#3512
Mensagem
por Rodrigoiano » Dom Fev 19, 2012 2:03 am
O 1.6 Thp automático realmente é sensacional. Eu gosto de sedans. É difícil dizer um carro perfeito. Dentro da (triste) realidade brasileira de preços altos, eu acho que dois veículos sedans que chegam perto da perfeição são:
-Jetta completo 2.0 Tsfi, na faixa dos 100 mil;
-Peugeot 406 1.6 THP auto6, na faixa dos 85 mil.
Excelentes opções, pena que ainda fora das minhas capacidades...
---------------------------------
Vou fazer uma pequena análise do mercado nacional, sob a minha ótica.
Carros 1.0, na minha opinião, a Fiat é imbatível. Uno, Palio Fire e Siena Fire são as melhores opções no custo-benefício. Há ainda o Uno Economy 1.4, único 1.4 que compensa na minha opinião da Fiat. Em segundo lugar, dentre os modelos 1.0, ficaria com os Renault, que superam em alguns pontos os Fiat, mas tem mercado/revenda um pouco piores, por isso ponho a Fiat em primeiro lugar.
Independente disto, a Fiat precisa mudar seu perfil. Muitas pessoas estão entrando na classe C e querendo comprar veículos. Ainda há muito mercado 1.0. Mas a médio/longo prazos, creio a tendência será 1.0 ser substituído por cilindradas maiores. A Fiat precisa investir em outros segmentos, onde está em clara desvantagem. Primeiramente, adotar um câmbio automático de verdade, ou adotar o Dualogic com dupla embreagem, ambos que a empresa já possui no exterior. Outra coisa, demorou muito para vir o médio moderno, Bravo. O Linea, excelente carro, foi posicionado erroneamente, pois não é concorrente de Focus, Civic, Corolla, Vectra/Cruze etc, mas, sim, de City, New Fiesta etc. Os modelos Fiat 1.4, como Palio e Siena, custam muito caro. Enquanto Ford e Renault, por exemplo, tem promoções de veículos 1.6 por 34 mil, 36 mil, tais modelos da empresa beiram e passam dos 40 mil! A Fiat vai reinar ainda na linha básica, afinal tem melhores preços que VW, Ford e GM, e melhor mercado e maior rede que Renault. Mas, precisa de mais carros de imagem. O Freemont, poderia ter design diferente do Journey, além de ser flex e ter câmbio automático de 5 ou 6 marchas. E precisa agilizar o modelo médio-grande para concorrer com Civic, Cruze e Corolla. A Palio Weekend está cara e a SpaceFox, virou páreo duro, apesar de ser cara também. A Idea cara. Resumindo, a Fiat não pode ficar eternamente no reino do básico que domina facilmente, mas precisa pelo menos oferecer produtos de maior imagem em outros segmentos. E rever para baixo o preço de modelos 1.4, 1.6 e 1.8.
A GM, que nos últimos anos perdeu mercado, recuperou-se ultimamente e hoje vejo como a de maior chance de fechar 2012 em primeiro lugar nacional, afinal renovou e está renovando toda linha e melhorou os preços.
A Ford, que perdeu mercado recentemente, tende a se manter, afinal está renovando toda a linha e adotando práticas de preço agressivas. Conseguirá então, não atingir as top 3, mas manter-se isolada em 4, afastando a ameaça da Renault, que apesar de ter prática agressiva de preços, ainda tem rede e mercado inferiores as da Ford. Antigamente, a Ford perdeu mercado, aí veio o revolucionário Ecosport, criando um nicho único e sendo sucesso de vendas. Mas, não existe marca de um só modelo. Parece que renovará toda linha brevemente.
A VW tinha de tudo para ser a primeira colocada, mas precisa urgentemente rever conceitos...Um ela já fez, que foi colocar garantia de 3 anos para os importados, afinal era das poucas que possuíam apenas 1 ano, apesar da qualidade dos produtos. Mas os veículos nacionais precisam abaixar de preço. Não adianta falar que tem melhor valor de revenda, que é verdade, mas precisa ter melhor valor de compra. Temos modelos de 1.0 passando de 40 mil e 1.6 de 55 mil! Tende a cair para terceiro lugar se não mudar a política de preços.
A Renault acredito que se consolidará em 5° lugar, principalmente se adotar política de constante renovação e bom custo-benefício.
Não vejo Honda, Toyota, Hyundai e nem Peugeot conseguindo atingí-la.
Editado pela última vez por
Rodrigoiano em Seg Fev 20, 2012 2:41 am, em um total de 1 vez.