentemente, e após uma série de lambanças comerciais ainda não vendeu, mas se formos observar na linha do tempo, ele entrou como produto para o mercado internacional recentemente.
Não acho correto computador como deficiência do avião erros de politica de negócios , claro se eliminado na India, não é uma coisa legal, para nós pode ser muito bom isso, já que os franceses vão ter a nitida noção (assim como agora os russos tb tem) de que não adianta falar uma coisa e não colocar ela no papel, vai acabar rodando mesmo.
Vamo la moderação, continuamos confiando na sua imparcialidade.
Re: Rafale News
Não.usskelvin escreveu:Ta tudo bem, ainda assim, lembro de no finado fx esse assunto ser amplamente discutido, além do mais holanda e bégica são quase protetorados francesesSintra escreveu: Os Franceses estavam a tentar vender o Dassault Rafale à Belgica e à Holanda em 1989...
Ele só não foi oferecido no FX-1, porque o caça custaria muito mais do que o Brasil poderia pagar e porque naquele momento a melhor proposta Francêsa e que melhor atendia os requisitos era a do M-2000
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???