Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3481 Mensagem por henriquejr » Qui Jul 28, 2011 10:21 pm

helio escreveu:
gogogas escreveu:Se esses leo 1 A 1 ja estão nesse estado ,porque manter operacional os M-41 também ,que é muito mais velho do que os Leo 1A1 ,acho que seria interessante comprar uns M-60 da Espanha ,até um tempo desse eles estavam oferecendo a um país que não me lembro agora !!!!!!!!!!! :D
Talvez uma das alternativas seria colocar os M60 indisponiveis em serviço novamente. Peças existem no mercado,bata pagá-las

Hélio
Sem falar que nos EUA tem tantos M60 estocados (deve ter muito em bons estado) que eles tavam usando estes MBTs como arrecifes artificiais, jogando eles em alto mar!!! Acho que a aquisição de mais algumas unidades nos EUA (a preço de banana) e sua posterior modernização (como fizeram os turcos, espanhois, etc) poderia ser uma solução para a desativação completa dos Leo 1BE.

.
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#3482 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Jul 28, 2011 10:24 pm

Boa noite a todos,

É pessoal, sinuca de bico. Já discutimos, em mensagens anteriores, a questão da compra dos Leopards 1A1 belgas (boa ou ruim). Na minha opinião, foi um péssimo negócio, mesmo em curto prazo, porém, acho que não podemos descarregar todo o encargo da culpa somente emcima do EB. Imaginem a pressão vivida, à época, pelo alto escalão da força (situação terminal do nosso principal vetor de choque, no caso o M 41, países vizinhos se reequipando, maior projeção e compromissos do País no exterior, etc). Certamente, tais responsabilidades, desencadearam a urgência de se adquirir qualquer coisa disponível no mercado (segunda-mão). Não é defender uma compra ruim, mas, sinceramente, com o bolso vazio, não dá para ter muitos critérios de escolha.

Abraços.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3483 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 28, 2011 10:35 pm

Vcs estão mesmo falando em comprar M60? Jeeeeeeeeesssssssuuuuuuuuuussssss me salva!!!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#3484 Mensagem por binfa » Qui Jul 28, 2011 10:40 pm

Prezados(as) boa noite!

Eu sou a favor de continuar com a família Leopard (compra ± 80 Leo 2A4 para os RCC), em virtude da instalação da KMW em Santa Maria, o mais foda conseguimos que é a instalação desta empresa em território nacional facilitando a manutenção destes blindados, eu acho que é retrocesso comprar mais M-60 em vez de Leo 2A4 apesar do custo de manutenção.

Um contrato de suporte logístico (CLS) como o que a FAB fez para os F-5/A-29/C-105, não seria interessante e resolveria o problema!

Não me venham com essa história de falta de grana, se não conseguirem manter isso, o último que sair apague a luz....

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#3485 Mensagem por Alitson » Qui Jul 28, 2011 11:10 pm

Bolovo escreveu:Vcs estão mesmo falando em comprar M60? Jeeeeeeeeesssssssuuuuuuuuuussssss me salva!!!
Meu primo serviu no 3o RCC, como 3o Sargento e diz que vai sentir saldades do M-60. Em relação ao Leo 1 ele é simplesmente parrudo, o que faltou para o EB trocar todos os CC por M-60 é grana para manter...

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#3486 Mensagem por Alitson » Qui Jul 28, 2011 11:15 pm

binfa escreveu:Prezados(as) boa noite!

Eu sou a favor de continuar com a família Leopard (compra ± 80 Leo 2A4 para os RCC), em virtude da instalação da KMW em Santa Maria, o mais foda conseguimos que é a instalação desta empresa em território nacional facilitando a manutenção destes blindados, eu acho que é retrocesso comprar mais M-60 em vez de Leo 2A4 apesar do custo de manutenção.

Um contrato de suporte logístico (CLS) como o que a FAB fez para os F-5/A-29/C-105, não seria interessante e resolveria o problema!

Não me venham com essa história de falta de grana, se não conseguirem manter isso, o último que sair apague a luz....
Na teoria estaria sobrando muita grana na FAB devido a estes processos, pena não ser uma empresa para poder desligar o que está sobrando!!!!!!! :roll: Ou seja, a FAB esta pagando 2X!

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#3487 Mensagem por eligioep » Sex Jul 29, 2011 1:08 am

Pessoal,
não pensem que fazendo CLS com a KMW vai se resolver o problema.
Eles como nós não tem peças, e nem carros para desmanchar.
À não ser que comprem os 1A5 do Chile pra adesmanche.....
O chassis era produzido pela RLS, enquanto a KMW entrava com a torre, com canhão RLS. Para a torre, ainda tem suprimento, mas chassis, principalmente motor e caixa de marchas, nada.....
Para a recuperação/revisão de 90 CC na RLS, foram desmanchados 12 CC para retirada de peças e conjuntos. Se houvessem componentes no mercado, será que haveria este desmancha??....
É o que nós vamos ter de fazer com os A1 para manter rodando os A5.

Só por curiosidade, o PqRMnt/3 recebeu máquinárioa para fazer a retífica dos MTU, e outra para fazer as bombas injetoras deles. Detalhe: NINGUÉM nunca fez curso e/ou participou na recuperação destes motores, e a MTU Alemanha não realiza mais cursos de manutenção destes motores. Nem o Bundeswehr. E agora?.....

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 308 vezes
Agradeceram: 550 vezes

#3488 Mensagem por Pablo Maica » Sex Jul 29, 2011 1:30 am

Um curso que o EB deveria mandar alguns oficiais fazer é o de planejamento estratégico (administração). Pq tah faltando hein!

Um abraço e t+ :D

charotti
Júnior
Júnior
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 3 vezes

#3489 Mensagem por charotti » Sex Jul 29, 2011 2:52 am

Caras, eu acho que deveriamos fazer uma modernizacao,padronizacao dos 1be e 1a5 por mais caro que seja tipo um 2a5 para durar mais 10 anos,essa moderizacao daria uma base para o CC totalmente brasileiro. [000]

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3490 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 29, 2011 2:56 am

Alitson escreveu:
Bolovo escreveu:Vcs estão mesmo falando em comprar M60? Jeeeeeeeeesssssssuuuuuuuuuussssss me salva!!!
Meu primo serviu no 3o RCC, como 3o Sargento e diz que vai sentir saldades do M-60. Em relação ao Leo 1 ele é simplesmente parrudo, o que faltou para o EB trocar todos os CC por M-60 é grana para manter...
A FAB sente saudade do P-47, mas nem é por isso que vamos voltar atrás. Pra mim M60 ou Leopard 1 são ambos insuficientes para um país como o Brasil.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 308 vezes
Agradeceram: 550 vezes

#3491 Mensagem por Pablo Maica » Sex Jul 29, 2011 3:12 am

Revista do CBlid com artigo comparando o M-60 e o Leo 1A5:

http://www.cibld.ensino.eb.br/index.php ... &Itemid=19

Análise comparativa entre Leo 1A5 e 2A4:

http://www.cibld.ensino.eb.br/index.php ... &Itemid=19

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#3492 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 29, 2011 7:01 am

Pablo Maica escreveu:Um curso que o EB deveria mandar alguns oficiais fazer é o de planejamento estratégico (administração). Pq tah faltando hein!

:shock: Impressionante ... e concordo 10000% com você Pablo!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#3493 Mensagem por Moccelin » Sex Jul 29, 2011 9:04 am

Sem viajar muito na maionese, não seria uma boa hora pra experimentar??? Pega uns 2 Leo 1Be e alguma empresa que esteja interessada, ou faz uma cata de Matbelianos, Engenheiros Militares e alguns Cavalarianos e jogam num parque com uma verba e uma idéia: colocar esses Leopards 1 pra funcionar!

Fizeram isso com os M-41 láaaa atrás, os resultados foram, em primeiro lugar, um CC leve que se não era o estado da arte funcionava (tanto que mecanicamente funcionam até hoje) e com o tempo até algumas idéias interessantes, como o Tamoyo III.

Eu sei que o M-41C tinha (tem) um monte de defeitos, como o desequilíbrio causado pelo motor mais pesado e mais traseiro, mas dada a situação do EB e dos Leo 1Be uma solução dessas pode resultar em aquisição de know how pra desenvolvermos um blindado nacional futuramente.

Não seria uma idéia exequível??? Pegar alguns 1Be, arranjar algumas soluções mecânicas e eletrônicas que os deixem capazes de cumprir sua missão mas, principalmente, criem um núcleo de desenvolvimento dentro do EB como havia na década de 70???

The cake is a lie...
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#3494 Mensagem por helio » Sex Jul 29, 2011 9:49 am

Amigos
É evidente que o ideal seria ter adquirido blindados zero km (ou melhor ainda produzido no país)
A aquisição dos 1A5 se deu pelas seguintes razões: preço, estado de conservação e contrato de retrofit com a KMW
O proprio Chile vendeu ou sucateou muito dos seus Leo 1 como devolveu seus Guepard.
Quanto às peças, a dificuldade seria exatamente igual se adquirissemos Leo 2 usados. De nada adianta fazer alarde daquele tal Clube Leopard se sabemos que não existem peças de reposição.
Sabemos entretanto que os RCC estarão plenamente equipados.
O problema está nos RCB. Já que o RCB não é a primeira linha poderia se adquirir mais sobressalentes( eu disse sobressalentes e não mais blindados) para os mais de 60 M60 canibalizados em MS equipando cada RCB com pelo menos um esquadrão. Peças podem vir de montão pelo FMS , e garanto não existir aquela besteira que o Pepê escreveu que o tio Sam checa o odometro deles para ver se não aproxima da fronteira( em 10 anos de forum nunca tinha visto tamanha besteira)
Quem se deu bem foi o 20ºRCB de Campo Grande que recebeu seus M60, enquanto Alegrete,São Gabriel e São Luiz Gonzaga tem um futuro indefinido.

Um abraço

Hélio

binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#3495 Mensagem por binfa » Sex Jul 29, 2011 10:02 am

Prezados(as) bom dia!

Eu como contribuinte, acho que se não temos $$ para comprar e operar os Leo 2A4, como o amigo Moccelin disse, agora é a hora de fazer um projeto de recuperação dos Leo 1BE. Só acho que não podemos nos dar ao luxo de descartar estes blindados, o EB deveria fazer um esforço e tentar algo.

Isso é o que eu acho....

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Responder