Mensagem
por MARCOS RIBEIRO » Sex Fev 19, 2010 7:46 am
Como falei meses antes, essa estória de FX2 sendo deixada para os 45 do segundo tempo em ano eleitoral corre o risco de não sair por pressão da oposição, da mídia brasileira e da letargia do governo........seja ele qual for o escolhido.
O motivo pelo qual acho o Rafale a melhor opção é bem simples. Até a saída do Su-27M do FX2, eu sempre via ele como como uma segunda boa escolha. O Rafale é bimotor portanto deve ser naturalmente mais caro que o Gripen e relativamente parelho com o Super-Hornet, apesar do câmbio entre o dolar e o euro sempre favorecer o Hornet. Até ai nada demais. Porém um fator me fez cambar mais para o caça francês, o Rafale é hj na França a última bolacha do pacote em tecnologia nacional, ou seja, ele foi projetado para ser o único caça francês para a próxima década. Ele substituirá o Mirage IV, Super Etendard,Mirage 2000 C/D/N,Mirage F-1,SEPECAT JAGUAR......UFA!! Pensando desta forma estaremos utilizando um caça padrão, de ponta ,da primeira ou segunda maior potência militar da europa.(levando em conta que a Alemanha só seria a primeira economicamente e o Reino Unido seria talvez a primeira potência).
Esse fato não ocorre com o Super Hornet e com o Gripen NG, pois o primeiro foi um remendo temporário para o atraso do F-35 (o atual caça top americano é o F-22) e o segundo é um aperfeiçoamento PÓSSIVEL ou NÃO de ser implementado pela força aérea Sueca caso seja aceito na Índia ou no Brasil. Não que o Gripen seja um caça ruim, até muito bom por sinal, e que tb seja mais barato de se comprar e manter. Porém pelo seu peso e capacidade de carga ele tb tem alcance bem menor e menos carga tb.
Portanto acho pra finalizar que se um país quer ser, ele precisa ter tb e investir pra isso. Ai virão as pedras.......a manutençãp será mais cara....porém acho que no ato da compra isso deve ser calculado e provisionado em contrato, como foi feito com os Mirage 2000C.
O Brasil é um país rico em população e recursos financeiros e naturais......portanto temos que pensar grande como paises similares ao nosso como China e India.....pq nós não podemos tb ter gastos militares?? Só nós estamos errados?? O nosso problema é que somos um país riquissimo governado por políticos medíocres, nosso inimigo está aqui dentro. Dinheiro existe e muito, o que falta é vergonha na cara de nossos mandatários.
Desculpe pelo desabafo off-topic.
Marcos Ribeiro
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)