TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Penguin
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34741 Mensagem por Penguin » Qua Fev 17, 2010 12:35 pm

thelmo rodrigues escreveu:
gaitero escreveu: 2 dias aós o fim dos testes, o MD e o MEAE, já sabiam quem era o caça que melhor atenderia a nova Estratégia Nacional de Defesa...

Apenas 2 dias depois....
Será que agora o pessoal se conforma???
Os pilotos de testes e ensaios não são também engenheiros?

Pepê tambem escreveu:
A FAB não apresentou um relatório conclusivo, mas preparou uma planilha onde os pontos altos e baixos de cada avião era representado por cores (azul, amarelo e vermelho). O Alto Comando da Aeronáutica não endossou um cheque em branco para a COPAC. Os quatro-estrelas colocaram um bocado de azul na linha do F/A-18E/F
Em função desse ponto, Jobim devolveu o documento, pedindo que fosse refeito dentro dos parâmetros da Estratégia Nacional de Defesa, que privilegia o repotenciamento da indústria nacional.
Os valores limpos para as células são de US$ 50 milhões para o caça da SAAB, US$ 55 milhões para o Super Hornet e € 54 milhões para o avião francês. Com manutenção os valores sobem para US$ 70 milhões, US$ 80 milhões e € 74 milhões, respectivamente.



Segundo Luis Nassif, a fonte da Eliana seria o próprio Nelson Jobim. Não houve nenhuma contestação à matéria abaixo que trás muitos detalhes sobre o processo. Ou é tudo uma mentira muito minuciosa e bem feita, que saiu na capa de um dos jornais de maior tiragem do Brasil ou...
Jobim fará relatório próprio sobre caças para levar a Lula
Ministro da Defesa poderá rever critérios que levaram FAB a escolher avião sueco

Jobim deve dar mais peso a pontos de interesse do Planalto, que prefere o caça francês, para alterar documento da Aeronáutica

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA
FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, apresentará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva seu próprio relatório sobre a renovação da frota da Força Aérea Brasileira, podendo rever o critério de pontuação dos seis itens avaliados tecnicamente para cada avião e que, confrontados, deram o primeiro lugar ao sueco Gripen NG, fabricado pela empresa Saab. "É importante ver se a pontuação [do relatório da FAB] bate com a posição da gente, que é baseada na Estratégia Nacional de Defesa e dá prioridade à transferência de tecnologia", disse Jobim à Folha.

A Aeronáutica manteve o ranking antecipado pela Folha na última terça-feira para a compra dos 36 caças por até R$ 10 bilhões: o Gripen NG em primeiro lugar, o F-18 da Boeing norte-americana, em segundo, e o Rafale, da Dassault francesa, em terceiro. O francês é o preferido de Jobim e de Lula, que defendem negócio com a França porque o país é seu "parceiro estratégico", com o qual assinou grande acordo militar em 2009.

Jobim, porém, irá analisar todas as informações e a confrontação de dados e poderá fazer a reavaliação do sistema de pesos e notas para cada critério antes de levar uma posição da Defesa a Lula, a quem cabe a decisão final da compra. Como hipótese: a Aeronáutica pontua mais a questão operacional (20%) e menos a contrapartida comercial (15%), e Jobim não descarta, em tese, inverter esse peso.

No limite, uma mexida assim pode até mesmo resultar numa mudança no ranking. Ninguém no governo admite abertamente a possibilidade, apesar da preferência pelos Rafale. A Aeronáutica formalizou entre anteontem e ontem a entrega do seu relatório final a Jobim -que, entretanto, já o conhecia desde o final do ano passado, quando foi ratificado pelo comando da Força Aérea.

O trabalho foi dividido em três partes: uma peça "master" com 390 páginas, um "sumário" com 117 (incluindo sete com a definição de abreviaturas) e uma apresentação em Power Point com as explicações sobre a metodologia e comparando as vantagens e desvantagens dos finalistas.

Todo o material foi enviado em um pen drive para Jobim, que está em férias, passou por Brasília nesta semana e só retorna à Defesa na próxima segunda-feira, mesmo dia em que Lula voltará a dar expediente.

Jobim pretende estudar o conteúdo do relatório, preparar uma coluna de dúvidas (pontos que não entender) e outra com questionamentos (sobre dados com os quais não concorda) e depois se reunir com o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito.

"Vou analisar tudo, tirar dúvidas, avaliar o sistema de cálculos e levar as minhas conclusões para o presidente Lula. A decisão depende dele, e vou levar o máximo de análise que possa ajudá-lo nessa decisão", disse o ministro.

Ao contrário da Aeronáutica, que quer decidir a questão o mais rapidamente possível para evitar a contaminação do ano eleitoral, Jobim disse que não tem pressa. Ele acha que a reunião com Lula pode acontecer na semana que vem, mas alerta que, antes de qualquer anúncio oficial, ainda será necessário ouvir o Conselho de Defesa Nacional para ratificar a decisão do presidente.

O conselho é apenas consultivo. Mas participam dele os presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, e há o temor em setores do governo de que um deles, senão ambos, possa insistir em pedir vista do processo, o que seria difícil de negar politicamente. Além disso, seria uma forma de levar o assunto para debate no Congresso, o que poderia acabar arrastando o desfecho da compra durante meses.

O relatório da FAB foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), presidida pelo brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, um oficial aviador com MBA em projeto pela Fundação Getulio Vargas. Reuniu cerca de 30 mil páginas, em quase um ano de trabalho, com viagens internacionais, consultas e confronto de dados.

São seis os critérios analisados pela Aeronáutica: técnica (garantias e adequação à necessidade brasileira); operacional (logística, armamento e capacidade de carregamento de armas); transferência de tecnologia (em que níveis); "offset" (contrapartida da empresa vencedora em investimentos tecnológicos); comercial (preços e condições de pagamento) e gerenciamento do programa (pelos próximos 30 anos).

Foi do confronto desses critérios, com um peso decisivo dado ao fator preço, que o Gripen NG acabou escolhido. O avião, que tem um protótipo demonstrador voando há mais de um ano, é um desenvolvimento de duas gerações anteriores do mesmo caça. Assim, o pacote ficou mais atrativo para a Aeronáutica por compartilhar métodos de produção. Além disso, mais leve e monomotor, tem custo de operação mais baixo.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34742 Mensagem por P44 » Qua Fev 17, 2010 1:16 pm

olha a cantanhede...já cá faltava a visita diária da fornecedora de papel higiénico :roll: :roll:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34743 Mensagem por Franz Luiz » Qua Fev 17, 2010 1:34 pm

Para eliminar os finais argumentos da dupla USA-SAAB para tentar nos deixar sem os Rafales (ou sem caça algum)
bastaria a presença durante o anúncio (e em todas os infindáveis convites ao Congresso) do Brig Saito
apoiando e dizendo que a FAB quer o Rafale, que é a melhor escolha para a FAB e o Brasil.
Assim teríamos o que se apresenta como o melhor 4,5 G dos três e a MB também já poderia começar
a deslanchar seus PAs com verdadeiros caças multirole.
E para as rasteiras (ou subterrâneas) tentativas da dupla (USA-SAAB) daríamos o mesmo que a MB deu para a dupla USA-HDW: banana.
Espero ver isto.
Abraços
Franz Luiz




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34744 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 17, 2010 1:43 pm

Um dia fora e me espancam covardemente com calúnias e difamações? :x :x :x :x

Minha ira cairá sobre todos os azuis e vermelhos traíras do fórum!!!!!!! :x

Uma pergunta que nem Saito nem NJ (que no meu post eu disse que trabalharam juntos e aqui se esqueceram de destacar coincidentemente e convenientemente), enfim, nenhum deles respondeu o porque da shot-list ter sido ADIANTADA na sua divulgação e não foi divulgada após o TRATADO SOFÁ-DE-COURO com a Rússia como se previa no cronograma????

A Boeing pôde entregar o BAFO-REBAFO do REBAFO, modificou a sua proposta cem vezes e nem assim conseguiu uma autorização definitiva e completa do congresso para as ToTS (até hoje), que deverão ser votadas LÁ, uma a uma, conforme forem sendo solicitadas, num processo longo, penoso e incerto.
E mesmo assim continuou na Short-list...

É, mas aí poooooode, né? Aí não existem dúvidas de que "aval de boa fé" é suficiente. Tecnologia necessária dentro dos parâmetros DELES também não é problema.
Problema foi antecipar a SL, esse sim se resolveu rapidinho. Mas aí pode, aí tá tudo certo, os azuis apagam estes pequenos mas importantes detalhes das mentes com a amnésia seletiva.
A mesma amnésia seletiva que esquece as declarações dos representantes da ROSOBORONEXPORT durantes meses, anos até, de que a Rússia estava disposta e pronta a cooperar com o Brasil, tudo registrado nos melhores meios de imprensa especializada, não foi na FSP nem no correio de Piripitinga.

Esqueceram que a Boeing oferece hoje o que os russos ofereceram no FX-1, um túnel super e hipersônico.
Ora, mas como é que na hora eles arregaram?
Ou será que por lei, eles teriam de ANTES assinar um acordo QUADRO para poder materializar estas ofertas e, como a SL foi antecipada, por lei eles não poderiam pôr no papel, pois seria mentira??????

Esqueceram que na época teve forista aqui dizendo que a short-list era só de mentirinha?
Disseram que os russos foram otários, pois era só fazer como a Boeing, mentir e depois tentar acertar as promessas com os fatos das leis americanas de restrições tecnológicas. E até hoje não conseguiram, porque simplesmente é impossível.
Mas estão aí, até hoje, mesmo sem ToTs nem nada.

Mandaram coronel da reserva fazer pressão e ameaças, mandaram secretária de estado fazer ameaças, nos sacanearam no Haiti e em Honduras...
Tudo isso não tem problema, tudo isso nós aguentamos calados, problema era esperar a assinatura do acordo Brasil X Rússia, para DEPOIS disso avaliar as ofertas. Isso realmente era um problema intransponível e inarredável, assim como carrocinhas e parafusos em mm.

Esperar a assinatura do acordo Brasil X Rússia, que se sabia apenas depois disso os russos poderiam garantir qualquer ToT de acordo com a legislação deles, isso não se pode esperar e na verdade tiveram de antecipar em meses até.
MU deu alguma declaração após a divulgação da short-list?
O que ele estava fazendo na Rússia logo antes da assinatura do tal tratado?

E ainda sobre as afirmações de que a Rússia não transfere tecnologia, eu prefiro os fatos, reais e palpáveis, do que me apegar à declarações públicas bisonhas(by Bender), à promessas de aval do boa fé e desenhos de computador.


Sobre ToTS:

Fabricado sob licença em dois países.
Imagem

Idem:

Imagem

Idem:
Imagem

E etc, etc, etc.

Tudo isso para um país que "definitivamente não transfere tecnologia". :roll:

Ainda sobre a validade lógica e real destas notas, lembro perfeitamente à época que a nota oficial falava que não houve absolutamente nenhum influência política na desclassificação russa, and beyond.
Pois agora os azuis insistem que o Rafale vencerá apenas e somente por pressão política, a mesma que a FAB declarou que não existiu.

Existiu, não existiu...GF bonzinho, GF PDP...

E agora? A FAB é uma mentirosa, ou a FSP e o restolho envolvido nisso é que mente?
Ou está se jogando o jogo e nisso vale tudo, dentro da informação e contra-informação?

Simplismo é pouco, má vantade é patente, pouca profundidade é o padrão.

Agora é isso que nos resta.
Escolher entre um caro e um nada, ou um outro que nada muda e ainda piora.
E nenhum deles nos oferece um 5ºG nem como sonho futuro.

Mas é isso aí, o importante é que "a Rússia não transfere tecnologia", melhor mesmo é contar com "aval de boa fé".

Abraços!!!!




ninjanki
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34745 Mensagem por ninjanki » Qua Fev 17, 2010 1:44 pm

Certamente tem muita porcaria na matéria dela, e talvez um pouco de estratégia para continuar a campanha contra o rafale, mas ela mudou o tom. Na parte final do texto, no qual explica os componentes e o critério de métricas de pesos do tal relatório "vazado", ficou claro que na tese dela, o Gripen ganhou por um peso decisivo colocado no critério preço, e que o critério "operacional" misturou custo de operação e complexidade logística com características de carga de armamentos, oque convenhamos, é uma relação complicada de se estabelecer.(métricas relacionando ambas as coisas podem ser feitas, mas seu real valor está limitado ao domínio da estatística. Numa missão, estatística não ganha, vantagem e adequação à aquela missão específicamente, sim.) De fato, se for verdade o relatório e seu conteúdo, misturar características operacionais e de logística com custo do processo é dar peso duplo ao fator preço. Se o fizessem sem misturar, tinham de justificar. Dessa forma, ficaria meio maqueado o peso maior para o custo. Também é menos vulnerável a renegociações, se elas forem feitas apenas no preço do pacote, ou no preço da manutenção. Se for esse o caso, diria que a COPAC forçou a mão para garantir a vitória do mais barato. Convenhamos que não é isso que está escrito no END, nem deveria ser esse o objetivo da FAB com o seu principal vetor para os próximos 20 anos...(ser pagável e sustentável é essencial, mas não suficiente...)
Acredito que a mudança de tom tem por objetivo tirar um pouco da pressão sobre ela, que deve estar apanhando de todos os lados.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34746 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 17, 2010 1:48 pm

Rússia e Índia vão assinar no final de fevereiro ou início de março o primeiro contrato de fabricação para o caça de 5ª Geração PAK FA/FGFA .

A Rússia tem vindo a desenvolver seu mais novo caçar desde o final da década de 1990. O protótipo atual, conhecido como o T-50, foi desenhado pelo gabinete de projeto Sukhoi e construído em uma fábrica em Komsomolsk-on-Amur, no Extremo Oriente da Rússia em parceria com o governo Indiano e sua representante o construtor aeronáutico HAL.

O PAK FA deverá começar a ser entregue à Força Aérea Russa a partir de 2015 seguindo-se assim a Índia e potenciais clientes estrangeiros.

As autoridades russastem declarado que o novo caça será genuinamente um vetor “uma caça ominirole” combinando as capacidades de um caça de superioridade aérea e aeronave de ataque, uma versão navalizada também será desenvolvida e estima-se a construção de pelo menos 500 caças para ambas as Forças Aéreas (250 para cada).

NOVA DELI, 15 de fevereiro (RIA Novosti)
Aí ó, que desgraça seria o Brasil ter um caça de 5ºG, né não azuis? Ainda mais um PA operando caças assim!!!!
Bom mesmo é um caçinha de photosho, bem levinho e que bebe pouquinho e carrega pouca arma, afinal, somos os mendigos dos BRICs.

Putz... :roll:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34747 Mensagem por P44 » Qua Fev 17, 2010 1:58 pm

azulinho gosta é de F-5 :mrgreen: :twisted:

não troca por nada deste mundo




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34748 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 17, 2010 2:00 pm

He added that Russia and India were currently "at an active phase of negotiations" on manufacturing fifth-generation fighters.
E tome de fabricação de photoshop por aqui.

Putz,e ainda querem ter razão. :roll:




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34749 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 17, 2010 2:01 pm

Eu ia falar uma coisa P-44, mas deixa quieto que eu tô calmo hoje. :x




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34750 Mensagem por P44 » Qua Fev 17, 2010 2:08 pm

Carlos Mathias escreveu:Eu ia falar uma coisa P-44, mas deixa quieto que eu tô calmo hoje. :x

vai ver a foto do Pak-Fa já pintadinho que isso passa :mrgreen: :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34751 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Fev 17, 2010 2:10 pm

Então quando é sai o FX-3? :twisted: [003] :roll:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34752 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 17, 2010 2:22 pm

vai ver a foto do Pak-Fa já pintadinho que isso passa
Já vi e piorei!!!!! :x




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34753 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Fev 17, 2010 2:27 pm

cabeça de martelo escreveu:Então quando é sai o FX-3? :twisted: [003] :roll:
Vamos deixar a venezuela de lado e atacar nossos colonizadores. :twisted:

[002]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34754 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 17, 2010 2:29 pm

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E lembrem-se sempre, a Rússia não transfere tecnologia!!!!!

A gente é que é somos esperto e vamos fazer uma linha dessas de origamis.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#34755 Mensagem por P44 » Qua Fev 17, 2010 2:33 pm

Sávio Ricardo escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Então quando é sai o FX-3? :twisted: [003] :roll:
Vamos deixar a venezuela de lado e atacar nossos colonizadores. :twisted:

[002]

com o quê? :mrgreen: F-5? :twisted:

cá vos esperamos...
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